Rússia apresenta novo sistema de guerra eletrônico “Krasukha-2”

O complexo móvel de guerra eletrônica “Krasukha-2” foi apresentado oficialmente ao público. De acordo com especialistas, o sistema é um dos mais eficazes no combate a aeronaves AWACS (Airbone Warning and Control System –sistema aéreo de alerta e controle, na sigla em inglês) e pode interessar países com forças armadas poderosas.

Na semana passada, o diretor do setor de compras governamentais da empresa Kret (Conglomerado Tecnológico Radioeletrônico), Vladímir Mikheev, em entrevista à emissora de rádio “Eco de Moscou”, afirmou que “os sistemas de guerra eletrônica russos são utilizados tradicionalmente em dezenas de países”.

“Temos conquistado a confiança de diversos países europeus que agora manifestaram interesse em cooperar conosco”, disse.

O represetante da Kret ainda afirmou que o exército chinês é um cliente especial:

“Nossos colegas chineses sempre demonstraram grande interesse pela guerra eletrônica, utilizando um vasto arsenal composto por equipamentos russos e de produção nacional.”

Entretanto, o especialista não citou quais equipamentos em particular tanto a China quanto  outros países europeus manifestaram interesse em adquirir.

Na verdade, apesar do silêncio do especialista, o assunto se refere ao equipamento mais secreto na atualidade da indústria russa: o complexo de guerra eletrônica Krasukha-2. Sua estreia ao público ocorreu no final do verão deste ano, no Fórum Internacional Tecnologias de Engenharia 2014. A Kret, parte da empresa estatal Rostech, expôs ao público sua estação móvel de guerra eletrônica, capaz de interferir e cancelar as emissões eletromagnéticas dos radares aerotransportados AWACS (Airborn Warning and Control System), em especial os americanos E-2 “Hawkeye” e E-3 “Sentry”.

“O sistema Krasuha-2 é ainda um dos equipamentos mais secretos do arsenal de guerra eletrônica das Forças Armadas da Rússia. Não há dados oficiais sobre suas características, nem sobre seu desempenho tático de combate. Sabe-se apenas que foi posto em serviço ativo e as unidades operacionais já estão o utilizando, mas não há informações sobre a quantidade e a localização de tais sistemas”, afirmou o especialista militar independente e editor-chefe do portal online MilitaryRussia, Dmítri Kornev.

Compradores

O sistema Krasukha-2 já provocou interesse de vários países cujas forças armadas lidam com alta tecnologia militar.

“Ocorre que este sistema é algo complexo de preço muito elevado, algo não compatível com o orçamento da maior parte das forças armadas do mundo. Além disso, apesar da sua alta eficiência permitir combater eletronicamente os grandes centros aéreos de guerra eletrônica AWACS, é necessário saber utilizá-lo taticamente para obter vantagens estratégicas”, afirmou o especialista militar independente e autor do livro “O Novo Exército Russo”, Anton Lavrov. De acordo com ele, um dos possíveis compradores do novo sistema é a China.

“As Forças Armadas da China são as que mais crescem no mundo e a liderança político-militar do país fomenta a utilização de armas e equipamentos de alta tecnologia. Não devemos esquecer que a China tem questões não resolvidas com Taiwan em que as Forças Armadas do Estados Unidos podem ter um papel central na solução”, afirmou Lavrov.

No entanto, ainda não há informações concretas sobre as negociações entre Rússia e China para a aquisição destes sistemas.

____________________________________

Características 

Instalado sobre o chassi 8×8 do caminhão Baz Voshina, desenvolvido pela Fábrica de Automóveis de Briansk, o sistema é composto principalmente por uma grande antena parabólica que se parece com uma estação de comunicação de satélite. Foi exposto no fórum com apenas uma pequena placa explicativa: sistema multifuncional de guerra eletrônica.

“O sistema Krasukha-2 representa a continuação da linha de grandes jammers soviéticos Pelena-1, capaz de interferir os sinais das aeronaves AWACS E-3 equipadas com os radares AN/APY-2 da banda-S a uma distância de 100 km a 250 km. O Pelena-1 equipava os principais batalhões de guerra eletrônica do Exército Vermelho, bem como o único batalhão de defesa aérea eletrônica da URSS”, afirmou Kornev.

Segundo uma fonte do Ministério da Defesa russo, há informações que os vetustos Pelenas-1 ainda são operados eficazmente contra as principais estações AWACS de possíveis inimigos. No entanto, a fonte não deu informações adicionais alegando sigilo.

Korvev afirmou que provavelmente o sistema Krasukha-2 seja melhor do que o antecessor por utilizar novos algorítmos computacionais. Além disso, é altamente móvel –enquanto os Pelenas-1 demoravam horas para se estabelecerem em uma determinada posição, os Krasukhas-2 podem ser instalados em questão de minutos. Aparentemente, o sistema pode ser operado por apenas dois militares mais o motorista, que são capazes de acionar as principais funções do equipamento através de um tablet.

Fonte: Gazeta Russa

32 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Os russo tem tecnologia de ponta no que se refere a guerra eletônica,recentemente em uma demostração da capacidade russa em guerra eletrônica, deixou muitos marinheirso Popey com trauma de água . 😉

    • por LUCENA
      .
      .
      VAMOS RECORDAR.
      .
      .
      IRÃ EXIBE AVIÃO ESPIÃO RQ-170 ZANGÃO DOS EUA QUE FOI CAPTURADO
      .
      O Irã exibiu o top-secret EUA zangão furtivo RQ-170 Sentinela capturado no domingo, 4 de dezembro. Sua condição quase perfeita confirmou as alegações de Teerã de que o UAV foi derrubado por um ataque cibernético, o que significa que não foi abatido, mas sem danos trazidos por uma emboscada de guerra eletrônica.
      Esta é uma grande derrota para a tecnologia stealth dos EUA que utilizam em seus aviões de guerra e da tecnologia desenvolvida pelo zangão por EUA e Israel.
      .
      (*) fonte : http://celiosiqueira.blogspot.com.br/2011/12/ira-exibe-aviao-espiao-rq-170-zangao.html
      .
      .
      ( … ) O estado do UAV perdido refuta o argumento de que os sistemas militares dos EUA do Sentinel estão funcionando corretamente. Se isso tivesse acontecido, teria deixado de funcionar e ou seriam destruídos ou danificados ( …)
      .
      .
      *********************
      .
      Quando essa noticia foi replicada no PB , muitos americanoides afirmarão que era mentira e que era impossivel o Irã ou qualquer pais ter condições de derrubar uma tecnologia de grande monta como o SENTINEL RQ-170 .. ! … 😀
      .
      Dias depois, veio o Obama ebola em publico pedindo pelo armo de D’us ( Alah ) que devolvessem o RQ-170 .
      .
      Os americanoide engoliram à seco as sua bravatas e saíram conjurando os ” céus e a todo mundo ” pela grande blasfêmia, queria até encontrar na sua paranoia no PT, na Cuba ou em qualquer pais bolivariano; uma desculpa pela aquela humilhação … Hahha ..
      .
      Ficaram mais assanhados quando descobriram que a tecnologia russa em guerra eletrônica foi fundamental para que os iranianos conseguissem capturar de forma intacta o “zangão” RQ-170, a menina dos olhos da tecnologia dos USA . 😀

      • E pq os iranianos não capturam as outras dezenas de UAVs que invadem o território deles?

        ‘RQ-170, a menina dos olhos da tecnologia dos USA’

        Menina dos olhos fica por sua parte pois o RQ-170 havia sido projetado com tecnologia mais simples justamente pq as chances de cair em território inimigo eram grandes.
        De maneira nenhuma se compara com as tecnologias stealth utilizadas no b-2, f-22 e f-35.

        A menina dos olhos americanos é o RQ-180, uma aeronave totalmente diferente e muito mais avançada.

      • rindo da própria burrice, parabéns.

        Vai pesquisar antes de escrever esss asneiras. já não basta ser piada do blog.

        Não fale sobre o que não sabe, tem vinte pessoas corrigindo você, não reparou.

      • Porque será que dependendo do dia da semana minhas postagens simplesmente somem ???… MISTÉRIO… 🙂

      • zoinho de catarata ,não apenas as suas que somem
        as minhas ficam suspensas e entram de outras pessoas e as minhas não , outras que não passaram
        ai quando já tem umas dez matérias na frente do que escrevi ai aparece alguma coisa
        vou verificar agora umas que escrevi a uns dias atrás também
        então você não esta só rsrs ,
        isso tudo culpa do chorão que ficou penicando para moderação !!!
        e hoje ele é o que mais fala groselhas coitado para ele se achar bonzao a moderação esta segurando metade do site rsrs e ele achando que esta apavorando a galera ,mas na verdade estão passando um pano para ele

        essa que teve uns dez vants além do que o iraniano derrubou ,só ele acredita nessas sandices
        #vai tentando deagogó !

      • Sempre mentindo errando.

        Nunca pedi nada a moderação pq ganho de você fácil já que você não entende nada de nenhum assunto.

        E existem vários UAVs spionando o Irâ e nada acontece.

        quanto o assunto for tecnologia vá pesquisar pq esse seu conhcimento de blogs não te ensina nada.

  2. legal!!! um bom complemento para ajudar na defesa antiaerea contra milhares de tomahowk e outros misseis guiados a GPS e RADARES inimigos!!!!
    demonstraçao de capacidade russa um campo muito importante hoje em dia pois todo equipamento moderno e eletronico/radiodirigido/GPS/LINKS etc tem muita diversificaçao

    • kleslei,

      O Tomahawk tem um sistema complementar de orientação inercial, que também complementa o TERCOM ( sistema de orientação pelo terreno ). Por tanto, no que diz respeito ao desempenho do Tomahawk, esse sistema não vai inibi-lo ( principalmente se estiver dotado de uma warhead nuclear… ). Aliás, qualquer míssil de cruzeiro que se preze, possuí minimamente um sistema de guia inercial e um sistema de orientação final que independe de GPS…

    • Krasukha-2

      Sistema desse deve ser fundamental para as FAS


      Iran sem isso fez pousa com gentileza um drone invesivel mais sofisticado no momento

      Imagine com um sistema desse

  3. Especialmente eficaz, imagino, contra países altamente dependentes de engenhocas eletrônicas e satélites como os EUA. Já ouvi dizer que os aviões “invisíveis” americanos seriam altamente vulneráveis a um detector da Ericsson, desenvolvido na Europa, capaz de enxergá-los em facilmente em meio ao emaranhado de ondas de telefonia celular das grandes cidades. Isso tornaria os tais aviões invisíveis somente nos céus do terceiro Mundo…

    • Em teroria.
      Ondas de celular tem pouquíssima agilidade de frequência seria muito fácil falsifica-las. Em um ataque de saturação provavelmente o adversário não conseguiria distinguir aeronaves furtivas de alvos falsos.

      Também ondas de celular não podem guiar mísseis.

      “Isso tornaria os tais aviões invisíveis somente nos céus do terceiro Mundo…’

      Quase todos os radares de caças e SAMs russos utilizam comprimentos de de onda X exatamente a faixa onde o stealth funciona melhor.
      Perceber uma areonave Stealth é muito diferente de conseguir atingi-la

      • Deagol,

        Marcelo RJ,

        Haveria certa dificuldade em interpretar os dados, posto que seria um sistema passivo a trabalhar com a perturbação e a interferência eletromagnética a ser causada pela aeronave em si, quando esta adentra a “sopa” de ondas telefônicas… Ou seja, dever-se-ia encontrar um padrão a ser focado, para que o alvo não seja interpretado como uma aeronave qualquer; o que considero difícil…

        Seria também muito complicado utilizar esse tipo de informação como parâmetro para controle de fogo, posto que aqui se necessita de precisão para o acerto ( e, pelo que entendi, nada indica que um sistema assim seja preciso o bastante ).

  4. Mais uma grande invenção dos russos, provavelmente dificultará muito as atividades de AWACs, E-8 joint stars e Globalhawks, mas depois que estes receberem radares AESAs as coisa ficarão mais complicadas.Também as aeronaves americanas atuais já são preparadas para resistir à guerra eletrônica, mas quem vencerá não sabemos.

    O único problema que eu vejo nesse sistema russo é que ele emite sinais que poderão ser detectados a centenas de quilômetros o que pode fazer dele um alvo para mísseis home-on-jam ou anti-radiação.

    Mesmo assim é um grande avanço

    • Com a ação vem a ração, caro Deagol… não há nada nesse mundo que não tenha um calcanhar de Aquiles… saudações…

      • É pra isso que serve aquele sistema portátil anti-aéreo sobre rodas que inclusive o Brasil está adquirindo… para acompanhar e proteger alvos móveis de maior valor estratégico!

        Essa é a função do Pantsir! Proteger esses equipamentos e suas tropas.

    • Deagol,

      Na verdade, isso já começou… O E-2D Advanced Hawkeye já está operacional com o VCM-125 da USN. Essa aeronave possui um avançado AESA na forma do APY-9.

  5. Pessoal…

    Sobre essa “estória” do RQ-170…

    Existem diversos fatores a serem considerados para que de fato se consiga obter o controle de um equipamento desse nível…

    Primeiramente, compatibilidade de hardware e software. Os sistemas de comando e controle tem que ser totalmente compatíveis com o que é utilizado originalmente para controlar o drone, de modo que não adianta o sujeito ter um controle de aeromodelo qualquer e achar que vai fazer pousar o drone, que não rola… Devem também haver os mesmos programas ( ou algo que seja minimamente similar ) que são utilizados para operar a máquina, para que os comandos emitidos pelo condutor sejam reconhecidos pelo drone.

    A seguir, deve se saber quais exatamente são as frequências nas quais o operador conduz a operação, para então arriscar-se a invadir uma rede que é própria das FAs de quem opera a máquina…

    Ou seja, é muita coisa pra se pensar. São itens que normalmente força armada alguma compartilha a contento.

    É evidente que sistemas UAVs não são invulneráveis. Há por aí emissores de pulso eletromagnético que pode lançar uma descarga forte o bastante para fritar aquela coisa, ou se fazer minimamente o uso de ondas eletromagnéticas poderosas o bastante para desestabilizar as comunicações do operador para com o UAV. Mas daí a invadir os sistemas e assumir o controle é outra história…

    Ao analisar tudo isso, somente se chega na seguinte conclusão: é altamente improvável que os iranianos tenham efetivamente assumido o controle daquele UAV… De fato, existem “n” coisas que podem ter dado errado, e o mais provável é que realmente uma pane o tenha feito aterrar em solo iraniano. As fotos divulgadas pelos iranianos mostram o que aparentam ser alguns danos nas junções das asas com a fuselagem, e não é possível observar a parte de baixo do equipamento, de modo que não há como afirmar se ele realmente pousou ou caiu…

    Sobre a tecnologia empregada, é até possível que quem tiver acesso possa realmente extrair alguma coisa… Contudo, há uma enorme distância entre capturar alguma tecnologia e utiliza-la efetivamente, pois toda a informação deve ser compreendida para ser assimilada corretamente… Em suma, são anos até se interpretar a informação capturada.

  6. RR_ 12 de outubro de 2014 at 20:03
    sim cara companheiro o missil tomahawk tem outros tipos de guiagem e se ele sofre interferencia tem outros meios de guialo mas e o gps que da alta precisao pra ele e o sistema faz parte de um todo so ele sozinho nao rezolve tudo ai vem os pantsir canhoes antiaereo com IR/radar tipo ak-630 tunguska, Iglas torm2 etc!!! pra fecha varias lacunas e areas, e sobre comentario do Deagol Deagol 12 de outubro de 2014 at 18:07 os americanos mandaram o RQ-170 de proposito pra ser capturado pois ja sabia que era ultrapassado???? e o RQ-180 na epoca ja voava mas ja era operacional completo??? se fosse porque nao mandara ele entao em vez de passa vergonha na midia internacional querendo banca o durao com o PEQUENO POBRE E PASSA FOME IRA PRA DEVOLVE O SEU AVIAO QUE NAO ERA SECRETO E NEM TINHA GRANDES CAPACIDADE FURTIVAS E ETC! DEPOIS QUE CAIU NAO ERA TAO BOM MAS QUANDO VOAVA E NAO FOI DETECTADO ERA UMA MARAVILHA NE QUE COISA NE!!!!
    NESSE CASO OS EUA TAO QUERENDO E DIMINUI A PERDA DA AERONAVE DISSIMULA A VERGONHA DE PERDA UMA AERONAVE COM TITULO DE SECRETA COM INFORMAÇOES FALSAS E O RQ-180 E UMA CONTINUAÇAO LOGICO DA EVOLUÇAO DA TECNOLOGIA SENDO APERFEIÇOADO E QUEM SABE DEPOIS DE ESTAR OPERACIONAL NAO VAI DAR UMAS VOLTA NO IRA! E RUSSIA!!!

    • correto quando não tinha sido derrubada era obra prima depois que foi derrubada ai era que tinha outras melhores rsrsrs e tem uns que acreditaram ainda
      mas quando saiu aqui no plano brasil a matéria que teriam sido derrubado pelos iranianos embargados a décadas os puxa dos yankes falaram que era mentira , para mim isso significa que a pessoa acha que os estados unidos são semi deuses rsrsr

      • bá pé de cão, vai pesquisar um pouco.
        ficar dando opinião sobre o que não sabe nada é perda de tempo.
        Existem vários sites e revistas descrevendo o RQ-170, não escreva besteiras.

    • Kleslei,

      Os novos sistemas inerciais, baseados em giroscópio de anel laser, são sim bastante precisos. Para você ter uma ideia, sistemas inerciais convencionais trabalham com uma margem de erro de aproximadamente 0,5 milhas náuticas por hora em posição e de décimos de grau na orientação por hora de orientação. Isso, associado ao TERCOM e ao DSMAC, pode garantir muita precisão, independente do GPS…

      Assumindo que um sistema como esse possa efetivamente interferir em frequências de GPS americanas, ele certamente o fará a distâncias limitadas, e não afetará sobremaneira o míssil durante todo o seu trajeto. De fato, é difícil dizer até que ponto esse sistema poderia causar alguma desorientação efetiva no GPS. Mas seja como for, a partir do momento em que o míssil estiver sobre o solo, o TERCOM assumirá integralmente a navegação; e ele independe do GPS, em primeira instância. Lembrando que o TERCOM reconhece o terreno a frente do míssil, comparando-o com um mapa previamente digitalizado, corrigindo sua posição. E o DSMAC ( guiagem final ) é um dispositivo que se faz um reconhecimento do alvo por imagem.

      E se ele estiver dotado de uma cabeça de guerra nuclear, precisão perde importância… Afinal de contas, se o assunto é uma explosão nuclear, ele não precisa acertar um alvo em específico. Basta ele sobrevoar a área do alvo… Isto é, pouco importa se ele estará no centro do alvo ou a um quilometro do centro… O efeito será o mesmo…

      Por fim, absolutamente nada consegue deter um ataque de saturação… Existem forma de se ludibriar uma defesa aérea, que vão desde iscas aerolançadas a sistemas EW, que podem saturar o espaço aéreo e dificultar a detecção… Observe as ações israelenses sobre o Vale do Bekaa, em 1982. É um bom exemplo de como se luta contra uma defesa anti-aérea.

  7. _RR_ 13 de outubro de 2014 at 13:21
    gostei do seu comentario RR porem quem tem a melhor defesa aniareo do mundo atualemente e a Russia e o motivo disso e justamente a OTAN ter a maior e mais poderosa força area do mundo e seu principal meio de ataque e bombardia ate amacia bem o terreno pra depois manda as tropas varre o restante que fico!!!

Comentários não permitidos.