EUA enviam 600 soldados ao leste europeu

Secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, (à esquerda) e o ministro de Defesa Nacional da Polônia, Tomasz Siemoniak, (à direita) participam de uma coletiva de imprensa na sala de reuniões do Pentágono, em Washington, na última semana – Foto: AFP

Estados Unidos mobilizarão cerca de 600 soldados na Polônia e nas repúblicas bálticas, em um gesto destinado a demonstrar seu compromisso com seus aliados da Otan no âmbito das tensões com a Rússia em relação à Ucrânia, anunciou o Pentágono nesta terça-feira.

Uma companhia de 150 soldados da 173 Brigada Aerotransportada do Exército americano baseada na Itália chegará à Polônia na quarta-feira e outros 450 serão enviados a Estônia, Lituânia e Letônia nos próximos dias como parte de uma série de manobras que “serão efetuadas nos próximos meses”, declarou o contra-almirante John Kirby, porta-voz do Pentágono, em uma coletiva de imprensa.

AFP

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. Tá de brincadeira 150 soldados não tranquilizam a Polônia e nem botam medo na Rússia.
    É simplesmente um gesto patético.
    A não ser que os 150 soldados sejam um amálgama de Chuck Noris, Rambo e Arnold Schwarzenegger.
    Ai não tem pra ninguém.

    • A questão não é valor militar dos 150 sds e sim o valor politico, atacar a Polônia, Estônia e Lituânia agora é uma declaração de guerra aos EU.

    • NovoBrazuk,

      Esses 600 soldados são, grosso modo, um “ato simbólico”, que representa a presença americana. Caso os russos resolvam realmente levar a coisa adiante, podem topar com o problema em particular de terminar por atacar, mesmo que involuntariamente, tropas americanas… E isso seria o caos, pois exigiria uma resposta americana… É um jogo de dissuasão, no qual tanto russos quanto americanos são velhos e experientes jogadores…

      A situação desses soldados seria muito similar a que vivia as tropas americanas em Berlin Ocidental, cuja brigada nunca foi numerosa o bastante para conter um ataque massivo, mas apenas a sua presença já dissuadia em boa medida qualquer atitude mais agressiva…

      • _RR_

        Pra mim dissuasão é vc tomar a Crimeia enquanto os EUA/OTAN tentavam mais um joguinho de desestabilização de governos não alinhados . Esse esquema já está mais do que claro e Rússia já frustou na Síria e recentemente na Ucrânia e no meu ver Medvedev foi fraco na Líbia.
        Putin tem sido mais acertivo e dificilmente cederá mais espaço para OTAN deixar Sebastopol nas mãos doe europeus é algo impensável.

      • NovoBrazuk,

        Aí é que está…

        No caso da Síria, existem as instalações russas em Tartus, assim como no caso da Crimeia tem-se as instalações russas em Sebastopol.

        E tanto na Crimeia como na Síria, não havia a presença americana de fato; um fator que certamente os americanos estão querendo remediar no caso do leste europeu…

  2. Nooossa que poder de dissuasão.
    “-Estamos aqui para mostrar nossa solidariedade mas quando o bicho pegar nos refugiaremos na embaixada”.

      • walfedo não seja irônico com os apaixonados pela américa anglo sionista alias esses desenhos em sua maioria feitos na época da segunda guerra por sionistas
        que coincidência
        resumo governo fantoche nazista de Kiev é uma declaração de guerra dos estados unidos para com a russia !!!

      • Gesto simbolico e se o bicho pegar se refugiam na embaixada né porque se fizerem frente serão pulverizados.
        Ate quando paises se deixaram fazerem-se de fantoches de um vampiro que pensa ser o dono do mundo e que seres humanos ou são seus serviçais ou terroristas.
        O mundo muda e rosnar não assusta mais ninguem.
        Efetividade de covardes existe apenas contra fracos e desprotegidos.
        De tantas vezes que o garoto fotão tomou o dinheiro da merenda do magrélo ja fica com cara de trouxa ao ver outro fortão no pedaço.
        Vão tomar um pau bem dado e ficarem desmoralizados de vez pois não passam de covardes e covardes sempre um dia se ferram.

      • Enquanto uns querem resolver os problemas do mundo a foiçadas e marteladas, outros resolvem com dinheiro e cultura… quem será que vai sair vitorioso ???… a história já tem a resposta… 🙂

Comentários não permitidos.