Ucrânia anuncia medidas de exceção após morte de 26 pessoas em Kiev

Nas últimas semanas, a adoção de um eventual estado de emergência foi mencionado pelas autoridades ucranianas

O governo ucraniano anunciou nesta quarta-feira, 19, uma série de medidas, no dia seguinte aos confrontos que deixaram pelo menos 26 mortos no centro de Kiev, incluindo uma mudança na cúpula das Forças Armadas e uma operação “antiterrorista” contra grupos radicais.

O presidente Viktor Yanukovytch substituiu o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, depois de ter lançado uma operação de combate ao “terrorismo” que concede amplos poderes aos militares.

 Yanukovytch nomeou Yuri Ilyin, chefe do Estado-Maior, no lugar de Volodymyr Zamana, segundo o texto do decreto publicado no site da Presidência, que não apresenta o motivo dessa nomeação.

 Anteriormente, serviços de segurança ucranianos (SBU) tinham anunciado o início de uma ampla operação contra o “terrorismo” no país, tendo como alvos “os grupos extremistas e radicais que ameaçam com suas ações a vida de milhões de ucranianos”.

 Mais de 1.500 armas de fogo e 100.000 cartuchos de munições passaram pelas “mãos dos criminosos” desde terça-feira, indicou o SBU. Nas últimas semanas, a adoção de um eventual estado de emergência foi mencionado pelas autoridades ucranianas.

De fato, o Exército poderá utilizar a partir de agora suas armas para “limitar ou proibir a circulação de veículos e pedestres” como parte da operação “antiterrorista”, de acordo com o Ministério da Defesa. Além disso, os militares poderão revistar e deter pessoas que cometerem “atos ilegais”.

 No centro da capital ucraniana, a situação parece mais calma, com centenas de pessoas na Praça da Independência – ou Maidan -, último refúgio dos opositores ao presidente Viktor Yanukovytch. “A próxima etapa será a guerra civil”, considerou Igor, um opositor de 23 anos.

 O registro mais recente do Ministério da Saúde indica 26 mortes desde a explosão de violência na terça-feira em Kiev, e 241 feridos hospitalizados, incluindo 79 policiais e cinco jornalistas.

 Ao menos dez policiais estão entre os mortos, segundo o Ministério do Interior.

 Um repórter do jornal Vesti morreu ao ser alvejado por disparos de arma de fogo perto do local dos confrontos, anunciou a publicação.

 Um dos líderes da oposição, o campeão de boxe Vitali Klitschko, considerou nesta quarta que apenas a renúncia do presidente pode trazer calma para o país.

 “O sangue correu pelas ruas de Kiev (…). Viktor Yanukovytch é responsável pelo assassinato de cidadãos pacíficos”, declarou Klitschko em um vídeo divulgado no site do partido Udar.

 As manifestações começaram em novembro, quando o governo decidiu repentinamente suspender as negociações de associação à UE e estreitar as relações econômicas com a Rússia.

 Em um discurso à nação exibido durante a madrugada após um encontro infrutífero com líderes da oposição, o presidente do país acusou os manifestantes de terem ultrapassado os limites ao defenderem a “luta armada” para assumir o poder.

 Os confrontos começaram na terça-feira nas imediações do Parlamento. Durante a noite, as forças de segurança iniciaram uma ofensiva com gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral para desocupar a Praça da Independência.

 Mas na manhã desta quarta-feira, milhares de manifestantes permaneciam no local, diante das barreiras policiais.

 Apesar das críticas da comunidade internacional, Yanukovytch havia exigido que os manifestantes abandonassem a praça, segundo os líderes da oposição após uma reunião na noite de terça.

 A violência ameaça se alastrar para o restante da Ucrânia. Em Leopolis, reduto dos protestos no oeste do país, 5.000 manifestantes assumiram o controle das sedes do governo local e da Polícia, assim como de prédios militares e depósitos de armas.

 Neste contexto de crise política, uma das piores atravessadas por esta ex-república soviética desde a sua independência em 1991, a União Europeia anunciou que estudará sanções contra os responsáveis pela violência.

 A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, indicou que analisará junto às autoridades de segurança do bloco “todas as opções, incluindo sanções contra os responsáveis pela repressão e pelas violações aos direitos humanos na Ucrânia.

 A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou na noite desta quarta-feira que havia conversado com o presidente russo, Vladimir Putin, e que ambos concordaram em “fazer o máximo para evitar uma escalada da violência” na Ucrânia, durante declarações concedidas à imprensa no Palácio do Eliseu, em Paris.

 Angela Merkel disse ter “informado” ao presidente russo da viagem dos chefes da diplomacia francesa, Laurent Fabius; alemã, Frank-Walter Steinmeier; e polonesa, Radoslaw Sikorski, na quinta-feira a Kiev. “Nós decidimos manter contatos com a Rússia”, acrescentou.

 Fabius considerou em Paris que “é necessário restabelecer o diálogo político entra a oposição e o poder”, na presença do secretário de Estado americano John Kerry. Os três ministros prestarão contas a seus colegas europeus, segundo fontes diplomáticas.

 John Kerry afirmou, por sua vez, que o presidente ucraniano Viktor “Yanukovytch pode escolher entre proteger o povo ao qual serve- que é a escolha do compromisso e do diálogo – ou entre a violência e o confronto.” “Acreditamos que a escolha seja clara”, acrescentou Kerry.

 “Desejamos que o presidente Yanukovytch reúna o povo, dialogue com a oposição, encontre meios para alcançar um compromisso”, afirmou Kerry.

 Ele afirmou estar “convencido (…) de que a violência pode ser evitada e que as aspirações do povo ucraniano podem ser ouvidas por meio do diálogo”.

 “Estamos discutindo a possibilidade de sanções ou outras medidas com nossos amigos na Europa e em outros países para tentar criar o ambiente propício a um compromisso”, indicou Kerry.

 “Todos nós ficamos consternados com as cenas de violência e com o nível de abuso que os cidadãos sofreram nas ruas nos últimos dias. Estamos com o povo ucraniano”, acrescentou o secretário americano.

 Já o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, fez um apelo à União Europeia, para que convença a oposição ucraniana a cooperar com as autoridades e se distanciar das forças radicais que querem um “golpe de Estado”.

 Lavrov pediu para que a UE “aproveite os contatos com a oposição para incitá-la a cooperar com as autoridades e a se distanciar das forças radicais que desencadearam confrontos sangrentos e que estão à caminho de um golpe de Estado”, durante uma conversa por telefone com Frank-Walter Steinmeier.

Fonte: AFP via Terra

28 Comentários

  1. Será que um dia teremos que lutar como o povo ucraniano contra uma DITADURA COMUNISTA no nosso Brasil, derramando sangue de brasileiros em nome de nossa liberdade ???…

    • por LUCENA
      .
      .
      Será que um dia teremos que lutar como o povo ucraniano contra uma DITADURA COMUNISTA no nosso Brasil, derramando sangue de brasileiros em nome de nossa liberdade ???…
      .
      (*)por : Blue Eyes, Na Resistência
      .
      Só podia vir isso de uma mente atormentada de um autêntico hitlerista…Hahahahahah
      .
      Mais uma das muitas pérolas do tiozão…para quem adora uma ditadura e vem com essa…hahahahah
      .
      Sabemos aqui que o desprovido mental é um amante do fascismo e das ditadura,da direita é claro…hahahahahah..essa é boa…hahahahahha
      .
      Realmente é isso que muitos como este sem noção faz,para eles manifestação é queimar ônibus,jogar pedras em patrimônio privado ou público,pixar muros,agredir negros,nordestinos e por último,jogar rojão nos outros…hahahhaha…que cabecinhas doentias..hahhahah

      • É bom lembrar aos sem noção que, apologias a violência é crime !!!
        .
        .
        O art. 287 do Código Penal pune com pena de detenção de três a seis meses ou multa, o crime de apologia a fato criminoso ou apologia a autor de crime.
        .
        Trata-se de um delito contra a paz pública que pode ser cometido por qualquer pessoa penalmente responsável e que no pólo passivo está a própria coletividade.
        .
        *************************
        .
        .
        (*) fonte: [ dnt.adv.br/salas-do-conhecimento/apologia-a-violencia-na-internet/ ]

      • por LUCENA
        .
        .
        ” Ué mas quem jogou rojão era patrocinado pela esquerda PSTU/Psol, como adora distorcer os fatos ”
        .
        .
        .
        Crime é crime,não importa qual seja a bandeira ou ideologia !!!
        .
        Essa história de fazer apologia ao crime e depois politizá-lo conforme a sua conveniência ideológica é o que todo psicopata enrustido ou não; faz !!!
        .
        Não importa qual seja partido se é da esquerda ou da direita,se a ditadura é da esquerda ou da direita,não importa aqui !!!
        .
        Todo desequilibrado e mal caráter sempre tem uma desculpa para explicar as suas sandices,faz parte da mente deturpada de todo aloprado social !!!
        .
        Aliás,as referência que foi colocada para as afirmações do Blue Eyes, Na Resistência,não serve só para eles más para nós todos,inclusive para mim e para você também,Sr.Rogério.

    • O governo na Ucrania é comunista??? hahahhaah

      Não, forma os liberais que ganharam as eleições!!

      Isso aí é pra desestabilizar e controlar o país que tem grande parte dos oleodutos e gaseodutos que ligam a Rússia com a União Európeia…

      Só não vê a geopolítica estratégica quem não quer!!

  2. Governo ucraniano combate contra fascistas

    19/2/2014, [*] Moon of Alabama
    “The Ukrainian Government Is Fighting Fascists”
    Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

    Notícias da luta em Kiev fazem crer que o governo da Ucrânia teria iniciado os confrontos, ontem, ao esvaziar a Praça Maidan. Nada disso.

    Houve uma tentativa, pela oposição, no Parlamento, de alterar a Constituição. A tentativa foi derrotada pela coalizão da maioria devidamente eleita. Manifestantes de oposição, então, atacaram violentamente o prédio do Parlamento e tentaram ocupá-lo. A polícia respondeu, fez recuar os manifestantes e em seguida desalojou-os das posições de ataque em que estavam. Manifestantes violentos, a maioria dos quais de grupos fascistas, confirmaram essa sequência de eventos:

    Alguns manifestantes reconheceram que contribuíram para a espiral de violência, atacando policiais nos confrontos de rua no começo do dia, próximo do Parlamento ucraniano, onde a minoria da oposição esperava conseguir aprovar alterações na Constituição que reduziriam os poderes do presidente Yanukovych.

    Membro do Pravy Sector atira coquetel Molotov contra a polícia (21/1/2014)
    O governo ucraniano está combatendo contra fascistas bem armados, não contra manifestantes pacíficos. Doug Saunders do Canada’s Globe & Mail, visitou Kiev recentemente:

    Estamos no quartel-general do Pravy Sektor, ou “Setor da Direita”, o movimento de ultra-direita, descrito por muitos como fascista, cujas centenas de soldados (eles se autodesignam “um exército”) assumiram a face mais violenta do movimento de protesto que subverteu a política ucraniana, já custou várias vidas, e forçou o presidente Viktor Yanukovych a demitir o gabinete e prometer reformar a Constituição.

    A organização física desses protestos, a construção de barricadas em torno de praças, a maior parte das construções em campo, o policiamento dos acampamentos e as batalhas à bala são quase integralmente trabalho da extrema direita. Em algumas cidades menores da Ucrânia, os protestos e invasões de prédios do estado parecem ter sido integralmente trabalho do Pravy Sektor.

    Essa gente é o pior que pode existir. Esperemos que, afinal – embora, em minha opinião, com três meses de atraso – Yanukovich decida agir com firmeza contra eles.

    http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/02/governo-ucraniano-combate-contra.html

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.Nascimento,o senhor já ouvira aquela história em que “o feitiço virou contra o feiticeiro ?”
      .
      No andar da carruagem,já iremos presenciar esse tipo de manifestação que ocorre na Síria,Ucrânia e na Venezuela;no futuro veremos também na Europa e nos EUA.
      .
      Eu não ficaria surpreso com isso !!! 🙂
      .
      É claro se isso acontecer,será reprimida a ferro e a fogo com as bênçãos da boa impressa ocidental,quem não se lembra do Occupy Wall Street,onde a impressa americana lhes deu pouco espaço,preferiram falar dos terroristas no oriente médio e as guerras do tio Sam enquanto isso aconteciam no oriente médio,o pau quebrava na terra do pateta.. 😀
      .
      Os Black bloc com as suas caras tampadas,se fizerem lá na patetolândia aquilo que eles fazem aqui e o patetão azul,veladamente faz apologia aqui;seriam tratados devidamente como arruaceiros,criminosos ou terroristas,justamente lá no maior ” Big Brother do planeta “,onde se dizem democráticos, a FEMA terará muito trabalho por lá. 😀

      • Conta aê, vc que sempre sabe mais, afinal de contas quem financia os Black Bloc?? PSTU, Psol, MST, Movimento catraca-livre, ONG que recebem verbas publicas? Conta aí p/ nós.

        Tô rindo a toa, o feitiço virou contra o feiticeiro, criaram e alimentaram o demônio e agora não sabem o que fazer com ele kkkk . Qualquer lei contra os manifestantes p/ garantir o sossego da Copa será usado contra o MST, nossa como eu fico feliz em saber disso.

      • Grande Lucena!

        Eu vejo da seguinte forma:

        Imagine se o Texas por algum motivo quisesse fazer parte da Russia com direito inclusive ao sistema de armas russos.

        Não precisa ser nenhum José Serra, pra saber que vai dar merda grande….

      • o lunático todos esses movimentos, que você o chama de ” terrorista” vem da tua esquerda comunista, e financiados pelos PT e seus aliados políticos.

      • por LUCENA
        .
        .
        É a história se repete,quem não se lembra do sequestro do O sequestro de Abilio Diniz,dono do Pão de açúcar ?
        .
        Pois é né Rogéri,tem gente que tem miolo mole,assim como você..hahahahah….você me é um bom exemplo disso,assim como o cabeça de vento..hahahhah
        .
        Me engana que eu gosto…hahahhah…cara muda de faixa ,essa sua música do estilo,samba do “crioulo-louco” já foi tocada na manhã do dia 11 de dezembro de 1989.
        .
        O resultado,foi Cllor para presidente e o resto todo brasileiro sabe,inclusive os caras pitadas,que de forma ordeira,sem quebrara vidros,vandalismo ou incendiar ônibus;tiraram-no da presidência.
        .
        Isso; sem golpe baixo ou melhor; sem golpe de estado,só na moral…rsrsrsr……moral,é uma coisa que sem-noção como você nunca irá entender nessa sua vidinha ..hahahhahah

      • Falou falou e não disse nada kkkkk

        Mas isso é normal, a esquerdalha só sabe repetir
        mantras prontos de suas cartilhas, qdo se atrevem a falar algo por conta própria não sai nada, mas continue viu!!!! Não se acanhe não, a pratica é que faz a perfeição.

        Collor?? Esse da foto?? Junto com Sarney e FHC os mais novos amiguinhos de infância Do LullA, kkkkk, seu salario no banker deve ser bom mesmo hein??? Defender o indefensável.

    • RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS… Lenin: “Acuse os seus adversários do que você faz; chame-os do que você é!” … nascimorto EMBUSTEIRO !!!… ninguém aqui é criança ou retardado para acreditar em infâmias dessa tal rede castradora da verdade… boa tentativa, nascimorto…

      • Pra quê tanto ódio no coração?

        Inspira…. Expira…. Inspira…. Expira…..

        Tá se sentindo melhor?

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  3. por LUCENA
    .
    .
    ESTOU MORRENDO !
    .
    tuíta manifestante ucraniana baleada no pescoço
    .
    .
    A manifestante ucraniana Olesya Zhukovskaya, 21, anunciou que estava morrendo nesta quinta-feira (20) em uma rede social popular no país, a Vkontakte, e no microblog twitter. Ele teria sido baleada no pescoço pelas forças de segurança do governo.
    .
    (*) fonte: bbc
    .
    .
    [ noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/02/20/estou-morrendo-tuita-manifestante-ucraniana-baleada-no-pescoco.htm ]
    .
    .
    ***********************************************
    .
    Infelizmente,muitas vítimas até inocentes que procuram na manifestação democrática e que respeite as regras de uma sociedade civilizada,hoje estão sendo vítimas daqueles que buscam no ódio e no preconceito,implantar o fascismo.
    .
    Vejamos o caso da Síria, onde dezenas de crianças foram mortas por um ataque de arma química e até hoje a ONU não pronunciou os verdadeiros mandantes de tal ataque vil,assim como foram no caso do ataque do fósforo branco contra os palestinos,impetrados pelos sionistas !!!
    .
    Fica bem evidente que há,nisso tudo; um plano de destabilizar aquelas regiões onde o influência da Europa e dos EUA não existe ou em que esteja em xeque,basta vê a primavera árabe,onde os sauditas reprimem diariamente as manifestações lá e no Barhein,sem falar que eles,os sauditas,nutrem grupos terroristas na Chechena-RU.
    .
    ESTOU MORRENDO !!!…é uma palavra forte,onde só um desclassificado como os extremistas não entende aliás;estes pulhas não entendem de liberdade,de democracia,de estado de direito,eles estão totalmente a margem do bom senso ( marginais),não respeitam uma escolha democrática onde no VOTO,se manifesta o direito da maioria !!!.

  4. Quando o Blog voltou ? E.M.Pinto está casa não poder fechar ! Este é um dos melhores se não o melhor site no qual podemos contar na hora de refletir sobre os mais variados assuntos nas esferas de defesa e politico-estratégico que sempre possa permanecer assim ativo !

  5. “Blue Eyes, Na Resistência 20 de fevereiro de 2014 at 10:48
    Será que um dia teremos que lutar como o povo ucraniano contra uma DITADURA COMUNISTA no nosso Brasil, derramando sangue de brasileiros em nome de nossa liberdade ???…”

    meu caro amigo, creio que somente assim conseguiremos derrubar essa ideologia comunista. veja as passeatas de 2013, oque é que foi feito ? cadê a reforma politica que a presidente prometeu em rede nacional ? não aconteceu absolutamente nada!!.
    mais 4 anos de PT e o brasil afunda de vez.

  6. EUA voltam a falar em “ação militar” contra Síria

    Os Estados Unidos avaliam possíveis opções militares contra o país, incluindo o aumento da ajuda aos bandos armados e o estabelecimento de uma zona de proibição de voos, conforme matéria da CNN

    Depois do fracasso das negociações de paz em Genebra, Suíça, a administração do presidente Barack Obama avalia novamente a possibilidade do uso da força, assim como a implementação de medidas diplomáticas e de inteligência que tinham sido adiadas na espera de uma possível solução pacífica ao conflito.

    As opções militares preveem o lançamento de mísseis de longo alcance para evitar que o governo sírio utilize seus meios aéreos e para criar zonas “com fins humanitários” controladas pelos grupos subversivos afins aos Estados Unidos, com o fim de treiná-los e lhes fornecer apoio logístico.

    Meios de comunicação norte-americanos revelaram esta semana que o secretário de Estado, John Kerry, analisou estes temas com o ex-diretor da CIA e general aposentado David Petraeus, que renunciou a seu cargo na agência de espionagem em 2012 depois de um escândalo por manter uma relação extraconjugal.

    O presidente da Junta de Chefes do Estado Maior e principal assessor militar da Casa Branca, general Martin Dempsey, revelou em uma audiência senatorial em 2013 que ele pôs nas mãos do Obama um leque de opções para o uso da força contra o país do Oriente Médio, as quais foram submetidas à consideração de várias agências federais.

    No entanto, Dempsey, o oficial de mais alta patente nos serviços armados norte-americanos, tem sido um dos funcionários do governo mais cautelosos no uso da força contra a Síria.

    Os Estados Unidos deslocaram várias baterias de mísseis antiaéreos Patriot e caças F-16 para a Jordânia e a Turquia no ano passado, que seriam parte integral de uma possível operação para criar uma zona de proibição de voos contra a Síria.

    As autoridades de Damasco denunciaram em reiteradas ocasiões que os Estados Unidos e seus aliados europeus e árabes fornecem apoio logístico de todo tipo aos grupos armados antigovernamentais que operam nesse país.

    http://revistaforum.com.br/blog/2014/02/eua-voltam-a-falar-em-acao-militar-contra-siria/

  7. Integrantes do Pussy Riot são agredidas em praça pública.

    Em performance-protesto contra Putin, integrantes do grupo foram agredidas com chicotadas e chutes pela milícia cossaca, que ajuda a polícia

    Integrantes do Pussy Riot foram agredidas com chicotadas durante performance contra Putin

    Na última segunda-feira (17), duas integrantes do Pussy Riot foram presas após fazerem um protesto contra Valdimir Putin em Sochi, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno. Nadezhda Tolokonnikova e Maria Alekhina, acompanhadas de jornalistas e curiosos, iniciaram uma performance, mas logo foram interrompidas pela milícia cossaca, que ajuda a polícia. Um vídeo que registrou a ação e a agressão está circulando na rede.

    É possível ver Tolokonnikova sendo jogada no chão e agredida com chicotadas, além de ter o seu cabelo puxado. Um fotógrafo que acompanhava a ação foi ferido e teve o nariz quebrado.

    Posteriormente à performance, Maria Alekhina disse, pelo Twitter, que ambas foram detidas perto da Igreja de Mikhail, o Arcanjo, e acusadas de roubo. Tolokonnikova falou em telefonema de uma delegacia policial. “Nós estávamos simplesmente caminhando por Sochi quando eles nos pegaram. É claro que não houve nenhum roubo.”

    As integrantes do Pussy Riot ainda denunciaram que, desde que chegaram a Sochi, são perseguidas por agentes do governo. A performance havia sido divulgada por Nadezhda Tolokonnikova pelo Twitter. “Estamos em Sochi para fazer um ato do Pussy Riot, a música é chamada ‘Putin te ensinará como amar a terra-mãe”.

    A seguir, confira a performance e a intervenção da milícia cossaca:

    http://www.youtube.com/watch?v=N2CQrf9QYsI#t=48

    PS: Eu só tenho um termo para isso:
    REPULSIVO! VINDO DE QUE LADO VENHA!

Comentários não permitidos.