FARC pede “perdão político e social” a Colômbia

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) propôs neste sábado criar “políticas nacionais” para promover o “perdão social e político” na Colômbia, como uma “condição inevitável” para superar a violência no país e favorecer a reconciliação nacional.

“O perdão é uma condição inevitável para o nascimento de uma nova Colômbia, pois rompe a lógica da vingança, do ressentimento e do castigo, dando a oportunidade para a superação da violência”, disse o negociador da guerrilha Sergio Ibáñez.

Antes de iniciar uma nova rodada de negociações de paz com o governo colombiano em Havana, Ibáñez ressaltou que “o perdão tem essa força inestimável de liberar o presente e o futuro da carga imposta pelos atos do passado”, uma vez que favorece o processo de “reconciliação nacional”.

A Farc propôs então a criação de “demonstrações públicas de perdão social e político” por todo o país, e que sejam aplicadas “políticas nacionais” que promovam esse sentimento, ressaltando que este “só pode ser concedido pelas vítimas do conflito e pelo conjunto da sociedade”.

A convocatória se encontra em uma das três propostas – de um total de dez – apresentadas pelo grupo guerrilheiro neste sábado à imprensa. Todas as propostas buscam garantir os direitos das vítimas do conflito armado colombiano que começou em 1964. As sete propostas restantes foram anunciadas no início deste mês em Havana.

Dados oficiais apontam que o conflito armado que envolve as guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e agentes do Estado deixou aproximadamente 220 mil mortos e 5,3 milhões de deslocados em mais de 50 anos.

Desde o início das negociações de paz, em novembro de 2012, as partes chegaram ao consenso sobre três dos seis pontos da agenda: reforma rural (maio de 2013), participação política (novembro de 2013) e drogas ilícitas (maio de 2014).

Além da atenção às vítimas, atualmente em discussão, estão pendentes os temas de abandono das armas pelas Farc e o mecanismo para referendar um eventual acordo de paz.

AFP

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Com essa, acabaram de rasgar o estandarte dos ” uribulinos ” para usar como pano de chão … 🙂
    .
    Além do povo colombiano, o governo do Juan Manuel Santos , também vai ganhar com isso pois, sua façanha pode lhe dá uma boa imagem e uma boa projeção na região Sul americana , …muito bom ! … parabém … é com o diálogo que os civilizados resolvem seu problemas .
    .
    Só os cretinos e os tolos, ainda não perceberam isso … 😉

    • Por falar em cretino, acabou de se manifestar um alto representante dessa corte muito bem assistida pelos esquerdinhas de plantão… 🙂

    • Para quem faz parte, de quem defende ate “dialogo” com terrorista que corta cabeça de crianças, não me espanta que a esquerda latino americana, passe a defender que as FARCs tenha anistia.
      E no futuro ate por aqui, terão esquerdistas defendendo dialogo e anistia, para grupos “cumpanheiros de revolução” como PCC, comando vermelho(Grupo ciado por grupos guerrilheiros de esquerda nacional mesmo) e ate que estes se tornem partido politicos, com legitimidade.

      • Anistia ate a segunda pagina né, porque depois de anistiados, perdoados por ter sequestrado, torturado, cometido atentados a bomba, e cultivo/ trafico de drogas( venenos vendidos para crianças em porta de escola) Eis que estes parias, revestidos de muita demagogia e populismo barato, ganhem uma eleição.
        A primeira coisa que farão, e querer rever a “anistia” mas somente para um lado da história. dai o revanchismo vem a tona, dizem que mataram sequestraram traficaram, para “fazer revolução e destruir o status quo” e que os militares, que os combateram, devem serem desmoralizados,pagar por telo feito.

        O Petê e PecêDuBê fazendo escola na narco guerrilha latino americana, deveriam ter patentiado a ideia até, assim poderiam cobrar Royaties das Farcs.

  2. Perdoa nos limites da lei …

    “”10. Não confies nunca em teu inimigo, pois a malícia dele é como a ferrugem que sempre volta no bronze.
    11. Ainda mesmo que se humilhe e ande todo submisso, sê vigilante e previne-te contra ele,
    12. Não o estabeleças junto de ti, nem ele se assente à tua direita, para não suceder que ele queira tomar o teu lugar e ocupar o teu assento; e que, reconhecendo enfim a veracidade das minhas palavras, te sintas ferido pelos meus avisos.
    13. Quem terá pena de um encantador mordido por uma cobra, e de todos os que se aproximam das feras? Assim acontece com aquele que priva com o malvado, e que se acha envolvido nos pecados dele.
    14. Ficará uma hora contigo, mas se vieres a fraquejar, não mais poderá conter-se.
    15. O inimigo tem a doçura nos lábios, enquanto no coração arma laços para te lançar na cova.
    16. O inimigo tem lágrimas nos olhos, mas, se tiver oportunidade, será insaciável de teu sangue.
    17. Se a desgraça te ferir, hás de achá-lo em primeiro lugar;
    18. ele tem lágrimas nos olhos, mas, fingindo socorrer-te, dar-te-á uma rasteira.
    19. Abanará a cabeça e baterá palmas, e, mudando de semblante, não cessará de cochichar.”””

    Eclesiástico 12

    • por LUCENA
      .
      .
      Já aqui no Brasil quando chamam para conversar os torturadores e os terrorista que na época usava fardas bem, esses se escodem usam do escapismo, mijam para trás, escodem que nem ratos .
      .
      Quem não deve, não teme…. diz o ditado popular … más quando se trata de covardes, espera o quê ? … 😀

      • Lucena, o mundo mudou, evoluiu, essa história de que “o povo” quer saber a verdade, é coisa da guerrilha derrotada. Como todo regime socialista, eles querem forçar a história. Prova disso é que não há nenhum militar membro dessa farça de comissão, e também não está sendo “julgado” nenhum guerrilheiro.
        Ao contrário do que este governo insiste em martelar, ninguém quer saber desses guerrilheiros, a não ser esse governo. Ninguém se preocupa com um cara que foi para Cuba treinar guerrilha, sabotabem, sequestro, e que quando voltou foi eliminado do convívio com a humanidade.
        O Brasileiro sadio mentalmente está mais preocupado com os que desaparecem hoje. Os que vão trabalhar e são assassinados nos pontos de ônibus, ou na rua. O Brasileiro sadio está preocupado com a crescente intromissão do governo na sua vida particular, querendo ditar o que é bom para você mesmo. Está preocupado com o crescente cerco a liberdade de expressão e inclusive a sua própria liberdade, direito número 1 de qualquer ser humano. O Brasileiro sadio está mais preocupado com o desgoverno, falta de esperança para o futuro de seus filhos. Está preocupado com a falta de infraestrutura, falta de educação, falta de saúde, falta de transportes, falta de vergonha desses políticos que jogam fumaça para esconder a roubalheira com nossos impostos. Nínguém quer mais saber desses guerrilheiros. Esses estavam em guerra, treinaram para matar, sequestrar, torturar, roubar, e felizmente para todos nós foram eliminados, com exceção desses aí, que agora são nobres deputados, senadores e presidentes.

      • Essa “comichão” não passa de um tribunal de justiçamento nos mesmos moldes daqueles que os canalhas da lavra dos esquerdalhas que habitam essas páginas faziam com seus cumpanheiros… só que aqueles eram mais machos que estes… por isso estão muertos e estes, CAGÕES, que não tiveram pregas para adentrarem o Araguaia, nos assombram ainda hoje… mas estão morrendo aos poucos… mais uma geração e ninguém mais se lembrará deles… 🙂

  3. Esse bandidos traficantes das FARCS são muito caras de Pau. Perdão? Depois de sequestrarem, assassinarem, traficar drogas……Juan Manoel Santos será um tolo se atender a esse pleito pois a imensa maioria do povo boliviano quer os criminosos das FARCS sendo presos e julgados por seus crimes.

  4. VERDADEIRO CAVALO DE TROIA… que a Colômbia não caia nessa… paredon para os integrantes das farcs é a ÚNICA saída para a paz na Colômbia… o resto é mimimi de esquerdopata transgênico…

  5. Me engana que eu gosto , estao cansados do combate ,pretendem agora se aproveitar do acordo futuro e pedirem indenizaçao ao estado colombiano,kkkkkk, os idiotas que morreram pela ideologia destes bandidos jaja terao a companhia de parte da populaçao colombiana , estes estelionatarios parasitarao as economias do pais , a fome serah regra , o povo pediu para ser traido pelo atual presidente ,agora que chupem esta manga !

    • Acorda Carlos… esqueceu de tomar seu diazepam ???… tá assustado a toa… nosso mau são os ignorantes que votam em esquerdistas que fatalmente nos roubarão… cumpriendes ???…

Comentários não permitidos.