BMP-3 Upgrade

BMP3 sketchup 8 version3Autor: Isamu Alba para o Plano Brasil

(clique nas imagens para Vê-las em melhor resolução)

BMP-3 Upgrade é uma concepção arttística do Leitor do PB, Isamu Alba, que gentilmente nos cedeu as imagens do seu trabalho elaborado  em 3d.

Segundo o autor, o veículo é específico para combate urbano, sem a capacidade anfíbia, na sua concepção ele possui um canhão principal de 40mm  e como armas secundária uma metralhadora .50. Para Isamo o veículo também possouiria lançadores de granadas de 40mm situados na frente do veículo. O Veículo segundo o autor estaria equipado com três lançadores de mísseis anti tanque.

 A proteção ficaria a cargo da grade contra RPG, da blindagem tipo ERA e de uma melhora interna na blindagem. Notar a placa blindada protegendo o motorista e o comandante na parte da frente.

BMP3

8 Comentários

  1. Além desse veiculo ficar demasiadamente pesado oque ocasionaria na sua falta de mobilidade, o BMP-3 dentre todos os BMP’s é o pior para guerra urbana visto que o desembarque das tropas se da por cima do motor os deixando muito vulneráveis, os lança granadas creio que serão de 30 mm, pós a Rússia não adota o padrão 40 mm claro que toda vida pode ser feito através de terceiros, o ângulo dos lança-granadas também inviabiliza seu uso em um ambiente onde o BMP não possa manobrar para deixa-lo angulado corretamente para que faça bom uso do mesmo. Bom no mais tirava esses dois lança-granadas e coloca uma estação remota em cima da torre com um lançador de granadas iria ser muito mais útil. Bom grade com ERA é desnecessário, grade seria a melhor aplicação e depois um reforço na blindagem lateral sem o uso de (ERA), em ambiente urbano a principal arma anti-carro são os lança-foguetes de ombro (OSA e RPG-29) são os mais perigosos, à grade tipo “slat” impediria em teoria a explosão da carga em cima da armadura do BMP. Quanto aos misseis, creio que cargas anti-tanque são desnecessárias para combate urbano o ideal seria ogivas termobárica faz um estrago bem maior em inimigos no interior de edifícios.
    Bom o numero mágico é “9”, se não me engano o BMP-3 leva somente cinco tropas. No de mais está muito bom.

      • Eu achei interessante suas observaçoes !Mas acredito que no PRIMEIRO momento da batalha em areas urbanas ele teria boa aplicaçao, geralmente estes conflitos se tornam mais assimetricos na medida em que as tropas convencionais vao sendo eliminadas, apos esta eliminaçao ,este veiculo poderia ser substituido por meios mais velozes e com capacidades de desembarques mais eficientes, ficando o BMP-3 encarregado de patrulhar as cercanias das cidades ,combatendo as tentativas de envios de reforços e suprimentos !

  2. Caro MalExGrimmjow
    Quando desenvolvi o veículo pensei em torná-lo o mais resistente possível (por isso coloquei a grade). Os mísseis com ogivas termobáricas fazem mais sentido realmente. O lançador de granadas é móvel, tipo BMP-Terminator, o fato do desenho ser um cilindro é só para facilitar a visualização. Quanto mais eu detalhar o objeto, mais difícil fica para ver quando este se encontra distante. A blindagem ERA pode sim ser removida e colocada outra no lugar, tipo aquelas pesadas do Leopard 2A6 (bem pensado). Quanto ao fato da tropa desembarcar por cima, não vejo problema. Dei uma olhada na proteção dos outros veículos (na parte de cima) e não me pareceu nada demais, um tiro de RPG e pronto. Um blindado para combate urbano não precisa ser leve e nem anfíbio e sim bem protegido e armado. Note que coloquei câmeras próximo a saída da tropa (duas pequenas) para melhorar o campo de visão deles quando estiverem dentro do veículo, elas devem girar para todos os lados e apoiarem o motorista quando este usar a ré. Também coloquei uma câmera na frente, entre o motorista e o comandante. Sobre o número mágico 9, bom, observe que coloquei toda a munição fora do veículo em caixas separadas. Isso, para garantir espaço interno, pois é, nada daquelas extensões internas enormes que as torres possuem. Com isso tudo, creio que seria um bom veículo. Pensei em fazer uma grade móvel extra que se levantaria e cobriria a parte superior do veículo, ela estaria ligada a grade lateral. Quando o veículo passasse por um ambiente fechado, ela se levantaria dando maior proteção. Se quiser, é só procurar no site DeviantArt, procure por kamovator, meu nome lá, o projeto está mais detalhado. Se os moderadores quiserem apagar esta parte do site, tudo bem, vou entender.

    • Apagar por quê? Tá ótimo, melhor comentar sobre o aparelho do que dar uma de louco discutindo política aqui no plano brasil.(hauhauhauahuahuah).
      Parabéns pelo projeto! Deve ter dado trabalho, se tiver a oportunidade, gostaria de ver mais matérias desse tipo.

  3. Admiro o trabalho do colega mas infelizmente não vejo muito futuro nesse projeto senão vejamos;

    – Para combate urbano o veículo precisa ser bem protegido. Salvo engano o BMP tem um peso de combate de 23.000 kg, sendo na verdade pouco blindado. A adição maciça de ERA, além de não proporcionar uma segurança satisfatória, irá tornar o carro pesado e com pouca mobilidade. Não é à toa que os melhores resultados nessa área são obtidos através da conversão de MBT’s. Os Russos desenvolveram o terminator com base no chassi do T-72/90. Os israelenses desenvolveram o Achzarit em cima de tanques T-55 capturados, e o Namer será baseado no Merkava.

    – O veiculo aqui tem silhueta alta, e para combate urbano um dos requisitos é ter a silhueta o mais baixo possível. Aqui nós teriamos um alvo tentador para um jihadista comu ma RPG.

    – Por fim o armamento sugerido (40mm), embora eficiente em campo aberto contra caminhões e veículos blindados leves é demasiadamente pesado para a arena urbana. No Iraque os Bradley com canhões de 25mm provocaram muitos danos colaterais na população civil. Aqui o mais adequado talvez fosse um reparo 0.50 remotamente controlado.

    • Realmente, Urânio empobrecido não é brincadeira. (rsrsrsrsrsrsrsrsrs).
      Mais não vejo como um canhão de 25 mm substituir um de 40 mm muito menos por uma 0.50. De fato a danos colaterais mais uma 0.50 iria dar muito mais dano colateral haja vista que perfura uma parede como papel, 40 mm tem por função usar de sua carga explosiva programada para explodir ao impacto gerando os mortais fragmentos, em uma área equivalente ao dobro quase de uma rodada de 30 mm HEDP dos Apaches.
      O grande fator aqui é realmente pegar o elemento escondido que inviabiliza o tiro direto, ou seja, não é derrubar parede e sim estourar as bexigas no interior de um quarto por exemplo.
      Creio que uma analise de um conflito urbano de alta intensidade como na Síria, onde faz Fallujah parecer um treinamento, talvez mude sua opinião de emprego de tais armamentos.

Comentários não permitidos.