Mensagens antissemitas espalham medo entre judeus da Ucrânia

Quando Asya Kreimer entrou em sua conta no Facebook e viu o panfleto que mandava os judeus do leste da Ucrânia se registrarem, pagarem um imposto exclusivo e deixar a região, sua primeira reação foi rir.

“É que me pareceu ridículo”, conta essa senhora de 56 anos, enquanto prepara um prato a base de frango, sob a orientação kosher, para a Páscoa judaica.

Nos últimos dias, vários folhetos foram distribuídos por homens mascarados nas saídas das sinagogas de Donetsk. A cidade no leste da Ucrânia está no centro do conflito entre o governo de Kiev e os separatistas pró-Rússia, que querem que a área seja anexada por Moscou, a exemplo da Crimeia.

“Nunca tivemos problemas aqui. Meus amigos ucraniamos e russos me respeitam por ser judia. Esse pedaço de papel foi ao mesmo tempo patético e repugnante”, conta.

Os líderes da República Popular de Donetsk, proclamada por separatistas pró-Rússia, negam estar por trás das mensagens. Eles acusam o governo de Kiev de espalhar os folhetos para desacreditar o movimento autonomista.

Ameaças

Para boa parte dos 15 mil judeus de Donetsk, a simples distribuição dos panfletos é motivo suficiente para se preocupar.

“Isso é só mais uma demonstração das coisas horríveis que andam acontecendo aqui”, diz Asya. “Não acredito que os judeus estejam sob perigo imediato, ainda que tudo isso seja parte de um plano para arrastar as pessoas ao confronto”, diz.

O antissemitismo é parte da história familiar de Asya. Cinco de suas tias foram enterradas vivas durante a invasão alemã em 1941. Nos anos seguintes, boa parte de sua família foi exterminada.

Desde o fim da Segunda Guerra, a vida dos judeus locais foi de paz. Asya conta que recusou várias oportunidades de deixar a Ucrânia desde o colapso da União Soviética. Mas, há algumas semanas, ela começou a fazer um curso de alemão.

“Estou pensando em ir à Alemanha. É a primeira vez na minha vida que penso em ir embora”, conta. “Eu tenho medo da Rússia, não dos russos, mas do governo. Acho que o Ocidente está subestimando o perigo que Putin representa”, diz.

Para o rabino Pinkhas Vyshedsky, da cidade de Donbass, “a impressão é que alguem está tratando de arrastar (os judeus) para um jogo político entre a Rússia e Ucrânia”.

O rabino já pediu às forças de segurança da Ucrânia proteção especial à comunidade. Até agora, não houve resposta.

O caso dos tártaros

Os judeus não são o único grupo alvo de campanhas de ameaça e intimidação na Ucrânia desde o início da atual crise política.

Durante a anexação russa da Criméia, os tártaros, que são uma etnia da região, também passaram a ser perseguidos. Hoje os tártaros, que são uma minoria muçulmana, são poucos na sua terra natal, já que nos anos 1940 o líder soviético Joseph Stálin deportou quase toda essa população para a Ásia Central.

Nos anos 1980, muitos começaram a regressar à Crimeia. Mas no mês passado, enquanto as tropas russas ocupavam bases militares em toda a região, minorias tártaras foram amedrontadas por grupos de carecas. Eles carregavam um taco de beisebol e uma lista dos moradores tártaros, pintando uma cruz na fachada de suas casas.

“Foi exatamente isso que fez Stálin dias antes de nos colocar nos trens e nos deportar para a Ásia Central”, diz Rustam Kadyrov. Sua casa, no vilarejo de Bakhchysarai, também está marcada com uma cruz.

“Não sei quem está fazendo isso, mas estão querendo nos intimidar”, conta.

Medo dos russos

Em meio à crise, o presidente russo, Vladimir Putin, acusa o governo de Kiev de violar os direitos da população de fala russa na Ucrânia. Moscou diz que os nacionalistas ucranianos – particularmente o poderoso grupo Pravy Sektor (Setor da Direita) – são fascistas.

Desde o colapso da União Soviética, a aprovação de leis que garantam a língua e os outros direitos de grupos minoritários na Ucrânia tem fracassado.

Ainda assim, representantes das comunidades judaica e dos tártaros acreditam que uma Ucrânia mais próxima à Europa pode lhes garantir uma maior sensação de segurança, coisa que não esperam em caso de influência russa.

“Eu tenho medo é da Rússia”, diz Asya Kreimer. Assim como a maioria dos judeus de Donetsk ela tem o russo como língua materna.

“Parece que acabou a vida que nós tinhamos até agora”, diz. “Os panfletos são só uma pequena parte: o que importa é que a Rússia está atiçando os problemas”, diz.

“De fora, parece que tudo vai bem, já que felizmente não houve muitas mortes ou muita violência. Mas a Rússia está matando nosso Estado, a nossa nação (Ucrânia)”, diz.

À medida que a disputa entre Rússia e Ucrânia se aprofunda, o perigo aumenta com o vazio de poder que emerge no país. Como em qualquer outro conflito, tensões étnicas e religiosas, que estavam adormecidas há décadas, começam a aparecer.

Por isso mesmo essas minorias temem se tornar vítimas do conflito entre duas nações de cultura eslava e religião ortodoxa.

BBC Brasil

Fonte: Terra

31 Comentários

  1. COMEÇOU A CONTRA PROPAGANDA PARA INTIMIDAR A OPINIÃO PÚBLICA JUDAICA… nisso os russos são bons… não a toa sempre tiveram representações nos grandes jornais do mundo… infiltrados, claro… o falecido Adolpho Bloch que o diga…

      • por LUCENA
        .
        .
        Para quem prega ódio e preconceitos contra negros e nordestinos realmente é coisa de fascista da pior espécie ! 😉
        .
        Esse mentirosos não engana mais ninguém aqui ! 😀

      • Por gentileza, poderia me mostrar onde eu teria sido preconceituoso com alguém ???… porque se isso aconteceu, a moderação falhou… como eu já mencionei, sou casado com mulher negra e sou filho de nordestino… vc e sua incoerência… tá na hora de porem esses tipos pra correr, senão a coisa pode degringolar para pior… uma laranja podre estraga a caixa toda… se acusa de CRIME, prove… isso tem nome: CALÚNIA… e isso sim, é crime…

      • é zoinho de catarata você falando assim chega me emocionar rsrsrs pois você falou isso tudo ,mas se esquece no dia que escreveu que você tinha tido a oportunidade conversado com um suposto pcc e pelas suas palavras você quis sugerir que apenas por ele ser nordestino e sua residência ser em diadema sp e o governo de diadema é do pt ,estaria explicado a situação do cara ser pcc rsrsrs ali você foi nazifaci sim

        você tem vergonha da sua própria decendencia apenas por ter zoinho azul se juga melhor que outros acha que esta antenado com os yankes rsrs

        o pior é que depois de você falar tudo isso ,eu agora afirmo você esta com a síndrome do vira lata ,

        na realidade aqui em são Paulo você ve isso acontecer com algumas pessoas o sistema as propagandas fazem elas terem vergonha da sua raça sua cor por serem massificados com propagandas de empresas de publicidade que ou fazem elas querem não ser o que são
        ou no caso do zoinho de catarata que faz ele achar que é um yanke que esta no meio dos bobos ele é inteligência alienígena rsrs por isso nos chama de latrinos rsrs

        zoinho catarata sem maldade mas você é um cabloco querendo ser inglês ,começa a honrar a sua decendencia o quanto antes possível rsrs

      • por LUCENA
        .
        .
        Além de ser um notório preconceituoso é mentiroso…hahahah..que cara de pau ..hahahaha

      • Quem tem cara de adolfinho és tu… só falta o bigodinho… 🙂 … mais uma do MELANCIA tupiniquim que não consegue esconder a vermelhidão que carrega nos meios teus, pois qndo não tem argumentos a saída, conforme o manual comuna preconiza, o mandamento é xingar o oponente ou desafeto de “nazista”… tenta esconder mas os seus trejeitos esquerdopáticos não permitem… rsrsrsrrsrsrs… maluquinho, meu caro, por mais que vc tente, não terá nunquinha condições de me classificar dentro das tuas viagens tocadas sabe-se lá a que combustível letal… rsrsrsrsrs… entre uma baforada e outra, amiguinho, atente-se para o fato de que, ainda que vc saiba, mas faz de conta que não sabe, defendo a tese de limparmos esse país de tranqueiras… se vc estiver do lado errado, na hora “h”, vai de rodo também… desça do muro ou pule para o lado de quem tem projeto para esse país e não aceita a desconstrução da sociedade como seus amigos VERMElhuxos estão fazendo, através da imposição do uso de entorpecentes, desvio sexual, emburrecimento da juventude e demais acintes contra a nação… não tenha dúvida, meu caro… se tiveres na linha de tiro do lado errado, vais tomar aço na cara, usando suas próprias palavras… espero que a tua filosofia não seja bandida como os de seus amiguinhos, senão a nação não vai te tolerar… saudações e orações para que deixe de se tornar mais uma tralha a serviço de quem quer destruir essa nação…

      • Se liga maluquinho, o Blue Eyes esta mais que certo, o mafioso do Putin flerta com o fascismo não e de hoje, há relatos por toda Russia de perseguições contra minorias de todo tipo.

      • La vem voce de novo se fazendo fantoche desse Nazi-Fascista Capa Preta ou ai em SP é natural isso pois é alto o indice Neo-Nazista não so na sociedade Paulistana,governo estadual e policia kkkkkk
        Made in Nazi brézil kkk

      • maluquinho,aqui em sampa depois da revolução ,constitucionalista o brasil recheou são Paulo com todos os brasileiros do pais

        vou explicar o porque para o pais brasil essa revolução constitucionalista foi apenas uma tentativa de separatismo ,porque pelo simples fato que nessa época antecede em pouco tempo a segunda guerra mundial ,as colononias recém chegadas ao brasil se faziam presente no estado de são Paulo

        com a vitória brasileira pois na verdade mais da metade dos paulistas não se envolveram com essa guerra !!!!!

        o brasil mandou para são Paulo imigrantes de toda parte do pais ,para novamente imbutir DNA brasuca , nosso DNA dominou as periferias o centro a elite e esse assunto que antigamente as professoras falavam abertamente sobre são Paulo ser um pais , esse assunto morreu foi por terra pois o DNA voltou a ser das três raízes brasileiras misturado com os das colônias

        mas para isso o controle populacional ajustado pelos grupos de extermínio patrocinado pelo estado de são Paulo
        pois a elite branca os verdadeiros continuam no poder e fizerem de tudo para deter nosso progresso matanto e dizendo que era guerra do trafico MENTIROSOS

        os nordestinos ,mineiros, cariocas ,gaúchos ,moradores da periferia foram vitimas desse controle populacional
        nos brasileiros vencemos hoje são Paulo é da pátria brasileira novamente graças ao sangue de milhões de brasileiros que foram mortos explorado em serviços que hoje seriam tidos como escravos
        usaram o estado para controlar a população de bandeirantes mas nos vencemos ,
        finalizando são Paulo é dos bandeirantes novamente !!!´
        botina amarela na caras dos nazi !!
        mas teve um politico que foi acusado a tentar fazer um crematório para mendigos ,todos sabemos que você não pode cremar uma pessoa que não seja identificada pela família !!!!
        esse processo rolou contra esse politico aqui em são Paulo politico famoso !!
        até isso o brasileiro passou eles agora tentam fazer essa catástrofe de fazer o paulistano passar sede isso é uma calamidade agora eles colocaram um canudo na Guarapiranga e outro na Bilings essas represas estão em um volume bom mas servem a zona sul e ao abc é gente que não acaba mais
        isso sim tem que ser feita uma CPI da sabesp e eu não vejo partido nenhum fazendo nada pois aqui em sampa nos paulistanos somos explorados ,sugados até o osso
        por isso eles tiraram o poder de porte de arma eles todos ELITIZARAM as armas para poder continuar fazendo o controle populacional e explorando nos paulistas com taxas novas como essa controlar ,enquanto as empresas estrangeiras jogam bilhões de toneladas de agentes nocivos no ar eles taxam os carros com mais um imposto em cima do seu bem!!!
        resumindo essa elite branca como o ex governador claudio lembo falou mata o brasileiro a anos aqui em são Paulo mas são minorias em cargos de comando tirou eles são Paulo volta a ser a locomotiva brasileira em menos tempo do que o brasil levou para se levantar.

      • “La vem voce de novo se fazendo fantoche desse Nazi-Fascista Capa Preta ou ai em SP é natural isso pois é alto o indice Neo-Nazista”
        _
        Puts bairrismo barato não maluquete, tu pode mais que isso para por ai meu, rsrsrs.

    • Se liga Nazi.
      Ai na tua região ja desde 2009 por motivos de segurança nacional tudo esta sendo monitorado então Nazi abre tem olho pra não ir parar na barriga de um pirarucu.
      Simpatizantes de corsario externos,caraveleiros não são bem vistos e a Cobrada ta com o dedo coçando.

  2. Então agora os Neo-Nazistas ameaçam os pobresinhos Judeus né e quem podera defende-los!Aqueles que na verdade foram os unicos que sempre os defenderam e os libertaram de verdade por terem em sua população um alto numero de Judeus,os vermelhinhos comedores de criançinhas kkkkk Que mundo hipocrita heim kkkk

    • Está bem claro que esse movimento de anti semitismo vem por parte de certos grupos de Kiev que querem por Israel dentro dessa disputa ( já que este tem boas relações com Rússia). Tio Sam , Tio Sam, quanta pureza boca, porém muito esterco na mão.

  3. Começou Blue Eyes?

    Esse negócio está rolando a quase uma semana.

    Kerry e Lavrov já deram declarações sobre isso, condenando quem fez os panfletos e não se identificou.

    Só o governo em Kiev é que não deu declaração nenhuma, dizendo que ia investigar, mas até agora nada.

    A coisa toda é tão medonha que ninguém comenta. E fazem isso porque ha fortes indícios que esta é mais uma das ações praticadas por grupos de extrema direita independentes, que acham que o atual governo da Ucrânia esta sendo condescendente com as manifestações contra o governo central.

  4. a ucrania sempre teve uma população judaica esses foram atacados pelos nazistas na época do Hitler ,mas depois que os comunistas venceram os judeus puderam viver e professar sua fé abertamente na ucrania
    ai passa os anos e os estados unidos coloca um governo fantoche e NAZISTA em Kiev
    ai começa a ter antissemitas virados no ninja ,e o texto procura por culpa nos russos !!! vai ser ridículo assim só la em holiwood ou melhor na BBC besteira

    a bbsesteira esta parecendo aquele jornalista que depois de ter ficado 6 meses no brasil para promover o seu documentário soltou uma mentira ,em que os trouxas do facebook abraçaram com as quatro
    ainda bem que parte da imprensa brasileira foi atrás da verdade
    resumo essa bbsteira é quase igual a esse jornalistazinho europeu de meia pataca

  5. Se for antisemitismo, os Árabes e judeuss(Gên,16:4) estão c sérios problemas por akelas bandas, caso seja verdade. Por outro lado, e bom p q os judeuss sintam na pele o q ocorre c os Palestinos. No ano passado, + 1200 mulheres e + de 900 crianças foram presas e ficaram incomunicáveis sem acusação alguma , conforme o site da Ong BT Salem…no — dos outros e refresco.Estão gostando?!?! Então,pf, usem de empatia c seus irmão os PalestinosSds.

    • por LUCENA
      .
      .
      Hoje os maiores patrocinadores do anti-semitismo no planeta são os sionistas que se instalaram em Israel,basta vê oquê esses neofascistas fazem com os palestinos no clarão do dia e os EUA fazem de tudo para que aqueles não sejam punidos 😉

  6. Minha senhora a Rússia e menor do seus problemas,ou ela não sabe de nada,da vida política da Ucrânia ou finge não saber,eles tem um partido nazista no poder e diz que tem medo do Vladimir Putin. :v 😀 kkkkkkk

    ”Nos anos 1980, muitos começaram a regressar à Crimeia. Mas no mês passado, enquanto as tropas russas ocupavam bases militares em toda a região, minorias tártaras foram amedrontadas por grupos de carecas. Eles carregavam um taco de beisebol e uma lista dos moradores tártaros, pintando uma cruz na fachada de suas casas.”

    Carecas que eu conheça são os Skinheads.

  7. Desde o final do seculo 19 Judeus eram escurraçados e perseguidos por toda Europa Ocidental que os tratavam como sub-raça,como ciganos.
    Ao final da segunda guerra criou-se a ONU e votou-se o Estado de Israel para livrarem-se deles.Os remediados migraram para os EUA e o menos remediados migraram para a America do Sul principalmente Argentina.Os que não tinham nada e nem como irem para lugar nenhum os acondicionaram em cargueiros e os despejaram na Palestina.Israel sofre de aminésia,esqueceu-se dessa parte da historia de seu povo e apenas relembra as perseguições dos Nazistas para sensibilizarem a humanidade.Esqueceu-se das perseguições sofridas nas mãos de todos Europeis Ocidentais e esqueceu-se tambem que foi a Russia que os defendeu e que realmente os libertou.
    Hoje Israel é mais um pais com governo Neo-Nazista como é a Europa Ocidental e os EUA.

    • engraçado os maiores parceiros de israel é justamente o ocidente, a alta elite mundial do ocidente é judia. alias israel não dá um passo, sem consultar a Otan e, principalmente, os EUA.

      você se julga patriota, nacionalista conta corruptos mas sempre que pode tenta entregar para russo e chines (comunista) por mais que tende a esconder, sempre deixa transpassar sua devoção ao comunismo, o pelo menos faz sem saber. decide ou é ou não. China, Russia, coreá do norte, Venezuela, cuba e PT tá tudo do mesmo lado.

      • Sim é né mas eles bem longe deles na Palestina né kkk o que diria Sarkosi heim kkkk “Sabe não vou com a cara dele” kkkk e o vampiro falsinho pra ter o maior segregador Europeu Ocidental assumindo o papel anterior da covarde UK sorriu kkkkkkk

      • Parabéns Caio… agora todos estão começando a separar o joio do trigo… como sempre falei, os MELANCIAS dessa nação são piores do que os COMUNAS… esses sim, fascistas sanguinários… é só ler as postagens deles que não se tem dúvidas… gostam de chamar os outros de nazistas, mas adoram agir como os próprios… é só tirar a máscara que o demônio aparece…

      • o caio seita ,quando ele fala que israel da passos sem consultar os estados unidos ou a otan ,apenas prova que é um ingênuo
        inocente !!!

      • senhor inteligencia, como é; Venezuela melhor que Alemanha, irã melhor que Espanha ? ta sabendo legal!!!!

        realmente você é piada em todo lugar!!!

    • não fala assim alberto antes das manifestações do ano passado o cara ficou escondido quase meio ano ,precisou das manifestações promovidas pela extrema esquerda para ele sair debaixo da cama dele !!! achar que iria ter uma nova derrubada de governo ,mas não rolou e ele esta se desesperando
      rsrs deixa o contraditório senão fica sem o exemplo de como nos brasileiros não podemos nos portar como vira latas de meia pataca igual o zoinho catarata rsrs
      coitado do aloprado rsrs

Comentários não permitidos.