Segundo Analista de Hong Kong KJ 2000 é o mais avançado sistema AWACS do mundo

Chinese-KJ-2000-AWACSSugestão: Dragão Vermelho (Taiwan)
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
O comentarista militar de Hong Kong Leung Guo-liang, afirmou que novo sistema de alerta antecipado comando e controle Chinês KJ-2000 é o sistema de radar mais avançado do mundo.
Leung, vice-editor da revista the Mirror de Hong Kong, disse que o papel do radar em batalhas aéreas de grande escala tornou-se cada vez mais importante para a coordenação das aeronaves.
Wang Xiaomo, um dos desenvolvedores por trás do sistema de controle e alerta aéreo antecipado da China, disse que o país tem alcançado nove avanços no desenvolvimento do sistema que o colocará à frente dos Estados Unidos. O sistema de alerta antecipado KJ-2000 é um radar multifunção extremamente sofisticado, que tem o maior alcance no mundo, disse Wang.kj-2000_awacs
A Fundação com sede em Washington Jamestown foi citada por afirmar que:
“O sistema AWACS da China  com a sua Antena ativa Radar Phased Array (AESA) é uma geração à frente do  Boeing E-3C Sentry dos EUA, o mais avançado de seu tipo em operação nos EUA, com sua cúpula de radar rotativo”.
Embora o desenvolvimento da antena americana Phased Array passiva  amadureceu e foi usada nos Destroyers da classe Arleigh Burke, a China tem vindo a apostar no desenvolvimento de mais avanço  Radar ativo Phased Array desde o início e procurou tirar vantagem de sua entrada antecipada para o setor.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1w0lxXT” standard=”http://www.youtube.com/v/2OjdGjkG2Bo?fs=1″ vars=”ytid=2OjdGjkG2Bo&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8339″ /]
A estatal Chinesa News service resalta que a antena AESA já foi instalada nos caças de quinta geração americanos F-22, mas disse que não se qualifica como um sistema de alerta e controle aéreo antecipado, porque a aeronave que o abriga ainda é insuficiente para a execução destas funções. O avião KJ-2000 pode não ser capaz de monitorar 400 alvos e orientar ataques a 100 deles, como o Boeing E-3C, mas a aeronave chinesa atualizou seus seus eletrônicos.
2
O KJ-2000 é instalado num avião de transporte militar de fabricação russa e é capaz de pousar em regiões despreparadas. No entanto, a aeronave norte-americana foi remodelada a partir de um avião de passageiros. Ela tem um corpo mais frágil que pode ser afetada pelo mau tempo e só pode realizar missões a partir de aeródromos pavimentados o que limita sua capacidade de alerta e controle.
Wang tem vindo a explorar as possibilidades de oferecer a todos os sistemas de alerta antecipado e controle chineses, a capacidade de detectar os caças Norte Americanos furtivos F-22 .

8 Comentários

  1. “Wang tem vindo a explorar as possibilidades de oferecer a todos os sistemas de alerta antecipado e controle chineses, a capacidade de detectar os caças Norte Americanos furtivos F-22 .”

    —————–
    Se isto for confirmado é um grande avanço da defesa chinesa contra as capacidades estadunidenses de infiltração e ataque aéreos .

    • Tenho lá as minhas duvidas. Não duvido o que os chineses são capazes, a tecnologia reversa que eles se dedicaram provaram o quanto eles progrediram. O KJ2000 tem sim suas qualidades, mas não diferencia de outros aviões de alerta antecipado já existentes. Mas dizer com é possível detectar caças furtivos como F-22 na minha opinião é pura propaganda.

  2. “O avião KJ-2000 pode não ser capaz de monitorar 400 alvos e orientar ataques a 100 deles, como o Boeing E-3C, mas a aeronave chinesa atualizou seus seus eletrônicos.”

    E ainda dizem que é o mais avançado do mundo!

  3. “O KJ-2000 é instalado num avião de transporte militar de fabricação russa e é capaz de pousar em regiões despreparadas.”

    O KC-390 também vai ser configurado para esses tipos de terrenos. Alguém sabe se existe algum projeto quanto a implantação de sistema de alerta antecipado no modelo da Embraer ??

    • Sayd_jarrad,

      A ideia não é má. Contudo, creio que adaptar uma aeronave comercial seria mais interessante do ponto de vista econômico… Não creio ser inviável uma nova aeronave AEW baseada na célula do E-190, assim como uma variante ASW.

    • giancarlus,

      Segundo uma avaliação dos dois candidatos feita por Mangabeira Unger, sobre uma série de questões…
      Nos itens política exterior e defesa, Mangabeira diz:
      —-

      6. Política exterior.

      Aécio: Conduzir política exterior de resultados, quer dizer, de vantagem comerciais. E evitar brigar com quem manda.

      Dilma: Unir a América do Sul. Lutar para tornar a ordem mundial de segurança e de comércio mais hospitaleira às alternativas de desenvolvimento nacional. E, num movimento em sentido contrário, entender-nos com os EUA, inclusive porque temos interesse comum em nos resguardar contra o poderio crescente da China. Política exterior é ramo da política, não do comércio. Poder conta mais do que dinheiro.

      7. Forças Armadas.

      Aécio: O Brasil não precisa armar-se porque não tem inimigos. Só precisa deixar os militares contentes e calmos.

      Dilma: O Brasil tem de armar-se para abrir seu caminho e poder dizer não. Não queremos viver em um mundo onde os beligerantes estão armados e os meigos, indefesos.

Comentários não permitidos.