Alemanha entra na disputa para construir a nova frota de submarinos da Austrália

5072ca2cgx6BcNFFHQB11&690Businessinsider

O líder da oposição Bill Shorten, voltou ao tempo da Segunda Guerra Mundial, ao condenar a possibilidade de nova frota de submarinos da Austrália ser construída no Japão e poder ter que voltar lá para uma troca de graxa e óleo em tempos de conflito.

O Australian Financial Review (AFR), relata que fontes da Defesa confirmaram que “o estaleiro alemão ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) apresentou uma proposta para uma joint venture com a ASC, baseada em Adelaide, para o programa de $20 bilhões”.

Embora a decisão ainda não tenha sido anunciada pelo Governo, o primeiro-ministro Abbott tem certamente a entender que os japoneses estão correndo à frente, mas o fato de que a TKMS, através de sua subsidiária HDW, construiu submarinos para Israel e Coreia do Sul, e a oferta de uma joint venture com a ASC baseados Adelaide, mais as promessas eleitorais e o clima político, esta oferta terá de ser seriamente considerada.

HDW_type216

Relatório da Australian Financial Review (AFR):

“Analista de orçamento Instituto Australiano de Política Estratégica Mark Thomson disse que qualquer que seja o mérito do submarino japonês, o governo Abbott deve manter uma aberta a concorrência dado que havia pelo menos três ou quatro candidatos credíveis incluindo empresas na França e Espanha.”

Este fato novo é susceptível de provocar uma discussão furiosa politicamente, mas caso não tenha sido tomada uma decisão, também é provável que antecipe a data do anúncio.

Fonte: Businessinsider via Defesa Aérea & Naval (DAN)  

3 Comentários

  1. Japoneses;
    agora que o Japão derrubou a cláusula constitucional que impedia a exportação de armamentos, o Japão aparecerá, sempre, como um competidor de nível…
    Todavia, os alemães se apresentam com bons cartões de visitas, com comprovada expertise em submarinos diesel – elétricos.

    Quem está fora, sem chances, são os suecos. E isso devido aos imensos problemas vividos com a Classe Collins…
    Pois é… Para que acredita em sueco, aí está um bom exemplo.

  2. O U216 e o submarino que a Marinha do brasil queria mas a HDW não poderia fazer pois teria o seu U 214 como resposta.
    Pra Mim os melhores SSK são os Soryu japoneses, e como subs litorâneos o U 212 Alemão.
    SSN- Los Angeles e SSBN Ohio Americanos.
    O resto faz o seu trabalho.

Comentários não permitidos.