Opinião: Um “continuemos assim” seria fatal para o Brasil

BrazilDepois de 12 anos de PT, a esquerda se tornou conservadora, e a direita pressiona por mudanças. Só que Dilma não pode ignorar as reformas reivindicadas, opina a articulista Astrid Prange, da redação brasileira da DW.

Astrid Prange, da redação brasileira da Deutsche Welle

“Nada de experimentos! Manter o curso! Continuemos assim!” Quem diria que justamente os velhos slogans eleitorais dos conservadores alemães se aplicariam ao Partido dos Trabalhadores (PT) brasileiro? A legenda da presidente Dilma Rousseff se tornou conservadora. Ela quer preservar o status quo, prosseguir como fez até agora.

A maioria dos eleitores brasileiros tampouco queria experimentos: 51,64% deram seu voto a Dilma; o adversário Aécio Neves, do conservador PSDB, ficou com 48,36%. Em especial os eleitores das camadas mais pobres temeram que as reformas prometidas por Aécio também não fossem poupar os programas sociais.

É paradoxal, mas, depois de 12 anos de PT no poder, os conceitos políticos se deslocaram. A esquerda se tornou conservadora; a direita, por sua vez, pressiona por mudanças. Mas todo o Brasil não está ansiando por revolução e mudança? Os enormes protestos de junho de 2013, pelo menos, foram interpretados como indício inconfundível da insatisfação crescente com o governo da presidente Dilma.

Aécio não conseguiu usar em favor próprio essa insatisfação crescente. Sua campanha anti-Dilma teve sucesso sobretudo junto àqueles que já estavam céticos em relação ao PT. Os eleitores indecisos ou os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, esses ele não conseguiu convencer de seus méritos.

Dilma, por sua vez, reagiu com habilidade aos protestos de 2013 e “mandou ver”. Ela trouxe médicos cubanos para o país e se empenhou para que o Congresso aprovasse duas leis que há anos estavam na gaveta: o emprego da receita adicional da exploração do petróleo nos setores de saúde e educação; assim como a definição da corrupção como crime hediondo.

Dilma não podia nem pretendeu acabar com a polarização da sociedade brasileira. Vencida a eleição, os petistas se encontram diante de um monte de destroços políticos. Escândalos de corrupção abalam o partido, investidas verbais abalaram relações pessoais, uma burocracia inflada fornece guarida a aproveitadores políticos.

E, no entanto, tanto o PT quanto o oposicionista PSDB prestaram serviços excelentes para o fortalecimento da democracia brasileira. Durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o Brasil venceu o flagelo da inflação. Também a pedra fundamental para os bem-sucedidos programas sociais foi lançada durante o mandato de FHC.

Na realidade, portanto, há mais unindo os dois partidos do que os separando. Dilma e Aécio deveriam se conscientizar dessa herança comum e cultivar uma conduta de respeito mútuo, em vez de seguir polarizando a sociedade brasileira. Reeleita, Dilma nem mesmo pode rejeitar inteiramente as reformas reivindicadas por seus adversários políticos. Um “continuemos assim” ao estilo dos conservadores alemães seria fatal para o Brasil.

Fonte: DW

36 Comentários

  1. “Os enormes protestos de junho de 2013, pelo menos, foram interpretados como indício inconfundível da insatisfação crescente com o governo da presidente Dilma”.

    Não creio que tenha sido exclusivamente por conta da insatisfação com o governo Dilma, mas sim contra a situação geral do país 7a economia do mundo com números de países africanos subsaarianos. O governo federal tem a maior parcela do problema, mas os estados e principalmente as prefeituras deixam muito a desejar.

    ” … e se empenhou para que o Congresso aprovasse duas leis que há anos estavam na gaveta: … a definição da corrupção como crime hediondo.”

    Acho que a definição de currupção para o PT não se aplica ao PT. Aqui não cabe nem direito de resposta ou contra-comentário.

    • melkor aqui em são Paulo não se divulga nada do caso da sabesp e nem dos três superfaturados e nem do rodoanel
      mas o povo prefere que fique escondido e com um engavetador do que apurar e punir os culpados

      sobre mudança esses que pediram elas votaram no governador alkimim que esta a vinte anos no cargo

      então eles se contradizem ponto

    • Ano passado tiveram mega manifestações, ´pedindo mudanças, o governo estadual de SP era o Alkimim, o Federal era Dilma, neste ano reelegeram….os mesmos, ou seja, aprovaram e ratificaram o que esta ai.
      Toda vez que um brasileiro pegar uma condução lotada, ir morrendo em um Hospital e não tiver medico,for assaltado e agredido por um “di menor’ for estuprado em impostos e taxas para bancar governinho corrupto comunista safado, este brasileiro tem obrigação moral de baixar a cabeça e calar a boca daqui para frente

  2. por LUCENA
    .
    .
    O PT sobre fazer o seu Marketing e o povão acreditou e comprou.
    .
    Realmente o povo brasileiro quer mudanças e as propostas de mudanças de Aécio, não conseguiram convencer o povão e aliás, o povão não se sentiu refletido nas idéias de Aécio.
    .
    O povo latino, culturalmente, ele é progressista na sua maioria e tendendo para a esquerda.
    .
    Esnobe,presunçoso, arrogante nunca foi bem visto na terra da mãe preta e do pai João 😉

    • O povo que um governo ainda mais a esquerda, com menos juros, inflação mais baixa, mais auxílios sociais, melhor saúde, educação e segurança. Aécio vendeu medidas impopulares e apresentou como ministro da fazenda o ex-empregado de George Soros.

      A pergunta que fica é: Foi Aécio que convidou Fraga para ministro ou foi Fraga e Soros que contrataram o PSDB para terem acesso liberado ao Tesouro Nacional brasileiro?

    • essa do tetra foi embassado rsrs ,
      quem não pula é tucano foi forte também
      mas a de minas gerais

      o minas gerais o minas gerais quem conhece aebrio não vota jamais o minas gerais
      a essa quebrou as pernas do tucano coitado ate o tse proibiu senão seria maior ainda a diferença

      eu estava pensando ate em vender uma chácara que tenho em minas gerais mas depois dessa eu vou é investir la , com a maior vontade pois se aqui ficar sem aqua já tem gente indo lavar roupa no litoral eu tiro um retiro em minas gerais tomara que não tenham racismo com nos paulistas rsrs ,

      não se esqueçam quem falou mau dos nordestinos é uma minoria ridícula que não representa nem 1 por cento que foi devidamente passada para o ministério publico federal para esse entrar com uma ação
      eles essa minoria serão responsabilizados pelos seus atos racistas e separatistas pois a penas para eles esta na constituição
      a maioria de nos paulistanos não compactua com esses vermes tantos separatistas ou racistas
      nos paulistanos seremos a primeira linha de frente para combate-los

  3. ACABOU! ACABOU! É TETRA! É TEEETRAAA! 😀

    http://www.youtube.com/watch?v=iEM1qEMyyP8

    Rio e Minas elegem o PT e os sudestinos agora ficam ai chorando querendo fazer o nordeste de bode expiatório ..Quem elegeu a Dilma foi o Brasil como um todo… mas quem elegeu o TIRIRICA sozinho adivinhem só quem foi?!….nem lá em minas..nem lá aquele playboy do aecio conseguiu algo..estes sudestinos são uma piada mesmo…nem agua para tomarem banho tem..e querem se separar do Brasil…acho que encontraram a solução no rio Tietê..rs….SP merece o programa ” MEU BANHO MINHA VIDA “…Quando quiserem tomar banho vão pra o Nordeste.. ..Na contramão das outras regiões do pais nordeste cresce 4.(Folha de S. Paulo)…IBGE: nordestino volta para o Nordeste…Pernambuco recebe mais…

    sudestinos e sulistas..se vcs se separarem daqui vcs falirão…na hora..pois se acabara a mamata e parasitagens seculares de vcs a este pais ..que se deu por séculos através de políticas de café com leite…que inclusive nunca deixaram de existir aqui..neste pais a renda e os recursos sempre se concentraram em suas regiões por isso…e as consequências disso tudo vcs estão contemplando ai…

    preparem-se senhores…a resposta esta vindo agressiva…esta vindo com tudo pelas as redes sociais e a net…. já começaram as movimentações das forças ocultas…o objetivo agora é incitar e disseminar ideias separatistas no sul e sudeste..para que o pais se divida e se estilhace..estão tentando aqui o famoso dividir para conquistar..estão fazendo guerras de propagandas…tentado fazer circular pela a net e redes sociais a ideia de tirar a força o atual governo do poder ou separarem o sul e sudeste do resto do Brasil…..de fazer aqui o que fizeram no paraguai e em honduras..nenhuma operação Popeye ou brother sam mais da jeito..tentar isso de novo apenas piorara ainda mais as coisas e consolidara eles de vez….preparem-se senhores.. mais movimentações como as de Hong Kong…como as dos “20 centavos” que teve aqui…financiada por ongs estrangeiras uma delas identificada e rastreada da suíça inclusive…virão por ai.. com mais intensidade..

    O bolsa família é o mensalinho do povo….votei nulo..e nunca kom tanta certeza e gosto como nestas eleições….todos vagabundos…um mais corrupto e sujo do que o outro…são os sujos falando dos maus lavados neste pais…simplesmente não temos opção..porque nossos políticos são nada mais do que o reflexo do caráter e integridade da maioria do povo deste pais…A Corrupção não é um privilegio de políticos. Não existe político corrupto. Existe o Corrupto que foi transformado em político. Representante real daqueles que o colocaram no poder! Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…..Um povo que vota nas coxas acaba tomando na bunda… Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém… Um idiota nunca aproveita a oportunidade… Na verdade muitas vezes o idiota é oportunidade que os outros aproveitam…. Um povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição….Uma educação falha produz assíduos telespectadores, maus eleitores e muitos candidatos..paciencia..o choro é livre….conformem-se e voltemos ao nosso pão e circo…aos nossos diários realitys shows e novelas …

    • rio de janeiro 2 colégio eleitoral minas gerais terceiro colégio eleitoral e bahia quarto colégio eleitoral

      e ainda querem ganhar
      dos 4 maiores venceu em três

      não adiantou o narigudo do Luciano ruk e nem angélica fazendo propaganda

      nem o terrorismo eleitoral praticado por uma imprensa promiscua

      • é carlos augusto mas a ordem dos fatores não altera o produto rs
        e se resume que vencendo nesses três estados minas, rio e bahia , a vitória não sairia das mãos
        compreendeu ou quer que eu desenhe
        rs
        mas gostei do que o maquina escreveu sobre o
        SUDESTINO rsrsrs
        aqui é cheio de sudestino criticando a mae o avo e o pai
        mas depois desse racismo todo o sudestino esta acordando não se preocupem com isso a família é a base de tudo !! quem sai aos seus não se degenera

        hoje mesmo a rede grobo falou quase o jornal inteiro da falta de aqua
        eu peço a deus que chova de verdade pois esses que queriam mudança aqui em são Paulo e votaram na mesma coisa e queriam que os outros estados mudassem apenas o que eles queriam sem aqua vao querer fazer o depor o governador de são Paulo
        outra coisa o psdb já deu um pedala Robinho no seu politico boca de caçapa que falou em separatismo

        brasil acima de tudo !

      • Pé de cão, realmente o PT ganhou, mas a minha maior tristeza é em ver que quem votou neste ParTido são analfabetos ou semi analfabetos. O Nordeste sempre foi pesado para o Brasil, mas agora com a Venezuela e Cuba nos explorando a deus governabilidade.

      • carlos augusto quanto mais vocês do psdb falam que vocês são inteligentes pois votam no
        superfaturamento de três
        compra de três usados
        cartel de construção de metro
        falta de investimento na sabesp que o ultimo que investiu foi o maluf
        engavetamento de processos contra eles
        nenhum do partido deles e punido , a imprensa sionista do lado deles
        entreguistas
        mano cansei
        ai vem você falar que quem vota nesses caras são inteligentes rsrsrs
        não a rapaziada não cai nessa istorinha ridícula que o Fernando Henrique cardoso falou ,

        eles são os cheirosos rsrs eles são ricos quem vota na gente é inteligente chega soar como ironia ,é apenas um chamariz de engana trouxas

        quem votou pela reeleição nação como um todo tem todas as classes sociais

        quem acreditou em votar no psdb para mim foi uns pobre que pensam ser ricos agora pois tiraram um carrinho financiado em 400 vezes rsrs esta pagando f m u fui mal na usp rsrs e se acha melhor que os outros
        ta cheio procura no facebund@ quantos estão se achando riquinhos e quando o Fernando Henrique falou aquela groselha eles acreditaram rsrs

        caíram feito patos !! mas eles irão acordar com o tempo

    • A Máquina Troll a diferença foi POUCA DO DEROTADO PARA O VITÓRISO EU COMO GUAUCHO MUDEI O LIDER PELO SIMPLES FATO DE ELE NÃO TER CUMPRIDO COM O QUE PROMETEU QUANDO DER A TUA PALAVRA CUMPRAA DO CONTRARIO FIQUE DE BOCA FEXADA ESTE FOI O RECADO QUE O RIO GRANDE DO SUL DEU AO SEU GOVERNADOR E AO PT NÃO PONHA TODO O POVO BRASILEIRO NA MESMA PANELA OPA PERDÃO ME DESCULPE ESTAMOS TODOS NA MESMA PANELA MAS A MINORIA ESTA SENDO OBRIGADA PELA MAIORIA.

      • o sul e o sudeste são onde se concentra a renda, os recursos e as elites…a política do café com leite nunca nunca deixou de existir neste pais…e as consequências disso estão ai…paciência..o choro é livre..

      • maquina ,elite ?? parece que não conhece são Paulo

        digamos que tem uma ilha chamada elite e um oceano chamado periferia humildes sofredor quem realmente levanta e é o óleo dessa megalopole e etc e tal
        https://www.youtube.com/watch?v=RzLyZJs2Oj0
        pobre são Paulo ,pobre paulista !

        as imagens do filme fazem parte da ilha chamada elite ,o oceano é tao extenso que nem aparece no clip

        brasil acima de tudo !

      • por LUCENA
        .
        .
        O cantor Lobão disse que, se a Dilma vencesse ele iria arrumar os seus panos de bunda e sairia do Brasil.
        .
        Só quero vê se ele irá cumprir o que prometeu … Hahahah .. só isso ai já é um grande avanço na cultura brasileira no governo da Dilminha … ahahah
        .
        Espero que muitos sigam os seus ídolo, faça o mesmo que ele ( caso ele for macho o suficiente em cumprir a palavra) e também o “bozo” do Olavo de Carvalho … Hahahah
        .
        Fujam da ” DITADURA” do Brasil que você tanto falam … hahahah ..que ditadura é essa que ninguém está obrigado em viver nela … hahahah … só nas cabeças dos bisonhos … Hahahahahhahah

      • lobao coitado perdeu toda credibilidade que algum dia pensou em possuir

        alias quem é esse tal de bobão mesmo rsrs

  4. “Nada de experimentos! Manter o curso! Continuemos assim!” Quem diria que justamente os velhos slogans eleitorais dos conservadores alemães se aplicariam ao Partido dos Trabalhadores (PT) brasileiro?”
    _
    Esta mulher esta mais por fora que brioco de Indio, com a eminente baderna fiscal e econômica que se horizonta, o partidão vai seguir sim a sua regra de ouro. RADICALIZAR, a gerentona já voltou a propor o golpe (reforma politica via plebicito, e fuçar a rodo na constituição) e por a culpa da derrocada economica ‘nazelites’ e na oposição.
    E não percam tempo tentando comover os militantes vermelhos com a razão refente á estes fatos, eles sonham com esta radicalizada há tempos, mas como bons gramscistas que são, vão negar ate a morte.

    • golpe via plebicito significa que quem escolhe é você e eu e todos os outros brasileiros

      é bem simples entender isso

      sobre grancismos e esses outros papos furados que dizem ser de esquerda ou direita

      eu penso diferente o que tem que ver é apenas o certo é o errado , você acha certo alguém acusar sem provas
      terrorismo eleitoral ?

      a lei para mim é a da periferia , o que é certo é certo , e prevalece o certo

      reforma com plebicito significa que o povo vai decidir qual rumo tomar
      é feito duas campanhas mostrando quais as vantagens de uma e de outra e se escolhe a que lhe convir

      isso para você é golpe dar mais poder para você escolher o que você quer?

      para mim eles podem fazer mais plebiscitos ainda com vários outros temas
      melhor que depender de deputados que se aliam a esses ou aqueles interesses apenas para ganhar cargos

      reforma politica sim
      reforma e democratização da mídia brasileira sim

      a imprensa depois de queimar o filme do brasil na copa do mundo fazer um terrorismo daquele para brecar o fluxo de turistas politicagem maldita se mostrou que tem que ter mais canais abertos , mais mídia não apenas 5 famílias sionistas controlando tudo
      brasil para os brasileiros

      • e sobre o zoinho azul ta sabendo é verdade que ele se suicidou depois que soube do resultado ou foi derrame ou problemas cardíacos

      • “a lei para mim é a da periferia , o que é certo é certo , e prevalece o certo”

        Eu sei bem o tipo de “lei”(Do cão) que prevalece nas periferias, aonde o estado não se faz presente, e o pacto social e a ‘lei do silencio”(Btrasil, 2014, 54 mil homicidios e computando)
        Eu cresci e me criei em uma.

      • “reforma com plebicito significa que o povo vai decidir qual rumo tomar
        é feito duas campanhas mostrando quais as vantagens de uma e de outra e se escolhe a que lhe convir

        isso para você é golpe dar mais poder para você escolher o que você quer?”

        É decreto bolivariano sim, semelhante ao da Venezuela. Essas consultas populares tornam-se mais válidas que o CN, mas será decidido por movimentos sociais que defendem os ideias do PT, e não da maioria do povo. Esse decreto é inconstitucional e um plano de poder do PT. Não venham dizer que isso seria democrático
        já temos participação popular. Acabamos de exerce-la este mês, agora que fiquemos em cima daqueles que elegemos para que lutem e nos representem. Qualquer coisa que passe por cima disso não passa de um “cortar caminho”, um “shortcut” contra o próprio direito democrático que exercemos agora. Não podemos escolher quem compõe conselhos sociais, mas escolhemos quem governa no congresso(apesar de problemas com o modelo político atual q carrega gente pela legenda). Prefiro um país travado por um congresso que elegemos do que grupos aparelhados que não temos controle tomando decisões e passando por cima daqueles que elegemos.

      • capa preta primeiramente lei do cao é aquela que sempre veio do estado controle populacional
        segundo você esta confundindo udas leis uma era a que favorecia grupos da sociedade como aquele que fez a lei da ficha limpa ou você acha que esses deputados vao fazer leis para punir eles mesmos?? ingenuidade sua
        segunda lei é sobre os partidos políticos sobre financiamento e etc e tal
        então não confunda alhos com bugalhos !!!

        sobre o tiraleite hms o plano brasil não me deixa responder você faz tempo fica pedindo penico para moderação ,mas você pode vir tentat alguma coisa acho que eles tem que me deixar responder você novamente ta na hora de colocar você em seu devido lugar

      • Cara, agora o Pé de Cão se superou em suas diarréias verbais senão vejamos:

        “para mim eles podem fazer mais plebiscitos ainda com vários outros temas
        melhor que depender de deputados que se aliam a esses ou aqueles interesses apenas para ganhar cargos”

        Como sugeriu o Capa Preta, acho que você precisa frequentar o PRONATEC…rs! Meu caro, quem governa via plebiscitos são ditadores populistas tais como os bolivarianos. O Congresso, composto pelos representantes do povo, existe para isso. Quem usa plebiscitos quer ter a maioria para esmagar a minoria, algo que é absolutamente incompatível com qualquer democracia que se preza.

        “reforma e democratização da mídia brasileira sim”

        Sinto muito mané mas não vai rolar! Não vai rolar pelo simples fato do novo congresso ser o mais conservador desde 1964. E os congressistas, muitos deles donos de concessões de rádio e TV além de jornais, não permitir a censura travestida de reforma que os petralhas querem. Simples assim!

      • a ampla maioria do congresso que se elegeu é com a força do povo a que apoiou a candidatura da dilma
        acorda !
        você nunca acertou nada ate hoje e acha que vai conseguir ainda
        olha o exemplo do zoinho azul já se recolheu rsrs

  5. HMS, a sugestão do PRONATEC foi minha, mas acho que no caso dele vai ter que ser algo mais consistente (MOBRAL, OU EJÁ), mas o que me chamou atenção foi a maquina trollada:” Acabou, é tetra…, que orgulho de ser parte dos 48%, o que vejo, um ônibus lotado com passageiros quase caindo com a porta aberta, me lembro é tetra acabou, pessoas esperando 4 meses pra fazer uma consulta, acabou é tetra, J. Dirceu na rua, acabou é tetra, piada país da bandidagem. Acabou é tetra…

    • acabou foi a agua ! mas aproveita vai chorar no Cantareira rsrs
      pronatec curso profissionalizante parta diversas áreas financiadas pelo governo federal não vejo mau algum a pessoa faz o que ela quiser da vida dela
      uns tentam ate separatismo rs tenta a sorte você também !
      o choro é livre , fique a vontade e não me venha dizer que você votou nos tucanos pois eles iriam melhorar a vida do sofredor , vocês são apenas anti brasil disfarçados de direita .

      • Pé de cão, você é uma piada de mal gosto! Alias a guerrilheira com o partidão é outra piada de mal gosto, trágico.

Comentários não permitidos.