Monitoramento de fronteiras começa a operar em Novembro no Mato Grosso do Sul

Foi realizada nesta sexta-feira (24) uma demonstração do projeto-piloto de implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército Brasileiro.

A apresentação foi feita ao ministro da Defesa, Celso Amorim, que, em companhia de autoridades civis e militares, visitou a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS), onde será instalado um dos centros de operação do Sisfron. A expectativa é de que o novo centro comece a funcionar já a partir de novembro.

Orçado em R$ 12 bilhões, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Por esta razão, o Sisfron é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo.

Trata-se de um conjunto integrado de recursos tecnológicos, tais como sistemas de vigilância e monitoramento, tecnologia da informação, guerra eletrônica e inteligência que, aliados a obras de infraestrutura, vão reduzir vulnerabilidades na região fronteiriça.

O projeto, que deverá estar totalmente implantado até 2021, contará, nesta fase piloto, com 68 antenas de comunicação e uma infovia.

Para o ministro Celso Amorim, o Sisfron vai beneficiar não só a área de fronteira. “O sistema também permitirá enfrentar problemas que atingem grandes cidades, como drogas e contrabando de armas. Isso tudo com uma ampla consciência da importância da tecnologia e da indústria brasileira”, disse.

De acordo com o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, que está à frente do Comando Militar do Oeste do Exército, o Sisfron dará apoio ao Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal e ajudará a promover maior interação entre as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e inteligência.

“O Sisfron permitirá a cooperação interagências e maior capacitação profissional. Além disso, o sistema vai contribuir para a geração de emprego e renda”, afirma o general.

Estima-se que, nos próximos anos, serão gerados cerca 1 mil empregos diretos e 4 mil indiretos com a instalação do novo sistema. O Sisfron também deverá contribuir com o reaparelhamento das Forças Armadas na faixa fronteiriça, com a melhoria em infraestrutura e a aquisição de novos meios como armamento, viaturas e adestramento da tropa.

Com implantação conduzida pela empresa Savis, do grupo Embraer, o sistema que compõe o projeto piloto é composto por radares, sensores eletromagnéticos e optrônicos, componentes táticos e de comunicação satelital, infovias e centros de comando e controle.

Além de Dourados (MS), outros três centros de operação estão sendo implementados em quartéis nas cidades de Mundo Novo, Iguatemi e Caracol, no Mato Grosso do Sul.

Fonte: Ministério da Defesa

8 Comentários

  1. Sinceramente

    O exercito não merece estes equipamentos modernos

    Não querem marina? Não querem aecio?

    Pois então se eu fosse a Dilma eu trataria a pão e água essa gente

    • Os equipamentos não são para eles, são instrumentos para que cumpram seu dever de zelar pela pátria, ou seja, os equipamentos que eles usam são para defender a terra e o povo (nós).
      Se você deseja enfraquecer as forças armadas é a mesma coisa que não pagar a apólice de seguro, e daí quando roubarem seu carro vai recorrer a quem ?
      Eu votei na Dilma e acredito que ela como líder não tem essa opinião que o colega emite…

    • Eu sei que isso é uma brincadeira sua,mas os militares são servidores desse país,como eu e você,e tantos outros brasileiros,ou seja essa tecnologia não é para eles é para o povo é para o BRASIL !

      Como diz o ditado opinião é igual bunda,todo mundo tem,os que queriam Marina e Aecio ,perderam agora e ter a decência de se respeitar a democracia !

  2. Nada de Linha Marginot , por favor… trabalhe com um fronteira forte, quando alguém for passar com algo ilícito ou não por ali tem que dar tremedeira, mas serviço de inteligência é o principal dos dois lados .

  3. As nossas forças armadas merecem é muito mais mas no momento já é alguma coisa.ESPERO MAIORES INVESTIMENTOS PARA O FUTURO POIS QUERER ARMAR,DAR CONDIÕES PARA AS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL APOS ESTARMOS DOMINADOS É BURRICE.

  4. Ocorre q tratar a pão e água o Exercito é o mesmo q procrastinar a segurança do país…logo, poderiam , se por lei, remover esse q foram contra, ainda assim ñ aprovo, somos uma democracia..Q comecem a vigilância de n fronteiras em especial entre Paraguai, Colômbia , Apyai,e Bolivia , e c ekipa/ novos , modernos,Sisfron, Vantes, Satélites, caças,aviões,hellis, navios e lanchas rápidas, e dirigíveis td isso p ontem.Sds. 😀

Comentários não permitidos.