Marine Le Pen e outros líderes da extrema-direita seguem a mensagem de Putin

O Kremlin está a tentar influenciar a política da União Europeia através dos partidos extremistas, dizem cientistas políticos.

Sugestão: Dídimio Matos

Marine Le Pen, a líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional, é uma política europeia bem cotada na Rússia. Ainda no último sábado, 12 de Abril, foi recebida de braços abertos no Parlamento de Moscovo, onde de resto não poupou elogios, defendendo a federalização da Ucrânia, tal como defende o Kremlin: “É o projecto mais lógico. O mais respeitoso seria organizar uma federação, que permitiria uma certa autonomia das regiões”.

Serguei Narichkin, o presidente da Duma (a câmara baixa do Parlamento), e um dos 33 visados pelas sanções da União Europeia por causa do processo de anexação da Crimeia na Rússia, foi quem convidou Le Pen, relatava a correspondente em Moscovo do jornal Le Monde. “Temos muito em comum nas nossas posições sobre a forma de resolver a crise da Ucrânia”, afirmou este ex-oficial do KGB e depois do FSB, e um próximo de Vladimir Putin.

A Frente Nacional (FN) tem boas relações com a Rússia Unida, o partido que apoia Vladimir Putin – a prová-lo estão as frequentes deslocações a Moscovo de líderes do partido de Marine Le Pen, diz o Le Monde. Mas Marine Le Pen não está sozinha entre os novos dirigentes dos partidos de extrema-direita europeia a procurarem as boas graças russas.

Acontece com o Jobbik húngaro, o Aurora Dourada grego e as várias formações nacionalistas de extrema-direita e racistas que surgiram nos países que formavam o Bloco de Leste. Mas Moscovo está também a investir na Europa Ocidental, e nos partidos de extrema-direita que se estão a juntar para fazer uma aliança nas eleições europeias de Maio. O político holandês Geert Wilders, a Liga Norte italiana e o Vlaams Belang na Bélgica têm-se associado ao discurso do Kremlin.

Putin, escreveu na revista Foreign Affairs em Março Mitchell A. Orenstein, professor na Northeastern University em Boston (EUA) e especialista na Europa Central e de Leste, tem uma estratégia de intervenção na política da União Europeia utilizando partidos de extrema-direita, com cujas ideias o Kremlin encontra afinidades.

A primeira, e mais importante afinidade é mesmo a do desejo de desconstruir a União Europeia, e acabar com o risco de esta se expandir cada vez mais para Leste. Putin “espera que ao apoiar partidos marginais consiga desestabilizar os seus inimigos e instalar em Bruxelas políticos que se concentrem em desmantelar a UE, em vez de a alargar”, diz Orenstein.

“A Rússia gostaria de desestabilizar a cena política europeia, e estes partidos são todos anti-União Europeia”, comentou à revista alemã Der Spiegel Peter Kreko, do think tank húngaro Political Capital.

Pode ser surpreendente a associação de Moscovo à extrema-direita europeia, quando Moscovo não se cansa de martelar a ideia de que os “fascistas” estão em Kiev. Mas por trás da insistência russa em não deixar a Ucrânia afastar-se da sua influência está o conceito da Eurásia como uma espécie de espaço vital de Moscovo. Por trás deste conceito estão teóricos: homens como Aleksandr Dugin, um cientista político que já liderou um partido neonazi e que faz parte do círculo mais íntimo de Putin. De acordo com o Global Post, Dugin manteve correspondência com o líder do partido neonazi grego Aurora Dourada, Nikolaos Michaloliakos, que foi preso no ano passado.

Fonte: Mundo P

4 Comentários

  1. “A Rússia gostaria de desestabilizar a cena política europeia, e estes partidos são todos anti-União Europeia”, comentou à revista alemã Der Spiegel Peter Kreko, do think tank húngaro Political Capital. ==== O Tzar Putin q usar à extrema direita da UE como cavalo de Tróia contra a Mesma…mt bom, + infeliz/ e mt caro p desmantelarem à mesma…Isso ñ vai acontecer, poderá se mt atrasar projetos militares e outros, caros q só seriam possível c td juntos financiando…só isso é olhe lá..Bem quem viver verá.Sds.

  2. Novamente essa mesma ladainha de yanke recalcado…” se vier da Rússia não presta, se apoiar a Rússia não presta.” Não vejo a hora desse império ruir e dar lugar a um novo cenário global.

  3. no mundo o que existe sao interesses ,estados unidos que fingem ser uma super democracia apoia a arabia saudita

    le pen extrema direita dizem eles mais a o presidente atual da frança toa atitudes a favor dos yankes em detrimento a quem votou nele e em seu pais

    ja a le pen ela é patriotica a frança

    eu nao ligo para a ideologia da pessoa e sim para as atitudes
    nas manifestações do ano passado muitos qe se dizem esquerda apoiaram as mnifestaçoes e muitoa que se dizem direita também

    e da mema forma muitos qe se diziam esquerdas nao apoiaram e muitos que se diziam direita também nao apoiaram

    o que acontece quando voce entra no exército voce faz um grupo de amigos ma quando voce pasaa sede fome e tem que trabalhar em equipe para vencer
    voce acaba percebendo que nem todos os que voce fez amizade e que pareciam ter afinidade com voce se encaixa no sitema de sobrevivência

    e dessa forma voce vai fazer um grupo esse sim dos verdadeiros dos que dividem a agua a raçao e etc e tal por isso é que eu nao tenho essa de esquerda e direita o negócio é atitude a hora que precisa
    e jafalei aqui muitoa red skin separatistas e vira lats se escondem sobre o pano da direita mas por isso que eu sempre falo a suposta direita

    pois a direira assim como quem e de esquerda o correto e ser nacionalista sendo brasileiro d fé esta perdoado mas se for um traira elw pose ser de eaquerda direita ou colorido tem que descer o morro na paulada

    nao gosto de anti brasil !!! para mim esse sao nossos inimigos mais perigosos

    é melhor um inimigo declarado do que um falso amigo e esses que fingem ser brasileiros mas a verdade torcem contra a patria é um cara qe erece um CHÁ DE MANTA.

  4. O elo de ligação entre eles chama-se eurasianismo na minha opinião, Alksander Dugin, Alain Soral, René Guenon…é interessante ver estas “movimentações estratégicas”. A pergunta que fica é quem está enganando quem???….e qual será o próximo passo???

Comentários não permitidos.