Sistema de misseis MMP da MBDA alcança avançado estágio experimental

Ivan Plavetz
O MMP foi desenvolvido pela MBDA para ser uma arma de batalha terrestre de ultima geração da classe “dispare e esqueça”. Segundo o fabricante, ele permite a neutralização de diferentes alvos de superfície com elevados níveis de precisão, em distâncias superiores a quatro quilômetros, com mínimos riscos de efeitos colaterais.
O sistema de misseis portáteis superfície-superfície MMP (Missile Moyenne Portée), fabricado pelo consórcio europeu MBDA, passou nos testes de demonstração das suas capacidades em configuração operacional.
Na atual fase, a MBDA esta realizando testes de disparo desses misseis em espaço confinado, contando com um operador no posto de atirador e um líder de equipe.

O sucesso desses testes, realizados no túnel de ensaios existente nas instalações da Direção Geral de Armamentos (DGA) da França, em Bourges, França central, confirmou a segurança operacional do MMP, notadamente para o atirador.
Os ensaios estão sendo realizados em condições meteorológicas extremas, ou seja, frio intenso e calor desértico, com o objetivo de demonstrar o funcionamento em temperaturas típicas encontradas nas arenas de combate reais.
Paralelamente, os testes com a nova cabeça de guerra confirmaram a eficácia do MMP contra alvos que representam a nova geração de carros de combate em operação no mundo.
Recentemente, dois disparos de MMP foram executados em Bourges. A primeira prova validou a letalidade da nova arma no quesito velocidade, um passo importante diante da necessidade de reproduzir o tiro de acordo com as condições reais.
Experimentar o MMP contra alvos dotados de módulo (ou proteção) reativo de ultima geração constituiu-se no principal motivo para o segundo tiro experimental, sendo que no teste a proteção reativa detonou pela ação do míssil e a blindagem principal acabou sendo perfurada pelo vetor, confirmando a superior letalidade do MMP.
A MBDA desenvolveu o MMP para ser uma arma de batalha terrestre de ultima geração, da classe “dispare e esqueça”.
Segundo a fabricante, ele permite a neutralização de diferentes alvos de superfície com elevados níveis de precisão a distâncias superiores a quatro quilômetros e, ao mesmo tempo, com mínimos riscos de efeitos colaterais.
O MMP pode ser disparado a partir de uma unidade de infantaria a pé ou de uma torreta de carro de combate, possuindo um amplo leque de funções, uma delas é a possibilidade de mantê-lo engajado no alvo sem a necessidade de acompanhamento até o impacto.

4 Comentários

  1. O MMP pode ser disparado a partir de uma unidade de infantaria a pé ou de uma torreta de carro de combate, possuindo um amplo leque de funções, uma delas é a possibilidade de mantê-lo engajado no alvo sem a necessidade de acompanhamento até o impacto. ==== Mt bom, parece-me ser mt grd,como Pindorama tem acordo militar c os francos…n FAs agradecem .Sds.

    • Honestamente, sou mais a prata da casa o MSS1.2. O franco pode até ser superior, mas é mais importante no momento investir no produzido aqui para irmos aos poucos melhorando a qualidade dos produtos. Se não vamos ficar eternamente comprando equipamento estrangeiro.

Comentários não permitidos.