Rússia inicia construção de dois Borei este ano

borei_class_l2A empresa de construção naval Sevmash de Severodvinsk em 2014 irá começar a construção de dois novos submarinos nucleares estratégicos do projeto 955A Borei.

00-ria-novosti-infographics-ssbn-yuri-dolgorukyt-2011

O início de construção dos navios será dedicado a duas datas: o Dia do Marinheiro Submarinista em 19 de março e o Dia da Marinha russa, que é celebrado no último domingo de julho.

Borei (1)

Por enquanto não se especifica quais serão os nomes dos novos navios, mas sabe-se que a tradição de dar a submarinos do projeto Borei nomes de príncipes russos irá continuar.

Borei (2)

A construção de submarinos do projeto 955A está sendo realizada no âmbito do programa estadual de armamentos da Rússia para 2011-2020, que prevê a adoção pela Marinha de oito navios deste tipo.

Borei (3)

Fonte: Voz da Rússia

12 Comentários

  1. Belíssima maquina de guerre

    Ja foi dito aqui que a complexidade para se construir um desses supera a construção de um foguete espacial…

    De fato, conta-se nos dedos os paises que tem tecnologia pra fabricar um desses…

    O Brasil esta mais do que certo em correr atras do seu submarino…

  2. As vezes eu acho necessário parar pra pensar para onde vai esse mundo.

    A acreditar nas informações técnicas disponíveis, cada um destes submarinos vai carregar entre 16 e 20 mísseis (o número varia conforme a fonte);

    Cada míssil vai levar de 4 a 10 ogivas nucleares (o número varia conforme a fonte);

    Cada ogiva com potência variando entre 150kt e 550kt (o número varia conforme a fonte), ou seja, centenas de vezes, cada uma, mais potentes do que a lançada em Hiroshima;

    E serão construídas 8 unidades da Classe 995A, perfazendo um total de mísseis transportados situado entre 128 e 160 unidades (o número varia conforme a fonte);

    Que transportarão entre 433 e 1600 ogivas nucleares (o número varia conforme a fonte);

    Considerando o número mínimo de ogivas transportadas, é possível detonar duas bombas atômicas por país (Wikipédia)… e sobra troco.

    ISSO EM APENAS UMA ÚNICA CLASSE QUE SERÁ CONSTITUÍDA POR 8 SUBMARINOS!!!

    E, no momento, ainda temos rodando por aí alguns Tipo 941 Akula, 949 Granit, Projeto 949A- Antey, e os mais recentes Classe Ohio dos EUA com capacidade similar, mais franceses, ingleses e, posivelmente, chineses.

    Isso é insanidade.
    Mas está sendo tornado realidade racional.

      • Vai rindo aí… vai rindo… 🙂

        Uma das dificuldades de se trabalha com dados é essa mesmo. Quando as fontes são imprecisas a coisa toda fica medonha. Daí ter de trabalhar com um leque absurdo, mas infelizmente consistente.

        O problema é que o texto fica chato de ler.

        Mas vai rindo aí… vai rindo… 🙂

        Abs

Comentários não permitidos.