Base alemã tem papel central no programa de drones dos EUA, diz imprensa

Sem a base militar de Ramstein, a guerra com drones dos militares americanos não seria possível, afirma um ex-controlador desses aviões não tripulados.Dec. 17 airpower summary: Reapers touch enemy forces

A base militar dos EUA em Ramstein, na Alemanha, teria desempenhado um papel muito mais importante do que o conhecido até o momento no emprego de aviões não tripulados, os chamados drones, de acordo com notícias veiculadas na mídia alemã.

Segundo as emissoras NDR e WDR e o jornal Süddeutsche Zeitung, em Ramstein as imagens captadas por esses aparelhos (cujo uso é polêmico do ponto de vista do direito internacional) são analisadas e comparadas com informações de inteligência.

Além disso, a base aérea situada no estado da Renânia-Palatinado estaria sendo usada como estação retransmissora de comandos de controle para a frota de drones em operação no mundo.

Até agora pensava-se que apenas ataques com drones na África seriam controlados a partir da Alemanha. Após denúncias semelhantes, publicadas pela imprensa alemã no ano passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, havia declarado que a Alemanha não é base para o controle de ataques aéreos de drones.

A partir desta semana, a comissão de investigação sobre o escândalo da Agência de Segurança Nacional (NSA) no Parlamento alemão se ocupa também da questão das aeronaves não tripuladas.

Questionado, o governo alemão declarou que o governo dos EUA havia lhe assegurado que missões de aeronaves armadas movidas por controle remoto não decolam nem são comandadas de bases americanas na Alemanha.

0,,16232529_404,00

As pesquisas da mídia alemã, no entanto, apontam que Ramstein desempenha um papel central no planejamento e controle dos drones no Paquistão, no Iêmen, na Somália e em outros países.

O ex-controlador de drones Brandon Bryant disse às emissoras e ao jornal que, “sem a Alemanha, a guerra com drones dos militares americanos não seria possível” devido à grande distância entre os controladores nos EUA e as áreas de operação das aeronaves.

As informações veiculadas pela mídia alemã se baseiam em documentos militares americanos e no depoimento de Bryant, que foi controlador de drones até abril de 2011 no Novo México, nos EUA.

MD/afp/dpa

Fonte: dw.de

10 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    A Alemanha sempre foi reconhecida como um paiol do poderoso armamento americano na Europa,ali se encontra estocado muitas bombas nuclear e muitos soldados americano.
    .
    A Alemanha para o governo americano é um imenso forte apache;coisa igual a isso se fosse em algum país latino,os europeus diriam que coisa de 3º mundo !
    .
    Não é a toa que o governo americano marca colado nos alemães,bem ao estilo da Gestapo,com as suas bisbilhotices….que consideração…rsrsrsr…é assim que eles tratam os sues aliado mais caninos…. 😉

  2. a alemanha um pais que perdeu a guerra dominado politicamente e militarmente pelos estados unidos
    fazem o que querem no territorio alemao
    alemanha refém dos yankes !!

      • “E o que a tal Crimeia vai ser mesmo dos russos ???…”

        Boa!

        Enquanto os aliados dos americanos se desenvolveram e enriqueceram os aliados dos russos, na maioria, continuam pobres e afundados em crises e corrupção.

    • Graças a cooperação com EUA a Alemanha é um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo, ao contrário de todo mundo que viveu sobre a influência russa.

      O que aconteceu memo com a parte alemã que ficou com os russos?
      Atraso, pobreza, ditadura e corrupção, incompetência e etc…

      Graças aos EUA a Rússia não Ferrou com a Alemanha inteira.
      Pergunte a um alemão de que lado ele gostaria de ficar.

      A cooperação com os EUA nunca impediu que empresas alemãs se desenvolvessem e conquistasem grandes mercados internacionais.
      Tanto que hoje as tecnologias industriais alemãs estão muito á frente das russas.

  3. Qual a novi//?Sempre foi usada tantos pelos iankss como pelos Russos , ex URSS;assim como às bases da Turquia, Italia, Australia, Espanha e até da Colombia onde os drones do tio samtanás entram no território Brasuca e dos hermanos, em especial a Venezuela….então qual a novi//?Temos q aprender a nos defender dos memso e p ontem….Sds

    • “drones do tio samtanás ”

      Com todos os massacres e assassinatos que os russos cometeram muita gente no leste Europeu acha que satanás é o Urso. Tanto que muitos países se aliaram à OTAN na primeira oportunidade que tiveram.

  4. E nó criamos mal e porcamente a UnaSul q já nasce de países sem FAs c peso,ie, realmente bem armadas e capazes de fazer frente , de forma convencional, a um qlq país da UE, nem digo os iankss, p ser o contraponto a otan…medo mesmo deles e de sua política externa expansionista…temos em mente às invasões acontecidas abaixo do rio grande ..sds.

Comentários não permitidos.