Barack Obama reconhece que serviços de inteligência subestimaram Estado Islâmico (EI)

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reconheceu que os serviços de inteligência subestimaram a ascensão do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria. A declaração foi dada em uma entrevista ao programa “60 Minutos”, da “CBS”, que será divulgada neste domingo.

“Nosso chefe da comunidade de inteligência, Jim Clapper, reconheceu que subestimou o que estava se passando na Síria”, revela Obama, segundo trechos da entrevista mostrados antecipadamente pela emissora.

Obama disse que o grupo radical – que declarou um califado, em junho, nos territórios do Iraque e da Síria – se manteve escondido durante a última década enquanto as tropas americanas lutavam contra a Al Qaeda no Iraque, mas a instabilidade causada pela guerra civil na Síria deu a oportunidade para o EI prosperar.

“Nos últimos dois anos, durante o caos da guerra civil da Síria, o EI foi capaz de se reconstituir”, afirmou. O presidente americano disse que, após se reagrupar, o EI recrutou combatentes estrangeiros na Europa, passando também por Estados Unidos, Austrália e outras partes do mundo muçulmano, “se transformando no epicentro dos jihadistas do mundo”.

Obama revelou que o grupo teve apoio de uma campanha em meios de imprensa “muito inteligente” e contam com alguns militares que fizeram parte do exército de Saddam Hussein. Eles fornecem “capacidade militar tradicional” ao EI.

“Por isso é tão importante para nós reconhecer que parte da solução vai ser militar”, declarou Obama, que também indicou a necessidade de reduzir o espaço de ação dos jihadistas, sua capacidade armamentista e de abastecimento, além de cortar seu financiamento.

No entanto, o presidente americano destacou que para conseguir uma paz duradoura todo o esforço deve vir acompanhado de uma solução política. “Temos que chegar a soluções políticas no Iraque e na Síria, em particular, mas também no Oriente Médio em geral”, acrescentou.

Os Estados Unidos iniciaram em agosto uma campanha de ataques aéreos contra alvos do EI no Iraque. A ofensiva se estendeu recentemente à Síria, onde os americanos também treinam a oposição moderada para combater o grupo jihadista.

EFE

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. por LUCENA
    .

    Esse Obama é um pervertido ou um otário ; será que ele não entendeu que a opinião pública mundial da parte dos esclarecidos; já sabe a muito tempo que foi a CIA quem ciou o EI assim como a Al-Quaeda ?
    .
    Quem acha que não é porque nuca procurou ler uma redecastor por exemplo,e tantos outros periódicos que sempre procuram desmascarar as patifarias dos EUA no planeta.
    .
    .
    .
    Só um parvo de berço ainda não sacou que os EUA é o patrocinador do terrorismo mundial.

    • correto lucena !!
      os estados unidos financiam terroristas pelo mundo inteiro , financiam golpes , ,transmitem doenças como guerra química e muitas outras patifarias a qual esse governo yanke esta atolado ate o pescoço

  2. Alias nao eh de hoje que o serviço terceirizado secreto americano ,tem cometido erros de julgamentos e levantamentos , ja passou da hora de reformularem este serviço ,um passarinho mecontou que a maioria dos agentes nao passam de homens da mala-preta ,pagam bem para qualquer um que disser ter algo importante para informar , as falhas sao imensas , o exemplo mais marcante deste excesso de alto confiança ( a rasgaçao de dinheiro) ,foi o erro em recrutar um extremista jordaniano que se dizia arrependido, levaram o cara para dentro do QG da cia no afeganistao ,nao revistaram e o cara acabou explodindo e matando os agentos INGENUOS , deveriam pedir orientaçoes ao serviço israelense e russo , a terceirizaçao e a mordomia levou o serviço de informaçao americano ao descredito , a china deita e rola invadindo os PCs americanos ,lamentavel !

  3. Eu ouvi dizer que a Dilma se ofereceu para ir lá conversar com o E.I. Dialogar.
    Quem sabe a gente não se livra de pelo menos um dos problemas.

  4. A coisa toda nem começou direito (bombardeios), e o Gen. Dempsey já admite que algum tipo de problema orçamentário possa surgir para manter esta nova campanha. Segue o link (texto em inglês).
    http://breakingdefense.com/2014/09/syrian-ops-mean-dod-budget-problems-cjcs-dempsey/

    P.S.: um dos comentaristas o texto acima sugere que se venda, aos sauditas, parte do ouro estocado em Fort Knox para cobrir os custos desta nova investida militar que, aparentemente, não possui os fundos necessários para se manter. E teve como resposta de outro comentarista: “Gold in Fort Knox? They can not even return Germanys 200 tons until 2020 that gold was supposed to kept save in America. The government has refused to do a gold audit over and over again”.

    Vou deixar em inglês para que se divirtam com a tradução do que até nos EUA já é visto como um grande engodo, mas que já vi grandes defensores aqui dizendo que isso é bobagem, que ainda existe ouro alemão guardado nos EUA. 😉

  5. Me parece que o EI é a escória da escória dos terroristas daquelas bandas,porém contam com uma logística operacional e meios de financiamento invejáveis.
    Quando mexe com o petróleo os corsários ficam de cabelo em pé e mexem todos os cordéis para derrubar quem entre em seu caminho.
    Se por um lado o EI tem tocado o terror na região cometendo todo tipo de sadismo e barbaridade por outro esfriou a temperatura no leste europeu e está fazendoos corsários a buscar alianças com os outrora demonizados Irã, Síria e Rússia.
    Outro fator que veremos mais a frente é uma pausa nesse esquema de guerra de quarta geração via “Primavera Árabe” e congêneres porque a chance de perderem o controle e enorme e agora serão obrigados concederem aos caprichos de seus adversários se quiserem uma ajuda para derrotarem esses párias.
    Mais um fracasso na lista dos corsários, tá ficando até chato tripudiar destes otários babacas.

  6. O meu primo obaobaoobaobama errou, pisou na bola, e essa falha está custando vidas, se bem q ele só estava evitando o pior…uma x na merlerda, qual a diferença do corpo todo…culpa do busrro..e nem preso estão ele , os toniblaiers runsfeldido..cadê esse amarrado e inoperante TPI p eles?!?!..Dois deso e meia medida p os iangleseSS e curriola..trágico.Sds. 😉

  7. Piada.
    Como é possível que a CIA tenha “subestimado” o EI, se ela é co – criadora do monstrinho?

    É mundo faz-me rir.

Comentários não permitidos.