Rússia promete “resposta adequada” em caso de ataque contra russos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, ao comentar a situação em torno da Ucrânia, disse que, no caso de um ataque contra a Rússia e seus cidadãos, o lado russo dará uma resposta adequada. Segundo ele, “se os interesses legítimos de Moscou e de seus cidadãos forem diretamente atacados como foi, por exemplo, na Ossétia do Sul, então não há outra forma senão responder, em plena conformidade com o direito internacional”. A declaração aconteceu durante uma entrevista ao canal Russia Today na quarta-feira, 23.

A diplomacia ucraniana, por sua vez, interpretou as palavras do chanceler russo como uma preparação da Rússia para a agressão contra a Ucrânia. De acordo com o governo de Kiev, a suposição de que possa haver um ataque contra os russos não parece razoável, tendo em vista os esforços que estariam sendo feitos acalmar o conflito e resolvê-lo pacificamente.

Ao responder as acusações do Ocidente sobre os militares russos que se encontram na fronteira com a Ucrânia, Lavrov disse que “as tropas estão em território da Rússia e participam de exercícios que se tornaram regulares desde que Sergei Shoigu tornou-se ministro da Defesa”.

Já quanto à posição dos Estados Unidos, o chanceler declarou que os norte-americanos estão tentando jogar a responsabilidade na Rússia não só na resolução da crise ucraniana, mas também outros conflitos internacionais. Segundo ele, trata-se de abordagem não realista e egoísta.

Fonte: Diário da Rússia

 

19 Comentários

  1. É meus caros me parece que infelizmente a Ucrânia resolveu ultrapassar a linha de direitos e deveres assinados em Genebra, tinham mais a ganhar ficando quietos, mas agora só nos resta assistir o desenrolar dessa história qie pelo jeito vai acabar em tragédia.

  2. O combustível já foi derramado… só espero que nenhum idiota acenda o fósforo neste caldeirão! Haja diplomacia para resolver esta situação caótica em que se colocou a Ucrânia!
    Abraço,

  3. Lindo isso! Os russos incitam os separatistas apenas para ter a justificativa para agredir a Ucrânia. O Mundo viu algo parecido em 1938 nos Sudetos.

  4. Imagine se os chineses que moram no brasil,(ja sao milhares) resolverem agir contra os interesses do brasiu , o brasiu entao deveria abrir as nadegas e esperar pelo dragao $ a ucrania deve e rapidamente se livrar dos russos , a naçao ucraniana tem o direito de deportar todos extrangeiros que sabotam o pais, se os russos querem dar de mao grande ,que venham para o brasiu , aqui terao vida facil , aqui serao tratados como deuses pelos vermelhos entreguistas ! ( sem chute no saco pois esta proibido replicar com VIGOR )

    • Se estudar história verá que 95% do território da Ucrânia foi conquistado e unificado sob o poder do império russo, depois união soviética. Os ucranianos são russos também.

    • Se o Brasil tivesse cedido (como aconteceu com o Alasca ou Acre, entre outro mundo afora) esse território para a China, sim… eles deveriam fazer valer,,, mesmo à força.

      Caso contrário, seria apenas uma “trolada” a nível político… tipo “vou pagar por tudo que fizemos (ou fizermos) com terra, não com dinheiro”… mas todo mundo que vive lá é gente minha… então quando a relação acabar… continua sendo tudo meu mesmo! Mesmo que na marra!

      Estou com a Ukrância porque a Rússia massacrou a cultura Ukraniana durante a União Soviética… o que era pra ser uma parceria se tornou uma “servidão”…

      E também porque a Criméria não foi empréstimo… isso é uma palhaçada! A Crimeida é, hoje, território Ukraniano, cedido pela Russia.

      Assim como seria ridículo o Canadá, hoje, querer retomar o Alasca… ou nós perdemos o Acre… independente da língua mais falada lá ser português ou espanhol (o quê… poderia ser, não poderia!?)

      Vejo muita coisa bacana na Russia… mas nesse assunto, estou com a Ukrânia!

      • Concordo… os Russos teriam menos difuculdade em conseguir terras no Brasil… nossos políticos são muito mais “malheáveis” (você entendeu… não!?) exceto no Maranhão…

        Se mexer com as terras do Sarney ele vai ver com quantos cubos se faz um Igloo!! 🙂

  5. A comparação não tem nada a ver. A Rússia e a Ucrânia eram praticamente um país só, principalmente na época da União Soviética. Os países possuem língua e culturas muito semelhantes. Ambos são países irmãos.

    • Sinto lhe informar que o Sr. desconhece a história ucraniana… melhor estudar um pouco mais…

    • Discordo, Bob. Na época do saudoso “Círculo do Livro”… em que adequiri alguma cultura, li livros de autores ucranianos (K ou C, kct!?) em especial “Êxodus”, de Ben Uri, se não me engano… e todos eles citavam basicamente o mesmo processo de aculturação utilizado pela Alemanha nazista… mas de forma mais discreta, com menos divulgação, propaganda!

    • Não é bem assim Bob. A história da Rússia como nação realmente começa na região da atual Ucrânia, mas ambos os povos tem origens étnicas diferentes, culturas bem diferentes, até línguas muito diferentes. Pra nós aqui no ocidente é fácil cair na impressão de que “eslavo é tudo igual”, mas dizer que ucranianos são russos é como dizer que britânicos são franceses apenas porque a história desses dois países começaram juntas.

  6. “Ao responder as acusações do Ocidente sobre os militares russos que se encontram na fronteira com a Ucrânia, Lavrov disse que “as tropas estão em território da Rússia e participam de exercícios que se tornaram regulares desde que Sergei Shoigu tornou-se ministro da Defesa”.

    A Ucrânia agora terá que se acostumar com as tropas Russas na fronteira, ainda mais com a possibilidade de adesão à OTAN.

    Uma pergunta aos colegas: os países Bálticos reclamam das tropas Russas estacionadas na fronteira ou próximas delas?

  7. Isso que é diplomacia… “resposta adequada”!

    Nada de xingamentos, ameaças, dedos apontando… apenas uma insinuação madura, de quem tem meios e habilidade para jogar este jogo… desse jeito quem “canta de galo” vai acabar virando canja, pra aplacar o frio lá naquelas bandas!

  8. Acho justo, pode não ser adequado pra maioria, mas justo. Pois se o exército de Kiev resolver esmagar os habitantes russos para ter o domínio de tais regiões, a Rússia tem o pleno direito de derrubar tais forças opressoras e assegurar a região até que a ONU decida o desfecho da situação. A Rússia tem recebido o apoio de muitos países ( ainda que não abertamente) como é o caso da Alemanha que busca intermediar uma solução mais rápida para a situação, mas me parece que há um dedo caveiroso dos EUA nessa história, fomentando Kiev para entrar em conflito com a Rússia, e assim ter justificativa para aplicar sanções mais severas contra a Rússia, prejudicando seu desenvolvimento.

    • Não me parece que eles tenham essa intenção, e sim manter a posse territorial, que é um direito deles, assim como os EUA tem direito sobre o Alasca e o Brasil sobre o Acre, por exemplo!

      Certamente a presença de cidadãos “não brasileiros” no Acre, mesmo estando lá antes da incorporação do território ao Brasil, não impede ao Brasil, lutar pela sua manutenção.

      Mas é incrivelmente afrontoso que outro país, em lugar de abrigar ou acolher os cidadãos que diz defender, querer se apossar do dito território… assim é mole!

      Já deve tanto americano infiltrado na Amazonia e no Afeganistão que, se a moda pega, eles podem alegar que vão defender a qualquer custo seus assemelhados…

      Mas por que não falar para os “assemelhados” que o território “não é, e não vai ser Russo”, apesar da assistência que podem receber, para que não precisem abandonar seus lares?

      Por que insistir na TOMADA do território!??

      O “não dito” é que mais me incomoda!

Comentários não permitidos.