EUA usam terrorismo para gerir conflitos internacionais

A posição tomada pelos EUA e pelos países da União Europeia em relação à crise na Ucrânia contraria abertamente os princípios que esses países tentam pôr em prática noutras regiões, inclusive no mundo árabe.

Fica a sensação de que os países ocidentais neste momento não têm princípios firmes e que eles atuam exclusivamente a partir de posições do pragmatismo político. Ou dito de uma forma simples – para obter proveitos próprios. Essa é a opinião do analista e diretor editorial do jornal Al-Ahram Amr Abdel Samie:

– Se olharmos para as relações entre a União Europeia e os EUA, por um lado, e a Rússia, por outro, ou para as posições da União Europeia e dos EUA relativamente à atual situação que se vive no Oriente Médio, especialmente no Egito, ou se olharmos para as posições da União Europeia e dos EUA relativamente à Líbia, essas gritantes contradições se tornam completamente evidentes. O establishment dos países ocidentais transmite constantemente a opinião que os EUA e a União Europeia combatem alegadamente com firmeza o terrorismo. Mas isso não é verdade. Se analisarmos os acontecimentos que ocorrem em diferentes regiões, nós veremos claramente que o terrorismo é realmente nesta altura o mais importante instrumento que os EUA e a União Europeia usam para gerir os conflitos internacionais.”

Nos últimos três anos os EUA se tornaram no principal suporte do terrorismo islâmico em todo o mundo. Os EUA usam o terrorismo de forma a minar os regimes nacionais nos outros países de forma a orientar os acontecimentos na direção que interessa aos Estados Unidos.

Não é preciso ir longe para encontrar exemplos. Analisemos os recentes atentados ocorridos em Xinjiang, na China. Todos sabemos que os Estados Unidos não estão nada contra um enfraquecimento da China e o resultado é as autoridades chinesas não conseguirem acabar com o terrorismo islâmico em Xinjiang há muitos anos, apesar de todos seus esforços. O mesmo pode ser dito dos atentados terroristas no Cáucaso russo.

A China e a Rússia são hoje as principais circunstâncias irritantes para os EUA, e a sua aproximação constitui simplesmente um superpoderoso fator irritante. As razões para isso são compreensíveis. O poder combinado da Rússia e da China não deixa de impressionar. Ao estabelecer uma cooperação eficaz, esses dois países serão simplesmente invulneráveis às pressões externas. Um exemplo disso é o contrato do gás recentemente assinado entre Moscou e Pequim. Esse negócio tem um caráter estratégico e, simultaneamente, está intimamente ligado à atual situação política global. Ela debilita a pressão econômica por parte dos EUA e da União Europeia sobre a Rússia, aumentando ao mesmo tempo a pressão russa sobre a Europa, que é o aliado político principal dos Estados Unidos. A Rússia conseguiu criar uma aliança com a China para reduzir a influência norte-americana, e isso irá resultar em mais uma grande derrota numa série de futuras derrotas dos EUA. A América nada pode contrapor a essa aliança dos pontos de vista militar, econômico e político.

Restam os métodos “encobertos” de pressão. Eles incluem o terrorismo islâmico, que os Estados Unidos já há muito usam (e, infelizmente, com êxitos frequentes) para alcançar seus objetivos na região do Oriente Médio. Será lógico supor que o reforço dos laços russo-chineses estimule os Estados Unidos a dinamizar esse instrumento de pressão sobre esses dois países.

Mas os norte-americanos têm de perceber que esse instrumento é muito pouco confiável. Eles usaram os radicais islâmicos para mudar o regime na Líbia, mas acabaram obtendo um resultado precisamente contrário ao que esperavam. Na Síria os Estados Unidos apoiavam verbalmente os dissidentes liberais locais, mas na prática reforçavam os grupos radicais islâmicos que se opõem ao regime de Assad. No final ambos acabaram por perder. No Egito os EUA apoiaram a Irmandade Muçulmana para submeter o Egito à sua influência, mas acabaram por perder novamente.

O que se passa atualmente na Ucrânia? Os EUA apoiaram um golpe de Estado, organizado em Kiev contra o presidente Yanukovich por um grupo relativamente pequeno de pessoas. No entanto não reconheceram a revolução pacífica no Egito, onde no verão do ano passado milhões de pessoas saíram para as ruas para derrubar o regime de Mursi. Reparem: por todo o lado os EUA se colocam ao lado das forças que usam métodos violentos e abertamente terroristas. Isso já configura uma tendência estável que é impossível deixar de notar – apesar de a principal mídia ocidental não ver as evidências, como é natural.

Mas nós vemo-las claramente, inclusive no exemplo do nosso próprio país. Nós vemos, e sentimos pessoalmente, que os EUA e a União Europeia não atuam partindo de alegados princípios morais elevados, mas exclusivamente em prol dos seus interesses práticos, e para os atingir não são muito escrupulosos na escolha de seus métodos.

 

Fonte: Voz da Rússia

16 Comentários

  1. boa matéria !!! os russos e chineses e não apenas eles mas muitos países como a síria com terroristas americanos mercenários americanos ,aonde não da para eles colocarem mercenários eles usam a internet para inflamar revoluções internas

    os yankes estão tentando de tudo para não perderem o dólar como moeda principal

    e aqui no brasil estamos sendo atacados pelo facebook que com varias paginas ataca nossa religião ,ataca o samba , ataca o futebol ,ataca tudo que represente uma união nacional

    e ainda tem uns nerds otarios que reproduzem tudo de ruim achando que estão sendo super politizados mas são apenas massa de manobra

    na Venezuela ataques ,a bolivia a DEA americana expulsa mas vieram todos para o brasil ,,viramos refugo de agitadores

      • CAPA PRETA o único santo desse mundo foi jesus cristo ,o resto só sabe fazer feijão virar mer…..da

      • com ajuda dos estados unidos aos terroristas islâmicos a religião crista voltou a ser atacada !!!
        por isso sou favorável ao envio de tropas brasileiras a missão pois se deixar acontecer por la com certeza pode cruzar o oceano !!!

      • Amigo, creio que essas imagens só podem ser montagens, pois não cabe na minha cabeça que o tal “ser humano” possa ser capaz de tal INFÂMIA… me deu asco… nem os comunistas da pior estirpe seriam capaz de tal ato… estou abismado… sinto por quem fez isso… não é humano… nem animal (os animais não são capazes de serem cruéis, senão por instinto)… é algo além da minha modesta capacidade de nominar… dá vontade de ter o poder de fritar seres que tem a capacidade de agir contra seres indefesos desse modo e extirpar esse mau do mundo… ATO NOJENTO E DEGRADANTE… sem palavras…

      • Non nobis, Domine, non nobis. Sed Nomine tuo da Gloriam! Deus lo vult!
        Saudações fraternas velho amigo Olhos Azuis.

  2. Os iankss usam forças locais p desetabilizar os governos de seus países, vide à Venezuela e c certo exito relativo a Ucrânia, q levou os Rússos a tomarem a Crimeia, pq sabiam das atiavidades da CIA(central internacional de atrocidades) em suas fronteira; estão certos. O BRASIL era p ter e saber,ABIN, quem está agindo dentro da Venezuela e até ajudar as forças locais p deter os mesmos….Sds.

  3. por LUCENA
    .
    .
    Más é obvio que sim !! … basta vê quem está ao lado deles no Oriente Médio .. a mão negra do tio Sam; a Al-Quaeda ,,,, que prova mais cabal do que essa.

    • putz… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… como diria o HMS: “Mais geopolítica de iguaria de feira, preparada em Vans e servida, indubitavelmente sem recheio, acompanhada de caldo de cana.” … caiu como uma luva… 🙂

      • zoinho azul chamando o tiraleite em comentários subliminares
        faz assim zoinho :tiraleite ,,me ajuda aqui pô rsrs

      • “comentários subliminares”… rsrsrsrsrsrsrsrs… vc nem tem ideia do que vem a ser isso… tá querendo falar difícil ???… 🙂

    • Amigo, qndo for usar os emoticons, tem que dar espaço entre os mesmos e qualquer outro caractere senão não dá certo… saudações…

Comentários não permitidos.