Turquia cogita se juntar à ofensiva ao “Estado Islâmico” na Síria

Com conflito cada vez mais próximo a seu território, governo turco acena com mudança de posição e debate aderir à coalizão internacional. Desafio é conciliar combate a extremistas com seus interesses no país vizinho.

A cúpula do Exército turco se reuniu nesta terça-feira (30/09) com o governo para analisar o avanço do “Estado Islâmico” na Síria e os intensos combates cada vez mais próximos a sua fronteira. Em pauta, está como participar da coalizão sob a liderança americana, sem perder de vista seus próprios objetivos em território sírio.

Apesar do perigo representado pelos combates entre o “Estado Islâmico” (EI) e os curdos sírios na fronteira turca , e mesmo com a ameaça de atentados na Turquia, Ancara vinha se recusando, há semanas, a participar da aliança internacional.

“Para a Turquia, o regime de Bashar al-Assad continua sendo o maior problema na Síria”, afirma Okay Gönensin, articulista do jornal Vatan.

Ele acredita que, possivelmente, Washington assegurou à Turquia um maior engajamento na luta contra Assad. Em contrapartida, o presidente Recep Tayyip Erdogan teria prometido participar da aliança. Foi apenas depois de uma visita à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, que o chefe de Estado anunciou a mudança de posição.

“As condições mudaram”, disse então Erdogan. Segundo ele, após a libertação dos quase 50 reféns turcos, que passaram três meses nas mãos do EI, a Turquia passou a ter mais capacidade de ação.

Além dos bombardeios

Erdogan exige uma ampliação dos ataques contra o EI. Outras exigências turcas são uma zona de exclusão aérea sobre partes da Síria e a criação de uma área de proteção no país vizinho. O presidente afirmou no último fim de semana que já teria falado sobre o assunto com Barack Obama.

Após o retorno do recesso de verão, nesta quinta-feira, o Parlamento turco deverá discutir uma lei relativa a uma missão do Exército na Síria. O conteúdo exato da lei ainda não é conhecido. Ao mesmo tempo, também deverá ser criada uma base jurídica para uma possível missão no Iraque.

Para Oytun Orhan, especialista em Oriente Médio do centro de estudos turco Orsam, Erdogan quer que os EUA não se limitem aos bombardeios aéreos a postos do EI. “O problema são as causas sociais e políticas de longa data que contribuíram para o surgimento do EI”, opina.

O governo turco enfatiza que a brutalidade do regime Assad na Síria, como também a discriminação sofrida pelos muçulmanos sunitas no Iraque governado pela maioria xiita, teriam contribuído nos últimos anos para a radicalização.

Um passo importante nessa direção para enfrentar o problema seria o fortalecimento das forças não jihadistas dentro da oposição síria. Unidades do Exército Livre da Síria (ELS), que foi fundado originalmente em solo turco, poderiam ser treinadas e equipadas com armas na zona de proteção exigida por Erdogan, escreveu o jornal turco Evrensel.

Além disso, cidadãos sírios em situação vulnerável poderiam ser recebidos nessa zona de segurança, sem que tivessem de fugir para a Turquia. Ancara já acolheu cerca de 1,5 milhão de refugiados sírios.

Suspeitas curdas

Os apelos por uma zona de segurança são vistos com desconfiança por curdos de ambos os lados da fronteira.

Eles suspeitam que Ancara queira proceder contra as aspirações de autonomia dos curdos sírios. Hasip Kaplan, do partido curdo turco HDP, acusou o governo de querer combater a região autônoma de Rojava com a instalação de uma zona de proteção.

Segundo o jornal Evrensel, Enver Müslüm, líder do governo autônomo curdo em Kobane, teria afirmado que já há uma semana Ancara está repassando, intencionalmente, números muito elevados de refugiados, para legitimar o projeto de criação de uma zona de proteção na Síria.

Ainda não se sabe como tal zona de proteção seria criada. Também continua sem resposta a questão sobre que países, além da Turquia, poderiam assumir a segurança militar da zona. Erdogan, no entanto, não quer ser dissuadido de seu projeto.

“O EI não pode ser combatido unicamente a partir do ar”, disse o presidente turco. “Sem operação terrestre, nenhum lugar poderá ter garantia duradoura de segurança.”

Fonte: DW.DE

34 Comentários

  1. Os Turcos valorizaram às vidas de seus patrícios e funcionários Irakinos e os libertou por pagar uma soma alta pelos mesmos, logo, de ter sido dado a palvra, ñ escrita, + falada , do ñ engajamento dos Turcos nesses embates. Daí essa demora expressiva dos mesmos, até pq estão bem próximos da fronteira do seu território. Um pedido forte da otan/iankSS , talves eles entrem n briga de exterminar a criatura; e deveria ser p ontem, afinal, o monstro cresce e fica cada x + forte, o domo da rocha e seu objetivo.Quem viver verá.sds. 😉

  2. Para mim será um braço da Otan para derrubar o Assad.
    O bicho só vai ficar legal se a Rússia sair da moita e resolver “atacar o EI” também.

    • por LUCENA
      .
      .
      MÉXICO SE NEGA A PARTICIPAR DE ATAQUE CONTRA ESTADO ISLÂMICO.
      .
      O governo do México recusou nesta segunda-feira participar da coalizão internacional militar liderada pelos Estados Unidos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque.
      .
      (*)fonte: noticias.terra.com.br
      .
      .
      (…) “O México não pretende nem fará parte de nenhuma coalizão de caráter militar contra qualquer grupo ou organização”, afirmou o subsecretário para a América do Norte da chancelaria mexicana, Sergio Alcocer. (…)
      .
      .
      ******************
      .
      Fez a melhor escolha, seguindo os passos da sabedoria e da prudência e os mexicanos sabem muito bem quem é o governo dos EUA.
      .
      Sintonia do Brasil é com a maioria, ainda bem que a maioria não entraram no jogo macabro dos EUA … 😉
      .
      PARABÉNS MÉXICO !

      • Ainda nessa bolchevique? País pária é isso ai, ou você acha o México iria mandar os Zetas para combater o ISIS ou algum F-5 sucata para lá?

      • por LUCENA
        .
        .
        Tá maguadinho .. Tá …..Hahhaha …e país pária, é aqueles que investe em terroristas como no caso dos EUA, vaca-sagrada dos americanófilos … hahhha …

      • Vc pensa que ligamos para esse seus desvarios, essa sua dor de cotovelo infinita por não ter nascido na Califórnia ???!!!… vc é só mais um insignificante pária que odeia aquilo que ama… lá no fundo vc é um frustrado por não ter nascido na América e falar português com a língua enrolada… 🙂

      • Todos já percebemos essa sua condição de amargurado apaixonado… só quem ama muito uma condição a qual não tem como ter acesso para se dedicar com tamanha garra como vc em seu antiamericanismo infantil…

      • por LUCENA
        .
        .
        Se aliste no exército americano e aproveite e leve o eunuco do Blue Eyes, Na Resistência e ambos, mostrarão para o tio Sam o quanto vocês estão dispostos a se sacrificarem em nome dos EUA.
        .
        Deixe de lado essas suas hipocrisias e façam aquilo que os seus instintos querem, se alistem e deixe de bravatas barata aqui; é esse o conselho que lhes dou.
        .
        Vocês americanófilos, com essas suas demagogias barata e com essas lágrimas de crocodílio, fiquem sabendo que com os Drones americanos, já morreram milhares de crianças e mulheres indefesas, basta vê o quê os sionistas israelitas fizeram e fazem com os Palestinos e você dois ( Capa preta,Wolfpack e Blue Eyes, Na Resistência ) só agora vêem com esse papo de vítimas … Hahahahah … criem vergonha rapazes … hahahah
        .
        É o que mais denunciamos aqui, as atrocidades do seus país os EUA; desde dessa americanalhice que você sem apoiaram, como foi com a Líbia que hoje, todo dia é um massacre nas ruas daquele pais e os hipócritas como vocês se calam ou então, de alvoroçam para explicar as matanças de Israel quando este invade a Palestina

      • para você comemorar e ficar mais contente Lucena, membro do EI, esmagando um bebê de vila cristã com os pés
        http://logosapologetica.com/wp-content/uploads/2014/09/10405439-567127820077314-3751223533556131507-n.jpg
        _
        E aêê? o que você sugere? dialogo? ninguém se mete, só os americanos, mas ai os americanos vão ser intervencionistas não?!
        Vamos deixar eles fazerem o que querem e ficar pondo a culpa nuzamericanus eternamente?
        Que tal a Russia mandar alguma ajuda efetiva, como prometeu ao Assad?

      • O estado islamico acaba de estuprar e esquartejar mais uma menina curda Lucena,dane-se os EUA, o que fizeram ou deixaram de fazer, Seja homem e responda.
        QUEM DEVE COMBATER O EI LUCENA?

      • por LUCENA
        .

        Se aliste no exército americano e aproveite e leve o eunuco do Blue Eyes, Na Resistência e ambos, mostrarão para o tio Sam o quanto vocês estão dispostos a se sacrificarem em nome dos EUA.
        .
        Deixe de lado essas suas hipocrisias e façam aquilo que os seus instintos querem, se alistem e deixe de bravatas barata aqui; é esse o conselho que lhes dou.
        .
        Vocês americanófilos, com essas suas demagogias barata e com essas lágrimas de crocodílio, fiquem sabendo que com os Drones americanos, já morreram milhares de crianças e mulheres indefesas, basta vê o quê os sionistas israelitas fizeram e fazem com os Palestinos e você dois ( Capa preta,Wolfpack e Blue Eyes, Na Resistência ) só agora vêem com esse papo de vítimas … Hahahahah … criem vergonha rapazes … hahahah

      • KCT Lucena, esqueça os EUA, fod@-se os EUA, que se exploda os EUA, os únicos que parecem americanofilos aqui, são vc e o pé de Cão, que não param de falar neles, eles estão pouco se lixando para o que vocês acham ou deixam de achar.
        Dexem de lado esta paixão não correspondido pelos gordos comedores de hamburgueres, e raciocine sobre o agora.

        Dizer que os EUA tem culpa no cartório, por term financiado de alguma forma esta joça, eu também digo, MAS PASSOU, E PASSADO, O EI ESTÁ MATANDO AGORA, NÃO ONTEM.
        Você viu a cena que postei? do verme do EI esmagando uma crinça com o EI? você consegue dizer o que acha sobre isto, sem a cegueira da paixonite que tem pelos estadunidenses? O que a comunidade internacional (e não os EUA, que se lasque os EUA) deve fazer a respeito?

        Ou você prefere em seu intimo, que os estado islamico continue promovendo seus massacres, para vocês ficarem tagarelando:
        “culpa dos EUA, culpa dos EUA”

      • por LUCENA
        .
        .
        Se aliste no exército americano, esse seu papao em dizer que detesta o EUA nunca colou comigo, você sempre foi um 5° coluna que sempre junto com os outos da sua matilha, defedem as atrocidades dos EUA.
        .
        repetindo; se aliste no exército americano e aproveite e leve o eunuco do Blue Eyes, Na Resistência paa te fazer companhia no deserto da Síria pois lá a noite faz muito frio, um aquecerá o outro … Hahahah …. e ambos, mostrarão para o tio Sam o quanto estão dispostos a se sacrificarem em nome dos EUA.
        .
        Deixe de lado essas suas hipocrisias e façam aquilo que os seus instintos de rato querem, se alistem e deixe de bravatas barata aqui; é esse o conselho que lhes dou.
        .
        Hahahahahahaah……..
        .

      • CP, vc acabou de ter uma prova mais que cabal que o risadinha está aqui só para cumprir um agenda que lhe foi determinada pelo partidão… muitos irão pensar que é exagero meu, mas tenho certeza que ele, como alguns outros, agem de dentro de uma célula de desinformação petista para que se perpetue o eterno inimigo externo qndo na verdade eles é que são os reais INIMIGOS DO BRASIL… só não enxerga isso se o sujeito for um TAPADO… deixe ele falar sozinho… vai morrer seco se depender de mim… há outros que valem a pena ser lidos… eu, na maioria das vezes passo batido… tudo o que ele posta tem como eixo central seu ANTIAMERICANISMO CRETINO, pois não se pauta em fatos mas em puro ideologismo do mais barato e rasteiro… não perca seu tempo com bosta… de descarga e hasta la vista lucenático… esse precisa urgentemente de internação na fossa asséptica… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      PAÍSES PATROCINADORES DE TERRORISMO SÃO INCAPAZES DE LUTAR CONTRA SUAS CRIATURAS.
      .
      Os países comprometidos com a criação do terrorismo não podem lutar contra o mesmo, disse nesta terça-feira o presidente da Síria, Bashar Assad, numa reunião em Damasco com o secretário-geral para a Segurança Nacional do Irã, Ali Shamkhani.
      .
      (*) fonte: Voz da Russia
      .
      .
      (…) “O combate ao terrorismo não pode estar nas mãos dos países que contribuíram para a criação de organizações terroristas, apoiando-as técnica e financeiramente”, disse o presidente sírio, citado pela agência SANA.
      .
      Assad ressaltou que “o combate à ideologia do islamismo radical, disseminada por terroristas e patrocinada por alguns países da região, não é menos importante do que a luta contra os terroristas que semeiam a morte e a destruição do patrimônio histórico”. (…)
      .
      .
      *****************
      .
      Al-Queda e os talibãs que o diga … rsrsrs

  3. Turkia cogia? Ja decidiu no meio da semana passada. a midia ocidental pode nao ter publicado nada sobre o assunto, mas a midia alternativa fe-lo’ Ocupar o Leste da Siria. Dois objetivos, parte do processo de dsesmembrar a Siria (Esqueceram do Projeto israelita/norte americano de dividir Siria e Iraque?) e parte do por em pratica a o projeto turco de aumentar seu terrorial e restaurar o imperio totomano. Califado nao, imperio otomano sim!

    • Você está parcialmente certo Jojo! Penso que Erdogan quer aproveitar a oportunidade (combate ao EI) para depor Assad.

  4. primeiramente a Turquia já esta nessa guerra faz tempo e com as mãos cheias de sangue

    mas até ai fazer o que a fronteira é deles

    agora vem uns querendo o envolvimento do brasileiro nesse balaio de gato feito pelos estados unidos

    vai ser inocente assim só la em holiwwoood
    mas depois a Turquia vai pagar pelo envolvimento dela , pois agora ela esta mostrando a cara e não como antes escondida ajudando os terroristas da síria que eles chamam de oposição

    • Alguém precisa fazer alguma coisa, eles estão la estuprando, torturando crianças e cortando cabeça adoidado
      http://logosapologetica.com/wp-content/uploads/2014/09/10405439-567127820077314-3751223533556131507-n.jpg

      Vocês afirmam que não devemos nos meter(concordo, mas também não precisamos nos meter propondo baboseiras então, COMO DIALOGO COM TERRORISTA)
      Vocês dizem agora que os países que os criaram não tem capacidade de se meter.
      Dizem que os EUA e Europa não devem se meter.
      A Russia não manda nada, A China não manda nada.

      Eu te pergunto então pé de Cão, seja home e responda.
      Quem deve fazer alguma coisa, o que vc sugere? Ou comunidade internacional deve ficar vendo e tecendo teorias conspiratórias apenas?

      • Deixe de lado essas suas hipocrisias e façam aquilo que os seus instintos querem, se alistem e deixe de bravatas barata aqui; é esse o conselho que lhes dou.
        .
        É o que mais denunciamos aqui, as atrocidades do seus país os EUA; desde dessa americanalhice que você sem apoiaram, como foi com a Líbia que hoje, todo dia é um massacre nas ruas daquele pais e os hipócritas como vocês se calam ou então, de alvoroçam para explicar as matanças de Israel quando este invade a Palestina
        .
        Vocês americanófilos, com essas suas demagogias barata e com essas lágrimas de crocodílio, fiquem sabendo que com os Drones americanos, já morreram milhares de crianças e mulheres indefesas, basta vê o quê os sionistas israelitas fizeram e fazem com os Palestinos só agora os americanófilos vêem com esse papo demagogo de vítimas … Hahahahah … criem vergonha rapazes … hahahah
        .

      • KCT Lucena, esqueça os EUA, fod@-se os EUA, que se exploda os EUA, os únicos que parecem americanofilos aqui, são vc e o pé de Cão, que não param de falar neles, eles estão pouco se lixando para o que vocês acham ou deixam de achar.
        Dexem de lado esta paixão não correspondido pelos gordos comedores de hamburgueres, e raciocine sobre o agora.

        Dizer que os EUA tem culpa no cartório, por term financiado de alguma forma esta joça, eu também digo, MAS PASSOU, E PASSADO, O EI ESTÁ MATANDO AGORA, NÃO ONTEM.
        Você viu a cena que postei? do verme do EI esmagando uma crinça com os pés? você consegue dizer o que acha sobre isto, sem a cegueira da paixonite que tem pelos estadunidenses? O que a comunidade internacional (e não os EUA, que se lasque os EUA) deve fazer a respeito?

        Ou você prefere em seu intimo, que os estado islamico continue promovendo seus massacres, para vocês ficarem tagarelando:
        “culpa dos EUA, culpa dos EUA”

      • capa preta , aquilo la no oriente médio pode se transformar na terceira guerra nuclear !!

        a onu que tem que definir o que tem que ser feito , a primeira coisa seria mandar o estados unidos , arabia saudita e Inglaterra , parar de financiar os terroristas e parar de comprar o petróleo que os grupos terroristas vendem para europa e israel

        entendeu aquilo é um balaio de gato feito pelos estados unidos
        e esse balaio de gato pode se transformar na terceira guerra mundial

        agora me diz você pensa em salvar o povo nesses locais e esquecer do nosso brasil ???
        ,mas se concretizar em começar a terceira guerra mundial é melhor entrarmos por ultimo como sempre e preparados militarmente para a empreitada pois dessa vez vai ser pior que as outras duas juntas

        entendeu capa preta , até o papa já falaou que os estados unidos não podem ser a puliça do mundo , ele apenas financia a guerra e depois quer que os outros limpem a bagunça deixa eles perder dinheiro sozinho em época de contenção de gastos pois foi eles que fizeram a lambança
        e sobre a tiar por que eles ficaram do lado inglês já que são americanos como nos ??? é so parar para pensar e vera que a guerra é de raças

  5. kkkkkkkk
    Esses turcos são nojentos , eles compram petroleo dos barbaros do ie , assim patrociando aquele grupo extremista de cafajestes.

    • Na realidade o governo fascista turco, esperava que o EI dizima-se os curdos separatistas para eles, mas o troço saiu do controle, a assim como a Coroa saudita, os Turcos vão ter que combater suas criações por “livre e espontanea pressão”

      • Capa preta, “governo fascista turco” O partido politico de Endorgan pode ser baseado na religiao, pode ter tendencias fascistas, mas o regime politico na Turquia ainda e democracia. Endorgan chegou ao poder atraves de eleicoes, e nao aboliu os outros partido politicos.Quanto o resto concordo com o que disse.

      • Então, jojo, igualzinho ao nosso: FASCISTA… chegou ao poder pela via dita “democrática”, mas quer abolir os demais partidos, assim que tiver condições para isso… o petê não tem NADA de democrático… assim como alguns que tem o poder de impedir esse comentário de chegar até o público por criticar o partidão…

  6. Off topic.
    Descobri o modus operandi dos camentaristas Mavs aqui.

    Pergunte a opinião deles sobre qualquer assunto (desde campeonato de pontos corridos ou mata mata, ate o desmatamento da Amazonia)
    Primeiro eles vão querer saber o que “uzamericanos” gordos comedores de hamburguer acham, para poder achar o contrario.

    Depois chamam os outros de americanofilos, isto e doença, dependência emocional pura.

    • por LUCENA
      .
      .
      É isso então ? ….Hahahahahah … OH coitado … Hahahhah…. SE ALISTE 11 no exército americano e deixe de papo furado !!! …. Hahhahaha … vocês americanófilos são sempre assim, adoram cortejar os tio Sam com o chapéu dos outros …. com o meu não pirangueiro … Hahahahah…

  7. Salve Capa Preta;

    Entendo perfeitamente a sua indignação.

    Como cristão (ou simplesmente como pessoa) estou chocado com tudo isso. Também partilho do pensamento que é preciso fazer alguma coisa. O EI precisa literalmente ser eliminado.

    O problema está na credibilidade dos atores deste filme de terror, os que propõem e diria a grande porção dos países da aliança não tem moral para exigir nada de ninguém. Efetivamente os EU não estão fazendo nada. Entregaram a população da região (Síria/Iraque) a sua própria sorte. Com esta campanha baseada em ataque aéreo estão somente acenando para a plateia.

    Acreditaria nos americanos e teriam total apoio e defesa se estes fossem para lá, limpar a burrada que fizeram (o tiro de bazuca no pé que se iniciou com a Primavera Árabe), com as botas no chão combatendo o EI (sangue por sangue) e não simplesmente tirando proveito da situação para tentar derrubar o Assado (hoje o mal mínimo) que é problema somente para os interesses americanos na região.

    Algo bem “menos doloroso” para os EU seria cortar de forma literal os recursos do EI combatendo os financiadores (Sauditas, EAU, USA, etc.) doa a quem doer isso seria algo efetivo a se fazer, porém, isto nunca vai acontecer (seria como cometer suicídio), vai contra toda a história/ativismo e princípios americanos no Oriente Médio. Se fizessem isso, se reconhecessem os próprios erros, os EU voltariam a ter credibilidade, teriam novamente apoio mundial (como antes da invasão do Iraque).

    O EI precisa ser combatido sim, mas, como dito por alguém há muitos posts atrás (o Alvarez80 se não me falha a memória) enquanto os EU não fizerem nada para mostrar que efetivamente estão em guerra conta o EI (e não estou falando das bombinhas que caem de forma anunciada) colocando o dedo na ferida de quem preciso for não convencerá ninguém de que este é um problema da comunidade internacional. A cada dia que passa mais e mais pessoas se convencem de que esse é um problema americano.

    Abraço

    Vandrade

  8. Na sua campanha feroz contra o ISIS, os EUA vem bombardeando as refinarias de petroleo, aeroportos e edificios sirios no Norte da Siria, na regiao onde se localiza Alepo.Ate agora nao matou um terrorista, mas matou algumas desenas gentes civis siria. O exercito sirio de Assad estava operando nessa area atacando o ISIS com algum sucesso nas ultimas 5 semanas quando os EUA decidiram intervir., As bombas dos gringos ainda nao acertou a cabewca de nenhum militantes do ISIS, mas consegiu matar umas desenas de civis sirio.Agora de acordo com o artigo de BRANDON TURBEVILLE, http://www.activistpost.com NATO AIRSTRIKES TARGETS GRAIN SILOS IN SYRIA, KILLINGS CIVIS ONLY – DEFEATING ISIS BY STARVING SYRIANS, os EUA ampliaram os alvos dentro do tgerritorio sirio que necessitam ser destruidos a fim de “combater” o ISIS: silos de Armazenagem de graos alimenticios. O bombardeio aereo no domingo ultimo, na cidade de MAMBIJ, proimo de Alepo, foi concentrado no Silos de Grao da cidade, que foi destruido e seus funcionarios, 19 to total, foram mortos. O pessoal do ISIS, ja havia abandonado a cidade dias antes.Nao se preocupa, os 19 funcionarios mortos, sao efeitos colaterais de guerra. Quando informado desse “engano, o oficial militar ianque, disse sorry. Esta tudo OK agora.

    • Parece-me que a estrategia norte americana para combater o ISIS inclui avisar os terroristas para se retirarem da area a ser bombardeada e o uso da tatica da terra arrasada. Ainda que nao estava sob o controle do ISIS, a maior refinaria de gas da Siria foi destruiida pelas forca aerea norte americana.

Comentários não permitidos.