Israel Aerospace Industries (IAI), TLD Group e Air France vão testar o TaxiBot

A Israel Aerospace Industries (IAI) e a TLD Group assinaram um memorando de entendimento com a Air France para a avaliação do sistema TaxiBot na frota de jatos wide body (dois corredores) no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle.

O TaxiBot é um sistema parcialmente robotizado controlado por um piloto e desenvolvido para transportar as aeronaves dos portões de embarque dos aeroportos até a cabeceira da pista, e vice-versa, sem que as aeronaves acionem os motores, reduzindo o consumo de combustível.

As três empresas formarão uma força tarefa conjunta para avaliar a operação e os benefícios para a Air France do TaxiBot. O impacto do uso deste sistema no fluxo do taxiamento das aeronaves naquele aeroporto também serão estudados, bem como os benefícios ecológicos que o TaxiBot poderá trazer em termos de menor emissão de gases na atmosfera e menor emissão de ruído.

Este memorando foi assinado depois de um estudo preliminar realizado com sucesso envolvendo o time da Airbus no aeroporto e com especialistas do Service Technique de l’Aviation Civile (STAC). As simulações provenientes deste estudo indicaram que uma frota de TaxiBot poderá atender a uma demanda de 16 aeronaves de dois corredores e sete de corredor único.

O TaxiBot já completou testes de certificação no Aeroporto Internacional de Frankfurt (Alemanha), com testes realizados num Boeing 737 da Lufthansa.

O testes dinâmicos do sistema começaram a ser realizados na fábrica do equipamento em Sorigny, na França, inaugurada em setembro passado. O sistema será compatível com os Airbus A330, A340, A350, A380, B-747, B-767, B-777 e B-787. A certificação está prevista para ser alcançada no terceiro quadrimestre de 2015. A operação do TaxiBot não requer qualquer modificação na estrutura da aeronave, nem mesmo altera o seu peso.

Fonte: C&R

1 Comentário

  1. Parece uma excelente ideia. Vamos torcer para que o sistema seja aprovado no teste. Acredito que reduz muito a possibilidade de acidentes também, turbinas ligadas no solo são sempre um problema.

Comentários não permitidos.