Rússia: Novas sanções dos EUA são retorno à Guerra Fria

Vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov

Um importante diplomata russo criticou duramente a nova rodada de sanções dos Estados Unidos nesta segunda-feira, dizendo que as medidas são ilegítimas e não civilizadas e que as restrições dos EUA às exportações de alta tecnologia da Rússia marcam um retorno às práticas da Guerra Fria.

“Nós condenamos firmemente a série de medidas anunciada na tentativa de colocar pressão com sanções sobre Moscou”, disse o vice-chanceler Sergei Ryabkov em comentários publicados no site do ministério.

“Sanções extraterritoriais unilaterias são, por natureza, ilegítimas. Elas não apenas falham em corresponder às normas de interação civilizada entre Estados… elas contradizem as exigências do direito internacional”, afirmou Ryabkov.

Mais cedo, o governo americano anunciou uma nova rodada de sanções à Rússia, devido à crise na Ucrânia. A lista inclui nomes de duas pessoas ligadas ao presidente Vladimir Putin, além de empresas e bancos.

Amanhã, será a vez da União Europeia divulgar novas sanções ao país, que incluem o congelamento de bens e a proibição da concessão de vistos para mais 15 pessoas.

REUTERS

Fonte: Terra

Rússia pede que EUA baixem tom

Ministro russo da Defesa, Serguei Choigu, voltou a afirmar que as forças russas não invadirão a Ucrânia e pediu que os Estados Unidos baixem os níveis de retórica durante uma conversa por telefone nesta segunda-feira com seu homólogo americano, Chuck Hagel.

O Pentágono apresentou um memorando no qual ressalta que o secretário de Defesa americano disse que a situação continua sendo “perigosa” e voltou a pedir que a Rússia “evite uma influência desestabilizadora na Ucrânia”.

Em Moscou, o Ministério da Defesa russo indicou ter pedido para que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos contribua para baixar os níveis de retórica”. Choigu “negou categoricamente as afirmações sobre a presença de grupos de sabotagem russos no sudeste da Ucrânia”.

O ministro russo da Defesa também afirmou que as tropas russas haviam interrompido as manobras militares perto da fronteira com a Ucrânia.

Choigu disse durante essa conversa de uma hora que o “regime de Kiev” que, “sob o pretexto de lutar contra o terrorismo”, enviou tropas aos sudeste do país “contra seu próprio povo. Ele indicou que eram 80 tanques, 130 veículos blindados e 15.000 homens.

“A Rússia foi obrigada a iniciar manobras de envergadura perto da fronteira com a Ucrânia diante da perspectiva de uma ação militar (ucraniana) contra os civis (…) Depois que as autoridades ucranianas declararam que não iam utilizar as unidades militares regulares contra a população desarmada, as tropas russas voltaram aos seus quartéis”, disse Choigu, segundo um comunicado de seu ministério.

 As tropas russas iniciaram na semana passada manobras militares na fronteira com o país vizinho. O presidente Vladimir Putin havia alertado para as consequências, caso as forças ucranianas atacassem as populações de língua russa do leste da Ucrânia.
Vários prédios públicos permanecem em poder de separatistas fortemente armados em cerca de dez cidades ucranianas. As invasões começaram depois da rápida anexação da península da Crimeia (sul) à Federação Russa, em março. Desde então, as tentativas do governo interino de retomar os edifícios fracassaram.

Segundo as autoridades ucranianas, os “homens de verde” armados e usando uniformes sem insígnias que participam de invasões a administrações no leste fazem parte das forças especiais russas, algo que Moscou desmente.

AFP

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Novas sanções dos EUA são retorno à Guerra Fria
    .
    .
    Só com uma guerra fria e o terror no mundo pode retirara a vaca sagrada do atoleiro no brejo.
    .
    A economia americana está ligada visceralmente a guerras,se não houver guerras,a economia americana entra em crise e a nação beligerante entra em crise existencial,quando o mundo estiver aterrorizado pelas guerras,eles lucram e muito!!!
    .
    “Transforma o mundo inteiro em um puteiro e assim,se ganha mais dinheiro”…parafraseando o poeta Cazuza
    .
    O “modus operantis” da guerra ria está bem patente no Oriente Médio e no leste europeus através de agentes fantoches colocado por golpes de estado ou por intervenções militares.
    .
    Nós brasileiros sabemos muito que como foi e é uma aguerra fria pois aqui,não fora diferente dos dias de hoje.
    .
    Existe muitos que adorariam voltar os tempos das trevas, onde a democracia fora violentamente massacrada,assim como muitos presos daquela época nos porões úmidos dos quarteis nas mãos de assassinos fardados e com uma insígnia e que hoje, se esconde na sombra da impunidade institucionalizada por aquela ditadura.
    .
    Até hoje, não se que sabe dos paradeiros dos restos mortais de muitas vítimas dos leviatãs da ditadura brasileira !

  2. Enquanto as tietes russófilas se rasgam os EUA constroem mais 10 subnucs para começar a brincadeira… 🙂

  3. Por que essa choradeira por causa destas sançoes $ Afinal, os economistas extrategistas de plantao dizem que um estado falido , nada pode fazer economicamente contra um brics (esportador de commodites 90% ), este representante da republica russa deve estar eh contando uma piada, jamais um brics que esta sentado sobre um imenso arsenal atomico se sentiria encomodado se os merdas ocidentais deixassem de lhes auxiliar com incentivos e investimentos ,kkkkkk, o jeito serah exportar a morte para os perifericos a preço de banana ,lamentavel !!!!!

Comentários não permitidos.