Ex-ministro alemão diz que Dilma bloqueou fim do acordo nuclear Brasil-Alemanha

Cooperação iniciada na ditadura militar quase foi encerrada em 2004, por iniciativa dos então ministros dos Meio Ambiente Jürgen Trittin e Marina Silva. Dilma, na época chefe de Minas e Energia, teria barrado anulação.

As usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2, no Rio de Janeiro

O polêmico Acordo Nuclear Brasil-Alemanha, base para a construção das usinas nucleares em Angra dos Reis, estava perto de ser encerrado em 2004 e hoje continua em vigor, afirmou nesta terça-feira (08/04) o político do Partido Verde Jürgen Trittin, na época ministro alemão do Meio Ambiente.

Durante um debate em Berlim sobre a ditadura militar brasileira, Trittin lembrou um episódio daquele ano. Segundo ele, a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, interferiu nas negociações que poderiam levar ao fim do acordo.

“Na época, eu e a Marina Silva [então ministra do Meio Ambiente] estávamos seguindo a mesma linha”, contou Trittin, cujo partido é contra energia atômica. “No entanto, outra ministra, chamada Dilma Rousseff, tinha uma ideia totalmente diferente do que estávamos discutindo e pressionou para outro acordo ser assinado.”

Questionado pela plateia porque ele, como ministro, não encerrou unilateralmente o acordo, Trittin respondeu que o Partido Verde fazia parte de um governo de coalizão com os social-democratas e era difícil chegar a um consenso interno sobre o tema.

Trittin fez um apelo para que o atual governo alemão ponha um fim à colaboração entre os dois países na área nuclear: “Temos de reconhecer a responsabilidade da Alemanha perante o mundo e falar que não vamos mais cooperar nesse tema.”

                                                                                       Whitaker, Lisboa, Bartelt e Trittin durante debate em Berlim

“Considero praticamente impossível que o governo brasileiro encerre esse acordo”, disse Chico Whitaker, da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares.

Para ele, um dos empecilhos para a anulação do acordo está na posição da presidente Dilma Rousseff. “É muito difícil ir contra o pensamento tecnocrático de Dilma”, disse ele à DW. “Para ela, que veio do Ministério de Minas e Energia, é complicado ir contra essa política.”

Segundo Whitaker, alguns setores do governo até gostariam de resolver a questão, mas ainda falta coragem para a maioria se manifestar contra o pacto. “O pedido que fazemos ao governo alemão é que não se iniba em quebrar unilateralmente esse acordo.”

Dois pesos, duas medidas

O polêmico acordo nuclear assinado por Brasil e Alemanha em 1975, durante o regime militar, e seus riscos e consequências para a sociedade brasileira foram discutidos num debate da série Brasilientage.

A vigência inicial era de 15 anos, podendo ser prorrogada automaticamente por períodos de cinco anos caso não fosse encerrada por nenhuma das partes. Desde então, o acordo já foi prorrogado quatro vezes e deve ser renovado por mais meia década em novembro de 2015. Para o acordo ser anulado, uma das partes precisa manifestar seu desejo de cancelamento com pelo menos um ano de antecedência.

Durante uma acalorada discussão, ativistas do setor energético do Brasil afirmaram acreditar que não há vontade política por parte de Brasília para encerrar o pacto. Sendo assim, eles fizeram um apelo para que a Alemanha anule, de maneira unilateral, o acordo.

O mediador do debate, o chefe do escritório brasileiro da Fundação Heinrich Böll, Dawid Bartelt, acusou o governo alemão de ter uma política de dois pesos e duas medidas em relação à sua estratégia energética.

“Enquanto a Alemanha proibiu o funcionamento das usinas nucleares dentro de suas fronteiras, o governo ainda mantém a estratégia de exportação desse tipo de energia, e é por isso que esse acordo com o Brasil não é rescindido”, disse Bartelt. “O governo alemão deveria se envergonhar de agir assim”, completou.

Whitaker criticou a política energética brasileira, qualificando-a de “opaca”, e disse que os militares ainda estão no controle do programa nuclear brasileiro. “A política energética no Brasil é insana”, avaliou o ativista.

A socióloga Marijane Lisboa, uma das organizadoras do Brasilientage, cobrou uma resposta do governo da chanceler federal Angela Merkel. “A Alemanha tem parte da responsabilidade de qualquer acidente nuclear que venha a acontecer no Brasil”, disse.

Brasilientage

Os 50 anos do golpe de 1964, que transformou o Brasil numa ditadura militar por mais de duas décadas, estão sendo lembrados com uma série de eventos no Brasil e na Alemanha até o fim do ano.

De março a novembro, o grupo teuto-brasileiro Nunca Mais – Nie Wieder organiza seminários, debates, ciclos de palestras, exposições de arte e mostras de filmes e documentários em ambos os países.

O evento terá um encerramento simultâneo, em novembro, em Berlim e São Paulo. A ideia dos organizadores é que o fim das atividades coincida com a entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade.

Fonte: www.dw.de

13 Comentários

  1. Os militares ñ conseguiram a Nuck, e nós só temos dua (2) usinas nucleares, se tivessemos + umas cinco(5) , possivel/ ñ estaríamos quase em um racionamento de energia;nesses momentos de estiagem prolongada e q a energia nuclear prova q é necessária…

  2. O que dizer???? Já não basta as pragas vermelhas nacionais que vivem de mimi por aqui e ainda por cima temos que aguentar ouvir esses gringos corsários metendo a colher em assunto que mal e porcamente conhecem.A dona gerentona é mais macho que muito homem por aí e apesar de ter voltado atrás na política de juros foi durona em muitos assuntos.
    Bom… so de ter se negado de comprar F/A-18 já tem o meu respeito.
    Sobre o mimi vermelho e a comissão da verdade parcial tem um vídeo que compartilhei no Facebook e gostaria de compartilhar com os colegas de forum.
    Esse cara foi o único guerrilheiro que valeu à pena e teve coragem de sequestrar o embaixador americano e hoje assumir que sua motivação no passado está hoje errada e anacrônica.
    http://m.youtube.com/watch?v=Fm_pZXRTo30#

  3. É cada merda que a gente tem que ler. Esses ambientalistas devem ter faltado todas as aulas de geografia no ensino médio só pode… Só quero ver os dados, as estatísticas para eles provarem por A+B que devemos abandonar a energia nuclear. Até lá, não passam de idiotas úteis. A indústria do petróleo agradece encarecidamente o serviço desses atrasados mentais digo pessoas muito bem intencionadas(das quais o inferno tá cheio).

    “Na época, eu e a Marina Silva [então ministra do Meio Ambiente] estávamos seguindo a mesma linha”, contou Trittin, cujo partido é contra energia atômica. “No entanto, outra ministra, chamada Dilma Rousseff, tinha uma ideia totalmente diferente do que estávamos discutindo e pressionou para outro acordo ser assinado.”

    – Parabéns, ganhou alguns pontos comigo, prova de que ela pelo menos não é uma traidora apátrida e que entende pelo menos alguma coisa de energia.

    “Whitaker criticou a política energética brasileira, qualificando-a de “opaca”, e disse que os militares ainda estão no controle do programa nuclear brasileiro. “A política energética no Brasil é insana”, avaliou o ativista.”

    -Aliás, qual é o diploma desse dito ativista na área de Energia? É engraçado, porque será que quase nenhum ativista tem formação na área? Vai entender…

    Fazendo uma rápida pesquisa sobre esse tal de Whitaker, olha só o que achei:

    “Francisco “Chico” Whitaker Ferreira (nascido em 1931) é um arquiteto, político e ativista social brasileiro. Um católico devoto, Whitaker se inspira na Teologia da Libertação e mantém laços estreitos com a Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Whitaker se filiou ao Partido dos Trabalhadores em 1988, sendo eleito vereador pelo PT a uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. Atuou como líder do governo de Luiza Erundina. Em 2006, desliga-se do partido.”

    Depois os arquitetos reclamam quando nós engenheiros fazemos piadas com eles… Isso que acontece quando o cara se mete em área que não compreende. Arquitetura se quer física 1 e cálculo 1 tem, quem dirá física nuclear e cálculo de reatores… Já até imagino qual deve ser a solução dos problemas energéticos da humanidade para ele: eólica e solar, acertei? O grande ouro de tolo desse século na área de energia.

  4. Dilma fez muito bem,
    já estes vermes verdes, não são nada confiáveis, suas ONGs são ninhos de agentes extrangeiros…

    Os eco-pilantras de todo o “ocidente”, com grande ajuda da rede Globo et caterva, fizeram o maior escândalo com Usina de Belo Monte, por que vai inundar alguns km de floresta. Más ficaram de bico calado quando houve durante meses, o mega derramamento de petróleo de um poço da British Petroleum no Golfo do México, ou quando as F.A do EUA utilizam bombas com urânio empobrecido, contaminando todo o meio ambiente, reina silêncio absoluto! Dois pesos e duas medidas….

  5. É surpreendente, para não dizer vergonhoso, que passados mais de 68 anos do fim da WW2, na qual nosso país participou apenas sob ajuda americana, pois tínhamos zero de poder bélico (o que tínhamos, e praticamente não mudou ainda, era só poder policial e de guerrilha – exército fraco, marinha fraca, e na época, zero força aérea), não tenhamos mudado esse quadro de maciça dependência externa de tecnologia. Que compromete demais nossa capacidade de defesa e autodeterminação.

    E mais uma vez relembrando aos néscios em geoestratégia – nossa capacidade de defesa deve ser voltada contra os lobos do planeta, que são os únicos que podem nos retalhar ou destruir, facilmente hoje.
    Não venham com histórias de equilíbrio de forças na América Latina e do Sul por favor. Ou querem que tenhamos equilíbrio com nações que não chegam aos nossos pés? Quem pensa assim é entreguista mesmo, seja de forma consciente e maldosa ou leviana e inconsequente.

    Então, afinal, quando vamos caminhar com nossas próprias pernas?
    Até quando vamos ficar com essa dependência permanente de assessoria e boa vontade externa com nossa falta de desenvolvimento tecnológico próprio?

    Tudo bem que estamos vivendo, agora, uma fase de globalização tecnológica, onde mesmo jatos top americanos são recheados com peças de n fornecedores, até de inconvenientes. Porém, nos países desenvolvidos , isso se dá por conveniência e não por obrigação e necessidade.
    Vejam o caso da China (e dos outros países desenvolvidos, esses porém de forma bem discreta)… não sabem fazer tal coisa então a adquirem, compram, ou até roubam ela ou seus projetos, para fazer um verdadeiro raio X e aprenderem como é feita.
    Ou, será que os EUA fizeram convênios tecnológicos nucleares com China e Rússia sobre seu independente e bilionário projeto atômico?



    Não adianta, o futuro é hoje,temos que injetar muito dinheiro em nossas universidades e institutos de pesquisas, e implantar a cultura de laboratórios de ciências em todas as nossas escolas, para mudar esse quadro de falta de autodeterminação brasileira científica.




    Já essa tal de Marina deveria receber uma passagem só de ida para o Sol. Pois com ela nosso país vai deixar de existir como o herdamos de nossos ancestrais. Essa mulher é uma verdadeira agente dos Lobos. Lá no exterior devem encher sua bola de elogios e salamaleques, e a vendida fica se achando a tal, mesmo que para isso destrua seu país. Não passa de uma personalidade carente de autoafirmação e carregada de vaidades.
    Xô Marina!!!!!.

  6. A ÚNICA decisão acertada dessa mulher.
    Só que em se trantando de quem são, não se sabe quais seriam os interesses por detrás, Afinal…obras, dinheiros público, “investimentos”…

  7. a Alemanha já atrasa o bastante do acordo nuclear brasileiro
    a noticia feita pelo alemão mostra o apoio a candidata marina siva que com toda certeza quer mandar todos os brasileiros para morar em cavernas ,apenas paguem os juros ao itau e esta tudo bem para a triste
    essa aemanh já não cumpre varias partes do acordo e uma era o financiamento da nova usina nuclear isso com a ajuda do partido verde de la com os daqui que se puderem internacionalizam a amazonia brasileira dizendo que é para o bem da humanidade
    e a dilma mandando bem novamente ,essa oposiçao querendo podar o desenvolvimento nuclear brasileiro rsrs entreguistas nato !!!

  8. Virou moda agora ser ativista e falar da “Ditadura”! O domínio da energia nuclear e de armas nucleares é (infelizmente) o único meio de dissuasão eficaz contra qualquer intervenção estrangeira e o Brasil JAMAIS poderá abrir mão disso! Gostaria também de saber quem financia estes “ativistas”…
    E pra cambada de esquerdeopatas esquizofrênicos que tanto martelam o regime militar hoje pergunto…. os militares ficaram 20 anos no poder, com alternâncias de chefes de estado…. e Cuba que tanto defendem? Não seria o mesmo …e piorado? Em 30 anos de regime civil não conseguiram fazer pelo país metade do que os militares fizeram (e não sou a favor de regimes militares)… falam de mortos e desaparecidos (tb não sou a favor disso) mas e a violência e impunidade insana que hoje estamos vivendo? Trafico de drogas e marginalidade descontrolada !!! Corrupção desavergonhada e incompetência total e institucional do estado decretada!!! Se colocarem as coisas com seriedade na balança descobrirão (pois são cegos e obstinados pelo aparelhamento fisiológico do estado) que deveriam ficar quietos e trabalhar mais, com mais competência, seriedade, profissionalismo, zelo, patriotismo, justiça social (e criminal) fazendo deste país um lugar sério ao invés de criarem subterfúgios para justificar o injustificável!
    Abraços,

  9. A energia nuclear veio para ficar,e não adianta espernear,quero ver quando a Alemanha não puder mais se sustentar com a energia de suas hidreletricas eles voltarão corendo para a energia nuclear,entendo que os acidentes ocoridos na Russia,e no Japão foram asustadores mas imaginem se o homem parace de se desenvolver somente pelo fato de aver riscos de acidentes,ja imaginaram se o homen tivece desistido com o primeiro acidente com os trens a vapor,ou dos navios,carros,aviões,pois todos estes meios já sofreram acidentes,com vitimas o que temos de fazer é estudar meios maiores e melhores de segurança,SE OS ALEMÃES QUIZEREM PARAR QUE PAREM MAS O BRASIL NÃO DEVE PARAR MUITO PELO CONTRARIO DEVE INVESTIR MAIS E MUITO MAIS, NO FUTURO AS USINAS NUCLEARES SERAM TÃO DESENVOLVIDAS QUE SUAS DIMENSÕES SERAM 10 OU ATE 20 X MENOR QUE AS DE HOJE E COM CAPASCIDADES SUPERIORES DE PRODUÇÃO DE ENERGIA sera uma grande perda para o Brasil se os Alemães desistirem do acordo mas outros parceiros se apresentaram ao Brasil e ai seram os Alemães que diram tivemos uma grande perda ao desistirmos da parceria com o BRASIL.O AZAR É DELES.

  10. Esses ongueiros verdes gostam de dar palpites sobre temas que não entendem. Qual deles que participam desses debates contra a energia nuclear são especialistas na área? Apenas entendem de ideologia de esquerda. Alguém perguntou quem os financia. Ora, são os globalistas neomalthusianos que querem reduzir a população da terra para um bilhão de habitantes. Essa elite nefasta só quer os benefícios do desenvolvimento para si. Os outros, querem tratar apenas como bestas de carga que fazem o trabalho pesado.

  11. BOÇAL o governo Alemão não exporta esse tipo de energia e sim sua tecnologia e recebe muito bem pra isso.
    O problema dessa hipocrisia ativista é que querem na marra se fazerem a verdade impondo sobre o pais e a sociedade o que querem.A grande maioria de tão boçal nem percebe que trabalha indiretamente para propositos condicionadores estrangeiros.Chega a ser um metodo assimetrico de usar slogans da moda para imbutirem orquestrações.

Comentários não permitidos.