8 Comentários

  1. Esse tipo de embarcação seria sim excelente para o Brasil. Seja Juan Carlos(sem o Sky Jump), Mistral ou ENFORCER. Custa metade de um NAe, e mais importante: serve de apoio a equipes de terra. Só na cabeça de um almirantado de orgulho besta neste País que insiste em um mirabolante NAe. O que já foi gasto na banheira A-12 dava pra comprar um LHD novinho em folha.

    Saudações

    • Sayd_jarrad,

      Nem seria necessário retirar o Sky Jump. O Camberra, por exemplo, é baseado no mesmo modelo e mantem a Sky Jump; e não se pretende, até onde sei, operar aeronaves de asa fixa nele…

      A rigor, manter o Sky Jump pode trazer vantagens inesperadas, caso o Brasil opte por operar alguma aeronave V/STOL no futuro. E teoricamente, a rampa não atrapalha em nada a operação como meio de apoio a operações anfíbias.

      No mais, é bem verdade que o LHD possuí alguma capacidade para controlar o espaço aéreo, mas o porta-aviões CATOBAR ainda se mostra peça fundamental em qualquer estratégia de projeção de força, pois de todos os meios, é o que oferece aeronaves de asa fixa em maior variedade e com menores restrições. Em outras palavras, apenas um NAe CATOBAR pode oferecer uma verdadeira capacidade de proporcionar a guerra aeronaval em todo o seu espectro.

    • discordo …o custo ”A-12” ta por volta de 300 mi (compra …custo… A-4…. modernização )…. com esse valor n se paga sequer uma corveta moderna … um exemplo e q as Barroso MOD estão orçadas em +- 350mi a unidade ….. um LHD do tipo Juan Carlos I …dependo do ”recheio” e sistemas abordo …tt e tudo mais .. deve superar os 1 BI

  2. Nosso inimigos de maior potencial são exatamente as coalizões e/ou as grandes potências… do ponto de vista deles que BELO ALVO.

    e há quem faça campanha contra nossos subs ou torça por NGs chipados e pernas curtas … vai vendo.

    • stadeu,

      Do ponto de vista de qualquer país, um navio como esse é uma séria ameaça, pois permite a quem o detenha a capacidade de desembarques em larga escala em outros continentes. E isso significa verdadeira projeção de força; é verdadeira dissuasão.

      Como já disse anteriormente, se o Brasil precisar projetar poderio convencional longe da América do Sul, não vai faze-lo com baterias costeiras e submarinos convencionais ( que seriam virtualmente incapazes de se mover para fora do Atlântico Sul por si mesmos )… E como o Brasil tem interesses para além de seu continente, não deve adotar somente meios limitados e meramente defensivos. Precisa ter capacidade de desempenhar-se ao longe para defender seus interesses quando necessário.

      Em outra vertente, ter um LHD apinhado de helicópteros navais, significa capacidade de negar o uso do mar a grandes distâncias, e de forma muito mais eficaz que um submarino convencional seria capaz de fazer, levando forças aeronavais a grandes distâncias, podendo varrer uma quantidade muito maior de mar e mais depressa que esse ultimo. E ainda mais se levar em conta que 99% das forças armadas do planeta não poderiam lidar com ele longe de sua própria costa ( a bem da verdade, me arrisco a dizer que metade das forças armadas do planeta não tem os meios para ataca-lo com eficácia )…

      Mesmo para uma potência mediana, um navio como esse seria um problema complicadíssimo de ser resolvido…

      Quanto ao Gripen…

      Gripen C já possui um desempenho similar aos demais tipos até dez toneladas, com raio de combate praticamente igual a caças como Mig-29 e F-16. E o NG terá um raio de combate equivalente aos caças médios europeus. Somente perderá na capacidade de carga ( o que será mais que compensado por armamento de precisão ), mas terá tecnologia embarcada equivalente.

      A parte essencial tecnologia de comunicação do Gripen está sendo praticamente toda desenvolvida no Brasil através do Link BR2… Mesmo que não seja adotado o Link BR2, a proposta sueca contempla o desenvolvimento de tecnologia local.

  3. Uma embarcação incrível, sem dúvida.

    Sem navios como esse, simplesmente não se executam operações anfíbias em larga escala nos dias de hoje…

  4. Seria um sonho pra nossa MB um LHD do tipo (2 seriam uma boa … 4 o ideal/sonho…)…mais primeiro e preciso resolver como vai ficar o PROSUPER ….se der as F-100 … seria meio caminho andado pra essa classe ….

Comentários não permitidos.