Vídeo: AgustaWestland completa testes de autorrotação do AW609

A AgustaWestland realizou com sucesso os testes de autorrotação do AW609, entre o final de março e início de abril, no Texas (EUA).

Os ensaios do Tiltrotor, nome dado ao modelo que decola na vertical como um helicóptero e se desloca na horizontal com a performance de um avião, foi acompanhado por especialistas da Federal Aviation Administration (FAA, agência reguladora de aviação nos EUA).

A manobrabilidade do AW609 e o seu desempenho em voo superaram as expectativas dos engenheiros que já dispunham de dados das suas características coletadas previamente em simuladores de voo.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1rMulyR” standard=”http://www.youtube.com/v/Mz14B9c-XuU?fs=1″ vars=”ytid=Mz14B9c-XuU&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3138″ /]

O AW609 é equipado com dois turboélices Pratt&Whitney Canada PT6C-67A de 1.940shp de potência cada, que estão localizados na ponta das asas. Ao decolar, os motores são basculhados para cima, na mesma posição do rotor principal de um helicóptero e, ao alçar a altitude desejada, move-se para frente assumindo a posição horizontal que é convencional a todas as aeronaves.

A aeronave está em desenvolvimento para atender ao mercado comercial, acumulando hoje 60 pedidos firmes e com a previsão de certificação em 2017.

Fonte: C&R

1 Comentário

Comentários não permitidos.