Hungria suspende venda de gás à Ucrânia

Suspensão ocorre depois de Rússia pressionar países que repassam gás para ucranianos, alegando que venda é ilegal. Em troca, húngaros têm abastecimento garantido.

A União Europeia (UE) criticou a Hungria nesta sexta-feira (26/09) pela suspensão do abastecimento de gás à Ucrânia, aumentando temores de uma possível disputa, às vésperas do inverno no hemisfério norte, em torno de um combustível usado para a calefação na Europa.

Segundo a operadora de gás húngara FGSZ, o abastecimento para a Ucrânia foi cortado por tempo indeterminado a fim de que sejam feitos ajustes técnicos que garantam o suprimento da demanda interna, que tem prioridade.

A suspensão foi anunciada um dia depois de o primeiro-ministro húngaro, Victor Orban, ter obtido garantias por parte da empresa russa Gazprom de aumento do volume de gás exportado, e depois de o ministro russo da Energia, Alexander Nowak, ter ameaçado com cortes os países que repassarem gás para a Ucrânia. “Os contratos firmados não preveem a re-exportação”, declarou.

A Hungria cobre cerca de 80% de suas necessidade de gás com importações da Rússia. O gás passa por um pipeline que atravessa território ucraniano. Críticos acusam o governo de Orban de se posicionar ao lado da Rússia no conflito com a Ucrânia.

Mais pressão sobre Ucrânia

Além da Hungria, a Polônia e outros países europeus passaram a vender gás para a Ucrânia desde que a Rússia interrompeu o abastecimento para a ex-república soviética, em junho passado, alegando como causa a alta dívida dos ucranianos e o interesse russo em cobrar preços mais altos. A maior motivação para o corte, porém, está relacionada às disputas políticas e territoriais que envolvem os dois países.

Apesar das contestações de Moscou de que os países europeus estariam impedidos, por contrato, de repassar gás russo para a Ucrânia, a UE alega que o chamado fluxo reverso é legal e espera que todos os países-membros ajudem a abastecer os ucranianos.

A suspensão do abastecimento de gás da Hungria para a Ucrânia ocorreu sem aviso prévio, segundo Kiev, nesta quarta-feira – um dia antes da reunião de ministros da Energia da Rússia e da Ucrânia, em Berlim, a fim de buscar uma saída para o problema do abastecimento de gás na Ucrânia. O encontro está sendo mediado pelo comissário europeu da Energia, Günther Oettinger.

A contenda preocupa vários países europeus porque boa parte do gás russo que abastece o continente é transportada por gasodutos que cortam o território ucraniano.

“Os suprimentos de gás e energia europeus e ucranianos estão bem conectados uns com os outros. O inverno está chegando, o tempo está correndo”, disse a chanceler federal alemã, Angela Merkel, nesta semana.

Em 2012, 24% do gás usado pelos países da UE veio da Rússia, segundo a associação do setor Eurogas. Metade deste montante foi transportando por gasodutos ucranianos. Mais da metade de todo o gás que abasteceu a Ucrânia no ano passado foi fornecido pelos russos.

MSB/ap/afp

Fonte: DW.DE

 

21 Comentários

  1. Certa está a Hungria, que tem que garantir a estabilidade do seu país, em lugar de acenar com a cabeça para as “sugestões” da UE, ou seja, de Washington!

    Agora é a vez da Rússia fazer tudo nos “conformes” contratuais… não é assim que queriam!?

    Essas decisões estratégicas “ocidentais” não podiam ter esperado um momento mais inoportuno para as sansões sugeridas… mas quem se arrisca a bater se arrisca a apanhar também!

    Agora é o momento de a Rússia fazer, não um CONJUNTO de medidas… só um CORTE aqui e ali é suficiente para causar impacto ainda maior que as loucuras propostas por Washington!

    Parabéns à Rússia!

    • Ah, sim é certo.
      Deixar os ucranianos morrerem de frio e sem energia só pq eles conquistaram a independência.
      Por acaso a Ucrânia atacou a Rússia?

      Se os americanos fizessem algo parecido estariam dizendo que são assassinos e chantagistas, não é?

      Como eu digo, ficar sentado em casa torcendo por guerras e pelo sofrimento alheio é o maior exemplo da mediocridade e infelicidade humanas.
      Enquanto houver gente assim o mundo não vai melhorar nunca!

      • Caro “Dá engole”
        Deixe de ser hipócrita.
        Você vibra com qualquer guerra que seja movida por aqueles que são os senhores do seu coração: EUA e Israel.

        A Ucrânia consumiu por meses sem pagar um centavo sequer pelo gás, a Gazprom cortou o fornecimento embasada em contrato. A Ucrânia recebeu ajuda do FMI e não carregou para a conta – gás. Ou seja, a Ucrânia é caloteira.

        Os russos estão cobertos legalmente, como moralmente, pois os ucranianos preocupam-se antes em mover uma guerra no leste, que perderam, ao invés de pagar suas contas.

      • ” “Dá engole””

        bah, Ilya!!!!

        Você escreve para blog e ainda tem coragem de baixar o nível desse jeito?
        Que tipo de “intelectual” se expressa assim.

        Que eu saiba os editores já pediram para acabarmos com a ofensas.

        “Você vibra com qualquer guerra que seja movida por aqueles que são os senhores do seu coração: EUA e Israel.’

        Nessa frase ou você se engana como de costume ou falta com a verdade, pois eu nunca defendi nenhuma ação militar americana ou israelense.
        Ao contrário de você que apoia terroristas que se escondem atrás de mulheres e crianças e torce por invasão da Ucrânia onde milhares morrerão apenas para afrontar o ocidente.

        Me desculpe, mas o fato de você apoiar a morte de todos aqueles que pensam diferente da sua ideologia furada e querem ser independentes da misericordiosa faz você igual aos nazistas que tanto critica.

        E infelizmente, ao contrário de sua previsões, a ucrânia que você diz conhecer tão bem escolheu dar um pontapé na Rússia.

        E “os ucranianos preocupam-se antes em mover uma guerra no leste” é mais uma inverdade sua, o que eles estão fazendo é defender a integridade de seu território sobre o qual tem o direito.

        Enfrentar os rebeldes separatists é muito mais urgente do que pagar as contas e você sabe muito bem disso.
        E se estão perdendo é por causa da invasão ilegal russa.

        Na boa, você não engana ninguém.

        Repito, ficar feliz com a morte e o sofrimento dos outros é o maior exemplo da mediocridade e infelicidade humana.
        É lamentável que existam pessoas assim.

      • “Como eu digo, ficar sentado em casa torcendo por guerras e pelo sofrimento alheio é o maior exemplo da mediocridade e infelicidade humanas.”

        Então vai lá meu caro! Vai lá pra Ucrânia, pega os armamentos da OTAN ‘que são infinitamente superiores aos dos Russos’ (de acordo com o manual Blackwindoniânco) e senta o pau na Russaiada!! 😀

        Vai lá!! Saia da mediocridade e do mimimimimi e tome uma atitude ‘padrão ocidente’. Vai que vc convence a OTAN de que “ela é mais poderosa que a Rússia”. Vai que cola!! rsrsrsrsrsrsrs

        😀

      • Caro warpato.

        Faça um pouquinho de pesquisa e vai confirmar que a OTAN é sim muito mais poderosa que a Rússia e os amerinos estão uma geração a frente em diversos sistemas.

        E o extermínio daqueles que pensam diferente da sua ideologia fracassada não irá fazer as mulheres gostarem mais de você.Só nascendo de novo!

        E ao contrário de vocês, pessoas felizes não raiva da vida e ódio pelo mundo.

      • ”Por acaso a Ucrânia atacou a Rússia?”

        Não,não atacou, mas esse tipo de atitude que a Rússia esta tomando não é novidade !

        Por acaso a Iraque atacou os EUA ?
        Não,não atacou mas o embargo que os EUA fizeram ao Iraque matou muita gente !

        Essas potências estão defendendo o lado delas, e infelizmente os mais fracos é que se danam !

      • Isso que a Rússia faz pode até chocar alguns mas como dizem, a Rússia não vai enfeitar boneca para outros beijarem !

        Os EUA e a UE que financiaram aqueda do antigo presidente eleito ucraniano é quem devem resolver essa questão pois o gás já era fornecido a Ucrânia mesmo após a sua independência da antiga URSS, que não se deu recentemente mas sim em 25 de dezembro de 1991 !

        É só os EUA e a UE retirarem os embargos e se negocia o fornecimento do gás novamente que alás tinha até um desconto no preço para os ucranianos antes disso tudo ocorrer !

      • César Pereira

        “Por acaso a Iraque atacou os EUA ?”

        Amigo, eu sempre fui contra os embargos contra a população do Iraque e também fui totalmente contra a invasão.
        Ao contrário de alguns aqui eu não sou hipócrita e muito menos fico feliz com o sofrimento dos outros.

      • Meu caro Deagol, esse seu argumento é frágil sob diversos aspectos, mas principalmente pelo aspecto capitalista. Por que nunca vi credor ter complacência com endividado caloteiro que ainda por cima repudia que lhe serviu até ontem. Sejamos francos isso não existe no mundo capitalista. E só estamos tendo esse debate todo por que houve uma agressão imoral a Russia que sob todos os aspectos tem sido constrangida pelo “ocidente” que quer por que quer fazê-los doceis e submissos ao interesse do grande líder. Esse que decide qual povo deve passar fome, frio ou mesmo receber chuva, de bombas, mas não da tradicional água, nem de chocolate. Sds

      • Deagol, discutir com russófilos e esquerdistas é perca de tempo… o que importa é que a mãe Rússia está se mandando, para o descabelamento completo dos esquerdinhas alienados do PB… 🙂

  2. É só pedir uma graninha aos europeus ou aos norte-americanos, ou um rateio entre os dois…. Afinal tudo tem um preço…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Pano rápido: Alguém lembra de um avião que caiu pra aqueles lados…

  3. “Deixar os ucranianos morrerem de frio e sem energia só pq eles conquistaram a independência.”
    ————————————

    Dois enganos nesta curta frase.

    1) Os ucranianos correm o risco de ficar sem gás por falta de pagamento, se pagarem pelo gás, recebem! simples assim….

    2) A junta de Kiev é uma ditadura instalada (inclusive com mídias controladas e censuradas) controlada por forças externas, onde está mesmo a “independência conquistada”?

    • é alvez percebi a mesma coisa que independecia , perder todo o ouro que tinham que foi roubado pelos americanos para ganhar o titulo de membro da uniao europeia rsrs
      ou entrar em guerra civil matando seu próprio povo por grupelhos nazistas rsrs

      cara como tem gente desinformada inocente , ou é apenas um titiu sam infiltrado ,vai ser cego ideológico assi só la em holiwood rsrs

  4. Quanto ao gás para a Ucrânia, há negociações em andamento:

    ——————————————–

    COMISSÁRIO DE ENERGIA DA UE: UCRÂNIA PAGARÁ US$3,1 BILHÕES DA DÍVIDA À GAZPROM NO FINAL DE 2014

    RT
    26 de setembro de 2014

    “Ucrânia pagará até o final de outubro à Gazprom, US$2 bilhões pelo gás que recebeu da Rússia e um adicional de US$1,1 bilhões no final do ano, anunciou o comissário de Energia da UE, Günther Oettinger.

    O valor que a Ucrânia deverá pagar a Rússia é parte dos 5,3 bilhões de dólares americanos que Kiev deve atualmente a Gazprom.

    Gazprom vai retomar as entregas de gás e deve enviar pelo menos 5 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás para a Ucrânia, a um preço de US $ 385 por mil metros cúbicos, depois de receber a primeira parcela de US$2 bilhões,disseram o comissário da UE e ministro da Energia da Rússia, Alexandre Novak .

    “Isso depende de acordos finais. Nossos colegas dizem que isso será [vai estar pronto em] outubro “, disse Novak em Berlim na sexta-feira.

    No entanto, Novak reiterou que 385 dólares era um preço reduzido, “100 dólares de desconto sobre o preço atual”. Este preço será válido por mais seis meses, acrescentou.

    Ucrânia também terá a opção de comprar até mais 5 bcm até o final de março 2015, depende das condições meteorológicas, Oettinger acrescentou.

    Cinco bilhões de metros cúbicos são exatamente os volumes adicionais que os especialistas acreditam que a Ucrânia teria de ter para passar os meses de inverno. Atualmente, Kiev tem apenas 15,5 bilhões de metros cúbicos de gás natural em armazenamento.

    Oettinger também disse que a Rússia e a Ucrânia tem o objetivo de chegar a um acordo abrangendo o fornecimento de gás até o final de março de 2015 Uma nova rodada de negociações está prevista para o final da próxima semana.”

    A UE eo Banco Mundial poderiam agir como fiadores de pagamento da dívida da Ucrânia, disse o ministro da Energia russo Aleksandr Novak.

  5. Warpath disse em 26 de setembro de 2014 at 19:12
    Então vai lá meu caro! Vai lá pra Ucrânia, pega os armamentos da OTAN ‘que são infinitamente superiores aos dos Russos’ (de acordo com o manual Blackwindoniânco) e senta o pau na Russaiada!! 😀

    boa Warpath !!!!!
    e nao esqueca de pedir mais maney pro EUA E OTAN QUE SAO PODRES RICOS JA QUE A UCRANIA DIZ TER STATUS DE PRINCIPAL ALIADO DOS EUA E OTAN NO LESTE EUROPEU QUEM SABE COM DINHEIRO ELES AJUDAM MAIS!!!!!

Comentários não permitidos.