A Ucrânia e o papel do poder militar russo no mundo

Antes de escrever esta coluna, gostaria de esclarecer que sou pacifista convencido de que os líderes mundiais devem cooperar e se concentrar em áreas de convergência. Quando as coisas ficam feias, é possível que líderes políticos de convicções e valores diferentes trabalhem lado a lado.

O melhor exemplo é o G20, um grupo que foi formado em um momento em que a economia global estava extremamente frágil. Se os grandes podem trabalhar juntos na área de economia, creio que eles também devem ser capazes de colaborar nos assuntos políticos.

Após os últimos acontecimentos na Ucrânia, surgiram inúmeras declarações dos políticos ocidentais na imprensa. Eu nem sequer quero reproduzir a resposta de uma ex-secretária de Estado dos Estados Unidos. O fato é que as tropas russas demonstraram um alto grau de profissionalismo, e a operação foi concluída sem derramamento de sangue e sem um único tiro disparado.

A Rússia não está interessada na desestabilização da situação na Ucrânia, isso contradiria os próprios interesses de Moscou, mas a interferência dos EUA na ex-República Soviética é uma parte de uma longa política destinada a enfraquecer seu antigo rival da Guerra Fria. Claramente, com a Ucrânia, o governo dos EUA está testando as águas para ver até que ponto pode provocar a Rússia.

Vamos imaginar uma situação hipotética em que Moscou apoie, patrocine e arme um regime fantoche anti-americano no México. Será que os Estados Unidos ficariam de braços cruzados? Será que os Estados Unidos manteriam suas mãos longe dos países da América Latina? Será que esse país respeita o direito internacional no seu continente ou em qualquer outro lugar do mundo? Não foi o conflito no Iraque, no século 21, um caso claro de invasão sob o falso pretexto de uma mudança de regime político?

A situação na Ucrânia mostrou que os Estados Unidos e seus aliados da Otan já não podem exibir seu poder militar e agir como valentões globais.

A maior ameaça à paz mundial após a queda da União Soviética proveio dos Estados Unidos e seus aliados. Embora a liberdade de imprensa, a democracia e a ética de trabalho desses países mereçam todo o respeito, sua política externa é extremamente imperfeita. Simplesmente vai contra os valores da civilização, apoia guerras sangrentas para derrubar líderes de outros países (inclusive eleitos democraticamente) e coloca regimes fantoches que apoiam seus interesses.

Se a Otan realmente se preocupasse com a  democracia e os direitos humanos, não seria tão cautelosa com regimes como o da Arábia Saudita, onde as violações de direitos humanos estão na ordem do dia. Parece que eles não têm nenhuma preocupação com o estado da democracia no Paquistão, um aliado dos Estados Unidos, onde o exército decide tudo. Os países ocidentais apoiaram o regime de apartheid na África do Sul durante décadas, mas os responsáveis políticos parecem experimentar tal antipatia com a Rússia. Eles até estão dispostos a apoiar um governo de ultranacionalistas em Kiev.

Coincidentemente, um dos aliados do Ocidente, a Estônia, declarou no mês passado que os atiradores em Kiev não foram patrocinados por Ianukovitch, mas provieram de um grupo nacionalista.

Durante os últimos anos, o poder diplomático da Rússia cresceu significativamente e o país realizou muito trabalho para parar o derramamento de sangue. Moscou foi capaz de impedir o ataque contra a Síria pelos Estados Unidos e impediu guerras em lugares como o Irã.

Agora, os países ocidentais sabem quais são os limites e não entrarão em uma confrontação militar com Moscou com base na guerra na Crimeia.

Integridade territorial 

O Ocidente decidiu apoiar o “novo governo” de Kiev e declarou que a Rússia deve respeitar a integridade territorial da Ucrânia.

Surgem várias perguntas: por que os kosovares tem o direito de independência da Sérvia? Por que o povo da Abecásia não tem o mesmo direito? Por que é admissível dividir o Sudão e criar o novo país Sudão do Sul? Por que é admissível criar a República de Timor Leste? Se o direito internacional é imutável, por que se aplica a apenas um grupo de países? Onde está a linha entre os direitos verdadeiramente democráticos e a violação do direito internacional? Estas perguntas são difíceis de responder .

O mundo precisa de paz, desenvolvimento e um ambiente natural protegido. Os líderes mundiais têm a responsabilidade de trabalhar para conseguir isso. Mas, enquanto o Ocidente tenta expandir a hegemonia americana no mundo, as possibilidades de alcançar a paz no mundo estão desaparecendo. O ressurgimento da Rússia como potência militar ajudará a garantir que o mundo seja um lugar muito menos violento.

Ajay Kamalakaran é jornalista e comentarista político.

Fonte: Gazeta Russa

30 Comentários

    • Ele so se esqueceu deque ha na RUSSIA ,regioes que tentam se emancipar , e estes movimentos sao sufocados na porrada e na compra de muitos lideres ,portanto sua hipocrita este discursinho abestado , os idiotas que acharam um abom discurso, deveriam primeiramente se perguntar : Por que entao a russia nao liberou a chechenia $ Por que os mantem com mao de ferro $ jogar pedra tendo telhado de vidro eh prova cabal de idiotice !

  1. Nossa, memorável texto, fidedigno a nossa realidade global. Mas infelizmente o caminho para um política multipolar ainda é longínquo, pois a Russia tem poder militar e tecnológica para confrontar os EUA e OTAN, mas sua economia ainda é pequena em relação aos seus divergentes (por isso eles ameaçam a Rússia com sanções e não belicamente, pois sabem que no campo econômico são mais fortes), para que o cenário global se estabilizasse, seria necessário uma(s) outra(s) potência(s) como China, Índia, ou outra, se colocasse ao lado da Rússia nessa briga de impedir os planos expansionistas e de dominação dos EUA, que já ficou bem claro pra muita gente.
    Quero frisar que minha postura de acreditar que países como a Rússia, que se porta de maneira admirável nesses últimos acontecimentos, não é objetivando que esta nação se torne superior a qualquer nação do mundo, mas sim que esta mesma nação se torne capaz de defender a nova postura global…a verdadeira globalização fundamentada no direito de todos a tudo, e não no direito dos EUA ou UE ao domínio das outras nações como campo de extração de riquezas e mão de obra barata. Sds

    • Que besteirol eh este meu, arrotas sobre dominaçoes americanas e europeias mas nao cita as invasoes e dominaçoes russas , cara de pau tem limites ,deixemos de ser hipocritas , nao eh dificil achar motivos para criticar americanos , porem ainda nao fizeram NADA que os seus senhores russos e chineses ainda nao fizeram com seus dominados do passado e do presente , vergonha na cara nao faz mal a ninguem , ou entao assuma logo a condiçao de cadelinha russa ou chinesa , assim seria mais digno , vc no minimo eh um entreguista que tenta convencer os muitos idiotas que ha na russia e china a salvaçao dos valores eticos e morais , a propria expansao do territorio russo foi fruto de açoes imperialistas aonde os povos nativos foram ferrados e convencidos a se submeterem , agora este discursinho boyola pro-oriente , isto ja ta manjado ,no minimo vc recebe balsa salario do pc do b !

      • Teropode, primeiramente tenta manter a linha de uma mente que domina sobre a emoção, fica ridículo e até mesmo infantil a forma como vc responde a opinião alheia, deixando transparecer uma certa incapacidade de discutir o assunto, e isso só enfraquece seu argumento.
        Segundo, vc não é obrigado, mas se prestasse mais atenção em meus comentários veria que sou a favor de um mundo multipolar onde nem o seu Tio Sam , nem a Rainha nem qualquer outro país imperialista domine sobre ninguém, mas sim uma genuína globalização onde todos tem direito de atuar, ao contrário do que seu estimado Tio Sam tem buscado realizar no presente momento ( “minha voz sobre meus vassalos, e aniquilação para os divergentes…yes, we can”). Defendo a China? Não, até porque eles tem provado que são tão invasivos como os EUA, ou pior ( apesar de eu achar dificil algum outro pais conseguir essa proeza). Mas tirando esses detalhes, gostaria de dizer que diferente de outras pessoas não preciso de motivações vindas de bolsa alguma coisa pra defender o que acredito. Sds

  2. Um claro exemplo de desestabilização na AS é o da Venezuela, e td sabemos disto e, quem o está promovendo.imagine se o BRASIL agisse como à otan/iankss nos episódios dos Chavista c pitacos e armas?!?! Os iankss anida ñ intervieram militar/ na Venezuela pq os mesmos o os padrões Latinos estão bem armados, em comparação c o BRASIL..+ de 30 Su-30MKS2, +- uns 12 subs Russos e milhões de homens armados e sistema ainti áereo dos Russos, se ñ fosse isso… e depois da Crimeia, os Russos vão se fazer + presentes em Cuba,Nicarágua e na Venezuela, quiça outros país da AC,quem viver verá.Sds.

    • Quanta asneira, parece puxador de carroça que so vira a cabeça para o lado quando o cabresto eh puxado , vc desconhece que 46% dos venefavelanos nao votaram no podre ,sao eles que querem a cabeça do cara, os que votaram nele sao tao alienados que acreditam que estao limpando a bunda com terra e pedaços de pau por causa dos Yankes , logicamente aqueles idiotas encontram pares entre os vermelhos brasilianos !

  3. muito bom o texto , e quando o texto quando o texto se ao apartaid financiado pelos ingleses e americanos aqueles mesmo que fingem que acabaram com a escravidão mas na africa manteram os países escravizado por décadas
    e quem ajudou a derrubar o apartaid na africa foi CUBA E seu exercito que lutou e venceu muitos acham que os nazistinhas daqui nao gostam de cuba por causa do cominismo ou capitalismo isso é só pano de fundo o que aconteceu foi que fidel libertou a africa e os africanos das mãos dos escravocratas anglo sionistas
    fidel é o cara !!! meus respeitos para um general que venceu varias batalhas que na verdade se davam como perdidas !!!!
    dezem que o brasil foi o ultimo a libertar os negros MENTIRA os estados unidos se nao fosse os grupos de resistência negros eles nem podiam estudar no mesmo lugar usar o mesmo banheiros e etc e tal igualzinho na africa do sul no apartaid
    sem luta nao há conquista !!!

  4. AOS EDITORES DO PB… não temos mais notícias da ditadura venezuelana ???… a tempo não vejo nenhuma notícia… estamos aguardando… só falta a ditadura bolivariana ter chego até aqui… o governo brasileiro tá empenhado nisso com toda as forças…

    • kkk tradução do que escreveu o zoinho azul ,editores do plano brasil me ajudem vamos falar da suposta ditadura venezuelana aquela que ganhou nas urnas kkk
      já que você perguntou vou te ajudar ,a Venezuela depois que o nosso PAPA entrou e pediu para que a oposição e o governo se entendesse ele foi atendido e esta se esvaziando os protestos e também muitos da oposição percebem que estão sendo usados pela CIA americana para desestabilizar o pais venezuela
      gostaria de informar também que isso tudo foi possível pelos países latinos aquele que você não gosta pois somos latinos e você deve ser alemão !!!
      para de chorar zoinho catarata não engana ninguém ,e não vem pedir penico para o plano brasil rsrs

      • Se vc não se interessa por notícias da ditadura bolivariana na Venezuela, eu estou… o fato de terem certamente manipulado as urnas como eu acredito que façam aqui também, não os impediu de instaurarem uma ditadura sangrenta que mata, aprisiona e confisca seu povo… se estavam tão legitimados assim, porque então se escondem atrás do exército armado ???… mas pagarão por isso… mais cedo ou mais tarde… o povo não aguenta ditadura não, meu caro… e garanto que esses ai não terão chance de se esquivarem ao seus crimes contra o povo venezuelano…

      • Manipular Eleição na Venezuela????
        Com teu ranço e desconhecimento ou cegueira, ou ambos, não tem como elevar o debate. Teu ranço político parece ser daqueles que perderam uma teta no governo, só pode. A “direitalha” vive falando em estado mínimo, mas vivem mandando os filhos estudarem para fazer concurso e viver a custa do estado. kkkk Se são tão bons, sejam empreendedores, vão para iniciativa privada e larguem os carguinhos públicos.
        Voltando ao assunto, na Venezuela, as urnas são eletrônicas imprimem o voto em papel que vai para uma urna. Se for preciso fazer recontagem de voto faz-se eletronicamente e fisicamente pelo papel, os dois sistemas devem ter os mesmos números de votos para cada candidato. Manipulação pode ser feita aqui no Brasil, onde os Yankes “podem” entrar no software e alterar a urna, ou até o resultado, vai saber, olha o casa da espionagem. Aqui não tem como checar o sistema eletrônico e o real voto digitado… Isto é só para esclarecer…., então antes de despejar baboseira se informe. Depois deste esclarecimento até poderia te chamar de ignorante, velhaco, direitoso, verme…enfim, mas não irei fazer isso. Este tido de desqualificaçõe deixo para você, já é normal em teus posts, normal da tua pessoa, normal do teu sistema democrático, normal da política que você deseja.

      • PETRALHA DETECTED… sorry… não perco meu tempo com b… já bastam os de sempre… mas. só para seu conhecimento, caro bolsista, nós, OS QUE NÃO VIVEM A CUSTA DO ESTADO como vc e mais 600.000 cargos comissionados, sustentamos essa sua corja com um confisco de 45% do PIB em impostos que o estado PETRALHA nos impinge… tá bom ou quer mais… se gostas tanto de regimes autoritários, VERMElhinho, se manda pra cuba, Venezuela… melhor: COREIA DO NORTE… mas antes corta essa sua cabeleira guevarista senão o gordinho norte coreano não te deixa entrar… o modelito dele é fácil pegar na net… vai a foto ai: http://imgs-srzd.s3.amazonaws.com/srzd/upload/1/2/127463_ext_arquivo.jpg … 🙂
        e antes que me esqueça, desqualificado sim, mas para ser da sua laia, puxar saco de petralha, mamar nas tetas do estado, desviar milhões do tesouro nacional, afundar a PETROBRAS, surrupiar, traficar influencia, e principalmente ser dono de frigorífico comprado sabe-se lá como… isso tudo eu deixo pro seus amigos, como o molusco e seus inteligentíssimos familiares… 🙂

      • ZOINHO DE CATARATA E CATARRENTO RSRS primeiramente todos que acompanhamos o site sabemos das suas reclamações em dizer que todos os forruns foram contaminado por esquerdalhas comunas e vários outras fuleragens que você fala rsrs
        você é a prova que vira-latas como sua pessoa são MINORIAS rsrs
        como você e sua turma de apátridas acha que só porque rotula nos brasileiros vao vencer as eleições se cabem todos dentro de um FUSQUINHA

        você faz parte de uma minoria ridícula e eu sou a favor também que meu voto tenha um comprovante como no caso venezuelano que os deputados e todos do executivo tenham voto aberto
        que o povo eleja o judiciário e vou mais longe que todos os militares elejam os comandantes militares brasileiros
        seria um avanço !!!

        você zoinho torce contra o brasil ,e quem torce contra a pátria é o primeiro a ser eliminado rsrs
        você já esta esclerosado e esta ficando muito ALOPRADO RSRS
        asteia a bandeira BRANCA logo todos já perceberam sua covardia e adoração em favor de tudo que os yankes fizeram contra o brasil

      • PÉ DE CÃO Eu concordo com algumas coisas que voce escreve, Porem Apoiar a Ditadura na Venezuela é um erro um pais onde uma Garrafa de Água Custa 10 Reais.

      • andrew27 ,eles foram eleitos ,e nas eleições municipais venezuelana ganharam em 80 por cento dos município isso é muito expressivo

        sobre os produtos eram todos americanizados
        hoje serão produtos do mercosul
        então sobre a logística controlada por essas empresas é o fator principal
        mas quando solucionarem isso o mercosul ira provir a Venezuela com produtos de melhor qualidade e com o preço inferior aos dos americanos
        venceremos !!!!

        e todas as manifestações que tiveram teve outras a favor do governo eleito com numero superior a dificuldade era deixarem as duas não entrarem em conflito
        por isso o PAPA foi um cara inteligente em ajudar a apaziguar a Venezuela

      • Desde quando a sua capacidade lhe permite traduzir algo ou intençao de alguem , segura a onda tonho-da-lua ,vc ridiculariza os seus provedores bolsistas !

      • teropeido se você parar de chupar ovo você ganha um pirulito rsrs

        já falei para vocês apátridas ,para defender o brasil e minha raça faço isso de graça !!!

      • Burro não tem raça, seu artrópode molusquento… rsrsrsrsrsrs… é cruzamento de espécies distintas e como tal, nem pra procriar presta, senão para relinchar estultices… como já disse, toda vez que vc nos faz o favor de se manifestar é PIADA PRONTA… caia na real… todos riem de suas fanfarronices… tenho até dó da sua condição, mas vc mesmo não tem dó de si… então é masoquismo puro… nada posso fazer… saudações… 🙂

    • Estas noticias nao dao ibope meu caro , afinal ,quando a maioria dos navegantes pertencem ao lado negro da força , mas eh otimo que o povo venuzelano sofra bastante ,afinal cairam na onda vermelha agora devem padecer por mais uns dez anos , enquanto o Tio san estiver pagando preço de banana pelo petroleo ,ta tudo certo !

  5. O texto é muito bom só discordo do autor quando ele diz que a a liberdade de imprensa, a democracia e a ética de trabalho desses países ocidentais (quando digo ocidentais, digo os países da OTAN) mereçam todo o respeito, na verdade a imprensa destes países colaboram muito com esses governos,alienando e enganando as massas em favor dos interesses econômicos de seus governos,salvo algumas exceções que uma vez ou outra desmascara todo o aparato criado pela mídia delinquente !

  6. “Maduro é denunciado em Haia por crimes contra a humanidade”…

    Parlamentares de partidos de direita latino-americanos pediram nesta segunda-feira à Corte Penal Internacional (CPI) que investigue o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e funcionários de seu governo, por suspeita de crimes de lesa-humanidade – de acordo com nota divulgada em Buenos Aires por membros do grupo.

    “Os parlamentares solicitaram que se investiguem as violações generalizadas e sistemáticas de direitos humanos executadas por corpos militares, policiais, milícias e paramilitares”, durante os dias prévios e posteriores a 12 de fevereiro, acrescenta o comunicado divulgado pelos demandantes.

    A apresentação foi feita na Procuradoria da CPI pelos deputados Cornelia Schmidt Lierman (da argentina Proposta Republicana), Adrián Oliva (da boliviana Convergência Nacional) e Cecilia Chacón (da peruana Força Popular).

    A denúncia envolve Maduro, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, o ministro da Justiça e Paz, Miguel Rodríguez, e a procuradora-geral da República, Luisa Ortega Díaz, entre outros.

    Segundo o texto da denúncia, há “elementos que tipificam, claramente, crimes de lesa-humanidade, por terem ocorrido, durante os dias indicados, assassinatos, torturas, violações e detenções em massa e indiscriminadas”.

    O grupo alega ainda que houve uma “perseguição de Estado dirigida, de modo generalizado e sistemático, a um grupo de civis com identidade própria, fundada em motivos políticos”.

    Em 12 de fevereiro, houve uma grande manifestação no país convocada por um dos líderes da oposição atualmente detido, Leopoldo López. Nesse dia, três pessoas morreram. Segundo a Procuradoria Geral da Venezuela, o número de mortos chega a 39.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2014/04/maduro-e-denunciado-em-haia-por-crimes-contra-a-humanidade-4468226.html

  7. Interessante como a propaganda política russa está sendo intensa para por panos quentes no ocidente sobre a asneira russa feita na Crimeia (os soldados sem insígnia não eram russos, ahh mas agora já admitem que eram mesmo, ora então por que não se assumiram como tais então?). E está fazendo de tudo para engambelar seu próprio povo.
    Essa força militar russa convencional é limitada e não poderosa como querem passar que é. Sua dissuasão é nuclear e só isso. Sua estratégia de gastos militares vultosos não tem cacife a longo prazo. E o futuro encolhimento de suas divisas por exportação de energia é a prova.
    Ou eles tratam de diversificarem sua indústria e comércio ou o futuro lhes guarda nuvens negras.

    E interessante que tanto Iraque, Líbia e demais países citados no texto tinha algo em comum: todos não passavam de países dominados por tiranos sanguinários. Querer comparar aqueles sádicos governos com o da Ucrânia é fazer deboche com a inteligência do leitor.

    E temos um duro agravante contra as pretensões russas de se tornarem referência mundial de liderança política, cultural e até militar…
    Seu passado e presente:
    Passado – mataram a sangue frio sua família imperial, Rei, Rainha, e seus filhos pequenos, todos juntos, num assassinato cruel e desnecessário, assassinado que lembra o de certos assassinos noiados que ocorrem aqui no nosso país da violência impune. Mas não satisfeitos por sangue seguiram matando e brutalizando milhões e milhões de seus próprios irmãos, amigos e vizinhos subjugados por um regime mafioso na essência. Esse é um estigma de passado sanguinário que está marcado pelos próprios russos na história humana. Agora não dá mais para apagar.
    Presente – são quase todos alcoólatras, seus bebes já nascem com síndrome de abstinência, e fica difícil de um povo de bêbados servir de modelo, ou confiança, para o mundo.


    Quanto ao que eles pensam do Brasil, vejam o patético testemunho deste intelectual russo sobre o nosso país, o qual ele pensava se tratar de um lugar de macacos e cobras, já que é um espanto para ele que aqui tenha vida cultural, além disso faz questão de chamar a atenção para nossa cor de pele (no mínimo, algo modernamente estranho, mas tirem suas próprias conclusões).
    E se esse cidadão é um intelectual, o que fica para seus patrícios comuns?!!.. https://www.youtube.com/watch?v=jZaCz-tF06g

    • Há muitas coisas deprimentes sobre os russos, e os rios de sangue do passado lhes tinge de vermelho.

      Mas uma coisa deprimente atual, declarada e suspeita, que já falei aqui em outra ocasião, é a sede de seu governo, que até hoje se esconde atrás de muralhas.

      Como confiar num povo, país, que seu próprio governo não confia?

      • Caro ViventtBR.

        Na verdade, desejo que o povo ucraniano saiba escolher o que é melhor para eles. Se quiserem aliança com a Rússia, por mim tudo bem, não vivo lá mesmo.

        O que não entendo é pq os russos não permitiram que a Ucrânia fizesse acordos com a União Europeia e ao mesmo tempo continuassem cooperando com e comprando gás russo.

        Era um país livre, não entendi essas chantagem russa nem o apoio a um presidente totalmente corrupto.

        Será que cada vez que forem contrariados os russos farão chantagens e ameaças?

        Se a Europa abandona o uso de outras formas de energia, como a nuclear, em detrimento ao gás russo, isso só demonstra um voto de confiança.
        Se os americanos abandonam diversos projetos militares que ameaçavam os russos isso também demonstra uma certa iniciativa pacífica.

        Não apoio crimes e erros cometidos pelos EUA, como a invasão do Iraque, por exemplo.

        Não entro na discussão de quem é pior, Rússia ou América, mas acho completamente ridícula essa apologia à Rússia que muitos fazem aqui no blog.

        Acho que essa conversa de a OTAN quer destruir a Rússia uma grande besteira. A Rússia já foi destruída, se está viva agora é justamente por causa da Europa ocidental.

        Ser contra os EUA eu é uma coisa, mas escrever absurdos e mentiras como alguns escrevem aqui é demais.

      • rsrsrsrsrss… amigos, assim os COMUNAS agora não piram só na batatinha… piram também no pepino, no jerimum, na abobrinha, no tomate… rsrsrsrsrs… vai ser uma salada russa… rsrsrsrsrs…

      • Caro ViventeBR,
        O texto, em suma, não faz um apelo ao heroísmo e superioridade da Rússia e sim seus ultimos passos geopolíticos que são inegavelmente vitoriosos. Querer chamar a Rússia de potência falida ou limitada ao balístico nuclear, é desconhecer que eles estão entre as tres maiores potências do globo ( em termos gerais) e investem pesado , porém adequadamente, em suas forças, sendo o terceiro maior investidor em belicismo do mundo. Sim, tenho que discordar sobre a situação do Iraque e afins, pois não houve nenhuma melhora na qualidade de vida dos paises que receberam a ” pacificação pelas UPP’s extrangeiras” e os EUA e sua trupe já estão pulando do barco devido aos altos gastos para levantar estas nações, sem contar a SANGUINÁRIA guerra e destruição que eles promoveram, mas…gostaria de ressaltar que o texto em si não trata a Rússia como a certa entre os errados, mas sim nos últimos acertos ( Síria, Criméia) que eles tem tido, revelando que se erguem para trazer melhoras para as intermediações globais.Saudações.

  8. Maduro denunciado no TPI só falta o bushrro,toniblaier, rumfesldido, enfim td q participaram e vilaram a soberania do Irak, q foi um crime internacional c milhões de mutilados e milhares de mortos Irakianos…pq ñ prendem esses monstros e outros ?!?! São ianglesess? + o outros existe lies internacional p proteger a HUMANI//!Sds.( salve Blue Eyers..sds. )

1 Trackback / Pingback

  1. Download Best PLR Articles

Comentários não permitidos.