Marinha Russa assina contrato de aquisição de caças Su-30SM

Su 30 SM
E.M.Pinto

O acordo celebrado em 05 de setembro de 2014 entre a JSC do grupo Irkut e o Ministério da Defesa russo prevê a aquisição formal de caças multipropósito SU-30 SM .

A assinatura do contrato foi feita durante uma feira de internacional  0th International Exhibition hydroaviation “Gidroaviasalon 2014 em Gelendzhik. O contrato foi assinado pelo vice-ministro da Defesa da Rússia Yuri Borisov e Presidente da JSC “Companhia” Irkut “(como parte da KLA) Oleg Demchenko, na presença do Ministro da Indústria e Comércio Denis Manturova.
Yuri Borisov disse que o Ministério da Defesa da Rússia no âmbito da política de aumentar a capacidade de combate da Marinha ordenou um segundo lote de caças multi-função Su-30 SMs. “Estas aeronaves são modernas e capazes de atingir alvos aéreos, na superfície, abaixo dela e no mar, aumentarão significativamente o potencial da aviação naval”, – disse o vice-chefe do departamento militar.
Em 19 de julho de 2014 a Marinha russa recebeu os três primeiros Su-30 SM, construídos pela IRKUT aeronaves acordadas em finais de 2013, o primeiro contrato previa o fornecimento de cinco aeronaves deste modelo para  Marinha.
Assim, no total o ministério da Defesa tem sob contrato desde 2012, um total de 72 Su-30 SM, sendo 60 para a Força Aérea e 12 – para a aviação naval. Deste número, até os dias atuais já foram entregues 29 Su-30 SM, incluindo três – para aviação naval.
Na imagem um SU 30 SM, o 24 vermelho “(número de série 10MK5 1105) que foi transferido para a Força Aérea em 19 de julho, juntamente com os três primeiros Su 30 SM,produzidos  para o Mar da aviação naval e que em 11 de agosto foi integrado ao 120  Regimento misto da aviação na   Guarda mista na 303 Divisão Aérea do Comando do Distrito militar do Leste 3 da Força Aérea e Defesa Aérea na região Trans-Baikal do aeroporto Domna. Foto tirada em Lipetsk no início de setembro de 2014, onde a aeronave participou do exercício conjunto entre a Força Aérea indiana e Russa (foto) Alexander Beltiuko.

6 Comentários

  1. Esse avião jamais seria um projeto inglês, é lindo demais.
    E imagino que se fosse Italiano a mídia ocidental babaria em elogios.

Comentários não permitidos.