Ucrânia dá ultimato de 48hs a grupos pró-Rússia e ameaça usar forças armadas

Arsen Avakov diz que ativistas devem deixar prédios do governo por diplomacia ou violência; Rússia se reunirá com o ocidente

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, alertou nesta quarta-feira (9) que manifestantes separatistas pró-Rússia terão de deixar os prédios do governo ocupados nas cidades de Luhansk, Kharkiv e Donetsk, no leste do país, nas próximas 48h, ou enfrentarão o uso de forças armadas, caso as negociações fracassem.

Ontem: Rússia alerta a Ucrânia que o uso de força pode provocar uma guerra civil

AP

Ativistas pró-russos mostram bandeiras sobre a entrada do prédio da administração regional em Donetsk, Ucrânia (8/04)

 

Vídeo: Deputados na Ucrânia trocam socos e safanões

“Há duas opções: a política, de negociação, e a força”, afirmou Avakov aos jornalistas durante reunião do governo. “Para aqueles que querem diálogo, nós propomos conversa e solução política. Para a minoria que quer conflito, eles terão uma resposta firme das autoridades ucranianas”, continuou.

Mais cedo, pessoas que haviam sido mantidas reféns dentro de edifício de segurança do Estado em Luhansk foram libertados. De acordo com o Serviço de Segurança ucraniano, 56 foram soltos por rebeldes pró-Rússia. Eles estavam sendo mantidos no local desde domingo (6). Na terça-feira (8), os serviços de segurança disseram que o grupo no interior do edifício, armados com explosivos, haviam feito 60 reféns.

Rebeldes ocuparam prédio do governo regional de Donetsk no domingo (6), assim como dos escritórios dos serviços de segurança na vizinha Luhansk, onde, segundo a polícia, pegaram armas. Manifestantes também invadiram o prédio da administração regional em Kharkov. Grupo separatista declarou Donetsk uma “república popular”, pedindo referendo sobre a secessão da Ucrânia, a ser realizado no dia 11 de maio.

Crise na Ucrânia: EUA fazem novo alerta de que ações russas ‘terão custos’

A tomada de prédios nessas três cidades aconteceram há menos de um mês da anexação da Crimeia pela Rússia, em março, movimento realizado após referendo. Kiev e o Ocidente consideram a votação, onde a maioria dos habitantes é de etnia russa, ilegal.

Moscou tem milhares de soldados reunidos ao longo de sua fronteira com o leste da Ucrânia. Mas, segundo o vice-ministro das Relações Exteriores Danylo Lubkivsky, durante conversa em programa de rádio da BBC, a situação estava “sob controle, mas continua perigosa”.

Rússia e ocidente

Os Estados Unidos, a União Europeia, a Rússia e a Ucrânia se reunirão em nível ministerial na próxima semana para discutir a crise ucraniana, afirmou o bloco europeu na terça, oferecendo um vislumbre do possível progresso diplomático no conflito.

O encontro envolverá o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a chefe de política externa da UE, Catherine Ashton, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, e o chanceler da Ucrânia, Andriy Deshchytsia, segundo a UE.

Confira fotos da ocupação russa na Ucrânia

Homens armados não identificados caminham em área perto de unidade militar ucraniana em Simferopol, Crimeia (18/3). Foto: AP
1/18

Domingo: Manifestantes pró-Rússia invadem prédio do governo no leste da Ucrânia

“(Catherine Ashton) segue com os esforços diplomáticos que pretendem reduzir a crise na Ucrânia. Neste contexto, ela se reunirá com chanceleres dos EUA, da Federação Russa e da Ucrânia na próxima semana”, disse um porta-voz da chefe de política externa da UE.

Mais detalhes da reunião, que será realizada em um local não especificado na Europa, ainda estão sendo definidos, afirmou uma fonte da UE. Separadamente, um diplomata europeu afirmou que o bloco europeu prevê a criação de um grupo de apoio especial para ajudar a Ucrânia a estabilizar sua economia precária e sua situação política.

Em um telefonema na segunda-feira (7), Kerry e Lavrov discutiram a convocação de negociações diretas nos próximos 10 dias entre Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e União Europeia para aliviar as tensões, informou o Departamento de Estado norte-americano.

A confirmação da reunião pela UE aconteceu logo depois que Kerry acusou agentes russos e forças especiais de instigar tumultos separatistas no leste da Ucrânia, dizendo que Moscou poderia estar tentando se preparar para uma ação militar como aconteceu na Crimeia.

*Com BBC, AP e Reuters

Fonte: Último Segundo

18 Comentários

  1. Ae pessoal, vamos fazer um bolão de apostas: quantas horas vocês acham que Kiev aguenta após uma invasão russa? Eu aposto em 36h até Kiev cair.

    • Lucas Senna

      Nem vai precisar de invasão, coisa que eu acredito que a Rússia não fará ao menos até as eleições, que estavam marcadas para 25 de Maio. Mas agora não sei se mudaram a data.

      E são estas eleições que farão o atual governo de Kiev cair em dois minutos, independentemente da data de sua realização. A saber se o governo atual e seus apoiadores internacionais aceitarão de bom grado serem postos pra fora das estruturas de poder local.

      Há algo que não está sendo devidamente apresentado pela imprensa nessa questão da Ucrânia: a opinião da população do oeste do país frente as atitudes do atual governo. Fala-se quase que somente dos russos “étnicos” para colar alguma culpa na Rússia e issentar EUA e UE. Seria interessante saber o que pensam sobre o que ocorre no páis.

      Yanukovich elegeu-se presidente principalmente por conta dos votos da Criméia. Mas agora creio que, mesmo sem a Criméia, a parte oeste que não votou nele significativamente, possa dar voz a algum elemento moderado e desvinculado destes que agora controlam o país. Diga-se de passagem é o que o político-pugilista Vitali Klitschko esta tentando fazer, pois já pulou fora do barco do Svoboda e Setor Direita. Talvez por ordem da chefa-patrocinadora Angela Merkel.

      Abs

      • “Diga-se de passagem é o que o político-pugilista Vitali Klitschko esta tentando fazer, pois já pulou fora do barco do Svoboda e Setor Direita. Talvez por ordem da chefa-patrocinadora Angela Merkel.”

        Roberto, poderia falar mais sobre este fato? O tal pugilista é aquele que é mostrado no youtube agredindo uma autoridade do judiciário Ucraniano? Eu achei que esse cara fosse total NAZ e agora vc comenta sobre a saída dele do Svoboda! Poderia falar mais?

    • A longo prazo, se houver interesses, nada que em poucos anos a OTAN não possa mudar rapidamente… questão de investimentos que a economia russa não aguentaria acompanhar… vamos então fazer o tal bolão com um prazo maior para correr o mesmo…

  2. Aumentam agudamente as tensões no leste da Ucrânia

    7/4/2014, The Saker, The Vineyard of the Saker
    “Sharp rise in tensions in eastern Ukraine”
    Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

    É difícil ter um quadro claro do que se passa no leste da Ucrânia, mas, vendo várias fontes, parece-me que houve grandes protestos nas cidades de Lugansk, Carcóvia e Donetsk. Há vídeos de grandes multidões, também com muitas mulheres, reunidas no centro das cidades. Em Donetsk e Lugansk, os manifestantes tomaram prédios do governo, inclusive o quartel local das forças de segurança da Ucrânia (SBU).

    Em Donetsk, os manifestantes reuniram-se no que parece ser uma assembleia popular e declararam criada uma “República Popular de Donetsk”, e anunciaram que planejam realizar um referendo sobre o futuro da região no próximo dia 11 de abril.

    Mas o mais claro sinal de que as coisas estão ficando muito sérias é que toda a elite governante do governo de Kiev – inclusive Yulia Timoshenko – transferiram-se para o leste da Ucrânia, numa tentativa de controlar a situação.

    Minha sensação é que as multidões no leste parecem furiosas e muito decididas, e pode ser muito difícil tirá-las das ruas, pelo menos sem um banho de sangue (o que levaria a imediato ressurgimento dos “Homens polidos vestidos de verde e armados”). A grande fraqueza dos falantes de russo no leste da Ucrânia é que seus líderes ou já estão presos nos calabouços da SBU ou são mornos e fracos. Ninguém parece estar realmente controlando coisa alguma.

    Russia Today está noticiando que nacionalistas ucranianos em Kiev invadiram a Suprema Corte. Antes, haviam tentado invadir o Parlamento Ucraniano (mas a imprensa-empresa ocidental “não percebeu-noticiou”).

    É muito mais provável que se gerem guerras civis, quando há vácuo de poder, que contra regime forte; é exatamente o que se vê hoje na Ucrânia.

    Apesar de todas as desesperadas tentativas pelas elites ocidentais e pela imprensa-empresa, para “noticiar” que há governo em Kiev, a realidade é, claramente, que não há nenhuma autoridade no poder em lugar algum na Ucrânia. Nem no oeste, nem no centro nem no leste do país. O que há é só completo caos e muitos diferentes grupos e facções tentando assumir o controle.

    Mais uma vez, está claro para mim que, a menos que EUA e Rússia firmem alguma espécie de acordo, a desgraçada Ucrânia está andando diretamente para uma guerra civil.

    Não estou dizendo que goste da ideia de EUA e Rússia, não o povo ucraniano, decidirem o futuro da Ucrânia. O que estou dizendo é que simplesmente não há condições para que o povo ucraniano manifeste seu desejo. Além do mais, sendo a Ucrânia estado completamente artificial, não há meio pelo qual as esperanças e desejos do oeste e do leste da Ucrânia possam ser reconciliadas.

    Daí decorre um fato simples: quanto mais descentralizada for uma Ucrânia unitária, mais chances terá de sobreviver. Em outras palavras, quando os Banderistas e o ocidente insistem em uma única Ucrânia unitária centralizada, ELES estão, de fato, contribuindo para esfacelar o país.

    Nessas condições, por que a Rússia interviria? O que tem de fazer é esperar pelo colapso final e, então, recolher os pedaços que considere dignos de interesse.

    Permaneçam sintonizados. As próximas poucas semanas serão cruciais.

    http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/04/aumentam-agudamente-as-tensoes-no-leste.html

  3. ESSA É ANTIGA, ENTRETANTO….. (04/ABRIL)

    EUA mandam fechar McDonald´s na Crimeia

    A rede de “fast-food” McDonad’s anunciou ontem o fechamento ‘temporário’ das operações na Crimeia por ‘razões alheias ao controle da companhia’.

    Razões alheias ao controle da companhia, são, é claro, as ordens do governo americano ao país, por este ter decidido se associar á Rússia, em plebiscito.

    A ministra de desenvolvimento econômico da Crimeia, Svetlana Verba, disse que a rede não faz falta e que outras lanchonetes, locais, dão conta perfeitamente de substituir as três lojas fechadas.

    Seria apenas ridículo o episódio, se não fosse revelador do ridículo espírito do neoliberalismo, que usa até os hambúrgueres para sanções econômicas.

    Foi uma resposta risível à decisão da Rússia de passar a cobrar da Ucrânia preços menos subsidiados pelo seu gás, com o final, no ano passado, de um acordo que reduzia seus preços.

    A Ucrânia, por sua vez, não tem o apoio da União Europeia para interromper o funcionamento dos gasodutos russos que atravessam seu território, ou para aumentarem demasiadamente os preços cobrados pela travessia dos tubos em seu território, porque os europeus dependem do gás russo.

    Então, os EUA pressionam por sanções econômicas e, quem sabe, para ver se os 5% dos moradores da Crimeia façam a “Revolução do Big Mac” e expulsem os russos.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/04/eua-mandam-fechar-mcdonalds-na-crimeia.html

    • melhor para o povo da Crimeia né senhor Nascimento..afinal…além de fazer mal a saúde….de ser responsável de inúmeras mortes decorrentes de complicações geradas por colesterol,gordura e outras substancias “mas” como diz a chikinha…além de provocar mortes por problemas de coração e câncer…ainda por cima segundo recentemente confirmou um chefe francês….leva comida/ingredientes de ração de cachorro….é comida de cachorro mesmo segundo um levamento de um chefe francês…que pesquisou a composição/ingredientes destes sanduíches vendidos…feito para vira latas mesmo…rs..pior é a tal da coca..que recentemente foi descoberto que um de seus ingredientes…o caramelo 4..é comprovadamente cancerígeno…e que por conta disso foi estabelecido um limite de quantidade deste corante nos refrigerante lá dos eua….acontece que aqui neste pais corrupto onde tudo se pode…neste pais sem lei..neste pais da mãe joana…ainda não estabeleceram/não existe este limite…não exigem este limite…e por conta disso a quantidade deste componente cancerígeno nas cocas daqui é 30 vezes acima do tolerado…do permitido ou seguro…e dali o povo se fartar de beber veneno..além do mais essa ucrania jamais tentara algo contra os russos…pois isso é tudo o que eles querem..serem atacados……a Rússia esta revidando…respondendo na mesma moeda..vai aparelhar e movimentar recursos para desestabilizar internamente aquele pais da mesma forma como tentam aqui atualmente neste pais..quem não se lembra daquele black bloco que matou com um rojão um cinegrafista da band onde depois se descobriu que o sujeito…só ele recebia uma mesada de 150 reais para promover estas ações de desestabilização e baderna…são milhares e milhares destes militantes black blocos por todo o pais…ora senhores de onde vcs acham que estes partidos de esquerda como pstu ou pc do b estão tirando todo estes recursos?!….”alguém” os estão financiando-os e assessorando-os….vcs acham mesmo que este partidos fuleiras tem alguma capacidade seja ela financeira ou de organização para promover essas ações desta magnitude que presenciamos neste pais?!…como estes partidos fuleiras estão tirando recursos e capacidade de organizar essas movimentações de nível nacional como foi ano passado?!…alguém esta mobilizando muitos recursos para esta gente…”forças ocultas” estão assessorando muito bem estas movimentações pois são muito amplas, bem organizadas e metódicas essas ações de desestabilização que se veem aqui ultimamente…..abram o olho caboclada…é aquele velho ditado…enquanto te exploram/te aplicam golpe de estado para fincar poder,influencia e controle tu grita gooooolllll…essa copa/olimpíadas promeetteeemmmm…irrruuu.. 🙂

  4. Andre Bacha

    São três os principais atores políticos associados a partidos que tomaram conta da narrativa política na Ucrânia. O movimento começou espontaneamente entre Setembro/Outubro do ano passado, mas depois da visita do senador dos EUA John McCain, estes três aores políticos associados a direita local assumiram definitivamente o controle dos protestos que, a partir daí, tornaram-se mais violentos e com ação muito forte de repressão por parte dos serviços de segurança ucranianos. São eles Vitali Klitschko, Oleg Tiagnibok, Dmytro Yarosh. Abaixo descrição:

    – Vitali Klitschko: fundador e principal líder do partido Urda (soco). Foi o primeiro político nacionalista a subir nos palanques (montados pelos manifestantes) a ganhar destaque midiático por conta de seu passado de pugilista de sucesso internacional. Segue link.
    http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2014/01/outros/exboxeador-vitali-klitschko-protagoniza-conflito-politico-na-ucrania.html

    – Oleg Tiagnibok: líder do partido Svoboda (liberdade), que se aproveitou do sucesso de palanque do Klischko para anabolizar a extrema direita nacionalista ucraniana e influenciar os rumos das manifestações. A Rússia está processando ele (mas acho que não dá em nada). Segue link.
    http://noticias.r7.com/internacional/russia-abre-processo-contra-lider-do-partido-ucraniano-svoboda-14032014

    – Dmytro Yarosh: líder do partido Sector Pravi (setor direita), que alem de nacionalista de extrema direita ainda prega xenofobia. Os boatos sobre perseguisão de judeus surgiram por promessas que este partido fez antes e durante o período de manifestações, e que agora boa parte dos apoiadores ocidentais querem abafar como mentira.

    Estes três foram os principais elementos políticos que dominaram em certo momento o discuso na Praça Maidan em Kiev, dando força a outros grupos menores de extrema direita que os apoiaram e se organizaram contra as forças de segurança ucranianas.

    Porém, o que tenho notado é que as pessoas estão se confundindo com os atores. Talvez por causa do pouco contato com a nomenclatura eslava.

    O cara que apareceu assassinado/morto pela polícia a poucos dias, que entrou no Parlamento de fuzil na mão e granada para impedir uma sessão, que depois deu uns bofetões na cara no Procurador Geral da Ucrânia , que não queria saber de ninguém falando russo na Ucrânia, que dizia que judeus são os culpados de tudo e de qualquer coisa e era um dos principais líderes do Sector Pravi (setor direita) mas não o principal líder político se chamava Aleksandr Muzychko. Ele era o agitador, o louco-com-uma-arma-na-mão. Como suas ações estavam começando a incomodar as lideranças internacionais que apoiam o atual governo ucraniano, os chefes políticos estão promovendo uma caça as bruxas dentro destes partidos que citei para não piorarem uma situação que já era ruim. Aleksandr Muzychko foi, em ótima gíria tupiniquim, o primeiro de muitos bois-de-piranha que vão morrer/sumir para que este governo permaneça. Este é o cara mais gordinho que aparece em todas as imagens com políticos ucrnianos. Segue link.
    http://www.pco.org.br/conoticias/internacional/lider-fascista-e-morto-pela-policia-na-ucrania/aaij,i.html

    Outro elemento que as pessoas confundem muito é o atual Premiê, que foi até Washington apertar a mão do Obama e possar de bunitinho. Seu nome é Arseniy Yatsenyuk. Ele é líder do partido Pátria, um daqueles partidos pequenos de extrema direita que se juntaram aos três maiores quando tomaram o poder. Esse cara esta como Premiê (cuja função principal são as relações exteriores) única e exclusivamente porque tem ascendência judaica. Colocaram ele lá para amenizar o discurso xenófobo dos partidos que tomaram o poder e aparecerem bem na foto do noticiário internacional da CNN. Mas não manda nada. POREM… é o queridinho do Departamento de Estado dos EUA, em especial da Victoria “foda-se UE” Nulan. Não duvidaria que a indicação dele foi motivada por pressão dos EUA.
    Segue link com vexame.
    http://pt.euronews.com/2014/02/13/ucrania-lider-da-oposicao-atacado-com-tinta-por-desconhecido/

    Então Andre Bacha, sobre Vitali Klitschko (o político-pugilista)

    Escrevi tudo isso pois não é possível compreender as atitudes recentes do político-pugilista Vitali Klitschko, sem entender com quem ele anda se relacionando.

    Ano passado, durante o início das manifestações e no auge do seu ibope frente aosmanifestantes, ele deu uma passada em Bruxelas a convite da Angela Merkel, com quem se encontrou reservadamente. Depois disso ele ganhou mais destaque midiático internacional. Ele é o protegido da Angela Merkel atualmente. Segue link.
    http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_13/Vitali-Klitschko-convidado-para-c-pula-europeia-7749/

    O problema é que o governo alemão não quer nem saber de se associar com um político ligado a grupos xenófobos. Isto colocou o Vitali Klitschko em uma saia justa pois perderia o apoio da Alemanha, e isso não é pouca coisa visto que seus aliados políticos (partidos) são muito simpáticos a uma xenofobia. Então ele, que é de longe o mais popular entre os três líderes principais que citei no início do texto, está tomando que atitude agora? Humm? Humm? Esta pulando fora do barco!!! O cara que era o virtual candidato com mais chances de ganhar a eleição para a presidência não quer mais concorrer. Porque? Porque Angela Merkel não vai mandar ajuda se ele continuar ao lado de seus companhairos nazifacistas. Segue link.
    http://br.news.demo1.global.media.yahoo.com/klitschko-desiste-concorrer-à-presidência-ucrânia-115718876.html

    Sei que me alonguei Andre Bacha, mas me é impossível explicar algo sem contextualizar.

    Vitali Klitschko é o altão bonitão pugulista. E esta vivo.

    Aleksandr Muzychko é o baixinho gordinho machão. E está morto.

    Espero ter ajudado.

    Abs

    • Não valeu nem na Terra nem na Lua.
      Foi apenas uma cena carnavalesca inglesa… pois cantar, aos quatro ventos, que se quer ser o que já se é… nada mais é do que uma cena cômica.

      Quanto ao referendo na Crimeia realizado sob o calor de emoções alteradas, do dia para noite, e ainda por cima junto de tropas armadas coercivas, só tem legitimidade em Júpiter e em Saturno.


      Se pelo menos tivessem sido feitas na cédula do referendo três perguntas ao povo crimeneano:

      Quero ser russo ( )sim ( )não
      Quero ser ucraniano ( )sim ( )não
      Quero ser uma nação independente ( )sim ( )não

      Ao contrário de uma única pergunta, a primeira, então até ficaria um ar mais descente e historicamente justo nesse processo relâmpago, coercivo e oportunista.

Comentários não permitidos.