Obama ameaça a Rússia e Putin responde

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feita que mais sanções podem ser aplicadas contra a Rússia se o governo russo não cumprir os termos de um acordo fechado em Genebra na semana passada para reduzir as tensões na Ucrânia.

“Até agora, pelo menos, temos os visto sem cumprir o espírito ou a letra do acordo, em Genebra”, disse Obama em entrevista coletiva conjunta após reunião com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

“Nos preparamos para a possibilidade de aplicar sanções adicionais”, acrescentou.

Obama disse que a Rússia pode evitar novas sanções se mudar de rumo, mas afirmou que as evidências até agora não o deixam esperançoso de que Moscou irá seguir outro caminho.

“Há sempre a possibilidade de que a Rússia, amanhã, ou depois, inverta seu curso e tenha uma abordagem diferente”, disse.

Rússia: sanções prejudicam o país, mas não de forma crítica

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que as sanções estão prejudicando a economia da Rússia, mas que o dano não é crítico.

“No geral elas estão causando danos, porque os ratings (de crédito) estão sendo revistos, empréstimos podem ficar mais caros e assim por diante. Mas isso não é de caráter crítico”, disse Putin sobre as sanções impostas à Rússia pela anexação da península da Crimeia.

Putin também condenou o uso de sanções como um instrumento de política internacional, dizendo que elas prejudicam todos os envolvidos e refletem mal naqueles que as aplicam.

“Elas são prejudiciais para todos, destroem a economia global (e) são desonrosas da parte daqueles que usam esses tipos de ferramentas”, disse Putin.

Fonte: Portal Terra

35 Comentários

  1. O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que as sanções estão prejudicando a economia da Rússia, mas que o dano não é crítico. —- Países = à Russia/iankss tem mt gordura p queimar, economica/ falando…+ ele foi honesto, e isso parece-me q ele está criando meios p sair desse incomodo econômico…Quem viver vera.Sds.

  2. Se as sanções contra a Rússia continuarem no mesmo padrão atual, vão proibir o acesso à Disney dessa vez.

  3. O sistema de sanções, tão amplamente utilizado pelo governo do EUA…É uma prova de que o discurso da “América” liberal, onde as pessoas são livres para empreender sem interferência estatal é somente isto mesmo: Um discurso! Um balão inflado com ar e nada mais…

    Porque as empresas e industrias privadas estadunidenses, são sempre obrigadas a seguir as diretrizes políticas governamentais do tipo: “Não faça negócios com este, más pode fazer com aquele…”

    Me lembra muito a Alemanha nazista, que tinha um forte sistema de empresas e industrias, privadas, más que tinham que ,acima de tudo, obedecer as ordens governamentais.

    • “Me lembra muito a Alemanha nazista, que tinha um forte sistema de empresas e industrias, privadas, más que tinham que ,acima de tudo, obedecer as ordens governamentais.”

      é o que a China faz hoje e que o pt quer implantar aqui… o próprio Tarso Genro admira esse tipo de interferência estatal nas empresas particulares…

      “Um embrião do projeto veio à luz num artigo assinado pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no fim de janeiro. Intitulado “Uma perspectiva de esquerda para o Quinto Lugar”, o texto elucubrava sobre as virtudes do modelo econômico chinês para, na conclusão, preconizar a convocação de “uma nova Assembleia Nacional Constituinte no bojo de um amplo movimento político inspirado pelas jornadas de junho”, mas “com partidos à frente”.”http://www.alertatotal.net/2014/04/marcha-sobre-brasilia.html

      • A questão é que a China não nega nem esconde seu estatismo e ingerência governamental na econômia…

        JÁ O DISCURSO PSEUDO LIBERAL DO EUA, de liberdade e não ingerência econômica é pura hipocrisia, para vira-lata terceiro mundista ver…

      • Que pena que sua resposta não acrescentou nada, caro Alvez… quem não se apega a realidade não entende realmente a diferença entre os USA e os chinas…

    • Interessante seu comentário… estava lendo ontem algo sobre socialismo (pra entender um pouco a coisa) e encontrei isso no wikipedia:

      “mo, conhecido oficialmente na Alemanha como Nacional-Socialismo1 2 3 4 (em alemão: Nationalsozialismus), é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945. Esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich”

      “O nome do Partido Nazista era “National Sozialistische Deutsche Arbeiterpartei” (N.S.D.A.P.) ou, em português, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.”

      – Ou seja, de certa forma, um PT Alemão… e assim como lá, estamos deixando rolar… até ser tarde demais! 🙁

      “Quando questionado o porquê de usar a palavra “socialismo” como parte do nome de seu partido, Adolf Hitler disse: “Por que eu iria forçar essas criaturas a se submeterem a uma disciplina rígida, da qual não conseguem escapar? Eles podem ter tantas terras ou usinas quanto querem, o importante é que o estado, por intermédio do partido, decida quanto às ações e atitudes, pouco importando, assim, que sejam proprietários ou operários. Compreendem, agora, que tudo isso não significa mais nada? Nosso socialismo tem uma forma de agir mais profunda. Não modifica a ordem das coisas, não faz senão mudar as relações dos homens com o estado (…) Que significado têm a partir de agora as expressões ‘propriedade’ e ‘renda’? Por que teremos a necessidade de socializar os bancos e as usinas? Nós socializamos os homens!”.

      – Percebe-se aqui que Hitler era um moleque, um pândego, jamais seria caveira.

      “Por que eu iria forçar essas criaturas a se submeterem a uma disciplina rígida, da qual não conseguem escapar? Eles podem ter tantas terras ou usinas quanto querem, o importante é que o estado, por intermédio do partido, decida quanto às ações e atitudes, pouco importando, assim, que sejam proprietários ou operários.”

      Nascimento pra cima deles! 🙂

      O que tem de material pra ler sobre o assunto não está no gibi (gíria da minha época, era Gibi, não HQ, nem Comics… Gibi mesmo, mas a gente lia muito!) muita coisa pra filtrar pra entender “só um pouquinho” todo o contexto!

      Sim, porque apesar de tentarmos entender algo da política ou sociologia da coisa, às vezes esquecemos que, em muito, há o envolvimento simples da avareza e ganância humanas, dos lobistas, dos interesses escusos, etc. etc.

      • Olá Mauro Lima

        Apenas uma ressalva.

        Cuidado com textos que associam o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ao conceito Socialismo ou Comunismo.

        Como você afirma que esta pesquisando, espero que encontre os motivos que levaram um grupo de pessoas a adotar este nome para uma agremiação política.

        Abs

      • É fácil de entender Roberto… qualquer ideologia política que persiga o indivíduo e enalteça o coletivismo seguidor de um líder carismático pode ser sim considerado comunismo ou socialismo pragmático… como já cansamos de postar nesse espaço, as ÚNICAS diferenças entre a Alemanha NAZISTA e a Rússia COMUNISTA é que um tinha como eixo ideológico o racismo institucionalizado e o outro o coletivismo institucionalizado… há de se observar que ambos, nazismo e comunismo tem algo comum ao fascismo, ou seja, o estado senhor todo poderoso que esmaga seus inimigos como formigas, não se importando com o humanitarismo que hoje todas as democracias modernas tanto se vangloriam em defender… mas realmente tomemos cuidado com as denominações de agremiações políticas, caso dos chamados sociais democratas… como ser socialista e ao mesmo tempo democrata ???… IMPOSSÍVEL… é o quadrado redondo… o socialismo por natureza impõe a necessidade do estado intervencionista… e eu quero ver é o líder de um estado intervencionista deixar de usar o poder contra indivíduos fracos perante a monstruosa máquina estatal… será como eu disse: o monstro esmagará, fatalmente, o indivíduo formiguinha… saudações…

      • “qualquer ideologia política que persiga o indivíduo e enalteça o coletivismo seguidor de um líder carismático pode ser sim considerado comunismo ou socialismo pragmático”

        Não é por nada Blue Eyes, mas você está misturando coisas.

        Sugiro fazer o mesmo que esta fazendo o Mauro Lima: iformece melhor.

        Não precisa gostar de Socialismo/Comunismo, mas se for para explicar é bom conhecer.

        Abs

      • A teoria socialista é linda, caro amigo… mas a prática… é exatamente como eu disse… sinto por destruir seu castelo de areia…

      • Perfeito ,senhor Mauro silva , os distraidos ensistem em nao admitir que NAO HA , relaçao entre atrocidades gerais cometidas por nazistas e atrocidades cometidoas por cumunas , no geral so muda o nome , as nomeclaturas so servem para definir o lado de uma estrutura SIMETRICA partida ao meio , nao ha diferença entre ditadores ditos de direita ou de esquerda , ambos jogam com a massa , aplicam manipulaçao e cabresto ! Tarso genro nao vai durar muito tempo .

      • O nazismo é frequentemente considerado por estudiosos como uma derivação do fascismo. Mesmo incorporando elementos comuns tanto da direita política quanto da esquerda política, o nazismo é considerado de extrema direita.

        O termo National Sozialistische, que em alemão dá origem a “nazismo”, era utilizado como forma de se contrapor ao termo comunismo, ou socialismo internacional, no sentido utilizado pelo marxismo. O nazismo pode ser considerado uma forma extrema de fascismo, muitas vezes chamado de nazifascismo. Os vários tipos de fascismos se identificam como antissocialistas (no sentido Marxista).

        No caso , de uma forma puramente conceitual, alguns dos comentaristas aqui do blog, mais radicalmente anti-esquerdas, se encaixam facilmente na classificacão de fascistas… Embora, por causa das distorções que adotam sobre o que seja o fascismo , não se reconheçam como tal…

      • Destacando a diferença, apesar da semelhança no nome…

        O termo adotado pelo nazi/fascismo: “National Sozialistische” foi criado para dar enfase ao nacionalismo , como uma forma de se opor ao internacionalismo do socialismo marxista.

      • É bom usar o Wikipedia com moderação e pé atrás… nem tudo que está lá é fato… existe um trupe de apoiadores da esquerda que não se desligam da edição do wiki… sei porque já constatei o fato… no mais, seus conceitos estão deturpados… como disse o Mauro, diferenças ideológicas não mudam o fato de o NAZISMO e o COMUNISMO serem IDEOLOGIAS SANGUINÁRIAS…

      • Mauro,
        a passagem, de Hitler, que você cita:

        “Por que eu iria forçar essas criaturas a se submeterem a uma disciplina rígida, da qual não conseguem escapar? Eles podem ter tantas terras ou usinas quanto querem, o importante é que o estado, por intermédio do partido, decida quanto às ações e atitudes, pouco importando, assim, que sejam proprietários ou operários. “

        É perfeita no sentido de exemplificar o meu comentário às 22:04.

        É exatamente disto que se trata, o poder de ingerência política/governamental de Washington, sobre a iniciativa privada do próprio EUA e dos países sobre sua influência…É um fascismo travestido de liberalismo!

      • NADA DISSO MUDA O FATO DE TANTO O NAZISMO COMO O COMUNISMO SEREM IDEOLOGIAS SANGUINÁRIAS…

      • O que não muda é o ser humano, que pode ser sanguinário
        seguindo qualquer ideologia ou religião, como prova a historia da humanidade, com exemplos fartos e sangrentos, através dos milênios…!

      • O QUE NÃO MUDA É O SER HUAMANO…

        Que pode ser sanguinário
        seguindo qualquer ideologia ou religião, como prova a historia da humanidade, com exemplos fartos e sangrentos, através dos milênios…!

      • Por isso mesmo que não podemos permitir essas duas ideologias sangrentas que, devido a propensão sanguinária humana, instrumentalizados com essas duas armas idiotizantes, transforma o ser humano no que ele tem de pior… FORA COMUNISMO e NAZISMO… quem gostar de comunismo que vá morar em cuba, coreia do norte, china e demais republiquetas comunistas nojentas…

  4. Sansões contra a Rússia, uma das 2 potências mundiais, me soa meio ridículo. E els podem simplesmente vender armamento, do bom, pra se manter, para todo o Oriente Médio… aí é que eu quero ver como os EUA ia lidar com essa batata quente!

    Já pensou essa encrenca alguns anos atrás… Saddam Hussein, doido, idiota e abusado como nossos coronéis, mandando de S300, e hoje de S-400 ??

    Não se cutuca Urso com vara curta! (ditado adaptado!)… e com o poderio atual Russo, não creio que haja vara longa o suficiente para essa besteira!

    Melhor entender o Urso, e aprender a lidar com ele!

    • Mauro Lima,

      Não ha duvidas de que a Russia é um grande poderio militar. Contudo, sua economia ainda carece de amadurecimento…

      Ainda contam com muitos investimentos externos, vindos principalmente da Europa e EUA, além de uma dependência forte de exportação de commodities ( religiosamente compradas por europeus, em sua maioria ). Fora isso, atualmente importam regularmente maquinário para manter sua industria funcional.

      Se chegar um momento em que esses investimentos faltarem ( com, por exemplo, a proibição de empresários americanos de investirem no país ), a economia russa é que sofrerá as consequências… E isso poderá ser mais danoso que uma guerra…

      Por tanto, essas sanções podem sim se converter em problema… E vale lembrar que os países emergentes simplesmente não estão preparados para assumir os lugares de EUA e europeus como consumidores e investidores.

      • Eu não disse que “não podem” gerar problemas… é óbvio que vão. Só não é inteligente, estrategicamente!

        Com a localização geográfica e o clima disponível realmente as dificuldades são absurdas! mas força-los a buscar alianças estratégicas com países “não tão alinhados” com os interesses ocidentais, me parece dar um tiro no próprio pé, e dos grandes.

        Não só alianças… eles podem começar a fazer exportação em massa de armamento modernos para países árabes e ditaduras da América do Sul… até para a China… e acho que todos estes estariam ávidos e criar novos acordos comerciais com a Rússia para ter acesso a esse material de ponta… JUSTAMENTE, para poder ser contrapor à OTAN e aos EUA!

        Tivesse isso acontecido alguns anos atrás e o Iraque de Saddam iria oferecer Bilhões em petróleo à Rússia, em troca de armamento moderno… e aí… como é que os EUA iam lidar com essa “batata quente”!???

        Essa é a questão que eu levantei… ainda há muitos países com Bilhões para investir na Rússia, e contrários à doutrina geopolítica EUA/OTAN.

    • Irao se comportar vendendo mais armas aos sunitas cheios de dollares , um tiro no peh , ajudando o inimigo a se estabelecer , ja ja os sauditas compram milhares de f35 ( chipados eh claro kkkkk) !

    • É disso que eu estou falando. E tem ótimos submarinos para exportação também. E tem o Pak-FA chegando… e por aí vai… se criarem sanções… vai ter gente querendo investir.

      É mole dar tapa na cara de um sujeito e chamar ele de “fura-greve”… mas lidar com a autonomia de países soberanos interessados em investir numa grande nação, apesar das orientações ocidentais em contrário… é bem diferente!

      E assim, passo a passo, os EUA vão perdendo o prestígio e poder político que tinham… o “império” começa a ruir!

  5. Olha só povo!

    A jornalista Rachel Maddow, do canal MSNBC, em programa da semana passada, faz algumas considerações sobre a efetividade destas sanções sobre a Rússia.

    Entre outras situações, ela mostra que a indústria do petróleo não esta seguindo as diretrizes estabelecidas pelas sanções contra a Rússia; a NASA, que afirmou a poucas semanas que iria cortar toda e qualquer assistência/parceria com os russos, mandou um cheque de 450 milhões USD como pagamento pelos serviços de transporte de astronautas.

    Ao final ela se pergunta porque não se bloqueia o comércio de petróleo e gás, as únicas coisas que realmente fariam algum sentido em termos de bloqueio.

    Segue o link (vídeo em inglês- acione as legendas)
    http://www.youtube.com/watch?v=qY071DC8YMM

    • Fantástico vídeo… exceto por aquelas críticas ao Reagan sobre Aliens… é fácil parecer ridículo se for suprimida uma parte de todo o contexto:

      Ex: Eu realmente acredito que, no caso de uma invasão alienígena, as nações deixariam essas mesquinharias de lado, e procurariam pais pontos em comum em suas culturas!

      É muito fácil manipular declarações assim para parecerem ridículas! Mas fora isso, muito bacana o vídeo!

      A Dragon citada no vídeo: http://bit.ly/1mRtVaR

      Se os EUA investisse o valor de 3 assentos no desenvolvimento da Virgin Galactic ( http://bit.ly/1mRtbm6 ) o problema estava resolvido… mas o problema principal é o MONOPÓLIO que a NASA quer manter sobre o setor! 🙁 Asar o deles!

      http://bit.ly/1mRtbm6

      As novas cápsulas russas são um espetáculo também:

      http://bit.ly/1mRuIbX

      http://bit.ly/1mRv16x

      Em tempo: Ao final ela se pergunta porque não se bloqueia o comércio de petróleo e gás, as únicas coisas que realmente fariam algum sentido em termos de bloqueio…

      Não é tão simples: se eu fosse um país Europeu, ou apenas um Mega empresário envolvido no processo diria: “E vocês vão me aquecer pelo mesmo preço!??” ou “E você vão pagar o meu prejuízo… ou eu devo mesmo declarar a falência da minha empresa, e demitir dezenas de milhares de funcionáios, pra que vocês ganhem o seu joguinho de xadrês!??”

      Historicamente isso já aconteceu… e o governo não ajudou as empresas a se recompor depois… apenas colheram os louros da vitória, como se o tivessem feito sem nenhum auxílio!

      Abraço, galera!

  6. Mais um detalhe… se a Russia cortar, repentinamente, o fornecimento de energia para a Europa, ocidental e oriental… milhares de pessoas morrem de frio, MESMO! E em tempo recorde! Sem disparar um tiro!

    É por isso que a Ucrânia quer comprar da Europa o excedente do gás russo… porque não pode abrir mão dele!

    E se a Ucrania, que está mais para o sul precisa, imagina os países ao norte!?? 🙁

    Então não, não é por aí que o OCIDENTE vai conseguir jogar esse jogo. E se o fizerem vão ser responsabilizados, e a opinião pública vai ser uma avalanche contra eles e suas estratégias equivocadas.

    E eles adoram fazer isso… se meter em outras culturas para impor seu ponto de vista, o “American Way”, sem sequer levar em consideração as características, as peculiaridades daquelas culturas! É um jeito meio “romano” de ser, entende!??

    Abraço galera!

    • O problema, amigo, é que os russos também querem impor o seu modo de vida a outras nações… quem viveu sob o tacão russo NUNCA achará o chamado imperialismo americano um sofrimento… sem comparação… enquanto os americanos civilizam os russos escravizam… mesmo para aqueles que são antiamericanos fanáticos essa é uma verdade que não se pode contestar sob pena de perjúrio… saudações…

  7. É o feitiço virando contra o feiticeiro: quantos países, assim como o Brasil, estão na mesma situação: gostariam de mandar os EUA para a “PQP”, mas dependem dele de alguma forma!??

    Engole essa agora, Obama! 🙂

Comentários não permitidos.