Programa Nuclear da Marinha do Brasil (MB) e o novo Submarino Nuclear Brasileiro Álvaro Alberto SN-10

SSN BRPalestra realizada em 2013  no Circulo Militar de Campinas (CMC) sobre o novo Submarino Nuclear Brasileiro (SNBr) Álvaro Alberto SN-10

O submarino nuclear é uma embarcação movida pela energia produzida por um reator nuclear capaz de submergir e emergir quando desejado. O uso da energia nuclear traz grandes vantagens nestes tipos de embarcação pois possibilita que o submarino permaneça por longos períodos de tempo totalmente submerso, o que não é possível, quando é movido a motores diesel pela necessidade de ar, ou movido a energia elétrica pois as baterias não possuem longa duração.

O submarino de propulsão nuclear brasileiro é um submarino nuclear onde a fonte de energia é um reator nuclear e cujo calor gerado vaporiza água, possibilitando o emprego desse vapor em turbinas. Está sendo construído com a parceria da França e tem previsão para operação em 2020.

O minério de urânio é toda concentração natural de mineral ou minerais na qual o urânio ocorre em proporções e condições tais que permitam sua exploração econômica: mineração e beneficiamento.

O elemento químico Urânio é um metal branco-níquel, pouco menos duro que o aço e encontra-se, em estado natural, nas rochas da crosta terrestre. Sua principal aplicação comercial é na geração de energia elétrica, na qualidade de combustível para reatores nucleares de potência. É também utilizado na produção de material radioativo para uso na medicina e na agricultura.

A prospecção e pesquisa de minerais de urânio tem por finalidade básica localizar, avaliar e medir reservas de urânio. Tais trabalhos começam pela seleção de áreas promissoras, indicadas por exame de fotografias aéreas, imagens de radar e de satélites.

A seguir é feita a verificação de campo, destinada a identificar as estruturas ou condições geológicas favoráveis a tal ocorrência e, se positivos os resultados, são implementados os trabalhos de prospecção e pesquisa.

Na unidade de beneficiamento o urânio é extraído do minério, purificado e concentrado sob a forma de um sal de cor amarela, conhecido como “yellowcake”.

O minério de urânio é retirado da mina e após processo de extração é enviado para usina de beneficiamento e obtenção do concentrado de urânio, cuja composição química é o diuranato de amônia, conhecido como yellowcake ou concentrado de U3O8.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1lF1RrT” standard=”http://www.youtube.com/v/GHO1nmur5-4?fs=1″ vars=”ytid=GHO1nmur5-4&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1653″ /]

7 Comentários

  1. Os dois > programa militares do BRASIL q se deslancharem de verdade, coisa q só acredito vendo, vai dar um importancia geopolítica regional e mundial de relevância ao BRASIL, o amarrado VLS e os no subNuck, e espero q o sub ñ fike nos um só e outro p daqui há 50 anos, esses projetos estão mt anos atrasados, uns 15 anos,por baixo…será q saí?!? P ontem, quem viver verá.Sds. 😉

  2. Nossos DESgoverno já tem a resposta pra tudo.

    Se estourar uma guerra, vão dizer que não dava tempo de aparelhar as forças armadas.

    Se não… que não precisávamos mesmo.

    No fim das contas… estaremos apenas mandando nossos jovens MORRER pela “Pátria” pútrida!

    • Tristeza, eles fazem isso com o proposito de desguarnecer o pais, pois com certeza não agrada a OTAN que sejamos fortes e rizalizemos os EUA, pois se fossemos uma potencia real seriamos a maior ameaça a hegemonia americana. Sds

    • Se estourar uma guerra estaremos muito, mas muito mesmo, mais preparados do que em qualquer outra época de nossa história. Os armamentos que possuímos são exportados para dezenas de países. Temos um parque industrial que pode reproduzir armas em grande quantidade se necessário. Nunca em nossa história as forças armadas receberam tanto dinheiro para rearmamento. Não estamos fazendo compras de sucata.

Comentários não permitidos.