S 400, Su 35 e Submarinos Lada para a China?

S400
Imagem:  S400 Tryumph por Turbosquid

Texto: E.M.Pinto 07/07/13

Informações: Red Dragon, China.

O site Huanqiu.com em sua versão em chinês publicou um artigo intitulado “A Rússia decidiu vender S-400 para a China”, De acordo com a edição de julho do periódico canadense Kanwa Defense Review, uma fonte autorizada da indústria militar russa afirmou que a Rússia decidiu exportar os sistemas de mísseis anti aéreos S-400 para a China.

Esta informação ao se confirmar, atesta o crescente interesse russo em abrir mais uma concessão qua venda de armas de última geração ao governo da China, o feito viria logo seguindo as exportações de caças Su-35 e a versão chinesa de submarinos da classe Lada.

Alegadamente a Rússia autorizou a venda de caças 4,5G Su 35S para a China, após diversos embates diplomáticos e comerciais com o governo de Pequin
Alegadamente a Rússia autorizou a venda de caças 4,5G Su 35S para a China, após diversos embates diplomáticos e comerciais com o governo de Pequin

A espera pelo S 400 é parte da ambição chinesa que vem a alguns anos  tendo reuniões anuais frequentes entre os dois governos, mas que, devido ao medo de que a China possa copiá-lo e por razões diplomáticas com Washington, o governo russo não vinha concordando em exportar-lhes estes sistemas, bem como outras armas sofisticadas dos seus arsenais.  Washington vê com extrema preocupação a venda para a China de armas de elevado nível tecnológico como os caças Su 35, os submarinos Lada e os mísseis S 400.

A preocupação baseia-se em função dos problemas geoestratégicos envolvendo o mar meridional da China, as disputas com o Japão e mais espcificamente ao avanço do poder naval Chinês no Pacífico. Após inúmeras conversações e acordos de salvaguardas tecnológicas, bem como acordos extratégicos de defesa mútua, no final de 2012, a Rússia pela primeira vez concordou em ceder a China os tão sonhados sistemas S-400. Porém até o momento, não se tem notícias de nenhum acordo formal celebrado, ao contrário, as negociações sobre isso estão agora incluídos na ordem do dia.

Os subarinos  disel elétricos russos da classe Lada em sua versão chinesa, serão produzidos sobre licença pela china e completam a lista de armas de última geração liberadas para exportação para a China
Os subarinos disel elétricos russos da classe Lada em sua versão chinesa, serão produzidos sobre licença pela china e completam a lista de armas de última geração liberadas para exportação para a China

A Rússia decidiu que poderia vender China os sistemas de S-400,  radar e de comando e controle, porém ao que parece, o tipo de sistemas de mísseis que serão exportados são a chave para tanta negociação. Não é claro qual sistema equiparia estas baterias, provavelmente uma versão chinesa desenvolvida localmente.

Uma coisa é clara: as versões permitidas para serem vendidas incluem os mísseis de interceptação com um alcance de 380 km. No entanto, nenhuma decisão final foi tomada a respeito do  conjunto que seria fornecido a China se este seria completo, parcial ou uma variante desenvolvida em conjunto para atender as necidades chinesa, hipótese esta mais provável segundo analistas locais.

A China quer obter o melhor das tecnologias russas de modo a  melhorar os seus sistemas terra ar HQ-9 Hongqi com alcance numa faixa de 125 km. Os novos radares e sistema ampliariam a sua eficiencia e alcance. A  China deseja e precisa desenvolver uma nova geração de motores e melhor os sistemas de guiagem comando dos mísseis especialmente no que se refere às contra-medidas defensivas dos  atuais sistemas. Os 380 km de alcance a efiiência dos  sistemas S-400 é a mais longa e eftiva arma de defesa aérea do planeta e por conseguinte, é também extremamente atraente para a China.

S4002
Imagem: S400 Tryumph por Turbosquid

Além disso, os S 400 foram construídos em sistemas modulares altamente intercambiáveis com as baterias de S300 das quais a china recentemente improtou alguns lotes, isto daria a China um incremento na sua capacidade defensiva, aproveitando os sistemas já existentes.

Acredita-se que as necessidades políticas, além do inegável montante de investimentos na indústria Russa, são as  principais razões que forçaram a Rússia a ceder tais tecnologias a China, porém, outras razões  estratégicas também potencializam esta decisão. Recentemente EUA e Japão têm intensificado sistemáticamente o desenvolvimento de um sistema de defesa contra mísseis balísticos. Como resultado, a China e a Rússia têm intensificado as discussões e cooperaçõesno desenvolvimento de seus sistemas de defesa contra mísseis balísticos.
Embora o mundo não acredite uma nova Guerra Fria, ao que parece ela está de volta, ainda que hipócritamente disfaçada por ambos os lados dos jogadores, a cedência de sistemas avançados de armas para China é inegávelmente questionada, e demonstra o interesse de Moscou de força um equilíbrio militar, diplomático e geopolítico freando os interesses de Washington naquela região do planeta.

 

24 Comentários

  1. Não entendo como o nosso GF ainda não comprou esse SU 35 ou T-50 dos russos. Dilma, mete o pé nesse FX e fecha logo com os russos, ta mais que provado que yankees são os maiores pilantras do mundo. As sabotagens e espionagem não diz nada pra você tia Dilma?

    • A Dilma não decidiu compra nenhuma de nada mais expressivo para nossas forças armadas possivelmente por esse motivo…

      https://www.facebook.com/agenciadefesanet

      Na manhã de hoje, a presidente da República Dilma Rousseff, anunciou mais uma medida bastante polêmica além do já anunciado plebiscito. A desmobilização total das Forças Armadas Brasileiras até 2018.
      Segundo a presidente, com o fim das Forças Armadas seriam economizados dos cofres públicos anualmente cerca de 30 bilhões de reais, dinheiro este que seria utilizado integralmente no orçamento da saúde. A presidente disse aos repórteres no palácio do Planalto que as Forças Armadas Brasileiras já teriam cumprido o seu papel não sendo mais necessárias no atual mundo globalizado, sem perspectivas de grandes conflitos mundiais e regionais, que a América do Sul está em paz à décadas e nossas fronteiras consolidadas. Parte dos homens e equipamentos seriam incorporados a Força Nacional de Segurança, que teria entre seus objetivos proteger o país de inimigos internos.
      Os comandantes das três Forças Armadas ainda não se pronunciaram.

      Agência Reuters.

      Alguém acredita que um único centavo desse dinheiro assim “economizado” iria para saúde ou educação !?

      • Que mentira feia einh ? As Forças Armadas são instituições permanentes. Presidente nenhum poderia desmobilizá-las.

      • Se a Dilma vier com esse papo, aí é que o PT vai ser massacrado de vez e esqueça de reeleição, se é que ela vai conseguir se reeleger! Com toda a controvérsia da ditadura, prefiro um general no poder que Dilma reeleita!

      • Mais um idiota de Facebook…
        Para o seu conhecimento, caro desinformador mor, saiba, que os últimos governos de turno, foram de longe, aqueles que mais investiram em equipamentos para as forças armadas desde Vargas, incluindo ai os generais presidentes. Ou seja, LULA e Dilma investiram mais que os presidentes de farda; alguns pequenos exemplos:

        1) 12 Mi-35;
        2) 50 EC-725;
        3) 4 SeaHawk;
        4) 18 Black Hawk;
        5) 4 submarinos Scórpene;
        6) 1 Submarino Nuclear;
        7) Construção da Base de Submarinos e Estaleiro;
        8) Programa do veículo blindado Guarani (2000 unidades previstas, com a primeira centena já contratada);
        9) 20.000 Fuzis IA-2 5,56mm (unidade de teste formada com 1500 unidades de pré-produção);
        10) Programa de Aeronave de transporte KC-390;
        11) Contratação do Satélite Geoestacionário Nacional;
        12) SISFRON;
        14) 4 lanchas blindadas colombianas;
        15) 250 Carros de Combate Leo 1A5;
        16) 36 obuseiros M-109 A5;
        17) 9 P-3AM Orion;
        18) Modernização de 35 A-1, para o padrão A-1M;
        19) Modernização de 12 A-4, para o padrão A-4M;
        20) Modernização de 48 F-5E, para o padrão F-5EM;
        21) 36 veículos Gepard;
        22) Aquisição de lotes de mísseis Igla-S;
        23) Aquisição de veículos Marruá e família;
        24) Renovação total dos caminhões militarizados nas três forças;
        25) Aquisição de três baterias Pantsyr S-1, Igla-S, com a licença de fabricação no país (algo pouco lembrado);
        26) Aquisição de 99 aeronaves A-29;
        30) Financiamento do Míssil Anti-radiação nacional MAR-1;
        32) Programa nacional de fabricação de minas navais de livre flutuação e de fundeio (magnéticas e de contato).
        33) Aquisição de três belonaves de patrulha oceânica com direito de fabricação do modelo sob licença.
        34) Aquisição de navios patrulha de 500 ton. Classe Macaé;
        35) termino da construção com a consequente incorporação da Corveta Barroso;
        35) Aquisição de dois navios de transporte de tropa e suprimentos ex- Royal Navy…

        E por aí vai…

        Portanto, senhor Leonardo, não tente aqui emplacar as suas mentiras de internet com as quais estás acostumado no Facebook e semelhantes, pois, este é o Blog Plano Brasil, e não somos os parvos que se vestem de branco, usam máscaras de um personagem histórico sombrio como Guy Fawkes para gritar palavras de ordem manipuladas pela Rede Globo e afins.
        Aqui se pensa.
        Fui claro, ou vou ter que desenhar?

      • Ilya, por aí vai mesmo, tem mais coisa aí:

        36) Investimentos e Aquisição de 40 lançadores Astros 2020;
        37) Modernização Obuseiros M-109 A3;
        38) Modernização Blindados M-113;
        39) Modernização de 12 caças AF-1 Skyhawk da marinha;
        40) Investimentos e projeto do A-Darter;
        41) Aquisição dos anti carro ALAC pro Exército;
        42) Modernização de 34 AS 365K Pantera do Exército;
        43) Modernização de 18 AS 550A2 Fennec do Exército;
        44) Modernização de 54 C- 95 Bandeirante da Força Aerea;
        45) Aquisição dos 8 CASA C- 295 EADS para a Força Aerea;
        46) Investimentos e Planificação no COBRA Programa Soldado do Futuro do Exércit;
        47) Aquisição do Gaucho Veiculo de reconhecimento;
        48) Modernização de 6 Grumman S- 2T Tracker da Marinha;
        49) Modernização de 14 HB- 350L1 Esquilo do Exército;
        50) Desenvolvimento do MAA-1B Piranha missel ar-ar curto alcance;
        51) Desenvolvimento do MAN-1 anti navio para a Marinha;
        52) Aquisição misseis anti carro MSS 1.2 AC para o Exército;
        53) Modernização de 9 P- 3AM Orion da Força Aerea;
        54) Aquisição 30 Blindados Piranha IIIC para Fuzileiros Navais, 24 entregues;
        55) Desenvolvimento e aquisição 40 radares SABER 60 pro Exército;
        56) Desenvolvimento Radar Saber 200;
        57) Estudo viabilidade modernização de 12 Super Lynx da Marinha;
        58) Modernização de 175 Blindados 6X6 Urutu do Exército;
        59) Aquisição 4 VANT Israel;
        60) Estudo viabilidade modernização de 60 T-27 Tucano;

        Como vemos ninguém quer saber da verdade dos fatos, somente das próprias posições ideologicas!

      • “com o fim das Forças Armadas” Eu nunca vi um absurdo tão grande!… Pior que o povão do facebook acredita.

  2. A preocupação baseia-se em função dos problemas geoestratégicos envolvendo o mar meridional da China, as disputas com o Japão e mais espcificamente ao avanço do poder naval Chinês no Pacífico. Após inúmeras conversações e acordos de salvaguardas tecnológicas, bem como acordos extratégicos de defesa mútua, no final de 2012, a Rússia pela primeira vez concordou em ceder a China os tão sonhados sistemas S-400. Porém até o momento, não se tem notícias de nenhum acordo formal celebrado, ao contrário, as negociações sobre isso estão agora incluídos na ordem do dia.=== Os Russos estão dando dentes de leite ao dragão p ver se o mesmo e leal, e por outro lado mostrar ao mesmo q confia nele; a propaganda é: Somos aliados, o q acontecer a China e o mesmo q p nós Russos… vamos entrar em cena.É até pode ser…Quem viver verá.Sds.

    • carlos argus,

      Se essa venda se concretizar mesmo, os russos estarão é revestindo os dentes do dragão com aço! O S-400 não é brincadeira!

      E de quebra, darão um “foguinho” extra pra ele baforar com o Su-35…

  3. Essa coisa de deixa os SU-35 passar assim debaixo do nosso nariz nunca me convenceu… é muita politicagem pra não ter essa aeronave!!

    Isso aí Calus Argus… esse S-400 são demais, são coisa de ótima fatura, verdadeiro sonho de consumo!!

    Mas acho ainda cedo pra se acreditar que a Rússia decidiu vender essas baterias pra China, é ainda especulação!

    Valeu!!

  4. O S-400 é uma arma temível…

    Esse sistema poderia representar um ponto de tensão enorme naquela parte de mundo devido a sua capacidade/abrangência… De face para o Pacífico, esse sistema poderia colocar uma séria ameaça sobre a maior parte do espaço aéreo de Taiwan ( na verdade, em parte o S-300 já faz isso )… Se fosse posicionado ao longo da fronteira com a Coréia do Norte, poderia teoricamente proteger quase todo o espaço aéreo norte coreano ( é certo que poderia oferecer proteção ao centro do país e a região norte )… Voltado para a Índia, o S-400 poderia projetar cobertura aérea sobre a região da Caxemira e praticamente todos os estados de fronteira indianos…

  5. Na atual conjuntura tá mais fácil confiar na China do que nos EUA!Além do que, precisamos de um outro poder que rivalize com os americanos, senão o mundo vai ficar perigoso pras democracias com o mando e desmando do império americano se alastrando!

  6. Leonardo, se isso se confirmar estaria se emitindo recibo de incompetência! Desgoverno!O Brasil não aceitaria isso, como não pode aceitar!Esse contingente militar é a solução e não o problema!O fato é que não temos governo, temos base aliada, cada vez mais desalinhada, com vista a preservar o status quo e o fisiologismo!Cara é só mandar esse pessoal produzir nas terras ociosa do Brasil e eles se pagam – nova política: “forças armadas auto sustentável” – e pronto!Falta política, falta inteligência no andar de cima!

  7. Além do que, num clima de insatisfação geral com os políticos, como está ocorrendo hoje no Brasil, onde se busca alternativa ao que se está aí, qualquer confronto com os militares abre espaço efetivamente para um golpe de Estado, e que pode encontrar respaldo na sociedade! Quem disser que fará faxina no Brasil hoje, se torna presidente! É o tipo de discurso perigoso, que eles não podem sequer cogitar!Lembram do Color, caçador de marajás!?

  8. O TIRELLES CONTINUA SUMIDO ???

    será que fugiu pq a Policia Federal descobriu que ele era espião do USA aqui no Brasil ????

    que vergonha

    se vendendo mais barato que garota de programa do Leblon

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. China poedrá adquirir uma centena de caças Sukhoi, Su-35
  2. J-17 o Su-34 Chinês

Comentários não permitidos.