China testa motor SF-A / WS-15 ( Woshan 15)

Chinese WS-15 ( Woshan 15) Turbofan Engine's Flying Test-Bed
Imagem Chinese Military Review

E.M.Pinto

O título da matéria é alterado em função de uma peculiaridade, na foto publicada pelo China Military Review, o seu edito o classificou de WS-15, entretanto como a imagem mostra provavelmente se trate da sua versão SF-A.

O WS-15 ou Woshan 15, é um motor turbofan projetado por Shenyang Research Institute Aeroengine também conhecido como Instituto 606 porém a sua produção fica a cargo da Xi’an Aero-Engine Company.

O Motor fez seu primeiro teste em 2006 e é projetado especificamente para equipar o caça Chengdu  J-20 avião de caça de quinta geração. Algumas literaturas o apontam também como provável motor que equipará os caças J- 10B da PLAAF, informação ainda não confirmada pelas autoridades chinesas.

Y20_airlifter_ChineseInternet

De fato o desenvolvimento do WS-15 iniciou-se na década 90, o motor foi projetado para atingir 180 kN com o uso de pós-combustor. Há rumores de que o núcleo do WS-15 completou os testes de alta altitude, em 2009.

Derivando deste motor uma série de turbofan está sendo desenvolvida para aeronaves de transporte e é baseado no núcleo do WS-15 este motor atende  pela designação SF-A e é desenvolvido para Y-20 bem como a aeronave  C919.

c919

Foto: China Military Review

3 Comentários

  1. O Motor fez seu primeiro teste em 2006 e é projetado especificamente para equipar o caça Chengdu J-20 avião de caça de quinta geração. Algumas literaturas o apontam também como provável motor que equipará os caças J- 10B da PLAAF, informação ainda não confirmada pelas autoridades chinesas. ===== Parece-me q resolveram os problemas das turbinas p os seus caças..parabéns.Sds.

  2. O interessante é o que esta nas entrelinhas, o desenvolvimento da indústria metal – mecânica chinesa. Isso vai acabar tendo muito reflexo em outros equipamentos, e com o passar dos anos a tecnologia vai se incorporando a linhas de produção de equipamentos mais diversos – dos mais caros até as quinquilharias.

1 Trackback / Pingback

  1. Confirmado: China testa o motor que equipará o cargueiro Y-20

Comentários não permitidos.