OTAN confirma a retirada de parte das tropas russas na Ucrânia

A OTAN detectou “uma retirada significativa de tropas russas convencionais” que até agora operavam dentro da Ucrânia. O movimento, confirmado por dois porta-vozes da organização, é a primeira retirada significativa – cerca de mil soldados já tinham sido retirados há alguns dias – desde que a Aliança Atlântica alertou, em julho e agosto, que vários milhares de combatentes russos tinham cruzado a fronteira para entrar em território ucraniano.

Apesar deste sinal de distensão, a OTAN rejeita qualquer tipo de triunfalismo e lembra que “muitos milhares [de soldados] ainda estão posicionados nas proximidades da fronteira”. A organização se recusa a fornecer dados, tanto sobre as tropas retiradas, como sobre as que permanecem perto da fronteira. E lembra que forças especiais russas “operam na Ucrânia e são difíceis de detectar”, afirma por e-mail o tenente-coronel Jay Janzen, porta-voz da OTAN.

Outras fontes aliadas relacionam a retirada à pressão sofrida pela Rússia para explicar a presença de tantos soldados russos em solo ucraniano, especialmente quando morrem em combate. O Kremlin tem negado até agora a existência de tropas na Ucrânia e só admitiu a presença ocasional de alguns soldados em período de férias. Contudo, as equipes militares na área e os depoimentos da imprensa ocidental evidenciaram a presença russa e colocaram Moscou numa situação incômoda.

As diferentes fontes consultadas dizem que a retirada não está vinculada ao cessar-fogo vigente – com muitos descumprimentos – no leste da Ucrânia desde 5 de setembro e advertem que ainda é cedo para concluir se está funcionando. Uma dessas fontes considera provável que, em longo prazo, a guerra da Ucrânia se converta num dos chamados conflitos congelados do antigo espaço soviético – como o que vive a região moldava da Transdnístria, russófila e autoproclamada independente nos anos noventa – “e, para isso, a Rússia precisa de muito menos tropas na área”, argumentam.

A Aliança Atlântica constatou a retirada de tropas nos últimos dias, mas manifesta um profundo ceticismo sobre a boa vontade russa. Além dos soldados que aguardam na fronteira, “o recente sequestro de um agente de segurança estoniano, a apreensão de um pesqueiro lituano e várias aproximações do espaço aéreo de aliados e de outros parceiros por parte da força aérea russa demonstram que o ambiente de segurança na Europa mudou e que os aliados da OTAN precisam permanecer vigilantes e adaptar-se à situação”, diz o tenente coronel porta-voz do comando militar da organização.

Além destes movimentos, Moscou continua a apoiar os separatistas russos e semeia confusão com o envio de caminhões supostamente carregados de material de assistência humanitária. No sábado, um novo comboio com 200 veículos chegou à região de Donetsk para oferecer assistência à população afetada pelos conflitos, segundo afirmou Moscou. O Ocidente, entretanto, suspeita do conteúdo transportado pelos caminhões, tanto na entrada como na saída.

“Temos visto uma redução no número de incidentes e no número de tropas regulares russas no interior da Ucrânia, mas algumas forças especiais permanecem no país, além de manter uma notável presença militar russa na fronteira. De modo que, ainda que sejam bem-vindos os esforços genuínos em favor de uma solução pacífica, a Rússia mantém a opção de desestabilizar a Ucrânia”, resume uma porta-voz.

Fonte: El País

12 Comentários

  1. Interessante, confirmar o que nunca conseguiu provar com seus “olhos no céu”! 🙂

    “A OTAN detectou “uma retirada significativa de tropas russas convencionais” que até agora operavam dentro da Ucrânia. O movimento, confirmado por dois porta-vozes da organização”

    E esses porta-vozes não tinham nem um celular pra fotografar!?? É assim!?… “Cheguei lá não tinha ninguém… então eles se retiraram oras!” 🙂

    “No sábado, um novo comboio com 200 veículos chegou à região de Donetsk para oferecer assistência à população afetada pelos conflitos, segundo afirmou Moscou. O Ocidente, entretanto, suspeita do conteúdo transportado pelos caminhões, tanto na entrada como na saída.”

    Até onde me lembro a Rússia deixou claro que podiam revistar os caminhões… o “ocidente” é que ficou de frescurinha e churumelas!

    ““Temos visto uma redução no número de incidentes e no número de tropas regulares russas no interior da Ucrânia, mas algumas forças especiais permanecem no país”

    Novamente, têm visto a olhos nus… mas ninguém tem prova fotográfica kct!?? Qualquer camerazinha vagabunda do Tio Sam tem 200X de amplicação… cadê as provas!??

    A Otan tá completamente sem noção, e sem sustentação!

    • Meu caro, eles vão manter essa historinha até o fim, Sabe como é que é, a mídia corporativa “ocidental” lava mais branco, os cérebros, com seu sabonete OTAN e seus demais produtos e serviços.

      • Caro Julio.

        Quem está dizendo que existem soldados russos operando na Ucrânia é a própria sociedade russa. Existe uma associação de mães de soldados russos, que tenta proteger seus filhos de inúmeras violências e abusos por parte do governo, afirmando que cerca de 400 jovens já voltaram para casa com ferimentos de guerra vindos da Ucrânia.

        Agora o governo Puitn tenta colocar essa associação na lista e ONGs financiadas com recursos estrangeiros mesmo sem provas de que ela recebe dineheiro do exterior.

  2. por LUCENA
    .
    .
    A velha retirada ” la francesa ” ….enquanto isso, a Ucrânia em plena ascensão, conforme os especialistas em economia doméstica com PHD em pastelaria de feira livre … Hahahah….

  3. A Rússia deve estar treinando seus soldados de elite como Ninjas… todo mundo sabe que existe… mas ninguém vê! 🙂

    É só a sombra passar por lá que todo mundo morre… mas ninguém vê o sujeito! 🙂

    • Parece que as mães dos soldados veem muito bem.
      Há vários relatos de família russas dizendo que seu filhos voltaram para casa mortos ou feridos com buracos de balas.

      Dá para ver que as assessorias de imprensa russa consegue enganar alguns…

  4. Havendo ou nao interferencia russa direta no conflito ,uma coisa eh certa, a Ucrania esta sucateada , suas forças armadas sao hoje apenas uma sombra doque eram na decada de 90 , prova disto foram os abates de aeronaves sofridos pela sua FA , voavam as cegas ,voavam como se voava na primeitra GM , sem defesas eletronicas , viraram patos alvos , por outro lado os “rebeldes” estavam equipados com toda parnafenalha russa atualizada (inclusive tropas especiais),so espero que nao sejam invadidospor europeus originados da africa e om ,ai sim seria o fim tragico da ucrania !

  5. o que tem la na ucrania são os ucranianos que tiveram que se refugiar na síria e voltaram treinados pelos russos
    ai kieve com seu governo fantoche e nazista tomou um coro e viu que em menos de 6 meses ate Kiev estaria ameaçada e se fez a paz!!!! temporariamente pois nazista no governo em Kiev já viram que a batata pode assar a qualquer momento

    para a otan que quer ter algo para não ser extinta tem que falar que foram os russos e não os rebeldes , infelizmente tem gente que acredita ate em gnomos da otan

    • Não gostou de ver o povo ucraniano dispensando os russos?
      Ou vocês está com raiva pq a UE e a OTAN vão ganhar um membro?

      Não sei mas talvez no futuro a OTAN sirva para enfrentar a China já que a Rússia não é mais superpotência fazem 25 anos.

Comentários não permitidos.