Rússia começou a construir no Ártico cidade militar ‘Estrela Polar’

A construção de cidades militares começou na ilha de Wrangel e no cabo Otto Shmidt, para onde foram transportados blocos modelares para a construção do complexo Estrela Polar, anunciou hoje aos jornalistas o coronel Alexander Gordeev, chefe do serviço de imprensa da Região Militar Oriental da Rússia.

“Na ilha de Wrangel e no cabo Otto Shmidt foram descarregados blocos modelares para a edificação de cidades militares. O complexo está sendo montado em forma de estrela, o que permitirá aos militares circularem livremente no interior do edifício, limitando ao máximo a presença ao ar livre quando estiverem temperaturas baixas”, afirmou Gordeev.

Dois complexos habitacionais e administrativos serão montados com 34 módulos durante um mês para garantir a atividade de uma unidade ártica da defesa antiaérea.

O complexo é composto por blocos de habitação, apoio e administrativos, salas de esporte, saunas e gabinete de descompressão psicológica.

Comentário konner:

O Ártico se tornou uma arena de competição global para o tráfego marítimo e para os recursos naturais, duas coisas de extrema importância no mundo. A história do mundo desconhece onde uma competição entre nações por esses dois fatores tão relevantes, tenha-se dado sem levar em conta os aspectos militares. A situação no Ártico é particularmente complicada, devido o direito internacional em relação a esta região ter lacunas significativas. Mas não há dúvida de que com a Rússia já estando estabelecida na região, será um sério obstáculo coso algum dos rivais que disputam a região tentem resolver a situação pela força.  

Fonte: Voz da Rússia

7 Comentários

  1. Eu sinceramente espero que a Russia tenha “armas secretas” ou que a China assuma logo uma aliança militar declarada com a Rússia.
    Alias
    A Rússia declarou que, em resposta à OTAN, irá realizar exercícios militares usando armas radioeletrônicas. Seria interessantissimo se o Plano Brasil desenvolvesse um debate sobre batalhas nessas condições.
    Quais as chances de uma guerra às escuras?

  2. Se for feita uma análise mais minuciosa, percebe-se a suma importância do Artico no papel de defesa, e no caso do EUA e Canadá representa uma falha na defesa gravíssima possibilitando a aproximação de vetores poderosos, (submarinos com ogivas nucleares, mísseis balísticos instalados na região, etc) e uma vez que a Russia tenha se instalado no local, realmente se torna improvável limitá-los a região ou expulsá-los.
    Parabéns para Moscou, mais uma vitória.

  3. A ilha de Wrangel está situada uns 230 km ao norte do ‘Cabo Otto Shmidt’, onde já existem infraestruturas construídas na era soviética.

    Nota-se que o tipo de construção feito nos tempos da URSS seguia um padrão de construção de cidades comuns em climas mais quentes, com prédios e ruas, espalhados em grande áreas., Abaixo, infraestrutura construida ao lado do Cabo Otto Shmidt, no verão…

    http://static.panoramio.com/photos/large/26127609.jpg

    Navio naufragado no litoral do Cabo Otto Shmidt, foto tomada no inverno…

    http://static.panoramio.com/photos/1920×1280/19557562.jpg

Comentários não permitidos.