OTAN prevê aumento do interesse da Organização pelo Ártico

O secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, declarou na sexta-feira, 30, que a Organização pretende, no futuro, dar maior atenção à situação no Ártico. Ao discursar numa sessão da Assembleia Parlamentar da OTAN, em Vilnius, Lituânia, ele explicou que a decisão está ligada aos efeitos da mudança climática. Rasmussen disse ainda que o aquecimento global permitirá extrair maiores recursos naturais no Ártico, além de desenvolver a sua navegação de forma mais ativa.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte destacou, no entanto, que tal situação poderá igualmente criar um atrito adicional entre os vários países daquela região do planeta, cuja importância geopolítica cresce significativamente a cada dia.

Nesse sentido, vale destacar que a Rússia também tem dado atenção cada vez maior ao Ártico. No final de março, o comandante da Marinha russa, Almirante Viktor Chirkov, declarou que o país irá aumentar o agrupamento estratégico de dissuasão nuclear e não nuclear na região. Além disso, há uma semana, os militares russos realizaram, pela primeira vez, o desembarque de paraquedistas e equipamento militar no Ártico.

Fonte: Diário da Rússia

 

3 Comentários

  1. Depois vão dizer que são os Russos o mal encarnado.
    Foi só a Russia definir essa região como de seu interesse, que lá vai a OTAN atrás para criar animosidade. Qualquer país grande o suficiente para dedicar energia em alguma area do planeta, mesmo sendo de pouco interesse mundial, mas que tenha capacidade de gerar dividendos com sua iniciativa, vem logo esses paises pleitear o que acreditam ser seu de direito, o mundo, que para eles são sua a reserva de exploração. O espirito colonial não acabou, nem a exploração dos povos mais frageis, só mudou a estlo exploratório.

Comentários não permitidos.