Artigo: “Quando a História nada ensina”

friedrich-hegel-biografiaEuropa ocidental e os EUA são corresponsáveis pelo alto grau de tensão na Crimeia que agora leva tantos analistas a falarem em uma reedição da Guerra Fria

Vivian Oswald
, O Globo, 19/03/2014

LONDRES — O impasse a que o mundo assiste na Crimeia — hoje, na prática, já anexada à Rússia — era previsível como foram poucas crises contemporâneas. O que, sim, surpreende, é a falta de habilidade com que a Europa ocidental e os EUA lidaram com a situação. Estes países são, a rigor, corresponsáveis pelo alto grau de tensão que agora leva tantos analistas a falarem em uma reedição da Guerra Fria.

Ninguém pode dizer-se surpreendido pela falta de sutileza com que Moscou conduz suas incursões no antigo espaço soviético. Primeiramente, porque sutileza é qualidade que os russos, aparentemente, reservam à música e à literatura — mas nunca à política, seja doméstica ou externa. Em segundo lugar, porque qualquer iniciante sabe que a imensa perda territorial de 1991, entre outras perdas, é algo que o Kremlin jamais digeriu. Ambas são razões suficientes para que se dedique mínima dose de psicologia ao lidar com uma Rússia que mal começou a se recuperar das humilhações que o fim do século XX lhe reservou. Soma-se a isso o particular significado histórico, militar e afetivo que tem a Crimeia para os russos – de resto, majoritários entre a população da península. É talvez o mais estratégico dos espaços russófilos que o fim da União Soviética deixou para além das fronteiras da Federação.

frase-a-historia-nos-ensina-que-a-historia-nao-nos-ensina-nada-georg-wilhelm-friedrich-hegel-126299Mas psicologia foi coisa que passou muito ao largo das considerações do Ocidente na última década. Os avanços da Otan rumo ao Leste jamais levaram em conta as suscetibilidades russas. E a Ucrânia, com sua conhecida fratura identitária, foi transformada em cabo de guerra. A União Europeia nunca hesitou em tomar partido nas disputas internas — e apressou-se, junto com os EUA, em reconhecer um novo “governo”, apesar das credenciais democráticas mais que duvidosas de seus integrantes. O presidente deposto, Viktor Yanukovich, embora sabidamente corrupto, fora eleito democraticamente — à maneira que faz gosto ao Ocidente. Ou nem tanto, a depender do caso.

A hipocrisia das reprimendas vindas de Washington e Londres é particularmente desconcertante. A Rússia, é verdade, age movida pela beligerância que lhe impregna o DNA. Mas nenhum governo pode ser acusado de intervencionismo sem estrilar quando quem acusa tem na biografia a invasão unilateral do Iraque, as aventuras no Afeganistão, entre outras passagens pouco nobres e uma retórica pontilhada por dois pesos e duas medidas.A diplomacia ocidental mostra-se bem mais cuidadosa ao lidar com a China, por exemplo. Por que relutam tanto em estabelecer relações com Taiwan, para não correr o risco de incomodar Pequim, mas não pensam duas vezes antes de apoiar manifestantes que derrubariam um governo eleito pró-Rússia na Ucrânia?

Friedrich-Hegel-img-destacada

O fato é que, entre russos desejosos de restabelecer glórias passadas e ocidentais ávidos para impedi-los, restam desamparados 45 milhões de ucranianos, em seu jovem Estado nacional que, ao que tudo indica, será fracionado — com sorte, sem derramamento de sangue. Entre promessas desastradas e remotas de adesão à União Europeia e à Otan, ou sanções risíveis contra Moscou, o que o Ocidente impotente pode mesmo oferecer de concreto aos ucranianos hoje é um empréstimo — nas condições sempre “camaradas” impostas pelo FMI. O cabo de guerra, como toda corda, vai arrebentar no ponto mais fraco.

Fonte: O Globo, Mundo, Página 30, Quarta-Feira, 19/03/2014 

4 Comentários

  1. o globo hum rum !!!!! primeiro os estados unidos estão tentando destruir a russia de todas as formas os russos e chineses já sabem
    guerra fria rsrs ,vai começar é uma guerra total verdadeira e tem ingênuos que acham que isso é impossível ,mas pensa você deixaria se destruir pela continuação de um sistema que esta ai , tipo os gringos atacam roubam o que o pais tem põem um fantoche e vai para outro pais
    se eu percebi imagina um estrategista russo chinês ,indiano ,e por ai vai
    todo mundo que não esta rendido já sabe quais propósitos os estados unidos tem
    é se manter no poder em detrimento de outros ,
    ponto final ,e a HISTORIA ensina muito e constantemente o mundo gira e faz tudo se repetir ,e o futuro é outra guerra como controle populacional isso sempre existiu e vai existir
    seja eles falando que são comunista capitalista ou colorido !!!!

    • Acho que preciso trocar meus óculos. Comecei a ler coisas onde em teoria não deveria existir.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

      Tá estranho, não é, Pé de Cão. O Globo ! ? ! ?

      • nascimento ,ainda ta faltando ,parar de chamar de ocidente isso ocidente aquilo e colocar nome aos bois
        que sao os estados unidos e seus vassalos da otan ,
        qando se fala ocidente parece ser todos nos estamos apoiando essa patifaria yanke e na verdade é o contrario

      • Dois JÊNIOS comentando juntos só pode dar em uma coisa: DIARREIA CEREBRAL… rsrsrsrsrsrs… duas piadas prontas… basta abrir a página para dar boas gargalhadas com tamanha estupidez… rsrsrsrssrsrsrs…

Comentários não permitidos.