Síria recebeu o primeiro S-300 da Rússia afirmou Bashar Assad

S-300 on truck

Informações: Rustam Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Colaborou Leandro de Mello- folha de Botucatu


A Síria recebeu o primeiro lote de sistemas de mísseis de defesa antiaérea de longo alcance  S-300 da Rússia, afirmou o presidente Sírio Bashar Assad, segundo ele, as demais baterias serão recebidas ao longo do resto do ano.

Moscou mantém-se firme em seu direito de entregar à  Síria os sistemas S-300 contratados num período anterior ao desencadear dos conflitos que levaram a Síria a uma sangrenta guerra civil lançada pro grupos terroristas e radicais islâmicos patrocinados por nações árabes e ocidentais.

Na sua recente visita a Israel  o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pediu pessoalmente ao presidente russo Vladimir Putin que não fornecesse os sistemas S 300 à Síria alertando-o que esta medida forçosamente levaria a Israela  perpetuar ataques à Síria para a destruição destas armas, o que se provou não necessário, já que Israel lançou uma ofensiva aérea a Damasco, destruindo o que alegava serem armas destinadas ao Hisbolah.

“Obviamente, estas armas são uma ameaça para nós”, disse o ministro da Defesa israelense, Moshe Alon em 29 de maio. O ministro da Defesa disse que se as S-300 chegarem as mãos Sírias, “Israel saberá o que fazer.”

S300pmu

Especialistas ocidentais são unanimes em afirmar que as S-300 trarão à defesa aérea Síria uma potencializada melhoria,  podendo inclusive  evitar uma intervenção estrangeira na guerra civil que se arrasta há mais de dois anos e custou a vida de mais de 80 mil pessoas.

 As  Baterias de S-300 podem interceptar aeronaves tripuladas e mísseis, e pode aumentar as chances de Assad  permanecer no poder. Os países ocidentais afirmam que o fornecimento de armas russas poderia levar a uma escalada do conflito e “incentivar” a Assad a aumentar a sua ofensiva contra os rebeldes.

 Hoje pela manhã, o ministro das Relações Exteriores sírio, Walid Muallem disse ao canal de notícias libanês “Al-Mayadin” que Assad pretende permanecer no poder até 2014 e depois novamente ele iria concorrer à presidência se “o povo quiser”.

Para muitos estrategista, o fornecimento das S 300 a Síria, é uma resposta Russa a quebra do embargo europeu ao fornecimento de armas aos rebeldes, Moscou não deixou passar desapercebida a sua reprovação ao envio de armas a apenas um dos lados do conflito, especialmente a grupos que considera uma ameaça a soberania nacional Russa, como é o caso dos rebeldes caucasianos islâmicos que juntam-se as fileiras da oposição anti-Assad.

72 Comentários

      • Apedeuta destilando toda a sua ignorância e viralatismo. F-15 Dino? Vê se te enxerga! Pra refrescar a tua memória na Coréia do Sul a tua querida jaca francesa perdeu a concorrência para o F-15, visto que o “Dino” mostrou ter uma melhor radar, ser mais rápido, levar mais armas e ter maior alcance. Chato né?

      • Que Nobre SERVIL tu es capacho!!! : )

        O Frustrante disso tudo e que eles ( Yanks ) nao tem nem Ideia que Tu existe
        : (

      • coreia do sul ,não é um pais soberano e sim um apêndice americano na asia
        realmente achas que outros caças tinham chance de ganhar ?
        tudo bem você torcer pelos americanos ,cada um cada um
        mas ser ingênuo a ponto de achar que não iriam escolher ,ou melhor mandarem eles escolherem o caça yanke ai forçou a barra
        a coreia do sul só sera soberana quando não tiver tropas americanas em seu território.

      • Em tempo: A risível versão de que o F-15E teria sido derrubado pela AAA líbia é algo que você e outros vira-latas inventaram para tentar aliviar ao menos um pouco o imenso complexo de inferioridade que os acomete. E pode me xingar do que quiser afinal, o choro é livre….

      • kkkkkkkkkkkkkkkk

        olha quem fala em vira latas

        chega a dar dor de barriga de tão engraçado que é!!!!!

        “mi mi mi… mamae, ele é anti amelicano mamãe,,, bate nele”

      • Foi só expor o viralatismo ideológico de um que outos vira-latas do mesmo naipe se apresentaram como de costume ou seja, latindo alto achando que isso os fará serem respeitados. Mas é só bater o pé no chão para os vira-latas saírem correndo com o rabinho entre as pernas, ainda que mostrando os dentes na tentativa de se mostrarem valentes…

      • Só não esqueçam que estão do mesmo lado, o lado do Brasil e dos brasileiros. Seja com parceiros ocidentais ou orientais, nosso lugar é sempre junto um com os brasileiros, na defesa dos interesses de todos, não de alguns.

      • Minha valentia eu mostrei na vida… Sainha de baixo e me formando em engenharia mecânica em uma universidade federal…

        Nunca tive papai coronel ou vovô general pra me dar as coisas na mãos

        Lutei… Fiz pôs graduação stricto sensu na Europa…

        E eu tenho moral pra falar o que eu acho na hora que eu bem entender…

        E nao vai ser um lunático que só sabe copiar o discurso mofado dos outros que vai me calar

        Passar bem

      • E nao vai ser um lunático que só sabe copiar o discurso mofado dos outros que vai me calar
        .
        Ninguem merece esa Patrulhagen do PATETA : ( meu caro Rafael

      • É como eu sempre digo. Quando um viaralatas late outros se juntam…no presente caso, um vira-latas apedeuta…

      • Minha valentia eu mostrei na vida… Sai de baixo e me formei em engenharia mecânica em uma universidade federal…

        Nunca tive papai coronel ou vovô general pra me dar as coisas na mãos

        Lutei… Fiz pôs graduação stricto sensu na Europa…

        E eu tenho moral pra falar o que eu acho na hora que eu bem entender…

        E nao vai ser um lunático que só sabe copiar o discurso mofado dos outros que vai me calar

        Passar bem

      • Tadinho! O vira-latas do Foro de SP se doeu e para responder resolveu contar a sua trajetória de menino pobre que foi estudar “Nazoropa”….Que coisa mais piegas heim? Daqui a pouco você começa a falar das suas namoradas imaginárias, as vetoriais…

      • KLM,

        Se os Líbios tivessem algum S-300, isso seria de pouca relevância… A maior parte da defesa aérea da Líbia era constituída por tipos como SA-2, SA-3, SA-5, SA-6, e outros modelos dos anos 70/80, e incapazes de proteger as próprias baterias de S-300 em níveis inferiores.

        Ademais, os sírios nunca possuíram uma força aérea a altura de suas congêneres da OTAN… Daí que qualquer sistema defensivo precisa de caças avançados; coisa que os sírios jamais tiveram…

        Por fim, se F-15 é dino, que dizer de Flanker e Fulcrum…? A maior parte do que voa hoje por aí são projetos dos anos 70/80 ou que tiveram base projetos dessa época… A nova geração sequer amadureceu ainda… Seja como for, o F-15E pode ser muitas coisas, mas está longe de ser algo obsoleto.

      • Meu caro RR
        E era conhecido que o sistema Libio tinha Gaps
        foi por isso e tbm como vc falo pela contingencia , fora boa parte dos sistemas Libios ainda tavao aver navios para Upgrades que Russia na epoca nao tinha : (
        .
        Por fim, se F-15 é dino, que dizer de Flanker e Fulcrum

        Quem nasceu primeiro , A propaganda Yank falo que foi o DINO F 15
        Quanto Flanker e Fulcrum
        veio em segundo para ser SUPERIOr ao DINO F15
        E bem sabido e Iso foi comprovado la dentro da casa da USAF quando os Flankers derao um show em cima do DINO F15

        Porem um detalhe para vc meu caro , no auge do projeto do Flanker , quando tudo estava pronto para ser exposto la na Le Bourget .decidirao refazer totalmente o Flanker ,atrasando sua entrada em servico mais .

        E quanto isso o DINO F 15 estava por ai fazendo propaganda.

        Flankers sao um plataforma robusta em desenvolvimento, ja no exemplo do DINO F15 na versao SILENT EAGLE mostra a GAMBIARRA VOADORA QUE FICO : )

      • KLM,

        Flankers, Fulcruns e Eagles são virtualmente contemporâneos. Não há absolutamente nada no Flanker que mostre que ele é cabalmente superior ao F-15, fora aquelas manobras que a gente só vai ver no youtube… A bem da verdade, o que conta é o equipamento eletrônico. E nesse aspecto, as variantes do F-15 se mostraram a frente, incorporando radares AESA e sistemas de guerra eletrônica no “estado da arte”.

        O Silent Eagle, se sair, será um sistema de armas vastamente superior a qualquer variante anterior do Flanker. Na verdade, será superior até mesmo ao Su-35 em muitos aspectos, a começar pelas baías internas para mísseis, que permitirão a aeronave voar armada e manter o baixo RCS…

      • Caro RR

        Flankers, Fulcruns e Eagles são virtualmente contemporâneos. Não há absolutamente nada no Flanker que mostre que ele é cabalmente

        O sim em 1992 Su-27 paid

        visited na base aeria de Langley nos EUA, em combates simulados pilotos russos provarao que o Su-
        27 era naquela epoca superio ao DINO F15
        fotos
        http://www.4wahls.net/aircraft/su-27.htm
        .
        fora aquelas manobras que a gente só vai ver no youtube…

        Pois e ne? .tanto que o F 22 hoje copia aquelas manobras , nem todas mais copia ; ) certinho

        , as variantes do F-15 se mostraram a frente, incorporando radares AESA e sistemas de guerra eletrônica no “estado da arte”.
        .
        E possivel Porem o SU- 37 e feito para ser superior do que todas eses state of arte
        do DINO F15

        O Silent Eagle, se sair, será um sistema de armas vastamente superior a qualquer variante anterior do Flanker.

        Nem tanto RR . Russia hoje nao e mesma de 1990, a muitas armas em processo ,fora os projetos que forao parados na decada de 90, Se
        Um Dino F-18 e um Rafale ja aranharao um F 22. o Dino F 15 e um prato feito para um Su-37.Imagina nessa versao gambiarra Silent Eagle ,. que sem duvida alguma diminui o pay load do DINO grandemente, pelo simples fato de ser um projeto gambiarra ea iInternal weapon bay nao leva tudo aqulo que le levava a alguns seculos atras na asa : ) DINO ta mais extincao e por isso que existe o F22

        aeronave voar armada e manter o baixo RCS…

        Nem F22 com o desenho stealth deles e Big deal igual a 10 anos atras ,Tecnologia hoje ja sao capais de detectar .Thecos ja tao estudando isso e ja tem meios,
        http://codinomeinformante.blogspot.com/2013/05/sistema-tcheco-silent-guard-pode.html
        , Imagina Russia e Franca : )

      • Apedeuta:

        Você é digno de pena, desprezo ou ambos. Qualquer pessoa que entenda um mínimo de aviação militar de cara desmascara suas estultices senão vejamos:

        “O sim em 1992 Su-27 paid

        visited na base aeria de Langley nos EUA, em combates simulados pilotos russos provarao que o Su-
        27 era naquela epoca superio ao DINO F15
        fotos”

        Para começo de conversa o teu link não diz nada. Ademais combates aéreos não são uma ciência exata. Basta lembrar que na guerra da Coréia um Sea Fury abateu um Mig-15. Na guerra do Vietnã os Phantom da USAF e USN sofreram pesadas baixas frente aos Migs, enquanto no Oriente Médio Phantoms israelenses carregados de bombas foram capazes de derrubar os Migs árabes. Da mesma forma que um Flanker pode derrotar um Eagle o inverso pode igualmente acontecer na mesma proporção. Veja o que aconteceu quando o os Su-30 indianos quando foram fazer uma visitinha em Nellis:

        E daí que os pilotos experientes deles vieram para entrar no SU-30 e eles achavam que eram muito bons em lutas próximas. Então eles chegaram à nossa base e nós não nos preocupamos muito e deixamos o pessoal dos esquadrões operacionais brigarem com eles, mas depois eu e outros que usamos a mesma “bolacha” fomos lá brincar com eles um pouco também. Incrivelmente nós os dominamos! Os dominamos não com um F-15 limpo, quer dizer, sem tanques externos e esse tipo de coisa. Nós os dominamos com F-15s em configuração de guerra, quer dizer, com 4 mísseis, tanques externos com gasolina neles e tudo e eles estão lá com seus SU-30 limpos, com excecao de um “pylon” para carregar um “pod” que não tinha nada nele.
        Eles ficaram impressionados, tão frustrados ao ponto que depois dos primeiros 3 dias eles disseram: “Quer saber de uma coisa? A gente não precisa fazer mais esse negócio de mano-a-mano, vamos partir pra outra coisa…” E nós ficamos desapontados porque na Índia só queriam fazer mano-a-mano porque estavam ganhando. (Risos).

        http://www.aereo.jor.br/2008/11/19/transcricao-da-palestra-do-coronel-terrence-fornof-da-usaf-1a-parte/

        “Pois e ne? .tanto que o F 22 hoje copia aquelas manobras , nem todas mais copia ; ) certinho”

        O F-22 faz essas manobras em show aéreo apenas para exibição. Em uma situação de combate real essas manobras apenas deixariam um caça sem energia e portanto vulnerável. E olha que o F-22 tem a melhor relação empuxo peso dentre todos os aparelhos existentes.

        “E possivel Porem o SU- 37 e feito para ser superior do que todas eses state of arte
        do DINO F15”

        Aqui você se supera na ignorância. O Su-37 foi apenas um protótipo.

        “Se
        Um Dino F-18 e um Rafale ja aranharao um F 22. o Dino F 15 e um prato feito para um Su-37.Imagina nessa versao gambiarra Silent Eagle ,. que sem duvida alguma diminui o pay load do DINO grandemente, pelo simples fato de ser um projeto gambiarra”

        Além de incidir no erro sobre o Su-37, insiste em repetir aquela conversa furada do marketing da Dassault segundo o qual a cocote francesa teria vencido o F-22. História tão patética que ninguém fora apedeutas como você dão crédito. E dizer que a maior e melhor fabricante de aviões teria feito uma gambiarra é de uma burrice que dá dó né?

        “DINO ta mais extincao e por isso que existe o F22”

        E como você explica o fato da USAF estar modernizando os F-15? Está vendo como nada do que você fala merece crédito?

      • Capacho Servil . com tanta dedicasao ,
        acho que eles deviao ter mais consideracao em tidar uma entrnada la sem Visto , porem e meio dificil pq eles nao tem ideia que tu se esguela e fica que nem maria de beira de porto pela caousa deles
        : (

      • KLM disse:
        31 de maio de 2013 at 18:58

        KLM,

        Não se baseie somente em exercícios de combate simulado a curta distância para julgar a capacidade de um caça…

        Em combate próximo manobrado, as desvantagens que um ou outro caça possam ter são consideravelmente diminuídas… A questão principal é e sempre será como chegar perto para forçar o combate… E nisso, quem tem RCS mais baixo leva considerável vantagem, pois tem a possibilidade de engajar sem ser localizado pelos sistemas adversários…

        Em resumo, pouco importa o que ocorra nos exercícios de combates a curta distância. A hora do “pega” é quando se joga equipamento contra equipamento ( sistemas de detecção, guerra eletrônica e furtividade )…

        Sobre o Su-37, ele é que um demonstrador de conceito, que não entrou em produção… A evolução máxima levada a cabo da família Flanker até aqui é o Su-35BM, que teve muitos melhoramentos incorporados baseando-se no Su-37… O Silent Eagle, por outro lado, é um projeto que visa não somente atualizar o Eagle, mas conceber um novo Eagle. Ademais, o SE é trabalho recente ( 2009/2010 ), e tem pouco ou nada a ver com o Su-37, que é um trabalho que começou nos anos 90…

        Sobre essas técnicas para localizar stealth, ainda não são mais do que estudo… E antes que qualquer país venha a tê-las, essas mesmas técnicas serão de domínio exclusivo de grandes potências…

      • Caro RR
        Não se baseie somente em exercícios de combate simulado a curta distância para julgar a capacidade de um caça…
        .
        Verdade que Nao mais vc falo que nunca ouve nada que podese medir a capacidade do DINO F 15 conta o Flanker ,entao eu mencionei o exemplo do evento ocorrido in 1992 na base aeria da USAF in Langley Virginia, onde em curtos distancia o Simulado o Flanker de 1 show em cima do DINO F15 : (

        Em combate próximo manobrado, as desvantagens que um ou outro caça possam ter são consideravelmente diminuídas… A questão principal é e sempre será como chegar perto para forçar o combate… E nisso, quem tem RCS mais baixo leva considerável vantagem, pois tem a possibilidade de engajar sem ser localizado pelos sistemas adversários…

        Verdade Nisso , mais falando de paises como Russia e Franca ,que projetao Jets, tem ideia da presisao de tecnologia que indentifiquen low RCS,e por isso que tal vantagen Stealth ja ta ficando fora do Show ,o sitema antiquado que derrubo a primeira TRANQUEIRA Stealth Yank , foi capais de detectar na tela do radar e derruba la e fazer HISTORIA ; ).
        Veja bem isso naquela epoca com um sistema ja em fim de linha . pense bem hoje : )
        .
        Outro fato e que os Chinese conseguirao roubar virtualmente o projeto do FIASCO 35
        http://inteligenciaeconomica.com.pt/?p=17897
        em outras palavras essa tecnologia ,ja teve seu tempo , hoje ela importante porem , ja nao e so de conhecimento Yank, e dominio ,e ja a meios de abate las : )

        Em resumo, pouco importa o que ocorra nos exercícios de combates a curta distância. A hora do “pega” é quando se joga equipamento contra equipamento ( sistemas de detecção, guerra eletrônica e furtividade )…

        Verdade paises desprovido de conhecimento e um Show , mais para Paises que tao na beira da curva da tecnologia ,isso ja nao e mais big deal igual a 20 anos atras, como Franca e Russia ,e nreve China e outros ; )

        Sobre o Su-37, ele é que um demonstrador de conceito, que não entrou em produção… A evolução máxima levada a cabo da família Flanker até aqui é o Su-35BM, que teve muitos melhoramentos incorporados baseando-se no Su-37… O Silent Eagle, por outro lado, é um projeto que visa não somente atualizar o Eagle, mas conceber um novo Eagle. Ademais, o SE é trabalho recente ( 2009/2010 ), e tem pouco ou nada a ver com o Su-37, que é um trabalho que começou nos anos 90…

        Flanker e um laboratorio de tecnologia ,em desenvolvimento gracas sua robusta plataforma,gracas a experiencias dele
        e que Russia tem
        PAKF que quando se torna operacional sera Superio ao F 22 , pelo simples fato ele foi construido esta sendo desenvolvido para ser superio ao F2
        2 caso semlhante foi o do do Flanker ele foi feito para ser superio ao Dino F 15 : ).
        Quanto ao DINO Silent Eagle ja e um projeto que poen o DINO NO LIMETE pq esa versao GAMBIARRA ele ja nao foi projetado para iso , e de agora,.
        Lembro que Coreia que recebe boas mesadas dos EUA tava querendo uma Versao com calda em outro formato , Boeing tiro corpo fora , simples pq versao de gambiarra dese DINO NAO SUPORTA e ele mesmo ja ta em fim de linha
        : )

        Sobre essas técnicas para localizar stealth, ainda não são mais do que estudo… E antes que qualquer país venha a tê-las, essas mesmas técnicas serão de domínio exclusivo de grandes potência
        .
        Bem dito Grandes Potencias , como
        Russia, Franca ,e China.
        China entao que cansa de pegar dicas Online : ) : ) : )

      • KLM,

        Exercícios podem dizer muito, ou nada…! Não raro, forças aéreas se exercitam utilizando suas aeronaves mais usadas e não propriamente as mais modernas… E mesmo quando utilizam as armas mais modernas, o fazem de maneira mais restrita… Ademais, os exercícios entre países tem a finalidade de promover cooperação entre as forças e nada mais que isso…

        Não há qualquer prova de que o PAK FA será superior ao F-22. Muito menos ainda que o novo Flanker será ao F-15SE…

        Quanto a abater stealth, é mais fácil pensar do que fazer… O caso sérvio foi exceção… Foi longe de ser coincidência, mas foi exceção. Prova disso é que nenhum outro F-117 foi derrubado…

        Pouco importa que os outros façam uma aeronave “quadradinha”. Sem ter um motor que preste, um radar AESA confiável e um conhecimento real e pleno em materiais stealth, os demais ainda estarão décadas atrás dos americanos…

      • Caro RR
        Não há qualquer prova de que o PAK FA será superior ao F-22. Muito menos ainda que o novo Flanker será ao F-15SE…

        O DINO F 15 foi feito primeiro,, Russia tinha como tem ate hoje,inteligencia que investigao iso, de uma maneira mais educada nao como os Chineses, hoje quando o DINO F15 foi feito ,O Flanker ainda tava no forno,Russia com eses dados ,e outros que forao feito em propaganda , ajusto o e projeto Flanker para ele ser superio ao DINO F 15 ,, pq nao ia fazer sentido fazer um aviao inferio ao inimigo .
        Quanto ao PAK e sabido nao so pela fabricante mais como pelo proprio presidente da Russia , que o PAKF ta sendo projetadoe feito para ser Superio ao F22,
        agora se vc acha
        que tao puchando muita sardinha para o lado Russo ,
        Carlo Kopp diz a mesma coisa e longe da tradicional propaganda. Ele meu caro RR e Australiano,http://www.ausairpower.net/flanker.html
        . so falta agora vc dizer que ele tbm nao tem merito na palavra como ALGUNS FANBOYS , que nao gostarao o que ouvirao.
        .
        Pouco importa que os outros façam uma aeronave “quadradinha”. Sem ter um motor que preste, um radar AESA confiável e um conhecimento real e pleno em materiais stealth, os demais ainda estarão décadas atrás dos americanos…
        .
        Nem tanto RR
        Yanks podem tar ainda na frente em algumas tecnologia,mais ta na frente nao seguinifica que algo facil e uma pressao constante. AESA
        ate Franca ja tem , nao esqueca,!!!. Russia, questao de dias,e Iso ja nao e big trunfo Yank decada de 90 ja foi,Chineses ,hoje sabe ate mais do FIASCO 35 , melhor do que qualquer paise trouxa que ta ate hoje gastando DIN DIN nesse Fiasco,.Russia e Franca e China,ja estao e patamar tecnico para abater e fazer solucoes contra os ate entao Trunfos Yankes da decada de 90 : )

  1. torço para que Israel não tente destruir os S-300,por que senão a situação vai ficar feia.
    Isso dificulta uma No Fly Zone dos piratas da OTAN e agora vão ter que arrumar uma grande desculpa para praticar seus ataques covardes,mas agora sofrerão perdas.Se atacarem com força total certamente a Síria será dominada , porém sofrerão perdas e não será o passeio que foi na Líbia.

    • Oi Brazuk!

      Esses mísseis são um perigo para Israel, de forma que os israelenses não apenas devem como têm o direito de destruir tais mísseis.

      • Não vejo como esses o S-300 pode representar um perigo para Israel, um grupo terrorista não pode operar tal equipamento, qualquer ataque Israelense contra esse equipamento deve ser considerado um ato de guerra.

        Mas a Síria vai ter de proteger bem esses equipamentos. Um força de elite bem treinada de uns 15 soldados pode acabar com eles “rapidin”.

      • HMS TIRELESS

        Isso eu comprendo bem, o problema é o efeito colateral da ação, hamaz e Hezbolah podem fazer o inferno em Israel, é possível que o Irã e a Síria ajudem os mesmos.
        É uma situação complicada, esse sistema de certa forma representa perigo a soberania do espaço aéreo Israelense e ao mesmo tempo protege a soberania do espaço aéreo Sírio.
        Como sempre acontece na história da humanidade o mais forte sempre tem razão, porem o fraco arrumou um escudo arrumado e se bem usado pode lhe dar alguma sobrevivência.
        De qualquer forma a situação vai ficar muito ruim e torço para que não fique pior.

  2. A situação vai ficar ainda pior, Israel ameaçou atacar os navios russos no Mar, caso eles transportem as baterias.
    Ou seja… Prazer em conhecê-los meus amigos, foi muito bom estar com vocês…

    • Até parece que israel seria tão estupida… bastaria um ICBM com suas ogivas e como disse um amigo, “A Jordânia teria vista para o mar”…

      Israel nunca seria louca de atacar os navios russos… morreria absolutamente.. só os USA podem competir com os Russos, Israel não é nada perto deles!!

      Isso ai e discurso de desespero de Israel mesmo.. ação mesmo que é bom … não seriam loucos pra isso!!

      Valeu!!

      • Francoorp,

        Os russos poderiam fazer muita coisa, menos lançar armas nucleares tão próximo de um aliado… Ademais, um ataque desse tipo provocaria um revide por parte dos EUA e OTAN, que fariam todo o possível para proteger Israel. Enfim, seria suicídio dos russos fazerem isso…

        O máximo que farão seria escoltar a embarcação levando o armamento, com altorização para destruir qualquer aeronave militar israelense que os sobrevoasse. Se por ventura for necessário, é provável que os russos levem uma frota próximo a Israel para fazer pressão, mas não vai passar disso…

      • Não pera!!

        vamos supor que Israel ataque os navios russos, se a Rússia ataca-se Israel estaria em pleno direito de revidar a agressão uai, não acho que os EUA ou a OTAN entrariam na guerra contra os Russos após uma agressão provocada por Israel.

        Mas acho pouco provável que a Rússia ataca-se com ICBMs (até porque Isarael não tem muitos, mas tem), certamente fariam tudo o possível para armar todos os inimigos de Israel. Poderiam “tentar” criar sanções econômicas enfim….

      • Não creio que qualquer país chegue a lançar armas nucleares nos dias atuais. O embargo internacional a seu comércio seria imediato. Passaria a ser um estado pária. Os russos, em verdade, afundariam o dobro de navios Israelenses e mandariam o dobro de armas para a Siria.

      • Tiago Santos,

        Eu não acredito que os israelenses atacassem um navio russo. E tão pouco acredito que os russos façam um ataque para proteger seus aliados sírios…

        Mas caso houvesse mesmo um ataque por parte dos russos ( mesmo que fosse uma retaliação ), estariam atacando um aliado direto dos EUA. Eles não vão querer isso. Seria um risco muito elevado.

        Por tanto, como disse acima, somente posso acreditar que os russos estariam antecipando esse ataque israelense, e estariam alocando pesada escolta aos navios de transporte, numa tentativa de dissuadir Israel…

        Se os israelenses forem fazer alguma coisa, creio que será sobre a Síria…

      • Israel não faz parte da OTAN, e mesmo que fizesse, ela só é obrigada a defender seus membros caso estes sejam agredidos, e não caso eles comecem uma guerra. EUA são aliado de Israel, não a OTAN. Vale lembrar que qualquer ação da aliança precisa ser aprovada por unanimidade dos membros. Um ataque a um navio Russo seria uma agressão gratuita Israelense, e a Turquia não morre de amores por Israel, poderia muito bem deixar o circo pegar fogo só pra vê-los bater de frente com alguém mais forte.

      • Lucas Senna,

        Mesmo que Israel não seja membro da OTAN, nada impede que os países desse bloco tomem partido dos israelenses ( falo de Reino Unido, França… ). Esses países são aliados dos EUA e este é um aliado sólido de Israel… Um arrasta o outro…

      • Suicídio dos russos… que nada, até parece que se a OTAN e USA atacarem a Rússia sobreviveriam… não amigo, se a guerra for nuclear todos os potentes desaparecem, seja Rússia, USA que OTAN… Israel seria somente a primeira a ir pro além!!!

        O que eu falei é que se Israel quer guerra contra os Russos tem que ter café no bule, coisa que não tem, nem os USA tem pra bater os Russos.. Israel não sobrevive nem em um conflito convencional contra os Russos… tem gente que se ilude que sim, mas não é verdade!!

        Como eu disse antes isso tudo aí é somente retorica pra partidário aumentar o moral, mas quem não é partidário está vendo o desespero que esses S-300 estão levando a Tel-Aviv… o Brasil precisa desses sistemas urgentemente, melhor que sejam os S-400!!

        Israel não tem peito nem capacidade de atacar os russos e sobreviver por longo prazo, nem no convencional!!

        Valeu!!

      • E será que os russos vão mesmo pagar pra ver…?

        Não. Não vão… O máximo que farão é escoltar os suprimentos e atacar qualquer meio israelense que se aproxime. Não vão mover-se contra o território de Israel. Os riscos são grandes demais ( até pra eles )…

      • Por que os Russos deveriam se mover contra Israel sem que esse os ataque antes??

        Os Russos pagariam sim pra ver se forem atacados… se Israel não atacar, nada acontecerá, ficarão só na Retórica mesmo!!

        Valeu!!

  3. Amigos,

    O S-300 sem sombra de dúvidas é um equipamento eficaz. Contudo, mesmo ele é vulnerável… Existem técnicas que permitem ultrapassar defesas como essas. A questão principal é, e sempre foi, o custo e a quantidade de meios necessários para faze-lo.

    Seja como for, sistema algum resiste a um ataque de saturação. Em combate sobre o Vale do Bekaa, em 1982, Israel provou que mesmo o mais duro sistema de defesa pode ser derrotado. Fazendo uso correto de meios eletrônicos de ataque e engodos ( como iscas que simulavam aeronaves ), os israelenses lograram êxito em neutralizar essas defesas com ataques devastadores de sua aviação. E não somente eles. Em praticamente todas as campanhas aéreas levadas a cabo até aqui, o uso correto dos meios aéreos e armas específicas lograram superioridade sobre todo e qualquer meio anti-aéreo, independente de sua origem ou alcance. Por tanto, quando Israel diz que “saberá o que fazer”, não está de brincadeira, ainda mais se levarmos em conta que os israelenses estão entre os maiores especialistas em ECM no mundo…

    Defesas anti-aéreas, devido a sua natureza reativa ( virtualmente incapaz de tomar iniciativa num combate, mantendo apenas a defesa de um determinado ponto ), são complementos de uma defesa aérea, e não sua peça principal. Apenas uma aeronave de caça pode levar o combate a qualquer parte do espaço aéreo… O fato é que enquanto os sírios não tiverem em mãos uma aeronave de caça capaz de rivalizar com o atual arsenal israelense, não haverá como “blindar” o seu céu…

    • _RR_

      Certamente nenhum sistema é invencível por si só, mas que o S-300 é capaz de dificultar as coisas para um futuro agressor isso ele pode.
      Utilizando a força bruta com ajuda de comparsas a situação fica mais fácil ainda.

      • NovoBrazuk,

        A rigor, a quase totalidade dos sistemas defensivos foram feitos para serem utilizados em camadas.

        Um S-300 por si só acrescenta força, mas ele sozinho ainda é bastante vulnerável a ataques de saturação. Ele necessita estar disposto dentro de uma defesa em camadas para que os outros sistemas de defesa aérea de média distância lhe ofereçam proteção ( tais como TorM2, Pantsir ).

        E mesmo assim, existem diversos meios de se “enganar” o sistema de defesa aérea, fazendo-o gastar seus preciosos mísseis em alvos fictícios ou simplesmente saturando o espaço aéreo com uma proporção tão grande de alvos ( iscas lançadas entre alvos verdadeiros e antes do ataque real ) que ficaria difícil processar…

        A rigor, o maior benefício da anti-aérea para o seu usuário fazer o adversário deslocar uma grande quantidade de recursos para neutraliza-lo. Isso, por si só, já limita a quantidade de países que seriam capazes de atacar, constituindo-se assim como meio dissuasório…

      • RR,

        Meio obvio isso… obvio que os S-300 estarão dentro de outras camadas de defesa anti-aérea… e a Síria já os possui! Alias a Síria possui os TorM2 e os Buk também…

        Não sei porque fala assim como se não existissem os ouros meios de camadas anti-aéreas, fala como se os S-300 da Síria fossem ser operados sozinhos..

        “Um S-300 por si só acrescenta força, mas ele sozinho ainda é bastante vulnerável a ataques de saturação.”

        Normal, pra que falar o obvio que todos sabem.. ou será que é o amigo que não sabe que eles possuem outros sistemas também, é isso?? O S-300 não estão sozinhos!!

        Por isso e pra isso que existem os demais sistemas de defesa aérea… NENHUM PAÍS DO MUNDO USA SOMENTE UM S-300 SISTEMA DE DEFESA AÉREA… se tiver os S-300 obviamente… mas isso todos sabem!

        A Síria já possui outros de defesa anti-aérea, o S-300 é SÓ mais uma parte nessa defesa aérea, não será operado sozinho no campo… mas isso todos sabem, não sei porque ficar repetindo!!

        O S-300 não vence sozinho, e não lembro de ninguém que tenha dito isso… eu pelo menos não li isso em lugar algum… mas ele com outros principalmente com os BUK, TorM2 e os Pantsir ou Tunguska que são mais antigos fazem sim um estrago bem grande em uma força aérea que os ataque…

        Alias peguei alguns números do Wikipedia pra dar uma ideia, não é lá muito confiável a Wiki, mas é só pra dar uma ideia mesmo dos outros sistemas de defesa que a Síria possui:

        -40,000 active personnel,

        -Two Air Defence Division HQ,

        -Twenty-five Air Defence Brigade,

        -One hundred thirty Air Defence Batteries,

        -25 teams defense (130 batteries) Including:

        Self-propelled 62 batteries:

        -11 teams – 27 batteries – SA-6 Gainful (PU SAM 2K12 Square);

        -14 Battery – SA-8 Gecko (PU SAM 9K33 Osa);

        -12 Battery – SA-22 Greyhound (96K6 Pantsyr S1E);

        -9 Battery – Buk-M2

        Towed

        -11 teams – 60 batteries with SA-2 Guideline (CP-75 Dvina / S-75M Volga) and SA-3 Goa (S-125 Neva / S-125M Pechora) (Being upgraded);

        -Two SAM regiment with SA-5 Gammon(in each brigade to 2 divisions for 2 batteries each).

        -Four SAM battalion

        -Eight Static/Shelter SAM batteries

        -Two independent SAM Regiment

        -Four SAM batteries with SA-8
        -Four SAM batteries with SA-10

        Então é meio obvio que os S-300 não vão operar sozinhos, não sei por que ficar falando isso como se fosse assim a verdade, quando ninguém que eu saiba, que opere os S-300, UTILIZA ESSES como unica bateria anti-aérea!

        Valeu!!

      • Francoorp,

        A principal questão que eu quis expor é: o S-300 não faz milagre. Sozinho, ele é quase nada. E também ele não serve de muita coisa se tiver que ser combinado com sistemas soviéticos da guerra fria, os quais já são conhecidos.

        E como disse acima, qualquer sistema de defesa aéreo pode ser enganado. O S-300 não é excessão.

      • Tanto quanto trabalhar com as outras camadas, o S-300 necessita da proteção dos meios delas; de sistemas que possam disparar grandes quantidades de mísseis e mesmo projéteis ( e que possam ser recarregados rapidamente ) para poder protege-lo de ataques mais pesados. O S-300 sozinho é altamente vulnerável…

      • Sozinho ele não faz nada… mas ele não está sozinho!!

        Existem todos os meios e todas as contra medidas necessárias pra defender esses sistemas na Síria, mesmo assim é verdade, podem ser destruídos como qualquer sistema anti aéreo, servira´uma soma de erros sírios e acertos de Israel pra destruí-los… mas sem um ataque sírio contra alvos em Israel fica difícil justificar um ataque contra os S-300 pra comunidade internacional!!

        Valeu!!

    • O problema de Israel é a defesa por terra, existem bilhões de inimigos por todos os lados. Uma coisa é fazer um ataque aéreo, outra é deflagrar uma guerra total. Sem os aliados ocidentais Israel está no sal.

  4. Se Israel atacar o navio Russo no mar aí o urso vai ter que revidar,se o urso revidar aí o tio sam entra na parada sem contar com Hezbolah, irã, Al Qaeda e toda sorte de fanático que anda por aquela região.Pra sair um KABOOM !!!!! em forma de cogumelo vai faltar pouco.

  5. se os russos entrarem na guerra contra israel ,sem maldade aos sionistas ,mas os gringos não vao colocara mao na cumbuca para defender israel ,pois se os americanos entrarem entra a china e a coreia do norte ira e por ai vai.
    sobre a otan ,cocha de retalio de pasises que viviam em guerra entre eles mesmos a séculos vira um deus me acuda
    esse papo furado de achar que israel pode fazer o que quiser que os gringos vem para salvar eles ,tudo depende de quem eles vao para cima se for outra nação nuclear israel vai ter que se virar sozinho

    • Israel meu caro tem todo o direito de se defender. E esses mísseis são uma ameaça ao país. Se os israelenses destruírem esses mísseis estão apenas exercendo o direito à legítima defesa.

      • Foi pra isso que a Síria comprou esses sistema, pra se defender, pois a Síria tem todo o direito de existir e exercer sua legitima defesa!!

        Defesa anti-aérea é uma arma defensiva… Israel só teria razão caso a Síria abatesse alguma sua aeronave… até lá nada, Israel não deve fazer nada!!

      • israel só pode atacar se esse for efetivamente atacado ,caso contrario apenas vai demonstrar que israel sim estava tramando contra a nação síria
        e não adianta soltar uma biribinha nas colinas de golan e dizer que foi a síria que atirou ,mas com a nossa imprensa sionista eles dariam a matéria como míssil sírio explode em israel ,isso os sionsitas são bons em contar mentiras
        então israel so pode atacar se for atacado caso contrario seja homem e,declare guerra de verdade e para de fingir que esta em cima do muro e que torce pelo povo sírio isso já cansou essa falsidade que hoje existe entre as nações ,porque não declara guerra estão usando do artificio de usar mercenários para invadir outros países ,para destruir outros povos isso se chama dissimulado.

      • legitima defesa? se eu nao me engano esse sistema é antiaereo, o que inplicaria em o espaço aereo sirio ser invadido para sua aplicaçao ou seja LEGITIMA DEFESA!

  6. o s300 e defesa aerea e nao ataque, como que ISRAEL tem direito de destruir um equipamente de auto defesa se for assim a Siria e outros paises arabes temo o direito destruir o Drome de ferro de Israel os Patriots etc

  7. e os misseis supersonicos yakhont ja ta na Siria seria bom Israel leva uns na cara com esses misseis novos so pra testa e desconta o bombardeio anterior

  8. pelas circunstancias talvez israel tera que baixar a bola e conviver com a siria armada com o s300, porem como tinha dito antes israel pode tomar a atitude que acha certo e destruir todas estas baterias antiaereas, e sobre atacar frotas russas acho que isso é quase que certo que nao acontecera, praticamente certeza que nao acontecera, acho que nao sei quem disse isso em israel acabou apelando, isto é quase que impossivel de acontecer, a consequência seria grave demais par se arriscar tal ato.

  9. Uma coisa é certa, se atacarem um navio de guerra russo vão sofrer uma resposta pesada, provavelmente os russos atacariam as bases aéreas de israel com mísseis klub e reduziriam a niveis críticos o poder aéreo de israel .

    Certamente o mediterrânio está decorado com alguns vasos de guerra russos( submersíveis ou nâo).

  10. Como passou ontem “RBC”, o presidente sírio disse que Damasco recebeu o primeiro lote de sistemas de mísseis antiaéreos russos S-300. Este foi al-Assad, disse em entrevista à «Al Manar».

    Além disso, o presidente acrescentou que a entrega em breve esperado no próximo lote SAM.

    “RBC”, observa que a notícia sobre a oferta de SAM vieram logo após a União Europeia efetivamente sancionado rebeldes sírios braços. A secretária de Estado dos EUA anterior J. Kerry pediu Rússia abster-se de fornecer armas a Damasco, dizendo que ele poderia se transformar em uma escalada do conflito e será uma ameaça para o vizinho Israel.

    Na nota sob o nome eloquente e terra “Assad mentiu sobre o S-300» MIGnews.com escreve sobre a aprovação do exército israelense que Assad declaração sobre a obtenção das primeiras baterias de S-300 – uma mentira.

    De acordo com o Canal 2 da TV israelense, não russo S-300 transportado para a Síria. Outros imprensa israelense informou que Assad “blefando.” Fontes israelenses disseram que Assad pagou apenas um terço do custo do contrato. Ehud Yaari, conhecido comentarista de Israel, disse: “Para mim, não está claro se o interesse russo na transferência de tais armas. No momento, é mais uma ameaça do que uma realidade. ”

    Canal 2 da TV israelense informou que Netanyahu durante as conversações com Putin em Moscou, o primeiro-ministro israelense alertou o presidente russo que a entrega dos S-300 sírios provavelmente significaria a entrada de Israel na guerra: “A entrega do C-300 nossa resposta, o que levaria toda a região em guerra. ”

    «Associated Press», referindo-se a fontes militares dos Estados Unidos, escreve que “não há nenhuma evidência de que os sírios eram os C-300.” A mesma estimativa segue a «Fox News».

  11. Israel não vai fazer nada sem autorização americana, e meus caros uma coisa é atacar paises sem defesa, outra muito diferente é atacar o velho urso e tenho minhas duvidas de quem realmente estará operando as baterias dos S300 será que são os sirios msm?????

  12. Engraçado, é que os EUA fornecem até o fundo das calças pros assassinos (Israel) e ninguem diz que os palestinos podem se defender

    quando a Russia entrega uma bateria de S 300, ai tome chororo das lagartixas adestradas…

    ow povo chorão e hipocrita

    chega a ser inacreditavel como essa gente é falsa

    • Overdose de viralatismo ideológico by Foro de SP. Como de costume os S.R.D (Sem Raça Definida) empregam aqueles velhos maniqueísmos rasos em e inconsistentes, além das típicas frases que já não fazem efeito nenhum. São pobres em conhecimento geopolítico e tampouco conhecem as complexidades do conflito ou mesmo as características dos sistemas de armas, deixando evidente que tais indivíduos orientam-se apenas por toscas cartilhas elaboradas por algum estafeta do comitê central.

      • Meu filho, teu problema se resolve num consultório medico

        Nao adianta … Na internet voce nao vai achar solução,pros seus delírios

      • Meu Deus… Que discurso patético…. Voce copiou de uma petição inicial do instituto MILLENIUM ?

        Ademais, se meu conhecimento é pobre, imagine o de quem afirma que faz curso de piloto pra sáb de alguma coisa..

        Alias, quantos livros vc ja leu esse ano?

        Eu ja li Madame Bovary e Jangada de pedra

      • Meu Deus… Que discurso patético…. Voce copiou de uma petição inicial do instituto MILLENIUM ?

        Ademais, se meu conhecimento é pobre, imagine o de quem afirma que faz curso de piloto pra saber de alguma coisa..

        Alias, quantos livros vc ja leu esse ano?

        Eu ja li Madame Bovary e Jangada de pedra

  13. Em tempo… eu ate gostaria de ver Israel atacar um navio russo

    ai os palestinos (que vivem sendo massacrados) teriam todos os seus problemas resolvidos

    Mas Israel não vai atacar navio russo nenhum

    pais covarde é assim: só ataca crianças armadas com pedras ……..

  14. O bom é que saberemos o real potencial destas armas. Nos textos elas são imbativeis, mas serão mortais contra investidas inimigas? Sempre me ocorre que para cada tecnologia bilionária existe uma contra-medida de baixo custo.
    Estou curioso e atento aos próximos passos desta disputa para ver quem se sai melhor.
    Abraço

  15. Russia jamais mandara S300 para a siria,é puro blefe do Al Assad,isso é so para botar lenha na fogueira,e disvirtuar a midia,ja que Assad esta quase certo que havera intervencâo armada do Tio Sam.sds

  16. Siria com defesa anti aerea russa , com apoio térrio de guarda revolucionaria iraniana e do hezbola , vai ficar osso duro de roer.

  17. Existe muita desinformação e muitos desmentidos a respeito. O governo russo não confirma, inclusive alegando que a fala do líder sírio foi deturpada pela imprensa ocidental. Eu, em minha particular opinião, entendo o seguinte. Os russos e, obviamente, Bashar Al Assad sabem muito bem que Israel e Otan estão vigiando 24 horas as movimentações das cargas aéreas ou navais que chegam ao território sírio a fim de identificar o descarregamento dos tais mísseis para pro em prática uma ação visando destruí-los antes que possam ser posicionados em operação. Nunca saberemos se de fato foram entregues mesmo que parcialmente. Agora, o efeito político e psicológico nas forças que tramam a invasão, a derrubada do governo e mudança de regime na Síria é evidente. Qualquer versão dos s-300 que o governo sírio venha a dispor praticamente invalida quaisquer dos planos planos ofensivos com aviões ou mísseis. Na dúvida não atacam.

Comentários não permitidos.