Rússia inicia caça de sexta geração

Na Rússia começaram trabalhos de desenvolvimento de caças de sexta geração. Eles são principalmente relacionados com os materiais e motores dos futuros aviões, declarou o diretor-geral da Fundação de Estudos Promissores (FPI, na sigla russa) Andrei Grigoriev.

Atualmente, a Rússia está realizando testes do caça de quinta geração. O PAK FA (sigla russa para Futuro Complexo Aéreo para a Força Aérea Tática), ou T-50 é um novo caça russo de quinta geração equipado com um complexo aviônico fundamentalmente novo e com um radar com uma grelha de antena faseada. As entregas de novos caças à Força Aérea podem começar em 2016.

A declaração do diretor-geral da Fundação de Estudos Promissores sobre o caça de nova geração causou uma grande ressonância na mídia. Surgiram muitos comentários sobre o fato de a Rússia, não tendo concluído os trabalhos do avião de quinta geração, já se empenhar na sexta. Muitos comentaristas expressaram dúvidas sobre tais gastos. Na verdade, tais conclusões não levam em conta o estatuto especial da FPI e o seu papel no complexo militar-industrial russo.

Criada em 2012 por iniciativa do vice-primeiro-ministro Dmitri Rogozin, a Fundação de Estudos Promissores, em princípio, não se ocupa de apoiar desenvolvimentos de modelos específicos de equipamentos e armas de série. A Fundação se concentrou em apoiar o desenvolvimento de tecnologias avançadas que podem no futuro desempenhar um papel importante no desenvolvimento da tecnologia militar e civil.

Neste caso, a Fundação se envolveu em tecnologias que, no futuro, serão utilizadas na criação do avião de sexta geração. Por enquanto, não há motivo para dizer que o desenvolvimento da nova geração de caças esteja sendo realizado na íntegra. Mas, ao mesmo tempo, está avançando o trabalho em tecnologias na área de construção de motores de aviões e em materiais de aviação, que podem ser úteis na realização deste projeto.

A julgar por informações disponíveis ao público, trata-se, em particular, de um novo motor com caraterísticas únicas. Além disso, a FPI está considerando trabalhos relevantes em materiais compósitos para o futuro caça, e possivelmente em breve irá escolher o projeto mais promissor.

Há que notar que na questão de criação do caça de sexta geração, de um ponto de vista organizacional, a Rússia, provavelmente, está atrás da China. Na China, a empresa Aviation Industry Corporation of China, a julgar pelas publicações disponíveis, já criou em Shenyang uma equipe de projeto encarregada dos respetivos desenvolvimentos. Para ela foi criada a base material necessária, incluindo um sistema especial de design automatizado.

No entanto, não se podem tirar disso nenhumas conclusões sobre quem será o primeiro a alcançar resultados na criação de um avião de sexta geração. Isso vai depender em grande parte do sucesso em tecnologias básicas relacionadas aos motores, materiais, equipamentos eletrônicos, etc.

Fonte: Voz da Rússia

 

10 Comentários

  1. OS RUSSOS ESTAO VINDO COM TUDO!! MESMO E SOBRE ESSE NEGOCIO DE OS CHINESAS ESTAREM NA FRENTE ACHO DIFICIL SER VERDADE E MAIS PUBLICIDADE SE ELES ESTIVESSEM NA FRENTE MESMO NAO ESTARIAM COMPRANDO OS SU-35 POR EXEMPLO E COPIANDO O SU-33 VERSAO NAVAL E NAO TEM MAIS NOTICIAS DO J-20 E SUA ATUAÇAO E DESENVOLVIMENTO SE FOSSE PROMISSOR ELES MOTRARIAN ALGUMAS CARACTERISTICAS E SE GABARIAM DAS CAPACIDADES DELE OPERACIONAL!!!

  2. 6ª geração ? Caramba desse jeito eu desanimo, agora que vamos para a geração 4,5 e ainda vai demorar uns 5 ou 6 anos, os caras já estão preparando a sexta !!!

    Brincadeiras a parte a Dassault já tem uma perspectiva de que a sexta geração de caças será constituida por UCAVs (NEURON)…

    A divisão Skunk Works da Lockheed Martin já tem uma perspectiva diferente e aposta em jatos tripulados…

    http://www.cavok.com.br/blog/?p=44695

    A Rússia está certa em começar os trabalhos, afinal de contas o seguro morreu de velho, mas deve se empenhar mais no momento em fazer o SU-50 funcionar de verdade e lançar o 1º protótipo do PAK DA Invisible Death ttambém, pois está 15 anos atrás dos EUA nessa área.

  3. kleslei, quando o texto fala que a Rússia está atras da China o faz no sentido organizacional, já que a China ja criou um centro tecnológico para o desenvolvimento das tecnologias necessárias a um caça de 6ª geração, sendo que isto não quer dizer que a China esteja tecnologicamente a frente dos russos, apenas esta mais organizada.

    As dificuldades para se desenvolver novas tecnologias criticas, novos materiais, novas estruturas e novos modelos de desenvolvimento e construção envolvem elevadas somas de investimento, desta roma a centralização de estruturas de pesquisa e a consequente racionalização de meios significa importante economia financeira e temporal, algo que os americanos já experimentam com seus centros de estudos tecnológicos avançados como Skunk Works, MIT, etc.

    Parece que os russos estão gostando da experiência do capitalismo e aprendendo a economizar tempo e recursos, bem como maximizando os lucros e resultados.

  4. por LUCENA
    .
    .
    Os russos mais uma vez na frente ? … será que os ET’s que assessoram os russos são mais evoluídos tecnologicamente que os ET’s que assessoram os USA ? …. Será … ? 😉

    • Lucena, de fato não, os EUA já estão desenvolvendo o seu 6G a dois anos, mas a Rússia ainda não desenvolveu o seu primeiro 5G o PAKFA só estará pronto de fato em 2020 com a versão 100% desenvolvida. Até lá pretende-se introduzir avanços nas primeira versões, eu mesmo não acredito que os russos o terão 100% antes de 2025.

  5. Eles n tem grana pra isso. Alem do q, podem me xingar, mas considero que os caças de 6G terão/ serão 3 coisas:

    1 Tecnologias já testadas e portanto + baratas (para q eles sejam REALMENTE usados em conflitos reais).
    2 Altissimo grau de AI, possivelmente com 2 modelos, um pilotado e outro VANT
    3 Energia Dirigida.

    Essa 3º hipotese ainda é “um sonho”, mas qnd vejo os americanos testando armas de energia dirigida em navios, penso q é um passo “comum” que elas sejam parte integrante dos caças de 6G.

    De todas essas 3 opções os russos n tem nenhuma. Nem sabemos como será o nome do T-50 ainda… mas propaganda é isso mesmo.

    Ah sim, penso que o T-50 será mais capaz que o F-22 no sentido amplo, até pq, n custará os olhos da cara. Mas se falando em “operação em enxame”, com alto poder tecnologico situacional, ai o F-35 n tem pra ninguem. Apesar que… imaginar um trambolho que custa quase o preço de um estadio despencar do céu caso abatido, n muito viável…

    E sim.. vejo os 5G como “testadores de tecnologia” quase inviáveis em conflitos reais, por isso os 6G devem vir já com o selo “testado, aprovado e ‘baratizado'”.

    Abraços

  6. E.M.Pinto
    28 de outubro de 2014 at 13:34

    Lucena, de fato não, os EUA já estão desenvolvendo o seu 6G a dois anos, mas a Rússia ainda não desenvolveu o seu primeiro 5G o PAKFA só estará pronto de fato em 2020 com a versão 100% desenvolvida. Até lá pretende-se introduzir avanços nas primeira versões, eu mesmo não acredito que os russos o terão 100% antes de 2025.
    ===== Daí eu ñ acreditar nesse caça de 6G do Urso, acho q é puro papo p plateia externa , os iankss, e mostrar poder..só isso e na da + q isso.Agr, se decidire, questão de grana, eles fazem…ainda q na base de várias correções..Quem viver verá.Sds. 😉

  7. kkkkkk,agora contem a do papagaio que se converteu ao islamismo esperando possui um harem com 7 araras araraunas kkkkkkkkk

Comentários não permitidos.