F-35B Joint Strike Fighter fará suas primeiras exibições internacionais

 Ivan Plavetz

A participação do F-35B de decolagem curta e pouso vertical, Short Take Off and Vertical Landing (STOVL) no RIAT e no Farnborough Airshow do corrente ano, marcará a primeira exibição internacional do F-35 – (Foto: Lockheed Martin)

Após treze anos de desenvolvimento, o avião de combate de 5ª geração Lockheed Martin F-35 fará suas primeiras exibições internacionais durante o Royal International Air Tatto (RIAT) e Farnborough Air Show (ambos em julho próximo), informou no dia 16 de abril o Ministério da Defesa do Reino Unido.

A Lockheed Martin confirmou que um F-35B STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing-Decolagem curta e aterrissagem na vertical) irá participar dos dois eventos no Reino Unido, país que planeja adquirir 138 unidades para sua Força Aérea e Marinha.

A estreia tem um importante significado para os parceiros britânicos do programa F-35, responsáveis por 15% da aeronave, incluindo a parte traseira da fuselagem fabricada pela BAE Systems.

O Reino Unido investiu cerca de US$ 2 bilhões no desenvolvimento do F-35 e na fase de demonstração do conceito, participação só superada pelos Estados Unidos entre os oito parceiros do projeto.

O deslocamento do F-35B para tomar parte dos eventos representara também um desafio logístico para as equipes de apoio da aeronave.

Após sete anos voando e tendo completado 15.200 horas no ar, o F-35 ainda não realizou nenhum voo através do Oceano Atlântico, sendo que no dia 25 de fevereiro os protótipos de ensaios AF-6 e BF-18, F-35A e B, respectivamente, cumpriram uma missão de 5,7 horas de voo seguidas.

 A estreia do F-35 nas exibições internacionais em território britânico tem um importante significado. De fato, o programa possui uma profunda ligação com parceiros do Reino Unido, os quais produzem 15% da aeronave, incluindo a parte traseira da fuselagem fabricada pela BAE Systems – (Foto: Lockheed Martin)

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1nEMsoa” standard=”http://www.youtube.com/v/ZD-J1KksHUQ?fs=1″ vars=”ytid=ZD-J1KksHUQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2250″ /]

 O perfil do display aéreo do F-35 no Reino Unido é desconhecido até o momento, mas a equipe responsável pelas demonstrações continua se preparando.

Em março último, um F-35B realizou um completo display aéreo durante um evento aeronáutico na Marine Corps Air Station (MCAS) de Yuma, estado do Arizona. Na ocasião, a aeronave executou algumas passagens de alta velocidade na configuração normal, e de baixa velocidade na configuração STOVL, terminando com uma transição de STOVL para normal voando em curva antes de aterrissar.

 Fonte: Tecnologia & Defesa

43 Comentários

  1. Se essas exibições forem bem sucedidas nós veremos alguns pulsos terceiro-mundistas bolivarianos sendo cortados

    • Com o dindin q ja foi gasto nessa ”’jaca” ^^… o mínimo q ele tem q fazer e voar mesmo … programa ja tem 10+ anos de atraso e ainda n esta pronto ….. super normal isso

      • Toda nova tecnologia requer tempo para amadurecer… o duro é voar caças com projeto de mais de 60 anos e ainda achar que é o supra-sumo do óbvio… ainda que com músculos bombados e novos penduricalhos… imagine, então, qntas décadas serão necessárias para que os russos se apoderem da tecnologia americana e incluam-na em seus caças… seis, sete ???… sorry…

      • Quem falou em ”russo” meu caro ?? contra fatos n há argumentos .10 anos de atraso e o valor do programa e 4 x maior q o valor ”original” .. e mesmo assim o caça ta longe de estar” full”. principalmente a versão ”B” . ate q se prove o contrario o F-35 e uma ”armadilha” e um poço sem fundo de investimento (nada como um xeque em branco n e ?? ^~) ..se ele vai se tornar uma realidade e o seu custo vai compensar … ai so com o tempo pra saber a ”verdade” …quanto a tecnologia de caças EUA x RUS …se vc acha q EUA ja estão a implantando a capacidade de ”’dobra” espacial e os Russo saíram agora dos ”teco teco” … ai e com vc ..garanto q a FAB estaria mt bem servida de SU-35 e T-50 … e se esse ainda n e uma realidade … nem o F-22 e o F-35 estão ”’full’ pra provaram o contrario …a realidade dos EUA hj e F-15/16/SH … quer queira ou n ….
        se me perguntar se iria querer uns F-35 ?/ claro ue … hehehhe 4 em cada futuro LHD da MB ta de bom tamanho ^~

      • Andas lendo muito a Voz da Rússia… quer dizer então que os F-35 são jacas ???… paramos por ai, então… sempre que ouço isso entendo porque os yankes tão sempre um passo a frente de todos e pelo menos 20 a nossa… não sabemos ainda diferenciar informação de contra informação… compramos tecnologia que nossas empresas já possuem ou poderiam absorve-las de modo mais eficaz e econômico e ainda reclamamos qndo quem desenvolve a sua própria gastou igualmente a nós… somos do tipo que prefere reformar um Opalão e gastar o mesmo que um Cruze novo e ainda achar que foi a melhor escolha… qnto aos Su-35 eu os aguardo a muito, desde que o muito bem informado maluco disse que eles estavam chegando… rsrsrsrsrssrsrsrs… o outro ainda não passa de um mokup com motores… não provou nada, ainda…

      • Vc e um dos critico do PROSUB . do ”elefante branco”e outros programas q envolve tecnologia BR ou mesmo comprada pra a partir dai ”desenvolver” ..e agora isso ?? se decida amigo ….se faz reclama se n faz tb reclama .. o q seria o ideal pra vc então ??
        Voz da russia ?? nada disso ;)…são so fatos .. nada do q falei foi inventado .. consulte na net e blogs de discussão americanos e vc vai conhecer um pouco dos problemas do F-35 …
        Alem dos custos do caça em si (150mi a unidade … isso pros EUA )… o programa ja consumiu algo equivalente ao PIB de um País como o México (1.2 TRI …de doletas … e valor subindo )…das 3 versões apenas uma pode ser considera ”operacional” .. q a versão ”A” mais ainda longe de estar completamente ”FULL’ ….o motor Pratt & Whitney q e dito ”’revolucionário” e um poço de problemas …problemas de durabilidade …. problemas de consumo (como pode o bicho consumir o equivalente a 3 motores GE 414?? ) … problema de desempenho … ou seja … uma bomba ….. pior de tudo e q no momento n a outra saida..q n seja continuar com essa ”’bomba” ai … ha estudo pra ”desengavetar” o motor GE .. q era rival …. mais mt provavelmente por causa do ”lobby” (corrupção’….pois e … ^~) foi jogado pra escanteio …com a desculpa barata de corte de custos …..o F-35 hj .. apresenta .. problemas na fusão de dados … problemas com integração de armamentos .problemas com seu AESA.. etc etc etc .todos esse problemas continuam .. mesmo com os ditos 10 de atraso .meu caro …vc n e tão cego assim ..deixe a idolatria de lado e analise os fatos ….. hj .. o f-35 e uma JACA sim 🙂 …..jaca bem ”doce” …o programa STF representa a forma mais ”bruta” do lobby e corrupção presente na industria de armas dos EUA … e fique tranquilo .. o F-35 vai sim sair do papel .. por uma coisa bem simples … n ha uma opção ”b” … ou é f-35 … ou f-35 … embora a previsão inicial fosse de 2.500 caças .. hj se fala em ”apenas” 1500 caças ..
        vc acha mesmo q um F-35 pode substituir o A-10 ??
        ou mesmo o F-15 em sua plenitude ??
        entre ilusões , lobby e Marketing ”’barato”” es a realidade …

      • Cara, o f35 não é problema nosso, muito menos seu custo… o problema nosso é de ordem ideológica/moral que refletida na nossa deseducação e desorganização não permitem que o país desenvolva tecnologia ou consiga absorver qualquer uma que demande conhecimentos específicos em certas áreas da engenharia aeroespacial… ficar aqui debatendo números sob os quais não temos qualquer segurança é discutir o sexo dos anjos… mas parece que o que vc quer é não entender a questão… não temos política desenvolvimentista para esse setor aero industrial, aliás, para quase nenhum outro… mas vc parece ser do tipo lucenático que acredita em tudo, ou se faz crer, nas propagandas do Brasil puftência… poderíamos sim, ser potencia, mas não com essa linha de governança desconstrutivista… mas isso é outra história… saudações…

      • Blue Eyes, Na Resistência
        Nunca se e tarde para começar .. ou no nosso caso…. ”recomeçar” n se pode ”castrar” esse chance q estamos tendo … so por cosa do pessimismo ou mero ”achismo” de corrupção ..nosso ”gap” tecnológico e imenso .por isso mesmo q n da pra começar do zero …. temos q partir do principio do q ja existe ….mesmo q pagando caro
        o F-35 realmente n e problema nosso … nem o T-50 (esse graças a FAB .. ele n e .. infelizmente ..)…. mais o assunto n e esse .. ao mesmo tempo q vc cita problemas e custos em outros programas ….principalmente nos nossos (q ja são bem poucos ) … pq eu n poderia ”apontar” problemas nesse ?? :)…..
        mais n esquenta…. sem ideologia … ao mesmo tempo q o Brasil hj pode ser considera uma potencia pelo seu PIB ( inflado por imposto ou n ) … nossa realidade interna aponta pra uma guerra civil n declarada justamente pela falecia social q vivemos ..e fato . mais isso n e assunto pra esse tópico …. o assunto e F-35 😉

    • acrescentando,

      este é o caças mais top já construído no mundo. lembrando que o pentágono, planeja baixar os custos de aquisição, para 80 milhões ma unidade e posteriormente para 60 milhoes.

      já o grande rival t-50, cuja a capacidade é questionável, uma vez que os próprios russos afirmaram abri mão de furtividade para melhor manobrabilidade, trocando em miúdos, é mais 4++, vendido com 5g.

      voltando ao f-35, nem os s-300 serão capaz de abater essa aeronave. o russos dizem que seus radares de baixa frequência identificam, porem o alcance é mlimitado ao no maximo 80 km

    • caro amigo tireless acrescentando;

      este é o caças mais top já construído no mundo, lembrando que o pentágono planeja baixar os custos de aquisição, para 80 milhões cada unidade e posteriormente para 60 milhões.

      já o grande rival t-50, cuja a capacidade é questionável, uma vez que os próprios russos afirmaram abri mão de furtividade para melhor manobrabilidade ( visualmente é possível ver vários pontos da t-50 que questione sua capacidade furtiva), trocando em miúdos, é mais 4++, vendido com 5g, se arrasta já por 20 anos ?

      voltando ao f-35, nem os s-300 serão capaz de abater essa aeronave. o russos dizem que seus radares de baixa frequência identificam, porem o alcance é limitado ao no máximo 80 km, em quanto um rada de varredura eletrônica pode identificar o radar de baixa frequência a 200 km ou mais, sem falar no irst (decupas pelas letras minuscula, pois meu teclado esta quebrado) um míssil anti-radiação acabaria com os s-300 se grandes problemas.

      e ainda tem maluco que defende o t-50, se diz brasileiro e super patriota

      outra pergunta que faço é seguinte: se o t-50 park fa é tão bom assim, por quê os chineses não entraram no projeto ? ao contrario preferiram copiar o f-22 ?

    • por LUCENA
      .
      .
      Se besouro voa por que essa jaka não voa…hahahah…é o mínimo…hahahah…para um otário é o mais do que o suficiente…hahahaha…pelo menos se conforma em vê um elefante que voa…hahhaha…como se não bastasse o F-22 que voa também, agora são três elefantes…… hahahahah….se contarmos com outro projeto americano,o DUNGA…hahahahah…pelo menos esse último serviu ao seu propósito original e não custou os olhos da cara…hahahhaah….

  2. tem que fazer propaganda mesmo pois tem que vender essas JACAS voadoras ,em outra matéria se falava que agora eles buscam mais compradores para esse caça para ajudar a baixar o preço
    a propaganda é a alma do negocio !!!
    antes era apenas para seus mais preciosos aliados e agora ???? eles tem mais aliados preciosos ??? logico que não !!!
    tem boi na linha …

  3. Um lindo caça, em minha mera perspectiva só perde em designer para o antigo F-117. Mas infelizmente a existência desse caça ainda é falha, pois foi criado para ter um desempenho pouquíssimo menor que o F-22 com custos mais suaves, mais infelizmente está muito caro, e o pentágono ja avisou que o valor tende a subir, piorando assim as vendas deste bonito porém ainda muito falho projeto ( só nesse ano foram canceladas compras que se estimam em US$ 3 bilhões).

    • O YAK-141 apesar de sr um projeto admirável para a época não foi exitoso. O sistema de decolagem vertical era mais complexo e menos confiável.
      Se não me engano um ou dois protótipos caíram e projeto foi abandonado.

  4. Este caça se tornará referência de aeronave de combate na primeira metade do século XXI. O programa é gigantesco, assim como os custos, porém, após entrar em produção os ganhos de escala irão levar essa questão rapidamente ao esquecimento. Podem ter certeza, daqui a 15 anos, poucos irão se lembrar (a não ser as viúvas de Moscou) que o programa passou pelos maus bocados de dois anos atrás. Tecnologia se adquire assim, investimentos e pesquisa!

  5. TOMARA QUE O SISTEMA DE OXIGENIO FUNCIONE NESSE E NAO MORRA O POBRE DO PILOTO DE TESTES COMO ATE ALGUM TEMPO PRA TRAS ACONTECIA COMO O SUPER MEGA POWER TODO PODEROSO F-22!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKK

    • Somente um imbecil que certamente estava em COMA nos ultimos dois anos , disconhece que estes pobremmmas no obs ,sao coisas passadas,kkkkkk , mas acho que admitir isto poderia leva-los a um suicidio retal,kkkkkkkk, FILHOS DA BOLSA FAMIGERADA kkkkkk ,pandegos e otarios ,aioaioaioaioaio

      • Foi demais para a sua cabeça , nao encontrou uma resposta legal e teve que digitar este besteirol , desse jeito nao respondo mais suas perolas, ainda mais agora com a censura , vc ta frito , sem conteudo ,nada de publicaçao !

    • snif, snif, snif… 🙂 bando de vermelhinhos chorões… rsrsrsrsrs… bom mesmo é o J-10… rsrsrsrsrsrsrsrs…

    • Bem mais gente morreu em acidentes com migs e sukhois…

      Olhe a qualidade de seu comentário, não tem como respeitar.

  6. Coitado dos contribuintes americanos, o F -22 foi sucesso, mas esse antes mesmo de operar ja é um desastre economico. Mas deixa pra lá, nada que uma guerrinha daqui uma roubalheira de recursos alheios dali nao cubra né.

  7. teropode disse Somente um imbecil que certamente estava em COMA nos ultimos dois anos , disconhece que estes pobremmmas no obs ,sao coisas passadas,kkkkkk , mas acho que admitir isto poderia leva-los a um suicidio retal,kkkkkkkk, FILHOS DA BOLSA FAMIGERADA kkkkkk ,pandegos e otarios ,aioaioaioaioaio

    pois e teropode so um imbecil nao sabe que o f-22 raptor como caça de quinta geraçao unico no mundo operacional que tinha um baite de um marketing passou muito vexame caindo por causa de um probleminh no oxigenio dos pilotos e sem fala na baixa operacionalidade por causa da fuselagem furtiva, a
    e tambem o f-35 fui uma grande novela cheio de dramas atrasas problemas tecnicos mais atrasos, ate cogitaram corta o programa de tao bom que era, e o preço so subindo nas alturas mas o aviao subir nada!!! porem se fosse na russia ou outro pais vermelhinho pobre corrupto bla bla bla era assim mesmo sempre foi assim ele s nao tem nada e nada presta o di sempre ne, vamos ver se o SU-50 VAI SER ASSIM TAMBEM!!!

    • “vamos ver se o SU-50 VAI SER ASSIM TAMBEM!!!”

      O PAK deverá ter bem menos problemas, pois é um design mais simples, menos revolucionário, menos furtivo.

      Mesmo assim, embora vocês não fiquem sabendo, existem queixas sobre vários problemas como: AESA que ainda apresenta falhas, motores que estão em desenvolvimento há muito tempo, ECM com capacidade a baixo do esperado, falta de furtividade em comparação ao Raptor, f-35 e B-2 e aumento de custos.

      O problema é que vocês só leem o que querem enxergar, por isso não ficam sabendo dessas coisas.

    • Cara ,bola pra frente ,vc so citou o passado (F22 ,nao seje espertinho citando f35 ), deixe de recalque contra produtos americanos so porque vc os odeia, mas se admitir isto pode te levar ao suicidio que citei, tudo bem, continue se iludindo, eu por exemplo torço e admiro produtos russos (alguns) ,tem que saber separar admiraçao por tecnologia de capachismo , vc consegue $

  8. Segundo alguns que se dizem “patriotas” o Brasil fez um “negoção” ao adquirir caças de 3a geração por nada mais nada menos que 100.000.000 de dólares cada… fico aqui pensando… o qnto será que os PETRALHAS, ídolos dessa gentalha, levaram para que essa estapafúrdia negociação se concretizasse ???… com essa grana se comprava qntos F-35 ZEROS ???… e não me venha com aquele mimimi de que não pagamos por caça… então pagamos pelo que ???… mico ???… porque a tal propriedade intelectual sobre o projeto do “cacinha” é delirius tremus de um idiota… e em idiotas não se acredita sob pena de se tornar um…

    • Pagamos 4,5bi ( a espera do contrato ) pelo Gripen sua possível TT .. e tudo mais … o ”pacote” dos kits do SH estava orçado em 7 bi .. e sem tt faça as contas meu caro ….li em algum lugar q os F-35 pra Coreia do Sul e Japão estavam orçados em 160 mi/unidade ..sendo mera compra de prateleira .. quanto vc acha q iria custar pro Brasil ??……..hj um SH custa 50mi pro Gov dos EUA …sabe me dizer o valor do quantos custou os SH Australianos ??ou mesmo o F-16 Iraquiano ?? ^~…no stress

  9. Podem questionar se o projeto é bom ou não se vai custar os olhos da cara ou não ou se o lobo mau engoliu a vovózinha.
    Não há como negar que os EUA investem pesado em T&D e é exatamente esta característica que nós devemos imitá -la.Não importa o quanto custe o que importa e que no final surja um produto de ponta.
    O Japão em associação com a Lockheed Martin fez uma versão nipônica do F-16 que lá se chama F-2.Cada F-2 custa o equivalente a 3 F-16 Block 60 porém, o caça é 100% nacionalizado.
    Quem quiser ficar na frente ou sobreviver no mundo competitivo TEM que investir muita grana em pesquisa.
    Pra finalizar só no Brasil que se deixa falir uma empresa como a Engesa garanto que se fosse nos EUA, na Rússia ou em qualquer lugar do mundo isto jamais teria acontecido.Com a defesa nacional não se brinca meus amigos.
    Lá enquanto se gasta por aqui se deixa falir. Pensem nisto…..

    • O problema, Brazuk, é as pessoas entenderem esses fatos ou ao menos quererem entender e pararem de ficar discutindo o tamanho do bigulim, se o americano é maior, se é o do brasileiro e por ai vai… saudações…

  10. BrunoFN ( 23 de abril de 2014 at 14:50 ),

    O problema do F35 é que não há padrões de referencia para que se possa levar adiante um trabalho como ele, que inova em praticamente todos os aspectos…

    A motorização F-135 é simplesmente o motor ocidental mais poderoso já instalado em um caça… Não se pode esperar que no inicio de sua operação ele funcione como o F-414, que é um motor amadurecido e cuja a variante anterior ( F-404 ) já está a anos no mercado… Só para efeito de comparação, os motores do Mig-31 ( salvo engano, os mais poderosos a equipar um caça na Russia ) também sofriam constantemente com quebras de palheta e outros problemas menores, sendo que os problemas foram gradualmente resolvidos ao longo dos primeiros anos de operação.

    A estrutura da aeronave, que inclui materiais compostos, vem sendo testada a exaustão para não se permitir que ocorram problemas durante a vida operacional. E os americanos tem tido muito sucesso, sob muitos aspectos. Pelo que sei, a maior parte dos problemas nos testes ( notadamente as asas do F-35B ) veio a ocorrer apenas acima das nove mil horas de uso, o que seria acima da vida útil projetada da aeronave ( de oito mil horas ).

    Quanto a fusão de dados, o F-35 vem sendo desenvolvido em etapas, com upgrades em software para se conseguir os efeitos desejados ao longo do tempo. A rigor, essa é a parte menos difícil, pois não exige necessariamente a substituição de hardware ( que é o que realmente custa caro ).

    Por fim, que o caça vai ficar caro, não há duvidas. Mas o custo de aquisição e operação será gradualmente diminuído conforme mais exemplares forem entrando em serviço e a linha de produção for acertando os passos. Só para se ter uma ideia, os F-35 do sétimo lote de produção já estão custando aproximadamente 110 milhões de dólares. A continuar nesse ritmo, antes de 2020 o caça poderá vir a custar realmente menos 100 milhões…

    Em suma, problemas todo o projeto tem. Está sendo assim com o F-35, foi com os anteriores a ele, e o será com o outros… Se pegarmos como exemplo o PAK FA e considerarmos o inicio desse programa como sendo o Su-47 Berkut, então já se vão mais de 25 anos para se chegar ao atual estágio… Aí já é possível ter uma ideia do tamanho do desafio.

    • _RR_
      Sou fã do F-35 q e revolucionário isso n vou nem discutir pq e fato… e gostaria sim de ver sua versão” ”B”'(a versão mais problematica das 3 …. 🙂 ) pra nossa MB … a única coisa q tentei demonstra e q ”hj” o f-35 ainda n e uma realidade …n a ponto de citar ele como exemplo ou uma realidade operacional ….em detrimento de outros programas…. mundo afora ….o T-50 por exemplo ….e ate um Rafale.(embora seja de geração diferente )….. quanto aos custos .. duvido mt q esse valor fique abaixo do 130mi .. isso pq mts dos países revisaram pra baixo o numero de encomendas.. em alguns casos o descartaram .dando lugar ao Gripen … EF-2000 .como exemplos … …hj . mesmo q por via do FMS … um F-35 pode ter custos proibitivos de se manter ….”’comprar n significa operar ”’ 🙂 ….e ai q complica …. quanto ao ” F-135”’ e complicado … mesmo q no ”papel” ele seja uma maravilha e o conceito dele revolucionário .(ele realmente prometia mt coisa) …os problemas q ele vem apresentando hj .. parecem ser intermináveis …..principalmente quanto a durabilidade …..ainda sem solução … mt do atraso se deve justamente a esse motor … e so tendo um fabricante .. uma opção .. fica complicado exercer algum tipo de ”pressão” ….ou mesmo reduzir custos …um unico motor custando o equivalente a um caça de 4G ?? complicado .. n sei o q vai ser do amanha .. mais pra mim .. o F-35 esta seguindo os passos do F-22 …mt caro de comprar ..extremamente caro de se operar … a n ser q realmente ” ecloda ” uma nova guerra fria … sua aquisição por determinados paises poderia ser ”’repensada/descartada” d x …. mesmo o Japão .. hj vem dando prioridade no seu ”F3” .. e so um exemplo ..vamos ver o q vai ser .. mais n consigo ver tanto otimismo assim no F-35 …n mais

    • Parabéns RR… era isso que eu queria que ele entendesse se já não viesse com a mente preparada para não entender… ai é conversar com porta… saudações…

  11. Tentam de todas as formas tornar esse abacaxi atraente para atrairem investidores caso não consigam duvido que o levem a frente sozinhos.
    Desde o inicio sempre buscaram investidores e o maximo que conseguirão foram intenções que jamais se traduziram efetivamente.
    Eu sempre disse que não apenas iam mal das pernas mas a muito tempo tambem vão mal das asas.

    • Que pena te decepcionar… a Austrália já encomendou os seus… “só” 58… rsrsrsrsrsrss… e ainda tem o Japão e “alguns” tigres asiáticos… sem falar é claro na Inglaterra e outros protetorados yankes europeus… sorry…

Comentários não permitidos.