Maré vive sob tensão e medo após ocupação das Forças Armadas

Jefferson Puff

Da BBC Brasil no Rio de Janeiro

Militar patrulha favela da Maré, no Rio de Janeiro (foto: Reuters)Lei do silêncio vigora na favela da Maré durante ocupação pelas Forças Armadas

Menos de duas semanas após ser ocupado pela polícia e poucos dias depois da chegada das Forças Armadas, o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, vive sob muito medo e desconfiança.

Há blindados, jipes, e militares armados com fuzis por toda parte. Embora a intenção seja tocar a vida normalmente, o clima na comunidade é de guerra e as dúvidas sobre o futuro só tornam a tensão ainda mais palpável.

A reportagem da BBC Brasil percorreu ruas das favelas Nova Holanda e Baixa do Sapateiro, separadas pelo valão conhecido como “Faixa de Gaza” – que dividia as áreas controladas, respectivamente, pelas organizações criminosas Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro (TCP). O local costumava ser o ponto mais conturbado do Complexo, numa rotina diária de tiroteios e provocações.

Dois dias antes, soldados dispararam tiros para o alto quando um adolescente foi encontrado ferido dentro da vala, supostamente após uma briga entre membros das facções rivais. No dia da ocupação da Polícia Militar, no fim de semana anterior, dois jovens morreram em confrontos após uma guerra de pedras que terminou com disparos.

Relatos de violência entre membros remanescentes do tráfico e de abusos por parte dos policiais e militares, incluindo excessos cometidos nas revistas às casas, começam a aparecer conforme os moradores se sentem mais à vontade com a reportagem.

Sob o olhar constante dos soldados armados, a maioria prefere não falar. E se fala, não diz quase nada, pede para não ser identificado e não permite ser fotografado. Caminhando por ruas com carros incendiados ou com parabrisas estilhaçados por tiros, casas com marcas de bala e blindados de transporte de tropas dividindo espaço com crianças não é difícil entender o porquê do silêncio.

Clique Leia mais: PM não descarta ocupação na Maré até as eleições

‘Preconceito mútuo’

Para Patrícia Vianna, uma das diretoras da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, o que rege o clima desta fase do processo de pacificação é um “preconceito mútuo”, que precisa ser desfeito.

“Os militares encaram os moradores como bandidos, como o inimigo, e os moradores da comunidade rejeitam a presença deles aqui. Há medo das revistas, de que entrem nas casas das pessoas, de que não respeitem ninguém. Isso não é bom para nenhum dos lados”, diz.

Ela adianta que o assunto seria abordado numa reunião com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), na comunidade, na última quarta-feira. “Os dois lados estão muito grilados. É importante dizer: eu não sou contra a UPP, mas o fato é que vinham anunciando isso há dois anos, e nós decidimos nos preparar”, conta.

Ela também explica ter sido uma das primeiras pessoas a chegar ao local onde o adolescente Vinicius, de 15 anos, foi morto horas após o começo da ocupação pela PM, no dia 30 de março. “Foi um caos total. Colocaram 30 garotos contra a parede, as mães gritando, chorando. Eu bati foto da cara de cada um dos meninos e disse para a polícia: ‘vocês não vão sumir com nenhum deles, eu estou fotografando'”, relembra.

Guerra de informação

Favrla da Maré, foto BBC Brasil‘Eles atiravam nos postes, ficava tudo escuro’, conta moradora

Andar pelas ruas de Nova Holanda comprova a dinâmica de desconfiança de várias formas. Desde as queixas por ser revistado em quatro diferentes postos de controle no caminho para casa até as trocas de olhares entre quem passa pela rua e os soldados. Entre os militares – a maioria muito jovem –, há os que empunham fuzis em sinal de intimidação e os que parecem mais assustados do que as crianças que brincam e correm entre as vielas.

Outro elemento é a guerra de informação. De um lado, as Forças Armadas distribuem panfletos com desenhos de soldados e moradores amistosos e mensagens como “Força de Pacificação Maré. Colabore: siga as orientações, mantenha a calma. A pacificação de sua comunidade também depende de você”.

Do outro, há os adesivos distribuídos numa campanha elaborada por três ONGs e coladas em muitas portas das mais de 130 mil pessoas que vivem espalhadas nas 16 favelas do Complexo: “Conhecemos nossos direitos. Não entre nessa casa sem respeitar a legalidade da ação. Em caso de desrespeito, ligue para a Corregedoria da Polícia Militar”.

‘Pagofunk’ e mudança de rotina

Para João, de 31 anos, – 22 deles vividos na Maré – há os que comemoram a chegada das forças de segurança.

“Se você perguntar na rua, muita gente está gostando. Para quem tinha que lidar com tiroteio e insegurança, há uma melhora. Também houve limpeza, outras coisas muito boas. Agora entre os mais jovens, acho que a reação é muito ruim”, diz.

Membro de uma banda de rock, João diz que os jovens devem burlar a proibição aos bailes funk reeditando o que já acontece em outras favelas com UPPs: os “pagofunks”.

“Eles vendem para a chefia da UPP como se fosse um baile de pagode. Tocam uns pagodes no começo, mas depois é funk mesmo”, explica.

João conta que já teve a casa revistada por policiais em outras ocasiões. “Eles entram mesmo, sem perguntar nada”. Desde a semana passada ele vem trazendo seu laptop e o dinheiro que guarda em casa para o trabalho. “Trago para garantir. Mudou minha rotina, mas prefiro assim”.

Tiroteios e diálogo

Flávio Aguiar Rodrigues, presidente da Associação de Moradores da comunidade Nova Maré, expõe sua principal preocupação no momento.

“Nos reunimos com o secretário de segurança pública e amanhã vamos nos reunir com o prefeito. Também virão pessoas da Saúde, da Educação, de outros setores, mas a garantia de vida das pessoas é o que preocupa bastante agora”, diz, acrescentando ter recebido a denúncia de uma moradora de que seu filho teria sido imobilizado pelas forças de segurança com o uso de armas de choque. “Vamos ter que averiguar isso”.

Para Luiza, que é coordenadora de um centro cultural localizado na “Faixa de Gaza”, a ocupação representou maior público em seus eventos.

“Todo mundo já sabia que ia ter tiroteio. Às vezes durava 20 minutos, às vezes duas horas, e aí todo mundo deitava no chão. Eles atiravam nos postes, ficava tudo escuro”, relembra ela, que pediu para que seu verdadeiro nome não fosse divulgado.

Já sobre a ocupação e a futura UPP, tem opinião formada. “Acho que não precisava de tudo isso. É coisa para a TV, para o mundo lá fora ver. Além disso, acho que eles não estão preparados para entrar numa comunidade como essa. Mas ser apenas contra não adianta nada. Agora vamos ter que dialogar. A UPP é um ponto inicial com o qual a gente tem que trabalhar e seguir adiante”.

Fonte: BBC Brasil

33 Comentários

  1. SEJAMOS REALISTAS.
    Um ex sargento de P.E que tive, me disse uma vez que a diferença do exercito para a policia, e que o exercito e uma espada, a policia um bisturi, e para combater a doença do crime, que usa e coopta a população local como escudo, você precisa de uma cirurgia e não de uma decapitação, nossas tropas estão perfeitamente preparadas para a chamada guerra do sec.XXI, a guerra assimétrica,as ações no Haiti, Congo,Timor Leste provaram isto, mas a missão e a pacificação, não o policiamento, depois de pacificada a “espada’ deve ser trocada pelo “bisturi”
    .
    A utilização BANALIZADA do exercito nestes contextos, e um erro(proposital) populista destes governos medíocres de ixxxquerda, gera um desgaste desnecessário em nossas forças armadas. o exercito nunca vai poder usar seu poder de fogo ( blindados de combate, artilharia, canhões) contra uma população urbana, envolta por vagabundos que usam táticas de guerrilha e coitadismo(guerra psicológica) urbano.
    Não e para isto que serve o exercito, não para isto que e treinado, o exercito existe para defender a soberania com força máxima, passar por cima do que estiver pelo caminho, e tomar de assalto seu objetivo.

    Isto na foto, e guerra psicológica pura, a ideia e provocar os soldados, ate que os mesmo percam a cabeça, sentem-lhes a porrada, e depois a só fazer a ceninha de vitima.

    O nosso exercito acaba de cair em mais uma armadilha do partidão, recentemente foi divulgado que as forças armadas eram as instituições que mais tinham a confiança dos brasileiros, isto deixou os revanchistas da esquerda incomodados.
    A solução encontrada por eles, foi joga-los na boca do leão midiático, sub-utilizando o exercito em papel de policia, papel ´para o qual uma tropa de guerra não esta adequada, obvio que a fadiga do dia a dia vai desmoraliza-los perante a coitadista opinião publica brasileira.
    Lembrem-se, a ideia central da ideologia esquerdista, e vender o veneno na embalagem do remédio.

    • Dizem que provaram isso não é meu camaradas.Tendem a especificarem padrões sem observarem situações.
      Nossos soldados ficam de bucha nessas comunidades onde eles são os alvos e alem disso ainda ficam largados ate mesmo sem condições humanas de higiene.
      Quando o bicho pega os chamam de despreparados pois foram ensinados a matar e destruir para conquistar e não para serem agentes sociais,advogados e psicologos populares.
      Sou terminantemente contra essa filosofia burra de aproximação de nossas forças de segurança com a sociedade porque a meu ver traz a a sensibilidade,o envolvimento e consequentemente desvios.O instrumento deve permanecer aparte e se fazer exemplo cumprindo para se fazer cumprir.

  2. Como já morei no PU na Rua roberto da silveira,71, herança da minha mãe p mim e minha irmã, sei q estão assustados c o abuso e ñ terão à quem se queixar..ao papa ?! Deveria ter lá um promotor público e uma ouvidoria/corregedoria p essa eventuali//.P Ontem.Sds.

    • Meu caro é certo que a justiça deve acompanhar sim mas ja pensou botarmos ouvintes para ouvirem a todos,isso é pura demagogia,nem Jesus Cristo agradou a todo mundo.
      O que deveria-se fazer primeiro é impor choque de ordem e combater o crime para depois se entrar com o social.
      Fazem tudo nas coxas e dá no que vemos.A grande maioria é carente sim e merece ajuda e respeito mas uma grande parcela é simpatizante de ilicitos e acostumou-se a habitar um mundo sem lei e a viver na desordem.
      Nova York era a cidade mais violenta do planeta e deixou de ser quando implantaram o tolerancia zero.Voce jamais tera um resultado satisfatorio em nada relativo a segurança publica com filosofias demagogas de sociologos e antropologos.O crime so respeita o fogo e o aço e não kaozadas e distribuições de caixas de bombons.

  3. se descriminalizar os traficantes perdem a força !!!! isso já esta atrasado
    e hoje os soldados são muito mais bem qualificados a fazer isso que estão fazendo ,é melhor estar ali que moscovitando nas guardas olhando o mato crescer rsrs pelo menos vai ver umas danadas maria batalhão passando ,aproveita rsrs !!!

    • [Comentário editado pelo moderador]
      Basta ver um vídeo de quem sabe das coisas para entender o perigo que é sequer levantar a questão sobre possível descriminalização das drogas… O PT É UM PARTIDO NARCOTRAFICANTE, Disse tudo Fernando Chiarelli… https://www.youtube.com/watch?v=d5dGaNyVn30 … vc, caro serviçal PETRALHA, não deve, de maneira NENHUMA representar o povo brasileiro… vc representa o que há de mais nojento, depravado e ordinário em questão de apoio em defesa ideológica da bandidagem… quem defende a legalização das drogas tem a mais espúria vontade de acabar com a juventude brasileira… e isso nós não podemos admitir… ainda que seja por total ignorância sobre o assunto, como parece ser seu caso…

      • Traz a saia e a champanhe. A Pomba Gira “Anel do Poder” acabou de chegar!

        “Trago seu homem de volta em 7 dias!”

        Consultas apenas R$ 10,00

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

        Diversão garantida!

      • Nascimento voce deve ser favoravel ao Estado legislar sobre as familias,a liberalização das drogas,a vulgarização da sexualidade né!Pois aqueles que tu e outros fazem apologia tentam a todo custos implantarem esses metodos de descaracterização da sociedade afinal de contas um povo zumbi drogado,boiolizado e sem poder ate dentro de sua casa se torna mais fragil para se manipular e doutrinar.
        Não reclame que os outros jogavam de forma imunda e nem se justifique com os outros para creditar ao certo o que essa Organização Criminosa no Poder faz.
        Eu me pergunto:Aqui tratamos de materias tão importantes a nossa sociedade e ultimamente tem-se aqui feito palanque de politiqueiros a apodrecerem todas as materias com bosteridades de fundo ideologico as quais não so voce mas como muitos outros tambem fazem.Então onde estão aqueles que prezam pela qualidade deste espaço?
        Sabe meu caro,quando vejo uma materia onde não entendo nada ou quase nada me limito a observa-la pois assim tenho muito mais a ganhar.
        Não tome esse meu comentario como pessoal a ti como eu disse muitos são aqueles que embutem em tudo a esquizofrenia ideologica desvirtuando os debates e apodrecendo as materias.
        Com a aproximação das eleições pelo andar da carroagem a coisa vai ficar muito mais nojenta.

      • “…voce deve ser favoravel ao Estado legislar sobre as familias,a liberalização das drogas,a vulgarização da sexualidade né!Pois aqueles que tu e outros fazem apologia tentam a todo custos implantarem esses metodos de descaracterização da sociedade afinal de contas um povo zumbi drogado,boiolizado e sem poder ate dentro de sua casa se torna mais fragil para se manipular e doutrinar.”… falou o que eu não tive inspiração pra falar… é exatamente isso que esse governo calhorda tá querendo…

      • Perfeito e genial de novo maluco, povo Zumbi viciado, não faz (contra) revolução alguma, esta e a verdadeira intenção por trás da falacia da legalização das drogas.

  4. nascimento o zoinho de catarata ,alem dr nao entendr nada em geopolitica se faz de SONSO
    zoinho conjuntivite voce vem com esse papo furado seu escondendo o sol com uma peneira

    a descriminalização da maconha tem qe acontecer os motivos sao varios mas vou citar alguns

    primeiro noticia de hoje policiais militarea fazem escolta para traficante
    dessa noticia voce percebe o que ,resposta varios batizados de farda

    segundo o trafico é a terceira receita mundial só perde para a venda de armas animais silvestres trafico humano nenhum estado do mundo consegue vencer por isso os proprios americanos estão plantando e vendendo em seu proprio pais

    terceiro os gringos plantam vendem mas pagam pela DEA para promover guerras civis em paises concorrentes ex america latina
    voce como puxa que puxa aprova e abraça com as quatro

    hoje em dia se sobe o morro com a policia com a marinha e o exercito
    vai chegar uma hora que vai precisar subir junto a russia e os yankes para ajudar

    mas eu entendo porque voce nao quer descriminalizar ,pois para um traidor como voce essa guerra civil nao declarada matando mestiço de negro índio e portugues para um separatista como voce faz bem

    o governo tem que descriminalizar e cobrar imposto sobre o consumo e produção
    esse papo furado que iia aumentar é a maior mentira pois ja tem pra caramba e é mas facil que pão

    a noticia prenderam tantas toneladas mas as bocas nem.senntiram falta continua a milhao

    a onu escritorio yanke ja façou que do jeito que esta nao da certo só um ruela ou melhor um anel de bebelungo como voce pensa qe vai conseguir enchugar um iceberg com ua toalhinha
    acorda para realidade
    e sobre drogas as piores sao A SUA PINGA E SEU CIGARRINHO DA Marlboro
    entao nao vem agar um sapo de puritanista que voce aqui no convence ninguem
    na verdade voce torce para nos brasileiros nos matarmos entre si ,ease sim é seu sonho de consumo!!!!!

    • Como eu já disse, posição imoral, nojenta, depravada e ordinária… se ser puritano é defender o que presta, posso ser assim chamado… mas quem defendo o que não presta, é o que ???… BANDIDO, MARGINAL, PETRALHA ???…

    • Posição sensata Pé de Cão.

      A sociedade como um todo tem de envolver em um debate sobre as drogas. A Guerra as drogas matou mais pessoas, do que as próprias drogas. É hora de se ouvir novas idéias na sociedade.

      • correto nascimento ,essas leis impostas pelos estados unidos pela DEA da puritanidade rsrs só fizeram nascer uma guerra civil não declarada em que a corrupção policial e politica se infiltraram ,e tem troxa que acha que o pcc quem manda é o marcola vai ser otario assim só la em holiwood
        se legalizar perde a força rápido !!!!!! agora do jeito que esta os traficantes donos de postos de gasolina imóveis dos mais variados lojas ,e esse coitado do zoinho azul ainda faz bico no posto do trafica e nem percebe rsrsrs compra uma calça na lioja do trafica e nem sabe rsrs vai beber até se mijar no bar do trafica e nem sabe ,e depois chama o trafica de Sr e nem sabe
        vai ser cego assim só la em holiwood rsrs
        zoinho de vidro é boboinho demais chega ser ingênuo ou é apenas uma tática separatista quanto mais pior melhor para eles tentarem algo ????
        até as velas das nau de Pedro alvares cabral eram de cânhamo rsrs no brasil era usado como cha a muito tempo até um dia que o titiu pedofila sam obrigou os boboca a criminalizar ela e começaram vendendo seus remédios químicos para dependência social e econômica ,e esse zoinho azul se os estados unidos mandarem ele usar calcinha rsrsr falando que é melhor do que as cuecas ele coitado acredita !!!!!

      • A liberdade deles vale 5 conto na biqueira.
        Para a especialistas em drogadição, a maconha não é um entorpecente leve. “Ela desconecta o indivíduo da realidade e amplifica os riscos para câncer no pulmão, doenças cardiovasculares, danos ao sistema reprodutor e à memória”,esquizofrenia etc.. Os problemas não param por aí: estudo publicado pela revista Archives of General Psychiatry destaca que pessoas que fazem uso diário de pelo menos 5 cigarros, por um período igual ou superior a dez anos, apresentam mais sintomas psicóticos e menor capacidade de aprendizado
        Já esta comprovado cientificamente que maconha pode desencadear quadros de esquizofrenia.

        Existem minorias barulhentas que tentam impor sua vontade, em detrimento da maioria, em flagrante oposição ao conceito de estado democrático….Mesmo com provas científicas dos males causados pela droga, insistem em criar justificativas para sua liberação….Cabe lembrar que o número de dependentes pode ser bem maior, pois muitos usuários não assumem essa condição….Sem falar daqueles que já foram “promovidos” para outras drogas mais pesadas, após “debutarem” com a canabis…..Cerca de 40% de todos os usuários de maconha são dependentes da droga….75% da população brasileira não concorda com a legalização da maconha…..

        O mais interessante nos argumentos dos maconheiros é que eles falam como se o país fosse uma grande classe média de estudantes universitários…O egocentrismo e o egoísmo é típico dos usuários de drogas que alteram a consciência…..Qualquer argumento é a favor de si próprio, travestido em estudos científicos, econômicos ou sociais….Não seria mais simples os maconheiros assumirem que querem que libere dizendo: ” quero facilitar meu acesso à erva”….Ponto……

        Para quem se interessa, este é um artigo publicado no scielo, revista class. A, discutindo os efeitos da cannabis no organismo, relatando a diminuição da massa cinzenta no cérebro de usuários continuos:

        http://www.scielo.br/pdf/rbp/v27n1/23717.pdf

        E para quem acha que não há o risco de câncer de pulmão, a fumaça do cigarro de maconha é tão nociva quanto a do cigarro, pois ela irrita e mata os alvéolos pulmonares, causando a produção de tecido conjuntivo e células mutantes o que dimunuem a capacidade respiratória E CAUSAM CÂNCER….Quanto ao vício, os pesquisadores descobriram que o THC é altamente viciante, claro não podemos comparar com o efeito da cocaina ou o crack, mas sim, maconha vicia, e já foi descoberta uma nova substância para o tratamento, chamada anandamida ( http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content…). Vejam bem, temos dois tipos de vício: o Psicológico e o químico. A maconha possui poder para viciar quimicamente e psicologicamente…….

      • Se liberarem, mando uma grana mensal pro pézito e pro nascimorto mandarem ver na erva do diabo… já que é tão boa assim, e eles parecem fazer uso da mesma, tamanha a nóia em que vivem, que continuem usando… rsrsrsrsrsrs… retardados os dois já são mesmo… não vai fazer diferença… 🙂

      • seus especialistas estão parecendo os de transito que so fazem engarrafamento crescer em são Paulo ou os da sabesp que fingem não ter perigoa falta de agua na Cantareira
        e sobre câncer o LANCHE NO MAC DONALDS da tudo isso e mais um pouco rsrs e ele também vicia psicologicamente e quimicamente mas eu aposto que todos os seus pesquisadores de meia pataca come até arrotar todos esses lixos
        vai ser discriminalizada é o mais correto !!!

        especialistas de meia pataca !!!

      • Quem acredita são vcs, tolinhos… rsrsrsrsrs… procurem saber de onde vem o dinheiro que patrocina as ONGS que defendem a liberação da maconha em solo brasileiro… que idiotas !!!… rsrsrsrsrsrsrsrs…

      • Sem contar que estão apoiando uma ideia do tucano FHC que vcs tanto admiram… rsrsrsrsrsrsrs…

      • o problema do Fernando Henrique é que ele sai do governo para poder falar o que ele quando era governo já sabia !!! que não tem jeito se não for descriminalizando do jeito que esta o trafica cada vez mais rico e fazendo milícias de todas as formas possíveis
        o fhc falou mas não teve pulso de fazer !!!!!
        falar mas não teve atitude pois seu governo era fraco demais
        para fazer isso e a lei dos médios o governo tem que ser forte e isso o psdb nunca foi sujeito
        as ongns são patrocinadas pelos estados unidos canada e Inglaterra
        e a DEA que arma os traficantes no mexico e com certeza aqui no brasil também são financiados pelos seus ídolos anglo sionistas

  5. Por Cândido Grzybowski para o jornal Brasil de Fato

    A “ocupação” da Maré

    Será que a nossa cidade é republicana e democrática o suficiente para se estruturar segundo os direitos civis de liberdade e igualdade de todas e todos?

    O Complexo da Maré é um denso território onde vivem mais de 130 mil pessoas, auto-organizadas em dezesseis favelas. Estas existem porque seus moradores resistem à exclusão da cidadania e lutam pelo direito de ser parte da cidade do Rio de Janeiro. Mas será que a nossa cidade é republicana e democrática o suficiente para se estruturar segundo os direitos civis de liberdade e igualdade de todas e todos, sem discriminações, respeitando e valorizando a genial diversidade que nos caracteriza? Afirmo aqui o que muita gente do “asfalto” sente e pensa sobre o Complexo da Maré: um lugar perigoso, mas de passagem obrigatória, pois artérias fundamentais de mobilidade urbana – Avenida Brasil, Linha Vermelha e Linha Amarela – cruzam ou circundam o território. É simbólico que o Complexo da Maré seja também conhecido como “Faixa de Gaza”.

    O fato é que a população do Complexo da Maré sempre dependeu mais de si mesma do que da atenção de políticas públicas, como é seu direito cidadão. Virou, por isto mesmo, presa fácil de milícias privadas e facções de traficantes, que estabeleceram a sua lei armada como norma para o conjunto e base para seu negócio. A Polícia, quando não conivente com o crime e dele tirando vantagens, sempre viu o território das favelas como espaço inimigo a ser simplesmente contido. A exclusão e segregação social e territorial das favelas com o asfalto erigiu muralhas simbólicas, mas fortemente armadas na nossa cidade. Parece que a política de segurança vigente é mais para proteger a cidade das favelas e seus habitantes do que garantir direitos iguais de segurança, de ir e vir, de não sofrer violência para todas e todos que compartimos a cidade do Rio de Janeiro.

    Agora se anuncia a “ocupação” do Complexo da Maré com apoio da Forças Armadas. É bem simbólico ser “ocupação” o que poder público escolheu fazer nestas estratégicas favelas. Trata-se de “ocupação” real, com blindados, armamento pesado, helicópteros e todo o arsenal de guerra. Palavras são palavras, mas carregam intencionalidades, sentidos, transmitem concepções e são parte de modos de ver a realidade. No caso é “ocupação militar” de parte favelada da cidade, aquele lugar de nossa passagem obrigatória, e não “libertação” de território urbano de traficantes e milicianos para promover a cidadania. Trata-se de ocupar militarmente um território de 130 mil habitantes – que clamam por dignidade e justiça, por direitos de ser cidade também – para proteger outros, de fora das favelas. Aliás, não se esconde o tempo de duração da “ocupação” militar da Maré… até depois da Copa do Mundo de Futebol. É evidente que a lógica excludente e segregadora vigente em nada vai mudar neste curto período.

    Digo e repito se for necessário: a decisão política de ocupar a Maré, acordada nos três níveis de poder do Brasil – governos municipal, estadual e federal – não visa libertar e promover a plena cidadania de 130 mil moradores do Rio vivendo no Complexo da Maré. Pode até significar um alívio e ser saudado por moradoras e moradores o fato de não ter que conviver no cotidiano imediato com traficantes e milicianos. Sorte que são as Forças Armadas a ocupar o território e não só a Polícia Militar do Rio. Mas que acontecerá após, quando a força de ocupação se recolher aos quartéis?

    Mas tudo isto ainda pode ser mudado. A ideia de “pacificação” – melhor seria libertação – é uma grande proposta. Precisamos que nosso bem comum, a cidade do Rio de Janeiro e toda a Região Metropolitana, seja de fato um bem comum, de todas e todos, território de vivência plena da cidadania na nossa diversidade, sem discriminações e segregações, com dignidade e paz. Juntemo-nos para cobrar isto de nossos governantes. Esta é uma tarefa de todos que aqui vivemos. Devemos afirmar em alto e bom som que as favelas são cidade, são territórios de cidadania, que devem ser integrados à cidade e potencializados enquanto tais, naquilo que são e que seus moradores e moradoras reivindicam como legítimo direito. É pouco, muito pouco, simplesmente mudar de forças armadas para a ocupação dos territórios.

    O clamor é por liberdade, participação, livre circulação, direitos por educação de qualidade, de saúde, de moradia, de lixo e esgoto recolhidos, de poder ter um endereço e anunciá-lo sem ser discriminado na rua, no trabalho, no órgão público. Ser favelado é ser uma pecha, mas sim ter uma identidade de quem sabe resistir e lutar por direitos. Acolhamos as favelas como força cidadã de transformação de nossa cidade em um território de convivência, compartilhamento e cuidado, bom de se viver para todas e todos. Temos importantes eleições neste ano para dizer que não queremos ocupações e sim libertações de privações, violências e negações de direitos, de privilégios de ricos e poderosos. Segurança sim, como direito de todo mundo, das favelas e do asfalto.

    http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/136531/C%C3%A2ndido-Grzybowski-discute-cidadania-na-Mar%C3%A9.htm

  6. “””Será que a nossa cidade é republicana e democrática o suficiente para se estruturar segundo os direitos civis de liberdade e igualdade de todas e todos?””””
    E voce deve achar esse cara o supra-sumo desses assuntos né! kkkkk
    Direitos e liberdades,esquecem-se que antes de tudo vem DEVERES coisa que este povo boçal que confunde Cultura com Folclore e Educação com Escolaridade desconhecem a alem de tudo foi doutrinado a esperar do estado tudo o imaginavel.
    A Educação é moral e é atributo das familias mas as pessoas alegam não terem tempo para educarem seus filhos mas lhes sobram tempo pra tudo pra encherem a cara se drogarem praticarem ilicitos,desvios de cponduta e por ai vai.
    Nem o Estado e nem a propria sociedade são obrigados a aturarem as mal criações.Então quando seus reizinhos e rainhazinhas crescem por serem mal educados e abusados saem para a vida para ganharem a mesma e aqui fora é a lei do cão.depois recebe uma ameixa de aço por dentro da cara e é mais um silva que a estrela não brilha.
    Nada justifica a aquele que somente quer ter direitos sem fazer por onde merece-los.
    Abra uma empresa e não especifique regulamento e metas e vera ao final o que vai dar.
    Como começar do zero educando,conscientizando aquele que aprendeu que merece tudo ouvindo isso de um encantador de multidões que apenas quer se fazer na vida as custas dos otarios.
    Direitos são para cidadões que vivem em sociedade e fazem parte da mesma e não para quem se faz de merecedor apenas usando duas operações matematicas divisão e subtração,desconhecem o que é somar e multiplicar.

  7. O caras estão la não é para fazerem ação social e sim para inibirem o crime.
    Não são soldados comuns,são Paraquedistas do exercito Brasileiro que servem no Rio de Janeiro e acostumados a realidade da nossa cidade.
    O que tem la são bandidos covardes que usam do anonimato e da covardia de atirarem escondido para levarem o caos so isso pois são frangas não tem coragem de cairem pra dentro.Usam dos anseios dos que necessitam para insulflarem-nos e em meio a eles promoverem a desordem.Na verdade usam o povo de escudo com a finalidade que inocentes venham serem atingidos para tirarem partido disso.
    Na boa,ao bater de frente com eles o pensamento deve ser um so,que chorem as mães deles.

  8. Viva a democracia viva a liberdade não é mesmo!Então que demos ainda mais liberdades aos reivindicantes.
    Que lindo isso olhem e bomba nos guetos http://www.youtube.com/watch?v=9Wwp76w5WY4
    Cidadão decente cumpridor de seus deveres tem apenas um dieito,o de viver recluso dentro da propria casa enjaulado temendo a propria sombra.

  9. Um sistema inoperante corrompido com um governo bandido abrem a oportunidade de juntarem os anseios do povo com o oportunismo covarde da criminalidade.
    Desde a invasão da Vila Cruzeiro o efetivo de meliantes passaram a habitarem as matas no entorno do Rio de Janeiro e areas do grande Rio.
    Todo mundo sabe disso,os caras ja vivem como guerrilheiros e era tão facil desbarata-los pois precisam de provisões e jamais ninguem se interessou e porque heim?Sera que por traz do descaso existem outros meios,outros propositos?
    Se nas greves de PMs e Bombeiros no RJ e BA vimos a bancada Evangelica manipulando não é ou as escutas vazadas são falsas.As escutas foram feitas pela inteligencia nacional e vazadas de forma anonima na Rede Globo para mostrar ao povo o que estava por traz.
    O problema do Brasileiro é que lhe apresentam manchetes e sem mesmo tomar conhecimento da materia e muito menos analisar as entrelinhas sai arracando a calçinha pela cabeça e descabelando a peruca.O que não faltam são esquizofrenicos de ocasião e especuleiros de plantão.

  10. “Nascimento voce deve ser favoravel ao Estado legislar sobre as familias,a liberalização das drogas,a vulgarização da sexualidade né!Pois aqueles que tu e outros fazem apologia tentam a todo custos implantarem esses metodos de descaracterização da sociedade afinal de contas um povo zumbi drogado,boiolizado e sem poder ate dentro de sua casa se torna mais fragil para se manipular e doutrinar.”

    Sobre as mulheres

    Em uma país onde 26% dos homens acham natural mulheres merecerem ser atacadas por mostrarem o corpo. Onde desde 1980 até o presente 100 mil mulheres foram brutalmente assassinadas, e que pelo menos 70% dos assassinatos são praticados por maridos ou ex-maridos, namorados ou ex-namorados, noivos e ex-noivos. Aqui se mata a mulher por achar que é sua propriedade.

    Homofobia

    Não sejamos ridículos; quem escolheria a homossexualidade se pudesse ser como a maioria dominante? Se a vida já é dura para os heterossexuais, imagine para os outros.

    A sexualidade não admite opções, simplesmente é. Podemos controlar nosso comportamento; o desejo, jamais. O desejo brota da alma humana, indomável como a água que despenca da cachoeira.

    Mais antiga do que a roda, a homossexualidade é tão legítima e inevitável quanto a heterossexualidade. Reprimi-la é ato de violência que deve ser punido de forma exemplar, como alguns países fazem com o racismo.

    Os que se sentem ultrajados pela presença de homossexuais na vizinhança, que procurem dentro das próprias inclinações sexuais as razões para justificar o ultraje. Ao contrário dos conturbados e inseguros, mulheres e homens em paz com a sexualidade pessoal costumam aceitar a alheia com respeito e naturalidade.

    Negar a pessoas do mesmo sexo permissão para viverem em uniões estáveis com os mesmos direitos das uniões heterossexuais é uma imposição abusiva que vai contra os princípios mais elementares de justiça social.

    Os pastores de almas que se opõem ao casamento entre homossexuais têm o direito de recomendar a seus rebanhos que não o façam, mas não podem ser fascistas a ponto de pretender impor sua vontade aos que não pensam como eles.

    Afinal, caro Maluquinho, a menos que seus dias sejam atormentados por fantasias sexuais inconfessáveis, que diferença faz se a colega de escritório é apaixonada por uma mulher? Se o vizinho dorme com outro homem? Se, ao morrer, o apartamento dele será herdado por um sobrinho ou pelo companheiro com quem viveu trinta anos?

    Sobre a política de combate as drogas. Eu só li Orlando Zarcone em “acionistas do nada” do qual extrai este trecho.

    – Por que esses números?

    – Há uma distribuição desigual da repressão. A polícia seleciona quem vai preso segundo alguns critérios. Por exemplo: segundo o espaço. Na Barra só teve três flagrantes porque o tráfico é feito dentro dos condomínios. Precisa de ordem judicial para entrar. É muito mais fácil atuar no espaço público do que no privado. Outro exemplo: o estereótipo do delinqüente. Um garotão da Zona Sul pego com 10 trouxinhas tem muito mais chances de entrar como usuário do que como traficante. Já com um garoto da favela acontece o contrário.

    – A que conclusões você chega?

    – Hoje o encarceramento dos pobres no crime do tráfico tem sido algo que exerce uma função de controle social terrível. O ex-governador Nilo Batista dizia que essa guerra contra as drogas era irracional porque mata mais que as drogas. Mas eu acho que existe uma função oculta por trás dessa guerra. Há uma lógica de controle das classes “perigosas”. Assim, o Estado exerce o controle das favelas através desse discurso da guerra contra as drogas, que justifica proibição de bailes funk, toques de recolher etc. Está morrendo gente dos dois lados e as drogas continuam.

    Quanto a me achar o supra-sumo….

    Bom! muito obrigado!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    PS: Raramente ligo a Televisão

  11. Que diarréia cerebral heim Nascimento kkk me referi a aquele que voce copia o texto para republicar aqui e não a voce como sentir-se o supra-sumo kkkk Viaja heim,mas isso é defeito de comunista viaja no oportunismo populista e se toca da realidade apenas quando cai na cadeia.

  12. a primeira subida do morro que teve treinaram nos de são Paulo aquela rapaziada nos quarteis já virando zero por zero e um por um já falava se for para la eu vou matar e foi um zumzum zum no quartel até que chegou no ouvido dos estrelas ai ficaram com medo de começar um fuzuê geral ,eles queriam mandar nos tudo periferia a mesma coisa que os morros no rio tomar conta dos outros periferias
    podia acontecer duas coisas ou nos arrebentava com tudo pois não fomos treinados para subir o morro corretamente mas sim para defender o pais e começasse uma guerra civil
    ou poderíamos nos juntar coma a periferia e lutar lado a lado
    no final quem subiu o morro foi o próprio exercito do rio
    moral da historia para esse bando de bolha quem comandava o ALEMAOS NO RIO antigo PQD CORRETO
    QUEM COMANDAVA A MARE ANTIGO PQD CORRETO ]
    quem controla as milícias ,pm e militares de vários tipos
    então ze povinho hoje estsa muito melhor pois os soldados são instruídos de outra forma mas toda vez que sobe mais o morro aprende a se portar como um infante vocês estão apenas ensinando e treinando antes so apolicia subia hoje policia federal exercito marinha
    ou descriminaliza ou vai ser um dois mil volts espalhado para todos os estados e os piores serão são Paulo e rio aonde tem muita gente aglomerado
    mas para descriminalizar tem que ser um governo verdadeiramente forte !!! pois tem que bater de frente com uma turma de ze povinho que adora ver a carnificina nas periferias brasileiras ,mas um dia chega em todo mundo

Comentários não permitidos.