Ucrânia quer recuperar status de potência nuclear

Complexo de mísseis (SC) RS-20V “Governador” (pela classificação da OTAN – SS-18 “Satanás” ). Atualmente, o mais poderoso míssil balístico intercontinental (ICBM) no mundo – Orenburg, Rússia

Há muito ressoam declarações públicas de que Kiev deve sair do regime de não-proliferação de tecnologia de mísseis e armas nucleares e recuperar o status de potência nuclear.

Após o colapso da URSS, ainda havia armamento nuclear estacionado nos territórios independentes da Bielorússia e da Ucrânia. Minsk e Kiev concordaram quase imediatamente em transferir os arsenais para a Rússia.

Dada a situação instável da política interna desses países, responsabilizar-se por tal armamento perante a comunidade internacional era uma tarefa perigosa. Em 5 de dezembro de 1994, o governo da Ucrânia assinou em Budapeste um memorando confirmando não ser uma potência atômica.

Mas, 15 anos depois, em 28 de agosto de 2009 o Conselho Regional de Ternópil escreveu ao então presidente da Ucrânia, Víktor Iúshchenko, à primeira-ministra, Iúlia Timoshenko, e ao presidente do Conselho Superior da Ucrânia, Vladímir Litvin, pedindo que a Ucrânia voltasse a ser uma potência nuclear e quebrasse o Tratado de Budapeste.

Seu pedido não foi cumprido, mas a ambição foi retomada. Há rumores, ainda, de que uma parte do arsenal de ogivas nucleares da Rússia foi deixado em território ucraniano.

Satan

SS-18 “Satanás”

Um processo longo, caro e difícil

As ogivas nucleares sempre representaram grande dificuldade, até mesmo para os militares das Forças Nucleares do Exército Vermelho e para os agentes da KGB responsáveis pelas operações logísticas relacionadas com armas atômicas: o conhecimento sobre sua construção sempre foi muito limitado.

E, para que a Ucrânia possua o status de potência atômica, é necessário que desenvolva seu próprio complexo de armas nucleares. Essa não é uma tarefa fácil e barata.

No entanto, há o perigo de que a Ucrânia transfira tecnologias de mísseis nucleares para outros países.

O mais poderoso míssil balístico intercontinental do mundo, o R-36M2 Voevoda, batizado pela Otan de SS-18 Satan, é projetado e construído em Dnepropetrovsk, na Ucrânia, pela fábrica Iújnoe.

Image is copyrighted. All rights reserved.

SS-18 “Satanás”

Toda a documentação referente à fabricação fica armazenada lá até hoje. Recentemente, a imprensa veiculou que representantes da Iújnoe teriam tido reuniões secretas na Turquia com possíveis parceiros comerciais.  Já em Dnepropetrovsk, a empresa anunciou oficialmente estar em conversação com a China.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia tomou uma posição rígida a respeito da questão, chamando a atenção para notícias de que a fábrica Iujmash procurava vender tecnologia de produção de mísseis balísticos intercontinentais pesados da classe Satan para outros países.

Nesse contexto, é necessário observar que a Ucrânia, como membro do MTCR (da sigla em inglês, Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis) e signatária do HCOC (Código de Conduta de Haia contra a Proliferação de Mísseis Balísticos), possui compromissos políticos importantes.

O caso porém, seria mais preocupante para os Estados Unidos, já que, para sair da crise, os ucranianos poderiam transferir toda a tecnologia e documentação necessária para a construção de mísseis aos chineses em troca de um crédito de alguns bilhões de dólares.

Com o anúncio das novas autoridades ucranianas de que há intenção de interromper a cooperação técnico-militar com a Rússia, a situação fica ainda mais delicada. Os profissionais dessa área poderiam vender seus conhecimentos à China, ao Irã e até mesmo à Coreia do Norte, caso acabem desempregados na terra natal.

 

Fonte: Gazeta Russa

11 Comentários

  1. Era esse o perigo , o elemento q faltava p levar perigo p akela área..um potencia nuclear atacada poderá recorrer à suas armas nuclares p auto defesa eou p atingir seus objetivos…os Russos deixaram alguma sobre atômica por lá? q bobeira…vamos ver. Já temos + um elemento p uma catástrofe nas portas da U,mô periigo…Quem viver verá.Sds.

  2. Tem gente que gosta de jogar gasolina na fogueira. Se os Ucranianos tentarem vender essa tecnologia para a China ou a Turquia a Rússia nao vai pensar duas vezes em arrasar as instalações da empresa e eliminar todos os dados do sistema. Vai ser a burrice do milênio: vai da a desculpa que os russos precisam pra entrar de sola, e com o total apoio norte americano ainda por cima. E por último o Satan apesar de seu absurdo poder de destruição (700 megatons se não me engano) tem uma precisão horrenda e já é um sistema antiguado, além de não ser móvel como os Topol M.

    • Meu caro Lucas, se for realmente essa a capacidade destrutiva do artefato a precisão é o que menos importa. Pode errar o alvo por 5 km e ainda assim tornar tudo poeira radioativa…

    • Acho que ha uma vedete fanboy rasgando a calcinha com a hipotesis de a ucrania se tornar uma naçao nuclear e colocar um ponto final na arrogancia russia , os vermelhos vivem arrotando que se deve possuir armas atomicas para fazer frente ao imperio , mas ficam cagadinhas quando uma prostituta quer dar um basta na exploraçao russa,kkkk,vcs sao uns bostas ,simples assim !

      • Esclareceu tudo… e tecnologia não se guarda em prédios, mas em pessoal capacitado e hoje, basta um pendrive para conter toda tecnologia necessária ao desenvolvimento de misseis e nucs… os russos não fariam tamanha sandice sem sofrer um revés… então, a torcida organizada russófila que se aquiete…

  3. o unico jeito da ucrania se tornar uma potencia nuclear é fazendo igual fez a crimeia
    sobre vender o conhecimento é o que lhe sobrou acho ate justo para eles mas ai estara os estads unidos e russia trabalhando juntos e contra
    o brasil poderia avançar nessa questao !! pois como ja tem o ciclone que eu acho que serve para o mesmo proposito pode tentar trazer cientistas

    po oferece um ap em copacabana e outro na paulista e pronto mas o governo com esses agentes da abin que nao conseguiram nem falar no golpe de lugo do paraguai brigando em esquerda e direita geraçao velha de uMa par de boiolas que so atrasou a patria

    • Que raciocinio confuso , nao entendi bolufas, respire fundo e tente novamente , estou com a impressao que vc ficou nervosa com a posibilidade de uma ucrania nuclear !

  4. A Ucrânia vai reativar sua defesa nuclear e o alvo será o antigo aliado. Caso ela seja deixada sozinha para o urso russo e não consiga a tempo a alternativa será repassar os terroristas do cáucaso, al qaeda e outros suas tecnologias e ferramentas. E os inimigos serão comuns entre eles o ocidente por abandonar os ucranianos e subjugar os muçulmanos, a Rússia por subjugar ambos e a China por reprimir os muçulmanos e por abandonar o seu parceiro ucraniano. Está em curso…

  5. Já disse… os russos só fizeram CAGADA ao invadirem a Ucrânia… engoliram a isca com anzol e tudo… rsrsrsrsrsrsrss… só não vê quem é tiete russa… 🙂

Comentários não permitidos.