Reunião não põe fim a impasse entre EUA e Rússia quanto à Ucrânia

Kerry e Lavrov, em Paris (Reuters)Chanceleres se reuniram em Paris, mas mantiveram impasse quanto à Ucrânia

Estados Unidos e Rússia não entraram em acordo quanto à crise ucraniana, após quatro horas de reunião bilateral em Paris, informou neste domingo o secretário de Estado americano, John Kerry.

Kerry afirmou que os EUA ainda veem a intervenção russa na Crimeia como “ilegal e ilegítima”.

Mais cedo, o chanceler russo Sergei Lavrov havia dito que a prioridade russa é garantir a neutralidade e a federalização da Ucrânia – de forma que haja representação política de todos os grupos de interesse do país, incluindo populações étnicas russas no leste e sul.

Também disse que a Rússia “concordou em trabalhar com o povo ucraniano em busca de prosperidade” e em um processo de reforma constitucional.

Já Kerry disse que a eventual federalização deve ser decidida pelos próprios ucranianos.

E agregou que há “fortes preocupações” quanto à presença de tropas russas na fronteira ucraniana, que segundo ele criam um clima de medo e intimidação.

Apesar das desavenças, alguns analistas ainda veem como positivo o fato de as duas potências estarem mantendo abertos os canais de diálogo diplomático – o que diminui as chances de uma eventual ação militar.

‘Diferenças de opinião’

“Estados Unidos e Rússia têm diferenças de opinião quanto aos acontecimentos que levaram a esta crise, mas ambos reconhecemos a importância de se chegar a uma solução diplomática”, disse Kerry.

Agregou que as duas potências concordaram em trabalhar com o governo ucraniano para definir prioridades, como direitos de minorias, desarmamento de milícias e reformas constitucionais.

Lavrov, por sua vez, negou categoricamente que a Rússia planeje uma invasão da Ucrânia.

Moscou alega que o poder na Ucrânia foi tomado por “fascistas”, que colocam em risco à vida da parte da população que é de etnia russa.

Fonte: BBC Brasil

22 Comentários

  1. Lavrov, por sua vez, negou categoricamente que a Rússia planeje uma invasão da Ucrânia.

    Moscou alega que o poder na Ucrânia foi tomado por “fascistas”, que colocam em risco à vida da parte da população que é de etnia russa.==== Nem vão, se quisessem invadir a Ucrânia já o teriam feito…deixar a Crimeia agr, nunca…fato consumado.sds

  2. Putin chantageia o ocidente com um possível acordo para fornecer gás aos chineses em troca de manter o ocidente calado qnto ao seu expansionismo territorial e a megalomaníaca vontade de reerguer a besta sacrificada (URSS) que quer ressuscitar a qualquer preço… mas como já comentei em outro post, pode ser um tiro no pé dos cossacos… como diz o replicante e reprisante Carlos Argus, “quem viver verá”… 🙂

  3. Segundo o site esquerdalha http://conscienciah.blogspot.com.br/2014/03/ucrania-assina-10000000000-xisto-acordo.html, aconteceu o que eu já previa… rsrsrsrsrsrs… os americanos colocaram um pé, melhor, os dois, bem no coração da eurásia… e o magalomaníaco do Putin ajudou e muito para que isso acontecesse… “grande” jogada do Lavrov… rsrsrsrsrssrsrs… parafraseando alguns russófilos que se descabelam em lambeções de saco ajoelhados frente aos russos, como tivessem nascidos no seio da mãe Rússia !!!… 🙂

  4. por LUCENA
    .
    .
    Os americanos e a sua imprensa ainda acreditam que há impasse nessa história toda da Crimeia …hahahah…acabou…hahahah
    .
    Os russos já anexaram a Crimeia,o povo implantado lá já decidiram ” democraticamente ” que querem ficar submetido à Russia e os babaquaras dos americanos acreditam que fazendo beicinho vai convencer o Czar Pitin em voltar à trás…hahahaha…. vai esperando ! …hahahahah…
    .
    Essa história é só para inglês vê e ludibriar o ego dos americanófilos,pois esse acham que o Tio Sam está cantando de galo nessa história toda…hahahah…os nazistas de plantão, ainda suspiram esperançosos da ajuda da cavalaria rintintim….hahahahah…patéticos !!!..hahhaha

  5. Os ratos russos caíram de boca aberta no queijo Crimeia da ratoeira Ucrânia…

    John Kerry vem apenas fazendo jogo de cena, no teatro diplomático. Não tem mais nada para ele fazer, simples assim.

    Multipolaridade (na qual até o Brasil podia participar de forma mais honrosa e equilibrada com as grandes potências bélicas) foi jogada no buraco pela máfia russa.

    Guerra Fria… de novo?.. Não! Não é preciso se chegar a tanto, pois a simples, velha e conveniente polaridade americana já ganhou… Por isso uma razoável tranquilidade ianque transparece suavemente nas friasbrisas nórticas.

    Quanto a uma pretendida nova bipolaridade sonhada (pois de planejada é só no papel mesmo) pela Rússia, e enterrada pela ex-URSS, só dividindo agora com seus vizinhos orientais cupinzeiros e formigueiros.
    No final… os russos…
    Daqui alguns anos, com sua balança comercial amplamente defasada, pela perda atual de confiança dos europeus, descobrirão que o pedaço de queijo Crimeia, além de ter sido colocado numa ratoeira, ainda estava injetado de chumbinho de malicioso efeito retardado.
    Rsrsrsrs!!!!!!!!!!!!!!



    PS: E parafraseando também o colega GAAV… “Quem viver verá!”

    • Perfeitas conclusões.. mas isso é para quem tem tutano e não para esquerdopatas transgênicos… parabéns…

    • Cara, impressionante como você escreve asneiras!
      Antes respeitava sua opinião, mas depois dessa crise vejo que não passa de um torcedor recalcado e infantil.

      Mude-se para cuba e viva a M que é o comunismo que você defende!

      É claro que não vai fazer isso, pois nem o mais hipócrita aceitaria viver sob ditaduras comunistas.

      Comunista de MCdonalds é uma piada!!!
      Falta hombridade e vergonha na cara.

  6. Troll trolha trolhinha…
    Debaixo do CPU de mesinha…
    Tanto faz gracinha
    Na frente da telinha
    Que mais parece galinha… sem penas… 🙂

    • Caro Blue Eyes.

      Será que existem maiores idiotas que esses?
      Nem precisamos combate-los, o mundo inteiro despreza a opinião deles.
      Fora daqui, em outros blogs, são motivo de piada. todo mundo ri do que eles escrevem.

  7. Como é possível que o representante dos criminosos de guerra dos EUA fale a público europeu, pregue respeito ao “estado de direito”, “direitos individuais”, “dignidade humana”, “autodeterminação”, “liberdade”… sem que os presentes explodam em gargalhadas?

    Washington é o governo que invadiu e destruiu o Afeganistão e o Iraque, à base de mentiras. Washington é o governo que financiou e organizou a derrubada dos governos da Líbia e de Honduras e que está hoje tentando fazer a mesma coisa na Síria e na Venezuela. Washington é o governo que mata com aviões e com drones populações inteiras nos estados soberanos do Paquistão e do Iêmen.

    Washington é o governo que mantém soldados por toda a África. Washington é o governo que cercou Rússia e China com bases militares. E são essas gangues de criminosos de guerra em Washington que, agora, dizem que defendem ideais internacionais contra a Rússia.

    Ninguém aplaudiu o discurso ensandecido e sem sentido de Obama. Mas a evidência que a Europa aceite sem protestar tais e tantas mentiras, de mentiroso conhecido, indica que cresce o impulso em direção à guerra, a favor da qual Washington tanto trabalha.

    Obama quer mais tropas da OTAN estacionadas na Europa Oriental para “conter a Rússia”. Obama disse que reforçar a presença militar nas fronteiras da Rússia daria segurança à Polônia e aos estados do Báltico de que, como membros da OTAN, estariam protegidos contra agressão da Rússia. Essa absoluta sandice foi dita por Obama, embora ninguém tema que a Rússia venha a invadir a Polônia ou os países do Báltico.

    Obama não diz é que efeito a presença aumentada de EUA/OTAN e infindáveis jogos de guerra na fronteira russa terão sobre a Rússia. Será que o governo russo concluirá que a Rússia está na iminência de ser atacada e atacará primeiro? Postura temerária, descuidosa, irresponsável, como a de Obama, é ingrediente sempre presente quando começam todas as guerras.

    Ao dizer que “a liberdade não é grátis”, Obama pressiona a Europa Oriental para que ponha mais dinheiro para construir-se militarmente para confrontar a Rússia.

    A posição do governo dos EUA e de seus estados fantoches (Europa Ocidental e Oriental, a Grã-Bretanha, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, a Geórgia, o Japão) e outros aliados comprados com sacos cheios de dinheiro é a de que a violação, pelos EUA, da lei internacional – tortura, invasão de estados soberanos, por invasores acobertados por mentiras, golpes e mais golpes mais derrubar governos eleitos democraticamente que não se curvem aos EUA – nada é senão “o país indispensável e excepcional”, levando “liberdade e democracia ao mundo”. Mas a Rússia, ao aceitar a autodeterminação do povo crimeano, que livremente opta por se ligar à Federação Russa, seria “violar a lei internacional”.

    Mas e que lei internacional os EUA e seus fantoches ainda não violaram?!

    • A de vir qualquer um na internet e dizer asneiras.. A de ATÉ existir uma deep internet alternativa muito usada para n crimes, perversidades e loucuras… A de qualquer um que tenha méritos pessoais vir a se tornar milionário, pertencendo ou não a este ou aquele partido político… de mulheres serem donas de suas vidas, de existirem órgãos privados de imprensa etc etc =
      LIBERDADE

      Mas mentes tacanhas e programadas por idiotas psicopatas do passado não entendem como ela é espinhosamente mantida…
      … que para que a “Liberdade do Mérito” (imperfeita é verdade) se mantenha no mundo, seus defensores precisam fazer faxinas em podridões pseudo socialistas e tirânicas de vez em quando.

      As loucuras brutais e desonrosas que membros do Talibã, Sadan, Kadafi, com seus parentes, e vários outros, faziam com sua própria sociedade, e as articulações criminosas na cena internacional germinadas por eles, já foram esquecidas?
      Suas vítimas… milhares de jovens mulheres friamente violentadas e mortas, crianças, homens e idosos brutalizados de várias formas e mortos ao longo de suas lideranças imechíveis… são memórias vivas dolorosas nos corações de seus amigos e familiares vivos.

      Contudo, é bom se estar atento que LIBERDADE, num mundo de loucos, tem alto custo… de dinheiro e vidas também.
      Nosso Brasil estará disposto a pagar esse preço?

      Estados Unidos não são perfeitos, e nenhuma nação o é, mas qual a alternativa bélica, política, cultural e econômica?…………………………………………………………………Brasil…….mas nossa hora não chegou ainda, ela será bem mais para frente.


      Mas claro, gosto é gosto, quem acha que China, Rússia, Cuba etc podem ser modelos para o mundo, que continuem se deliciando com esses abacaxis azedos.



      Referendo da Crimeia legítimo… feito dum dia para o outro e entupido de tropas russas sem insígnias, então tá!!!!!!!!!!!!!!!! Ahh! mas os EUA foram maus aqui e acolá pois andaram pisando numas baratas benéficas e boazinhas, logo está tudo correto…
      Meu Deuses! Diria o mestre Tiririks.

  8. 🙂 🙂 🙂 Momento graça de graça; um oferecimento: sabão lava-trouxa… para quem lava muita falcatrua com sabão de soda, pois é soda aguentar nossos líderes em falcatruas… tira até manchas de petróleo !!!…

    lula é levado p/o hospital em estado grave.
    Depois de examiná-lo, o médico informa aos que o acompanham:
    – Não temos esperanças.
    rose, cumpanheira de aventuras de lula, pergunta:
    – Doutor, então ele morrerá ?
    – Não – responde o médico – ele sobreviverá.
    🙂 🙂 🙂

  9. A dura vida de coxinha…………

    PESSIMISMO DIFUNDIDO PELA MÍDIA PERDE OUTRA: PRODUÇÃO INDUSTRIAL SOBE

    “A indústria acumula alta de 1,3% no primeiro bimestre, segundo o IBGE. O desempenho de fevereiro veio após alta mensal de 3,8 % em janeiro, número que foi revisado de 2,9 %. Assim, perdas de 4,2% registradas em novembro-dezembro foram recuperadas agora. Ante fevereiro do ano passado, o aumento apurado chega a 5%. O Brasil segue com indústria funcionando, apesar dos catastrofistas anunciarem sucateamento.

    http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2014/04/pessimismo-difundido-pela-midia-perde.html

  10. Pipoca, por favor, enquanto os “Agitadores de Putin” mandam em Kiev

    Realmente, Putin pode ficar sentado e curtir a pipoca. O governo golpista está fazendo o melhor para se arruinar, para brigar internamente com seus amigos ideológicos e para empurrar os ucranianos de língua russa para mais perto da Rússia. Notem apenas a decisão de hoje de suspender mais serviços de TV de língua russa na Ucrânia. Como isso vai convencer os falantes de russo da Ucrânia de que suas vozes serão ouvidas?

    A briga entre os paramilitares de extrema-direita do Setor de Direita (Pravy Sektor) e os fascistas do Svoboda apenas começou:

    O grupo ucraniano radical Setor de Direita (Pravy Sektor) exige a imediata demissão do Ministro do Interior, Arsen Avakov e a prisão dos membros da força tarefa especial Sokil (Falcão), envolvida na morte do líder nacionalista Oleksandr Muzychko (Sashko Bily) na região de Rivne nas primeiras horas de quinta-feira.

    A resposta do ministro do partido Svoboda:

    O Ministério do Interior da Ucrânia iniciou uma série de prisões contra a organização nacionalista Setor da Direito, depois que seus ativistas ameaçaram vingança pela morte de um de seus líderes, Oleksandr Muzychko, pela polícia, segundo uma reportagem.

    Pipoca mesmo

    De acordo com uma busca de notícias no Google, nenhuma mídia dos EUA noticiou o telefonema que veio a público de Timoshenko no qual ela fala ao seu aliado político, Shufrych, sobre matar russos em massa. O Yahoo News publicou um texto da agência AFP e um artigo no blog do Washington Post tentou turvar o conteúdo da conversa. Exceto que não há nada na mídia dos EUA sobre isso, enquanto os jornais alemães só falam disso. É interessante não apenas a conversa vulgar, mas o fato de ter sido realizada em russo. Isto enquanto a falsa princesa loira do gás e seus amigos sempre usam a língua ucraniana em discursos públicos para promover seu falso nacionalismo. O telefonema vazado vai não só alienar os falantes de russo de Timoshenko, mas também falantes de ucraniano que ela tenta enganar.

    Yulia Timoshenko quer matar todos os russos residentes na Ucrânia
    Por que a Rússia deveria tentar criar instabilidade no leste e no sul da Ucrânia, quando o governo golpista em Kiev está fazendo o seu melhor para criar por si mesmo? À agitação crescente pode-se acrescentar o provável colapso econômico que logo virá. Qualquer ajuda “ocidental” será condicionada à austeridade e empobrecimento das pessoas, bem à reforma política que os oligarcas e os políticos atuais não vão permitir. Nessa condição, mais agitação é certa, enquanto a Ucrânia desmorona e não há necessidade alguma para a Rússia intervir para causar isso.

    A Rússia não vai fazer nada nefasto, ela não vai fazer nada mesmo. A Rússia não vai ajudar, nem econômica nem politicamente, a menos que Kiev e o “ocidente” estejam dispostos a pagar o preço: uma Ucrânia federalizada com regiões fortes e um governo central fraco

    Trecho retirado de http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/03/pipoca-por-favor-enquanto-os-agitadores.html

    • redecastorphoto… rsrsrsrsrsrsrs… e tem quem acredite… só para descerebrados… sorry !!!…

  11. Cidadão, tem uma turma que a tanto tempo vem trazendo yankes nas costas que não resta para eles outra coisa a não ser andar de quatro. E, para aproveitar, como aprenderam a ser oportunistas já se acostumaram até a comer grama. Para esses não existem provas, não existem imagens, que uma boa negação não resolva. Afinal para eles a melhor bandeira é a bandeira tricolor estrelada, verde amarela para esses biltres pertence ao que eles chamam, jocosamente, de América latrina.

  12. a russia ganhou mais uma sem disparar um tiro
    e se quiser faz um levante mostro arrebentando todos os governos fantoches de suas ex republicas
    yankes pedem apenas para nao tumultuar mais pois eles ja estao com uma buxa nas maos
    ucrania para os yankea facil de wntrar dificil de sair rsra
    chupa mais essa uva americanofilos !!!!

Comentários não permitidos.