Marinha do Brasil (MB): “192 Anos da Esquadra Brasileira”

digitalizar0001Há 192 anos, o Pavilhão Nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau “Martim de Freitas”, posteriormente rebatizada de Nau “D.Pedro I”, o primeiro navio Capitânia. Criada em 10 de novembro de 1822, para combater as forças navais portuguesas que se opunham à independência do País, a Esquadra Brasileira, desde então, atua de forma decisiva na manutenção da integridade territorial e na garantia da Soberania Nacional. Assim também foi na Campanha Cisplatina, Guerra da Tríplice Aliança e em duas Guerras Mundiais.

Na constante busca da excelência, tanto na tecnologia de meios navais quanto nos recursos de combate, a Esquadra investe na preparação dos militares, de modo a atender aos anseios de uma nação soberana, a qual se encontra em contínuo desenvolvimento. Dessa maneira, podemos assegurar que a Esquadra é a espinha dorsal do Poder Naval, empregando meios subordinados na proteção de importante patrimônio da Nação Brasileira, a imensa e rica Amazônia Azul.

Foto: Capa –  Boletim do Clube Naval / Novembro 2014

Fonte: Boletim do Clube Naval / Novembro 2014 

8 Comentários

  1. Parabéns a nossa Esquadra, parabéns aos ilustres comandantes e aos ilustres anônimos que se dedicam a essa força tão judiada,merecedora de melhores equipamentos e respeito !

    Parabéns marinha do BRASIL !

    • Os comandantes não estão de parabéns, estes são os culpados do atual estado desta força, não há empecilho político capas de vencer os argumentos certos ou o sacrifícios necessário para manter uma das mais importantes instituições a serviço do estado. Portanto devemos crer que há algo por traz desta infeliz situação motivada por pura procrastinação.

  2. Parabens Marinha parabens Exercito,parabens FAB parabens as forças armadas deste pais que infelizmente possui um inimigo quaze que indestrutivel mas não o é este inimigo carega o nome de governo .

  3. Defesa indica criação do Comando e da Escola de Defesa Cibernética
    A partir do próximo ano, o Exército Brasileiro começa a dispor de duas novas estruturas para fortalecer a política de segurança cibernética do país: o Comando de Defesa Cibernética e a Escola Nacional de Defesa Cibernética. Por meio da Portaria Normativa nº 2777, de 27 de outubro de 2014, publicada ontem (28) no Diário Oficial da União (DOU), o ministro da Defesa, Celso Amorim, estabelece a diretriz “para implantação de medidas visando à potencialização da Defesa Cibernética Nacional”.
    No documento, o Ministério da Defesa define as atribuições do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), da Secretaria-Geral da pasta e do Exército para dar formato às propostas do Comando e da Escola de Defesa Cibernética.
    Segundo o texto, cabe ao EMCFA supervisionar a implantação das medidas necessárias para criar o Comando e a Escola de Defesa Cibernética na Estrutura Regimental do Comando do Exército. O documento informa também que as duas estruturas são para o exercício dos militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), cabendo ao Estado-Maior Conjunto “as atividades de coordenação nos casos de operações” que envolvam as Forças Armadas juntas, “especificando-se, em atos próprios, os aspectos inerentes ao controle operacional”.
    A portaria determina à Secretaria-Geral que adote “providências relativas à disponibilização de recursos orçamentários e de pessoal para a viabilização das medidas e para evitar a descontinuidade de projetos”, além de elaborar proposta de criação de infraestruturas de apoio ao pessoal que irá compor os quadros de trabalho do setor cibernético e enquadrar as tecnologias do setor cibernético dentre as prioritárias no âmbito da pasta. O documento, por fim, estabelece que cabe ao Exército “tomar providências necessárias para ativação” dos Núcleos do Comando de Defesa Cibernética e da Escola Nacional de Defesa Cibernética, além de coordenar e propor a estrutura organizacional e demais providências com o objetivo de implantar as duas entidades. A expectativa do Ministério da Defesa é de que as estruturas comecem a se consolidar em 2015.
    FONTE: Ministério da Defesa

Comentários não permitidos.