23 Comentários

  1. os estados unidos conseguiram fazer a arabia saudita a cancelar a compra e fez de tudo para engavetar o projeto brasileiro !!!

    • rsrsrsrsrsrsrs… vc acredita mesmo nisso ???… porque então que as FAs nacionais não compraram o Osório para manter a linha de produção ???… as coisas não devem ser analisadas por quem não é do ramo e com tal simplicidade e leviandade… contribuiria mais pesquisando sobre o tema e demonstrando cabalmente os fatos com fontes razoáveis ao invés de ficar bradando conclusões viciadas pela sua linha ideológica tola… quem impede esse país de seguir adiante são mentes viciadas ideologicamente como a sua… é hora de mudar para que o país tenha uma chance de crescer de verdade… quem não ajuda que não atrapalhe… saudações…

      • zoinho azul veio defender o indefensável os gringos atacaram a nossa indústria de defesa do mesmo jeito que eles fizeram atacando a internet e espionando autoridades do governo e industrias .
        nada muda os fatos !! não adianta você ficar no viralatismo tampando o sol com a peneira pois um dos motivos do atraso do brasil são as investidas do império contra nossa nação .
        PS para de ser vira-lata rsrs

      • Se os EUA atacaram nossa industria de defesa pé de cão, e porque ele era fraca demais para se manter de pé, e ela era fraca não por falta de capacidade, mas sim por falta de apoio de seu governo.
        Pergunto eu, porque o Governo brasileiro não encomendou o Osorio? o Charrua? O Sucuri?
        Se um equipamento militar não tem encomendas dentro de seu próprio país de origem, não gera confiança para compradores externos.O que os EUA fizeram, foi vencer uma concorrência, e não existem santos nos bastidores de concorrências de equipamentos militares. Achou que eles fariam o que? apoiariam nosso produto em detrimento do deles?

      • capa pret nada muda o fato primeiro que o governo não era do pt senão o osorio tinha vingado
        segundo que o brasil passava por uma transição de apenas uma colônia extrativista norte americana
        e por final que os gringos além disso tudo podaram a venda do osorio para a arabia saudita pronto
        mas te garanto a DILMA não ira mais isso acontecer com nossos equipamentos e nossa forças armadas

      • Sempre saindo pela tangente, caro amiguinho cãozinho… ao menos responda de modo esclarecedor, porque vc só sabe ficar acusando os outros que não são trouxas alinhados a esquerda de estarem apoiando os gringos… rsrsrsrsrsrs… vamos, demonstre que sabe mais que ficar acusando de antipatriotas quem não acredita em suas fábulas… contribua… explique… seus colegas de PB agradecem se parar de encher linguiça com besteirol e somar nos esclarecimentos dos fatos… saudações…

      • O que eu posso dizer de tão abalizada”opinião?

        Fantasia real
        Byafra

        quem conhece os segredos da imaginação
        não se perde nem perde a razão
        não precisa dizer de onde tirou
        as idéias que deixa no chão
        quem passeia nos ventos
        que sopram do mar
        sabe que o tempo pode mudar
        pode ser calmaria
        pode ser temporal
        fantasia ou vida real

        refrão (2x)
        quem não tem
        um mal que não se espanta?
        de onde vem essa loucura santa?
        e quem sabe explicar, dizer o que é normal?
        fantasia ou vida real?
        e quem sabe explicar, dizer o que é normal?
        fantasia ou vida real?

    • Pelo que a mídia veicula foi isso mesmo que aconteceu,porque tão logo a Engesa venceu a licitação nos campos de prova, os EUA fizeram pressão para os sauditas voltarem atras, e todo mundo sabe que a rei saudita não se sustenta sem o apoio dos EUA.
      Agora o engavetamento do projeto Osório ,se deu por nossa culpa mesmo, pela nossa falta de visão estratégica e soberania, pois podíamos mesmo após esses fatos dado prosseguimento ao projeto,já que era tão bom compradores iriam aparecer !

      • mas o que acontece que economicamente fomos atacados também o que fez o governo da época não ter condições de continuar a empreitada
        os gringos nos atacam desde o descobrimento eles sabem que temos potencial !!!

        só quem não percebe isso é o zoinho azul rsrs

      • Será que somo tão capachos assim que nem um MBT conseguimos produzir sem a anuência dos americanos ???… balela… quem impediu que se desenvolvesse tais armas foram o revanchismo contra os militares de então e o antipatriotismo dos governantes do nosso país… mas quem gosta de viver de mentiras vai continuar acreditando nessa fábula…

      • Observe, Cesar, que até a Alemanha ocupada desenvolveu MBT’s… porque os yankes iriam impedir a banania do sul de criar um trator de esteira com canhão ???… e mesmo que tivessem essa motivação, porque nosso governo não os mandou a merda e assim mesmo apoiasse o projeto ???… simples: PROPAGANDA ANTIAMERICANISTA BARATA… no final é só isso… os fatos mesmo é que o Osório não era um projeto viável do ponto de vista econômico e estratégico… simples assim (apesar de ter tido inúmeras qualidades técnicas para seu tempo)… saudações…

      • Falou tudo César! O fracasso do Osório e o fim da Engesa foram por cupa nossa, que deveríamos ter comprado o CC para ser o MBT do Exército, e não para ficar depois comprando Leo 1 e M-60 usados.

  2. PÉ DE CÃO ( 31 de maio de 2014 at 21:47 ),

    Blue Eyes ( 1 de junho de 2014 at 1:30 ),

    César Pereira ( 1 de junho de 2014 at 9:48 ),

    Nem tanto céu, nem tanto terra…

    As peças ‘made in USA’ poderiam ser substituídas a qualquer momento por equivalentes europeus… Mas de toda a forma, o Osório era uma concha de retalhos, com componentes importantes de diversos países.

    O que faltou ao Osório foi, por assim dizer, “marketing”… É certo que o fato do tanque não ter sido adquirido pelo EB na época impactou de forma negativa na imagem do tanque no exterior… Afinal de contas, é extremamente difícil vender um produto militar que não se sabe se terá escala no país operador. Um exemplo foi a experiencia dos americanos com as vendas iniciais do F-5, produto que somente emplacou depois que os americanos fizeram uma demonstração dele no Vietnam e adquiriram certa quantidade… E o Brasil da época estava longe de ser um porto seguro para dar garantias de uma máquina tão complexa como era o Osório…

    Vale dizer que o Brasil nos anos 80 estava atravessando um período econômico difícil. Não haveria como o GF da época realizar uma compra substancial de equipamento militar… Eram tempos diferentes, de magreza econômico…

    Em outras palavras, diria que o Osório nasceu na época certa, mas o Brasil simplesmente não estava economicamente preparado para emplacar um carro de combate como aquele…

    Qualquer empresa que lança um produto militar no mercado, deve fazer o possível para que ele seja utilizado no próprio país para estabelecer a confiança necessária para que clientes externos se interessem pelo produto… Contudo, o próprio governo deve apoiar o produto lançador, como forma de manter sua própria industria. Mas naquele período simplesmente não havia como fazer isso…

    Em suma, diria que o principal responsável pela queda do Osório foi justamente a condição do Brasil naquela época. Não fosse isso, o carro de combate poderia ainda hoje estar sendo comercializado…

    • correto RR ,na época governo de semi transição ,economicamente o brasil uma colônia yanke inflação no teto falta de alimentos etc etal
      mas agora eles que adoram a vaca sagrada fingem não ser esse o problema ,os gringos podaram o desenvolvimento do osorio no campo diplomático com a arabia saudita
      engraçado é que esses mesmos acham que aquela época nossa negociações exteriores eram mais fortes que hoje rsrs

      outra coisa é que como eles sabem que o osorio é um caso emblemático que muitos que gostam do tema militar reclama do blindado não ter seguido em frente eles os adoradores da vaca sagrada sionista e yanke tentam de toda forma dificultar a realidade dos fatos

      mas eu aposto que SE FOSSE O GOVERNO DO PT NAQUELA EPOCA O OSORIO TERIA VINGADO RSRS

    • O Osório sempre despertara paixões, mas já é hora de deixar isso no passado e criarmos algo melhor, hoje não vivemos mais nos fatídicos anos 80, o BRASIL vive outra realidade econômica só nos falta agora agirmos ao invés de chorarmos o leite derramado !

  3. Na verdade foi a mesma história de sempre. O produto era ótimo mesmo, o melhor do mundo… mas a máquina capitalista americana era melhor.

    Explico (estilo Pai Rico Pai Pobre): Qualquer um faz um hamburguer melhor que o MacDonalds… mas ninguém tem um sistema de vendas como o do MacDonalds!

    Além de um monte de “rabos presos” (lobbys) com outros países, para garantir a compra de material de origem norte-americana, também sofremos da falta de visão e investimento interno.

    Israel investiu internamente e tem hoje um dos melhores tanques do mundo, Alemanha, Rússia, e até alguns países da Europa Oriental seguem o mesmo caminho. Nós não.

    Lembro um caso de pioneirismo brasileiro. Um fuzil “bullpup” baseado em polímero… e nossos “comandantes” disseram que “fuzil de plástico” é besteira!

    http://bit.ly/1kfMtRf

    http://bit.ly/1kfMBjA

    Quanto ao fuzil hoje fornecido às nossas forças armadas… pra ser ruim tem que melhorar muito! 🙁

    Abraço galera!

  4. Acabei de esbarrar nisso aqui… outro projeto do KCT, mas sem investimentos internos!

    http://bit.ly/1kfNg4D

    Lembro do sucesso do sistema “boomerang” do Cascavel… Uau… ganhou o mundo. Simples e eficaz pra kct!

    http://bit.ly/1kfNzwl

    O Brasil já é reconhecido com criador de soluções e equipamentos de qualidade. Só falta investirmos em nós mesmos… e “Os caras do Planalto” pararem que querer uma fatia enorme do “bolo”, inviabilizando os projetos! 🙁

    Brasil… sil… sil… com S!

    Abraço galera!

    • Mais um caso em que a culpa pelo fracasso do projeto é nosso e somente nosso… ou melhor, do nosso GOVERNO desinteressado com a defesa e estratégia de defesa nacional em si…

  5. O Osório sempre levantou boas e calorosas discussões!
    O fato é que a ENGESA apostou tudo nessa possível venda e se deu mal… concorrer lá fora com a gigantes da indústria bélica não é algo simples e obviamente, a Arabia Saudita sendo um chiqueiro dos EUA, só poderia ter comprado produto americano ou de países aliados.
    Outro detalhe a ser avaliado tecnicamente é de onde viam as peças do Osório….a torre vinha de um, o canhão de outro, equipamentos de telemetria de outros etc.. e em sua maioria importados na época…. tudo isso também ajudou e pesar mais na escolha do A1. E pra enterrar de vez a Engesa nosso maravilhoso governo da época mais os grandes ministros militares, não quiseram assumir o ônus de segurar uma cia privada de pé!
    O fracasso da Engesa foi gerado por ela própria ao querer dar um passo maior do que ela poderia dar naquele momento!
    Abraço,

Comentários não permitidos.