Discurso de Putin dividiu o mundo em antes e depois

Foto: RIA Novosti/Mikhail Voskresensky

A imprensa e a mídia dos Estados Unidos e do Ocidente comentaram surpreendentemente pouco o discurso do presidente russo Vladimir Putin na reunião do clube de discussão internacional Valdai. Tal tétano informacional normalmente acontece quando a análise acerta no alvo, e torna-se desconfortável discuti-la. Ela causa tal desgosto que preferem não notá-la.

Este ano, apesar das sanções e dos apelos ao “isolamento” da Rússia, à reunião do clube de discussão internacional Valdai vieram 108 especialistas de 25 países do mundo, incluindo ex-primeiros-ministros e presidentes. A grande maioria dos especialistas em relações internacionais acredita que o discurso do presidente da Rússia já dividiu o mundo em “antes de Valdai” e depois.

“Foi um discurso muito forte”, acredita o editor da revista The National Interest, o conhecido politologista norte-americano Dimitri Simes. “Podemos concordar com ele ou não, mas este é um discurso que chama a atenção e faz as pessoas pensar. Este certamente não é o discurso de um líder encurralado por sanções e tentando encontrar uma saída honrosa para si. Este é o discurso do líder de uma grande potência nuclear a ser reconhecida, gostem disso ou não”.

Em Sochi, Vladimir Putin falou não só e não tanto sobre a Rússia: só alguém cego e surdo poderia “ler” assim o significado de seu discurso. Ele falou de uma grande transformação no mundo, frisa o professor da Academia Russa de Serviço Civil Vladimir Shtol. Ele descreveu fatos extremamente óbvios: o mundo é muito diferente do que era nos últimos 25 anos, após o colapso da URSS. E os Estados Unidos e seus aliados da OTAN, depois de quase completa dominação e unipolaridade, têm dificuldade em perceber isso e não querem largar tal mundo, acredita Vladimir Shtol:

“Hoje renasceu e cresceu muito a China. Pode-se dizer o mesmo sobre a Índia e o Brasil. Naturalmente, também sobre a Rússia. Perceber que você precisa de consultar com alguém, aceitar compromissos, levar em conta opiniões diferentes às vezes é muito difícil não só na política externa, mas também em relações simples. Mas este é um objetivo a ser alcançado, e esta transformação terá que ser tomada em conta. Já não pode ser de outra maneira”.

Segundo o chanceler russo, Serguei Lavrov, no caminho para o diálogo com Washington a Rússia tem um grande obstáculo: a própria Washington. As propostas dos parceiros norte-americanos estão focadas unicamente em seus próprios interesses. E o “padrão de comportamento” em relação à Rússia excede todos os limites da decência, acredita Serguei Lavrov:

“Ora, grosso modo, estão exigindo de nós que mudemos a nossa política. Que mudemos nossas abordagens. Seria uma coisa se nos estivessem propondo procurar algo juntos. Mas o que nos etão dizendo é bem diferente: nós sabemos como agir, e isso é exatamente o que vocês devem fazer”.

Nos Estados Unidos já há algumas décadas estão dominando os chamados neoconservadores, para os quais é difícil falar com alguém em pé de igualdade. E Vladimir Putin estava justamente apelando ao respeito mútuo por outras opiniões, nota o analista do Centro de Estudos Europeus, Vladimir Olenchenko:

“Alguém continua querendo falar a linguagem de ditadura, linguagem imperativa. É uma espécie de “feudalismo internacional”: comandar outros países e dizer-lhes como se comportar em situações internacionais específicas”.

O mais importante é que o presidente russo deixou bem claro a absurdidade de um mundo unipolar. Especialmente no contexto da incapacidade de Washington de gerir sabiamente a influência que recebeu após o fim da “guerra fria”. Quando perguntaram a Putin se seu discurso foi acusatório em relação aos norte-americanos ou conciliatório, ele respondeu simplesmente: “Não foi conciliatório nem acusatório. Foi uma proposta de trabalhar em conjunto”.

Fonte: Voz da Rússia

Putin felicita Dilma Rousseff pela reeleição como presidente do Brasil

 

Foto: RIA Novosti/Alexei Nikolsk – Arquivo

O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou a sua homóloga do Brasil, Dilma Rousseff, pela sua reeleição como chefe de Estado, anunciou esta segunda-feira o serviço de imprensa do Kremlin.

“O presidente russo também elogiou a atenção dada ao reforço da parceria estratégica russo-brasileira e confirmou a sua disponibilidade para continuar um diálogo construtivo e colaboração ativa no desenvolvimento de maior cooperação bilateral em todas as áreas, bem como a cooperação no âmbito das Nações Unidas, G20, BRICS e outras estruturas multilaterais”, disse Putin.

Dilma venceu o segundo turno da corrida presidencial no Brasil com 51,64% dos votos (os dados anunciados após a contagem de mais de 99% dos votos).

 

Fonte: Voz da Rússia

13 Comentários

    • Caro M Pinto

      Vc nunca Leu sobre A sociedade dos Jesuitas

      e suas divisoes?

      uma delas chama se Cavaleiros da Cruiz de Malta

      Responsavel pela morte Do Kennedy e outros

      sds

      • Mais do que imaginas KLM, só não encontrei ainda indícios credíveis de que tais lendas conspirativas fossem verdade.
        Kennedy até onde sei foi assassinado pelo Lobby da indústria de Defesa Americana por se posicionar pela retirada dos EUA do conflito na Indochina.
        Os Jesuitas pelo que sei e os cruz Maltanos foram os financiadores das expedições que chegaram a América. Alegações do poder oculto que controla o mundo são pra mim pouco credíveis,dado que hora são os Judeus, hora os Maçons, Bildebergs, hora a Igreja Católica, hora os Anglo Americanos, Hora a Direita, todo mundo controla o Mundo de tal forma que falta mundo pra esta gente controlar que não sobra nada para os Alienígenas.

      • E M Pinto

        eu sei que parece impossivel isso

        mais eles tao por trais do show .desda Inquisicao

        ate a queda do Nazismo

        nunca se pergunto pq os Nazista tiverao apoio do Vaticano?

        ate Morte dos presidentes

        Lincoln
        Pq os assino do presidente Lincoln se refugio no Vaticano por um tempo ?

        e Kennedy

        eles tem agido sempre pela Orden do Jesuitas

        alto clamdo

        Exercito do Vaticano

        para quem nao sabe a Orden hieraquica

        do Vaticano

        e o papa preto que manda {e o lider dos Jesuitas}

        o papa branco eo que obedece

        Bem
        de uma olhada nesse video
        e veja as fontes e se poder pesquise sobre

        https://www.youtube.com/watch?v=ypRb8Z3dMRs

        os demais video do canal eu nao sugiro pois so vi esse

        nao me baseio so nesse video mais e outras leituras

        esse video resume facil

        sds

      • KLM, Cruz de Malta só o Vasco da Gama mas estes aí só servem para ser vices, especialmente quando jogam com o Flamengo…..kkkkk

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr. E.M.Pinto
      .
      .
      Seria interessante termos algumas novidades sobre as coisas que se passam no Vaticano, eles tem muita influência no cenário internacional, sempre atuando a trás dos bastidores, na sombra.
      .
      Alias, o atual papa Francisco, está incomodando muita gente lá dentro, com o papa Bento VI ainda vivo, pode muito bem acontecer outro cisma no Vaticano.
      .
      Lembrando que o vaticano, ajudou os USA no combate a URSS, onde o Vaticano através do João Paulo II, que teve um papel fundamental na guerra fria em especial na sua terra natal, Polônia apoiando o solidariedad.

  1. Gostemos ou não do Sr. Vladimir Putin uma cosia e indiscutível ele e o maio estadista atual no mundo, muito a frente de Obamas, Camerons, Merkels e cia ltda., sua visão estratégica e geopolítica, bem como a leitura que ele faz dos fatos e praticamente perfeita.

    Podemos criticá-lo por seu autoritarismo, pelo fato de se cercar de oligarcas, de suprimir a liberdade de imprensa, etc., mas nunca poderemos falar que ele não e nacionalista e patriótico, pois sob sua batuta a Rússia renasceu, apesar das constantes investidas dos EUA e da OTAN, hoje a Rússia e uma voz ativa na comunidade internacional e, caso o Putin consiga implantar ao menos 70% da sua política externa, principalmente com o fortalecimento das parcerias com os BRICS, mais alguns países do leste Europeu e do sudoeste da Asia em torno de um mercado desdolarizado, implantando o Banco dos BRICS como agente de investimento e financiamento autônomo, criando-se uma nova ordem econômica mundial, isto será um duro golpe para as pretensões americanas e européias.

    Analisando o cenário mundial podemos perceber que os EUA e a UE, diferentemente de demover a Rússia e a China desta pretensão de desdolarizar a economia mundial, aplicando estratégias para converter a Rússia num importante aliado mundial, verificamos que o Ocidente cada vez mais facilita as pretensões de Putin, seja devido as sanções aplicadas pela comunidade ocidental, seja em função do estrangulamento geopolítico e bélico que a OTAN tenta aplicar na Rússia, na China, no Pacífico e no Oriente Médio.

    Infelizmente, ao invés de caminhamos para um mundo mais pacífico, com o fastamento de tensões e conflitos, com o fortalecimento da comunidade internacional e a criação de organismos aptos a lidar com crises, novamente caminhamos para um mundo dividido, cercado por armas e cada vez mais inseguro, pois se de um lado EUA e a UE desejam a dominação econômica e bélica mundial, de outro teremos Rússia e China capitaneando uma infinidade de países que desejam ver-se livre da opressão ocidental.

    tomara Deus que ninguém ultrapasse a linha vermelha e que os diplomatas ocidentais possam esquecer os discursos belicistas e opressivos e passem a buscar uma contemporização de interesses, pois a negociação será a chave para o futuro da humanidade.

Comentários não permitidos.