Brasil: “Comissão cancela doação de aeronave da FAB para o Equador”

 c-115_1-600x440

NOTA DO PLANO BRASIL: Há ainda um único turbo hélice C-115 Buffalo da FAB que está à disposição dos diversos PAMAs, em especial do PAMA–SP, para o intercâmbio de peças e material aeronáutico.

Seria de bom juízo acrescentar mais esse Buffalo ao inventário dos PAMAs da FAB, pois reza a máxima de que “quem tem dois (equipamentos), tem um; e quem tem um (único equipamento), não tem nenhum.”

Essa máxima de que “é melhor prevenir do que remediar” é conhecidíssima na Marinha do Brasil (MB), principalmente entre o pessoal de máquinas onde os equipamentos são todos duplicados.

No caso da FAB, desdenhar essa máxima em relação ao único turbo hélice C-115 Buffalo a serviço dos diversos PAMAs, significará o seguinte: “no momento em que a aeronave se fizer necessária para o serviço, será nessa hora em que aparecerá uma pane e a sua decolagem será cancelada.”

Por sua vez, o Equador desdenhou o seguinte ditado: “Cavalo dado não se olha os dentes”.

Brasil: “Comissão cancela doação de aeronave da FAB para o Equador”

 Equador desistiu de avião, que é operado por poucos países.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (09/04/2014), o Projeto de Lei 6644/13, do Executivo, que cancela a doação de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o governo do Equador.

O governo colocou à disposição do Equador um C-115 Buffalo, turboélice de fabricação canadense, mas o país vizinho desistiu de receber a aeronave.

Os C-115 foram comprados entre 1968 e 1970 e utilizados para várias missões militares na Amazônia. Eles foram substituídos por aeronaves C-105 Amazonas comprados da Espanha.

A doação para o Equador foi autorizada em 2011, mas o país perdeu o interesse na aeronave. Relator da proposta, o deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) destacou que o C-115 Buffalo é operado por poucos países, por isso, não há mercado para os componentes. Com a desistência do Equador, o governo decidiu revogar a lei (12.442/11) que autoriza a doação.

Fonte: Câmara dos Deputados via Cavok 

1 Comentário

Comentários não permitidos.