Vídeo: Segredos do caça Stealth

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1hDs0P8″ standard=”http://www.youtube.com/v/TOGnrl7Lnak?fs=1″ vars=”ytid=TOGnrl7Lnak&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9364″ /]

33 Comentários

    • Vindo da Discovery LOL , pode se leva literalmente como uma propaganda 🙂
      1) Yanks se basearao na tecnologia Aleman . isso nao e pure Made USA MISTER 🙁

      2) Cientista Russo teve grande parte nisso Petr Ufimtsev, video mostrando a parte dele 🙂
      https://www.youtube.com/watch?v=lq-xlLcL_1k

      3) F117 Foi detectado e derrubado por um sitema arcaico 🙂

      4)Discovery menciono que o ceus do Irak tinhao os melhores sitemas de radares e misses ,hahahahhahaha veja o conto de fadas, estavao a anos sob embargo sem poder compra tecnologia nova 🙁

      5) Iran Recente fez aterrisar um stealth la no quintal deles 🙂

      6)Rafale 4 plus generation fight deu show no F22
      http://www.cavok.com.br/blog/?p=67843#idc-container

      7) Discovery, Chanel History ,Military channel , SAO CANAIS PARA MANTER OS COLONOS YANKS DE BAIXO DO SHOW DE HOLLYWOOD !
      nao perca tempo com esse canais 🙁

      8)Yankes emquanto bisbilhotavao a vida alheia , Os Chineses bisbilhotavao os segredo militares deles 🙂 : ) 🙂

      9) Yanks nao mencionao muito a perca do F117 PQ SERA? HAHAHAHAHHA. PQ ESSES CANAIS SO SAO PARA LAVAR CELEBROS : (

      10) O passarinho Gripen, tavao dizendo um dia desses que ja e capais de detectar Stealth Tecnologia , olha que ele e tem preco de bannana perto do super hight tag price F 35 🙂

      • KLM,

        Todos os países fizeram uso da tecnologia alemã da Segunda Guerra Mundial ( notadamente motores ).

        Até onde se sabe, os trabalhos americanos foram conduzidos unicamente por eles… Tanto é que chegaram a um modelo operacional antes que todos…

        O caso do abate do F-117 na Sérvia foi isolado… É para tanto que não houveram outros abates de F-117 durante aquela guerra. Existem uma enormidade de fatores que podem ter contribuído para aquele abate, sendo que praticamente todos apontam para erros cometidos pelos próprios americanos.

        Existem sim tecnologias que podem detectar um stealth, mas todas elas são limitadas, quer seja pela precisão insuficiente ou pelo risco que trás ao próprio operador, ao expô-lo ao próprio caça stealth. Ademais, não se sabe exatamente até que ponto essas tecnologias podem ser eficazes hoje, com tipos mais avançados que já surgiram desde o F-117…

        Na Primeira Guerra do Golfo, em 1991, a defesa aérea iraquiana era sim uma das mais complexas do mundo. Recém saídos da guerra Irã-Iraque, equipamento avançado era o que não faltava a eles. Havia de tudo, desde mísseis russos até mesmo sistemas franceses. A campanha que liquidou o Iraque de vez foi deslanchada em 2003, na operação Iraqi Freedom.

        Por fim, sobre o Rafale… Dogfigth é dogfigth… Em combate próximo manobrado, tudo é possível… De chance a um Mig-17 pra ver o que acontece… Um Rafale ganhar de um Raptor não significa nada, dentro desse aspecto. Até mesmo porque, o que conta mais é o combate além do alcance visual. E é nessa arena que o Raptor foi feito pra operar e que certamente operará quando a coisa for pra valer…

      • “O caso do abate do F-117 na Sérvia foi isolado… É para tanto que não houveram outros abates de F-117 durante aquela guerra”

        senhor RR.. foi abatido apenas um pois ele foi pouco empregado…seu emprego/uso foi limitadíssimo já que se tratava de tecnologia novíssima e top de linha deles…estratégica e secreta…outro fator que influiu no seu limitadíssimo e pouco emprego foi o fator/fato desta aeronave basicamente ser um mini bombardeiro sem capacidade de ataque ou defesa algum contando apenas com sua “invisibilidade” para atuar…..sua captura se constituiu de longe um dos maiores prejuízos já acontecidos na historia daquele pais…além de ter se constituído um dos episódios mais vergonhosos já passado por essa gente junto com o programa f-35 pato alvo,f-22 mata piloto/disco voador(todo mundo sabe que existe,mas apenas alguns já o viram voando) e a recente captura pelos toscos iranianos do drone furtivo de ultima geração deles….a captura daquele f-117 pôs tudo a perder…tudo a baixo…pôs esse programa a se aposentar compulsoriamente além de revelar os segredos de tal tecnologia a seus rivais que hoje os dominam graças a essa captura e suas ações de espionagem de sucesso como o roubo de informação dos programas dos caças de quinta geração pelos chineses através de hackeamento…não é a toa que estão refazendo um monte de coisas daquele programa f-35 e que por conta disso esta atrasado e saindo mais caro/inviável…sem duvidas os programas de quinta estadunidenses se constituíram um dos maiores fiascos toscos da historia da aviação como o Flyer daqueles picaretas irmão writers…por isso estão correndo para botar já em serviço os de sexta geração…hahahaha..

        🙂

      • corrreee senhor RR..coorrreee caboclada estadunidenses…que o chinês esta chegando… com tudo…e sem dó…irrruuuu…kkkkk…

        🙂

        “A China realizou um ensaio em voo de um veículo hipersônico lançador de mísseis capaz de penetrar qualquer sistema de defesa com ogivas nucleares, de acordo com o Pentágono.

        Um veículo planador hipersônico (HGV, na sigla em inglês para hypersonic glide vehicle), apelidado de “Wu-14″ pelos Estados Unidos, foi detectado voando a 10 vezes a velocidade do som durante um voo de teste sobre a China na quinta-feira (9), segundo relato de um funcionário do Pentágono ao jornal online Washington Free Beacon (WFB).

        Um porta-voz do Pentágono confirmou posteriormente a informação, mas não quis dar mais detalhes. “Nós monitoramos rotineiramente as atividades de defesa estrangeiras e estamos cientes do teste”, disse o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, o tenente-coronel Jeffery Pool, ao WFB. Peritos militares chineses comemoraram o teste no dia 14 como um avanço. A China agora é o segundo país depois dos EUA a testar com sucesso um veículo lançador hipersônico capaz de transportar ogivas nucleares a uma velocidade acima de Mach 10.

        Uma arma como essa é vista, há tempos, por especialistas, como um divisor de águas em segurança, porque pode atingir um alvo antes que qualquer dos atuais sistemas de defesa antimísseis possa reagir. Uma vez implantado, poderia aumentar significativamente a força estratégica e convencional de mísseis da China. ”

        fonte:epochtimes

      • Máquina,

        O F-117 foi largamente empregado em praticamente todas as grandes campanhas militares americanas até a sua aposentadoria, em 2008… E em tudo isso, houve apenas um abate… Quantos Migs já não caíram por aí nesse meio tempo…? Até aqui, não há um caça-bombardeiro com melhor desempenho…

        O fato de um drone ter caído no colo dos iranianos não significa nada em termos práticos… Por agora, os iranianos simplesmente não tem as condições de explorar verdadeiramente essa tecnologia. Mesmo russos e chineses não teriam, haja visto ainda engatinharem no stealth; e muito provavelmente ainda não chegaram a nada similar ao drone americano para se ter algum parâmetro de comparação. Para manipular qualquer nova tecnologia até que se chegue a algo funcional, é necessário proficiência para se poder domina-la a contento. E isso somente se adquiri após anos de estudo… É assim para o drone caído e o mesmo vale para o F-117…Em suma, ter informação técnica é uma coisa. Saber o que fazer com ela é outra…

        Qualquer empresa que se preze pode fazer um avião com formas alegadamente stealth. A questão fica com relação a eficiência da geometria adotada. A grosso modo, pode não adiantar nada se os ângulos não forem perfeitamente elaborados. E também, materiais RAM e limitadores de radiação infravermelha fazem sua parte, e é algo difícil de se conseguir na prática…

        Por fim, o fato dos chineses estarem testando um veículo hipersônico é realmente notável. Mas entre o teste a funcionalidade ha um mundo de diferenças… Serão anos até que essa tecnologia esteja realmente pronta para ser utilizada.

      • Eu acho que o trollador não sabe o que é “proficiência”… rsrsrsrsrsrs… é Charles… tu já foi melhor… 🙂

  1. Discovery Turbo é dureza.

    Duas coisinhas sobre caças stealth:

    1 – eles podem ser abatidos, bastando apenas um pouco de inteligência associada a tecnologia adequada;
    2 – custam uma enormidade de dinheiro e, até o mometo, estão servindo muito bem apenas como propaganda.

    A tecnologia stealth realmente colabora na performance de um caça, mas dai a acreditar nessa fantasia de invisibilidade é um exagero.

    Então relembremos o que ocorreu com o F-117 na Sérvia, apenas como contraponto a estas fantasias destes programas que a Discovery produziu sobre as maravilhas invisíveis da tecnologia dos EUA. Segue link. Sorry. We didn’t know it was invisible.

    http://www.youtube.com/watch?v=C5UwhsD43rQ

    http://www.cavok.com.br/blog/?p=65356

    • Pelo seu raciocino lógico, então qndo os russos terminarem o PAK-FA vai ser moleza abate-lo ???… rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs… então nem precisamos entrar nessa roubada… 🙂

      • Caro Blue Eyes

        Discordo do que você diz pois o PAK-FA nem chega a ser uma aeronave Stealth de verdade.

        Saudações.

      • Já ouviu de Série de Taylor? Equações de Navier-Strokes? Teorema de Strokes? Integrais simples, duplas, triplas, em linha, em superfície? Não né…Você se quer sabe derivar uma função polinomial e quer se meter a falar sobre física avançada… Dá nisso, fala asneira. Mas claro, você deve saber mais do que todos os engenheiros aeronáuticos da Rússia, EUA, e etc…

        http://www.ausairpower.net/APA-2012-03.html

        Existem outros relatórios pela net, só peguei um que eu já li por completo, mas se quiser, google is your friend.

      • Eu, que não sou tão bom em matemática (lógica aplicada …rsrsrsrsrsrsrs) sigo o velho conceito: OS AMERICANOS INVENTAM, OS JAPONESES APRIMORAM, OS CHINESES COPIAM E OS RUSSOS ROUBAM OS PLANOS… 🙂

      • Lucas Senna

        Uma aeronave ter baixa RCS, como o PAK-FA, não significa que possa ser considerada verdadeiramente STealth.

        Você fala sobre “Série de Taylor? Equações de Navier-Strokes? Teorema de Strokes? Integrais simples, duplas, triplas, em linha, em superfície?

        É sinal que deve ter lido bastante sobre o assunto e pode dar sua opinião.

        Entendo que você deve ter comprado livros e aprendido. Da mesma forma, algumas pessoas aqui também compraram livros sobre aeronaves furtivas e suas tecnologias e aprenderam um pouco sobre o que é ser Stealth.

        No novo caça podemos verificar várias características que provam menor ênfase na furtividade em comparação ao F-35, B-2 e F-22.

        Nos EUA e na Europa existe uma grande literatura sobre o assunto portanto nem todos nós baseamos nosso conhecimento em Blogs e sites.

        Quanto ao ausairpower lhe garanto que ali existem várias informações incorretas.

        Também os próprios russos já afirmaram diversas vezes que o T-50 não será tão furtivo quanto os caças americanos pois isso reduziria a performance da aeronave e aumentaria os custos.

        “Existem outros relatórios pela net, só peguei um que eu já li por completo, mas se quiser, google is your friend.”

        Não necessariamente, existem milhões de informações incorretas e tendenciosas em sites de grande importância como a Wikipédia, por exemplo.

        Sem ofensa, se você entende de matemática então é sobre isso que debater. Tenho certeza que seu conhecimento não foi adquirido através do google.

      • Apelou, PETRALHA… rsrsrsrsrsrs… pior é vc que se contradiz com os próprios arjumentos… cof, cof, cof… hum, hum… argumentos… 🙂

      • Não fale como fosse de si mesmo, Roberto… irrelevância é seu mister… vc e o nascimorto acham que por colarem longos textos serão ouvidos… quem nos acompanha não são garotinhos de faculdades de humanas, fumadores de maconha e afins, esquerdalhas que consomem suas baboseiras… não tem público pra vcs, exceto os que já foram catequizados em outrora… esses são figuras pra lá de estereotipadas, como vc… sorry…

    • RobertoCR,

      Primeiramente, a própria USAF nunca disse que o F-117 era invisível… Isso não passa de um jargão que pegou na imprensa não especializada.

      Evidentemente, uma aeronave stealth não é invisível, mas basta observar o histórico do próprio F-117 para se perceber o sucesso dessa tecnologia; ainda mais se compararmos com outros tipos não detentores dos conceitos stealth. Observe que naquela mesma campanha sobre a Sérvia, nenhum outro F-117 foi derrubado…

      Realmente existem meios para se localizar um stealth ( e que não consistem em nenhuma novidade em si ). Contudo, não há como garantir a eficiência desses mesmos meios contra outros tipos mais avançados a serem postos em serviço. De fato, não há como garantir que os mesmos métodos utilizados para localizar e abater o F-117 sejam também eficazes com o F-35 ou Raptor, que são resultado de um trabalho muito mais avançado…

      • Olá _RR_

        ” …a própria USAF nunca disse que o F-117 era invisível…”

        É verdade.

        Mas nunca se manifestou quanto a propaganda massiva de instituições como o Discovery, que primeiro insinuaram e depois afirmaram que a palavra “stealth” signficava o mesmo que “invisible”, mesmo que virtualmente.

        Só que no meu comentário não falo da USAF, mas de programinhas mequetrefes como o Discovery Turbo sobre o tema. Em um deles chegaram a afirmar que a tecnologia empregada no F-22 somente seria igualada em 2035!!! Para acreditar nisso é preciso muito boa vontade.

        E, voltando a USAF, a retirada prematura de serviço do F-117 sem muitas explicações contribuiu bastante para se especular sobre a real eficiência do conceito stealth. E o fim prematuro da linha de produção do F-22 também, apesar de que na minha opinião o motivo foi financeiro. A propósito, sobre aquele velho problema do obogs no F-22, não foi resolvido ainda. Solução encontrada: criar sistema de back-up automético. Parece que vai custar uns 300 milhões para instalar este sistema reserva de emergência.

        Então, como afirmei no meu comentário anterior, a tecnologia stealth realmente traz ganhos de performance aos novos caças, mas não os torna o “caça definitivo” como quer a Discovery e como nunca contestou a USAF.

        Abs

      • ” Em um deles chegaram a afirmar que a tecnologia empregada no F-22 somente seria igualada em 2035!!! Para acreditar nisso é preciso muito boa vontade.”

        Qual aeronave tem tecnologia para se igualar ao F-22 hoje?

    • “2 – custam uma enormidade de dinheiro e, até o mometo, estão servindo muito bem apenas como propaganda.”

      Estas enganado amigo o F-117 já realizou mais de 1000 missões e o B-2 continua em uso até hoje.

      “A tecnologia stealth realmente colabora na performance de um caça, mas dai a acreditar nessa fantasia de invisibilidade é um exagero.”

      Mais grande engano seu!!!!!!/
      Nunca nenhum profissional ou analista americano afirmou que aeronaves Stealth era completamente invisível ou invencível.
      suas afirmações só mostram seu pouco conhecimento sobre furtividade e combate aéreo.

      Pergunto, quantos fulcrums super ágeis já foram derrubados em combate? Dezenas?

  2. Mais de trinta anos de seeviço com apenas uma baixa não é nada mau e não há nada para se envergonhar.
    So pra lembrar o F/A-18 tem a mesma idade operacional essa seria a roubada mor caso se optássemos por este vovô.
    Diga-se a verdade mesmo F-15, F-16, Mig-29 e até Su-35 já são caças que estão para sw aposentar,só não o fazem por não encontrar quem lhes faça resistência e por serem ainda muito bons.
    Olha quem tá aparecendo, porém ele só será produzido em 2027, isso se tudo der certo.Os EUA tem Stealth desde 1983 ao pessoal que desce a lenha neles primeiro conheçam seus inimigos e depois respeitem,quem sabe um dias vcs ganham.

    http://m.youtube.com/watch?v=K4Ucjp9qJOg#

  3. Fantasia e magia só na Disney, e até nisso os americanos levam vantagem… a Disney é real e está lá nos steitis.


    A Rússia está numa auto arapuca ao tentar manter uma industrialização voltada sobremaneira para a guerra…

    Vejam o Pib das três principais potências atômicas (FMI: 2013):

    1º) EUA = U$15.653.366.000.000,00
    2º) China= U$8.250.241.000.000,00
    .
    .
    .
    9º) Rússia= U$1.953.555.000.000,00

    Como é possível esse país acompanhar o desenvolvimento bélico convencional de países com PIBs gigantescos?
    Obviamente que com mão de ferro em cima de sua população, carente de muitas coisas, como pontes e estradas descentes e bens de consumo de qualidade etc. Pois claro que ninguém consegue comer munição e ir de tanque para a escola ou serviço.

    A questão não é questionar a qualidade do armamento russo, mas que nem só disso vive uma economia. Ainda mais em tempo de paz. Quando as exportações desses equipamentos se retraem.
    Ora, ora!..
    Mas vejam que grande conveniência então um clima de tensão militar existindo na Europa e Ásia para a economia bélica russa.
    Mais do que qualquer outro país, eles podem manter funcionando sua enorme máquina de guerra, que está incompatível com o tamanho e poder das economias de seus principais adversários.
    Simplesmente não há como eles a longo prazo acompanharem EUA e China, sem uma boa justificativa a ser apresentada para sua população para tal.

    E então…

    Até quando eles vão empurrar para frente seu projeto de caça stealth?
    Se lembram aquele de submarinos nucleares gigantes, tremendos monstros sorrateiros e ameaçadores sob os oceanos… naufragou faz tempo.
    Já esse tal Pak-FA, Sukhoi T-50, que é um protótipo Ad Infinitum, que já completou mais de 20 anos de projeto… Será que vai deslanchar?
    Ou será uma tremenda baleia branca voadora a qual eles não têm real condição de tornar factível?
    Chega uma hora que o cofre esvazia.

    Sobre esse projeto do T-50 desde sua apresentação em público, algo chamou a atenção de muitos, numa comparação com o caça stealth americano F-22… suas turbinas expostas…
    Algo que confunde até leigos, é sobre sua assinatura de IR com essa configuração de turbinas expostas, idêntica a de caças de 2º, 3º e 4º geração.
    Ué estão tentando fazer um caça de 5ºG misturado com um de 4ºG, mas isso é uma gambiarra, não é mesmo?

    No final das contas, o Urso, está metido numa estratégia política externa e interna improdutiva a médio e longo prazo.
    Seu único trunfo de poder e barganha é ainda seu armamento nuclear.
    Pois, se no convencional a coisa já era dura com a OTAN e os EUA como grandes desafios a confrontar, pior agora…
    … a coisa está ficando muito pior, pois tanto Índia como China estão acumulando uma força convencional que só aumenta cavalarmente bem do seu ladinho.


    E aí? O que eles vão fazer?
    Vão diversificar sua economia e indústria, ou vão se afundar de novo no modelo industrial militarista fracassado da ex-URSS?
    China e Índia nesse ponto estão bem mais adiantadas que eles, com uma visão polivalente de economia.


    Mais uma vez digo:
    Nem as próprias russas estão aguentando os russos.
    Só os esquerdistas socialistas dinossáuricos é que os amam.


    Quanto aos EUA que desde o século IXX estudam a fundo geoestratégia, e o movimento de seus possíveis adversários, cruzaram os braços, pois sabem que essa cartilha econômica que os russos estão seguindo tem prazo para autodestruição. A ex-URSS é a prova. Portanto que se danem. Pois a aposta é alta. E o PIB russo não compra muitas fichas não.
    Ahh! E quem mais entende de cassinos e apostas no mundo são justamente os ianques.



    O dia que em as russas voltarem a fazer neném feito doidas com seus russos manguaças então tudo estará melhor. rsrsrsrs!!!!
    http://opiniaoenoticia.com.br/vida/por-que-a-russia-despreza-os-alcoolatras-anonimos/

    • Matou a charada, amigo… vai ser uma choradeira dos russófilos que vai faltar papel toalha para enxugar tamanho desalento… 🙂

  4. “Fantasia e magia só na Disney, e até nisso os americanos levam vantagem… a Disney é real e está lá nos steitis.”

    É isso aí irmão. 😀

Comentários não permitidos.