Em escalada de tensão, governo da Ucrânia acusa Rússia de ‘invasão’

Foto: ReutersHomens armados tomaram o aeroporto de Simferopol

O ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, acusou as forças navais russas de ocupar aeroporto de Sebastopol, na região autônoma da Crimeia.

O ministro, que integra o governo provisório do país, chamou a suposta presença russa de “invasão armada”.

Mas o comando da frota russa do Mar Negro negou a participação de soldados russos na ocupação do aeroporto.

O principal aeroporto da Crimeia, na capital, Simferopol, também foi ocupado por homens armados nesta sexta-feira. Os homens seriam membros de uma milícia pró-Rússia.

O Parlamento ucraniano pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir a situação na Crimeia, única região de maioria russa no país.

Em meio a escalada de tensão, o banco central da Ucrânia impôs um limite de 15.000 hryvnia (cerca de R$ 32 mil) para saques bancários em moeda.

A tensão aumenta

As relações entre a Rússia e a Ucrânia têm sido tensas desde que o presidente ucraniano, o pró-russo Viktor Yanukovych, foi afastado, na semana passada.

Estas tensões têm sido particularmente evidentes na Crimeia, onde há um apoio popular maior a um governo pró-Rússia.

Na quinta-feira, o presidente interino ucraniano, Olexander Turchynov, alertou a Rússia contra qualquer tentativa de “agressão militar” na Crimeia.

Turchynov disse que as tropas da frota russa do Mar Negro não estão autorizados a operar além de sua base naval na cidade costeira de Sebastopol.

A advertência ocorreu depois de homens armados tomarem o Parlamento regional em Simferopol, palco de confrontos entre grupos pró e anti-Rússia no início desta semana.

O Parlamento da Crimeia disse que pretende organizar um referendo sobre a reivindicação de mais autonomia do governo central em Kiev.

Foto: APBandeira russa no Parlamento da Crimeia

Os Estados Unidos alertaram contra qualquer intervenção militar por parte da Rússia.

Separatismo

Turchynov, o presidente interino da Ucrânia, expressou preocupação com o que chamou de “série ameaça” separatista no país. A Ucrânia vive um momento de tensão entre sentimentos nacionalistas, despertada com os protestos que resultaram no afastamento do presidente pró-Rússia Yanukovych.

A Rússia vem considerando a deposição de Yanukovych como um golpe da oposição, enquanto a maioria dos países da União Europeia apoia a mudança de governo.

Segundo o repórter da BBC em Simferopol, Daniel Sandford, a violência na cidade ilustra a complexidade da situação da região, que piorou diante do vácuo de poder.

“Os crimenianos russos temem que o novo governo em Kiev represente uma ameaça a seus laços com a Rússia”, afirmou Sandford.

Já os crimenianos de etnia tártara apoiam a mudança. Tidos como os primeiros ocupantes da região, eles sofreram uma invasão russa no século 18 e, nos anos 1940, acabaram expulsos da região por Stalin, só retornando à Crimeia nos anos 1990.

Fonte: BBC Brasil

6 Comentários

    • É meu caro, incitação do ocidente ou não, as coisas não estão boas. A Rússia mantém contato direto com a liderança européia, e acredito que não haverá uma escalada de tensão, mas há algo de grave que pode vir a ocorrer, e se ocorrer a Rússia será quase que obrigada a intervir militarmente. A população na Criméia é de maioria russa, que está descontente com o novo governo e parece que o descontentamento da pseudo liderança da Ucrânia está incomodada com isso, pois existe o risco de separação do território da Criméia para unir-se a Rússia, e isso pode gerar uma intervenção armada na Criméia para dominação do território se isso ocorrer a Rússia terá que proteger seus cidadãos na região e atacará seus agressores, mas…é loucura de qualquer país querer enfrentar a Rússia desta forma, nem a OTAN arriscaria defender a Ucrânia nestas condições, seria um quase que certo uma derrota, encarar a Rússia em sua fronteira, e nem a Rússia iria querer arrumar confronto e prejuízos por algo tão medíocre. Acredito que tanto Putin ( que deseja o fim dessa papagaiada) e a UE não irão chegar a esse ponto, mas procurarão contornar a situação até as novas eleições.

  1. Estaríamos vendo o presságio de … Ucrânia do Sul e Ucrânia do Norte? Se dissolveram a Iugoslávia devido às suas etnias em conflitos…. a Ucrânia teria precedente…..

  2. Aquela porqueira sempre foi dos caras e la tem uma das mais importantes bases aero-navais deles então não invadiram nada pois sempre estiveram la.
    Quero ver esse primeiro ministro vendido o que vai fazer quando a Criméia se tornar independente e sob a tutela Russa.Quero ver se a OTAN tem peito pra entrar la.Pago pra ver e no final de tudo o prejudicado sera o povo Ucraniano.

Comentários não permitidos.