Venezuela tem terceira noite de protestos

Jovem participa de bloqueio de estrada na Venezuela
Jovem participa de bloqueio de estrada na Venezuela

Forças de segurança na Venezuela usaram canhões de água e gás lacrimogêneo para dispersar estudantes em protestos na principal avenida de Caracas na terceira noite consecutiva de manifestações contra o governo. Cerca de 500 manifestantes bloquearam o trânsito durante várias horas para pedir justiça pelos dois estudantes mortos na quarta-feira em meio aos embates com a polícia e milícias armadas pró-governo.

Quando a polícia dispersou a multidão na noite de sexta, os estudantes se reagruparam em uma praça próxima, onde queimaram lixo e jogaram pedras nos policiais. O presidente venezuelano, Nicolas Maduro, repreendeu os estudantes num pronunciamento na televisão dizendo que não tolerará mais interrupções nas estradas do país. Não houve relatos de ferimentos graves.

Os protestos se seguiram ao enterro dos dois estudantes naquele dia. Também foi enterrada uma terceira vítima, um membro da milícia pró-governo que foi assassinado na quarta-feira. Ao mesmo tempo, autoridades começaram a soltar dúzias de manifestantes que haviam sido presos nos últimos dias.

Derrik Redman contou que ele e seu filho, Robert, foram a um protesto pacífico com mais de 10 mil manifestantes e Robert não voltou para casa. Naquela noite, ele recebeu uma ligação dizendo que o filho havia morrido com um tiro após enfrentamento com a polícia. “Enquanto os protestos continuarem, eu continuarei participando”, declarou.

Do outro lado da cidade, na favela 23 de Janeiro, local onde o corpo do ex-presidente Hugo Chávez foi enterrado, cerca de cem pessoas, muitas com faces cobertas e segurando pistoras, prestaram homenagens a Juan Montoya. Ele foi morto quando um grupo pró-governo que ele liderava chegou ao local de um enfrentamento entre manifestantes e a polícia. Tiros foram disparados e ele e o estudante Bassil D’Acosta morreram.

Fonte: Associated Press.

23 Comentários

  1. Já era de se esperar depois que um lunático como o Maduro assumiu o lugar do Chaves (que também não batia bem das idéias…rs).

  2. Como dizia a saudosa Dama de Ferro Margareth Thatcher “O Socialismo é bom até a hora em que acaba com o dinheiro dos outros”. É evidente que quase duas décadas de abusos e medidas populistas perpetrada pelo Caudiho Idi Amin CHávez e seu ineptosucesso, o motora de busão Maburro, estão cobrando o seu amargo preço sobre a população. É apenasuma questão de tempo para o nefando regime cair. E quando este cair outros regime desse naipe também cairão na América Latina tais como o nauseabundo Kirchnerismo e também o do índio cocaleiro e o do palhaço Rafael Correa. Por fim, teremos aqui no Brasil o ocaso do Lulopetismo, capitaneado pelo iluminado de Garanhuns.

  3. Caso a Venezuela vá para o Espaço como esta parecendo, Nos pede riamos Compra uma parte do território dela de preferencia a parte amazônica, ou metade dela, ou quem sabe comprar as armas que eles compraram da Russia, como S-300, BUK-M2, alguns SU-30 etc… sei la da para tirar Proveito de Diferentes formas, quando um Pais esta entrando em colapso

  4. mais uns blackbloc apoiados pela oposição para atrasar o desenvolvimento da nação Venezuela .
    nada que leis mais severas não resolva .!!!

  5. Minoria barulhenta, financiada pela CIA…
    Tal como acontece na Ucrânia e no Brasil.
    Como sei que é minoria manipulada?
    Pelos votos. Houve na Venezuela uma eleição recente, onde a oposição colheu uma derrota esmagadora. Algo surpreendente para os Coxinhas do Brasil, encantados com notícias sobre desabastecimento de itens básicos, bem como de uma eleição presidencial apertada… Pois, Maduro venceu as eleições.
    Estranho? Não… Você é que está desinformado.
    .

  6. Isto vai se alastrar para Argentina, Equador e logo a nós também, basta as contas da copa, de portos bilionários para o “tio fidel” e outros desmandos começarem a chegar

  7. Espero que o governo do presidente maduro de um jeito nesses implantados quinta coluna
    aqui no Brasil o governo deveria fazer a mesma coisa com os vagabundinhos….

    • Estranho é saber que esses grupos são financiados pelo governo petista via pstu e demais partidecos esquerdopatas… porque será ???…

  8. Interessante né Ilya Ehrenburg,

    Nas eleições de 2013 as disputas entre os candidatos foram extremamente acirradas, e pelo constam o resultado não foi uma “derrota esmagadora” como escreveste em seu comentário.
    Os números da apuração dos votos para eleição para o cargo de presidente (imperador) da república da Venezuela foi da ordem de 50,61% para o atual presidente Nicolás Maduro e 49,12% para a oposição, encabeçada por Henrique Capriles.
    Aí é que vem minha pergunta, o povo realmente esta contente? Cadê a “DERROTA ESMAGADORA” que você citou em seu comentário? Pelo que me consta e provado pela matemática uma diferença ínfima entre os candidatos não foi de forma nenhuma esmagadora
    Além do mais conflitos entre grupos pró e contra o governo não são recentes, não datam de apenas 3 ou 4 dias como se tem noticiado.
    Um país aonde se adotam medidas econômicas desastrosas para a manutenção do pútrido governo bolivariano, que como vc mesmo citou, faltam produtos de primeira necessidade classificam o mesmo como um caminho a ser apenas observado e não seguido como faz o Brasil.
    Creio que em um país aonde há desabastecimento de produtos como papel higiênico e pasta de dente não há a menor necessidade da CIA jogar dinheiro para o povo querer tirar os empulhadores da pátria que ocupam o alto escalão do governo.
    Ademais, para os vemelhuxos de plantão, Cuba e Venezuela são tão eficientes, tem um governo tão humanitário que me espanta que pessoas como vocês que defendam de unhas e dentes estes tipos de governo ainda morem no Brasil, aliás, entendo perfeitamente, pois é o mesmo caminho para onde a “pátria de chuteiras” esta caminhando,.

  9. A marcha da história é irrefreável. Os regimes populistas da América latina estão se aproximando de seu risível ocaso.

  10. Tomara que esse maduro apodreça e caia ou caia e apodreça, metido a reencarnação do chaves , criador do MINISTÉRIO DA FELICIDADE é um tremendo TRANCA RUA.
    Esses caras estão no poder desde 1998 e não conseguiram ensinar o básico da sobrevivência de um país, compram tudo de fora, sofrem do mal do ouro negro e a corda vai estourar … e nem precisam de conspiração.

    Lógico que com isso a turma do dividir para governar avança sem pestanejar .

    http://www.defesanet.com.br/al/noticia/14214/A-OTAN-entra-na-America-do-Sul-/

    Boa volta a todos .

    • Enquanto não infringirem as normas de postagem do site (agressão direta a qualquer membro, utilização de termos de baixo calão, dentre outros), nenhum problema, caro Blue Eyes.

      • É que alguns não foram publicados… fiquei sem saber o motivo, se pelo que disse ou algum problema técnico… grato…

  11. O QUE QUEREM OS EUA NUMA VENEZUELA EM TRANSE?

    Com o país sul-americano atingido por uma nova onda de protestos, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, divulga nota afirmando que os americanos estão “particularmente alarmados” com a situação; Kerry protestou contra a ordem de prisão que atinge o líder oposicionista Leopoldo López, acusado pelo presidente Nicolas Maduro de incitar a desordem; vizinho Evo Morales, da Bolívia, afirma que os Estados Unidos preparam uma tentativa de golpe contra a Venezuela, que tem as maiores reservas de petróleo do mundo; lá, black blocs eram também pagos para participar de protestos
    16 DE FEVEREIRO DE 2014 ÀS 14:02

    247 – A Venezuela pode estar a um passo de um novo golpe. E, se há a perspectiva de golpe, há também uma desconfiança natural em relação à conduta dos Estados Unidos. Neste fim de semana, o secretário de Estado, John Kerry, divulgou uma nota sobre a situação do país, que vem sendo atingido por uma onda de protestos violentos – muitos deles, com presença de black blocs, pagos por grupos políticos.

    “Estamos particularmente alarmados pelos informes que o governo venezuelano deteve ou tem detido dezenas de manifestantes opositores e pela emissão de uma ordem de detenção contra o líder opositor Leopoldo López”, disse Kerry. “As liberdades de expressão e de reunião pacífica são direitos humanos universais. São essenciais para que uma democracia funcione, e o governo venezuelano tem a obrigação de proteger estas liberdades fundamentais, assim como a segurança de seus cidadãos”, afirmou.

    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/130392/O-que-querem-os-EUA-numa-Venezuela-em-transe.htm#comments

    PS: Já, aqui no Rio de Janeiro… Os coxinhas tem que pensar duas vezes. Por já começou a dar cadeia

  12. QUEM É O GOLPISTA LEOPOLDO LÓPEZ.

    http://www.aporrea.org/
    Por Marina Terra, no sítio Opera Mundi:

    “Figura divisora da oposição, arrogante, vingativo e sedento de poder”. As palavras usadas para classificar o opositor venezuelano Leopoldo López não vieram de membros do atual governo chavista, mas sim de um conselheiro político da Embaixada dos Estados Unidos. No documento, datado de novembro de 2009 e vazado pelo Wikileaks, Robin D. Meyer fala da desunião da direita venezuelana e sublinha as complicações provocadas por López com um intertítulo: “O problema Leopoldo”.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/02/quem-e-o-golpista-leopoldo-lopez.html

  13. Como diria o grande e cada vez mais essencial jornalista Reinaldo Azevedo, Se deixar o PT aparelha até quermesse. Infelizmente é o que vemos em todos os espaços para debates da internet. Neles, a patrulha petralha é incansável no sentido de ora combater opiniões divergentes, ora de querer monopolizar o debate. Entretanto, é sempre bom lembrar dos instrumentos usados pela referida milícia nesse mister. Quando querem atacar a opinião divergente tentam, embora geralmente não consigam, desqualificar o interlocutor.

    Por seu turno, quando querem monopolizar do debate, e uma vez que são incapazes de raciocinar por si só, utlizam o velho expediente do CTR-C+ CTR-V, tentando impor texto pessimamente escritos geralmente oriundos das esgotosfera governista, onde pululam subjornalistas mantidos a soldo pelo GF.

  14. Um bom texto a explicar em parte o fracasso do risível Maburro:

    / Blogs e Colunistas
    Caio Blinder
    De Nova York
    Civilização, direitos humanos, geopolítica e outras picuinhas
    Assine o Feed RSS | Saiba o que é

    17/02/2014 às 6:00 \ Nicolás Maduro, Venezuela
    A mordaça de Maduro

    Perigoso e incompetente, Nicolás Maduro não decepciona. Seus 10 meses de governo na Venezuela seguem o figurino que se esperava. Sempre se dizia que com ele era a vez do chavismo sem o “charisma” de Hugo Chávez. No entanto, em pelo menos um ponto Maduro surpreende e vence na comparação com o antecessor e mentor: ele consegue ser ainda pior na intimidação e cerco do que sobrou de mídia na Venezuela.

    Em meio a protestos estudantis (com mortes), a criminalidade disseminada e a rápida deterioração da economia, os meios de comunicação estão entretidos em dar voz estridente ao chavismo ou cobrir entretenimento (a Venezuela tem inflação econômica e também de telenovelas). Os setores que ousam acompanhar a tensão política de uma perspectiva que não siga o oficialismo são amordaçados. O resultado é uma combinação de docilidade, autocensura e indiferença.

    A intimidação é especialmente virulenta na televisão, onde existe uma alarmante e crescente redução da liberdade de expressão. Emissoras que se pautavam por uma cobertura crítica já tinham sido domesticadas, como foi o caso da Globovisión, adquirida no ano passado por empresários leais ao chavismo, integrantes da “boligarquia”. Na semana passada, jornalistas da Globovisión pediram demissão em protesto à falta de cobertura nos protestos dos últimos dias.

    A mesma coisa aconteceu com a empresa proprietária do jornal Últimas Noticias, o de maior circulação no país. Era um conglomerado independente e na expressão delicada do Financial Times foi vendido em 2013 para um “grupo não identificado de investidores locais”.

    Nas redes sociais, a liberdade de expressão também sente o golpe. Houve interrupção, por exemplo, no Twitter na semana passada, com suspeita de que tenha sido iniciativa da Cantv, a empresa de telecomunicações estatal que controla a maior parte do tráfico de internet no país.

    A velha mídia, para lá de madura, através de um punhado de jornais independentes, está à frente de uma cobertura crítica e independente no país do podre successor de Hugo Chávez. No entanto, a vida é ingrata para este setor, não apenas em função do cerco chavista, mas dos desafios comuns nesta era de transição da mídia. Nas últimas semanas, 11 jornais deixaram de ser publicados e o mesmo poderá acontecer com mais 15.

    O regime interefere inclusive na cobertura feita de fora. Uma estação privada, baseada na Colômbia, a NTN24, mas muito popular na televisão por assinatura na Venezuela, foi tirada no ar na semana passada no auge dos protestos estudantis. O próprio Maduro veio a público com a desculpa de que era preciso “defender o direito à tranquilidade”.

    http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/venezuela/a-mordaca-de-maduro/

  15. Vejo alguns aqui tendo crise hepática defendendo o indefensável… acordem “camaradas”…a Venezuela é uma piada, governada por lunáticos adoradores de um defunto que adorava outro defunto… tem até passarinho com o Chaves encarnado que conversa com o Maduro. Seus maiores inimigos… “usamericanumalvados” são justamente seus maiores clientes de commodities (diga-se petróleo) que é basicamente a única fonte econômica da Venezuela… país que autoriza Cuba a intervir em caso de revolta não é país, é piada! Que esta e outros regimes nefastos como Bolívia, Equador e Argentina vão logo pro espaço e comecem a transformar a América Latina em um continente de fato SÉRIO! Fiquem defendendo estas desgraças, as mesmas que nos sabotam no mercosul, as mesmas que nos sequestram refinarias, as mesmas que nos dão calote, as mesmas que nos inundam de drogas e armas ilícitas para o narcotráfico… sejam patriotas e defendam o seu país (BRASIL) que não tem VERMELHO em sua bandeira! Se não gostarem, mudem-se para a Venezuela e juntem-se ao Maduro… quem sabe não conversam via um canário encarnado do Hugo Chavez.
    Abraços,

Comentários não permitidos.