OFICIAIS DAS FFAA RECÉM-APOSENTADOS, REAGEM À COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

“— Não houve terrorismo de Estado, mas defesa do Estado contra a ameaça de modelos que vinham de Pequim, Moscou e Havana. Deveria ser feita a reconstituição de graves violações e prestada assistência às 120 vítimas dos que estavam do outro lado. Não são cidadãos de segunda — disse o General de Divisão Luiz Adolfo Sodré de Castro.”

 clube-militar

Oficiais recém-aposentados reagem à Comissão da Verdade

Comandante militar do Planalto até 2011 externou incômodo de sua geração

EVANDRO ÉBOLI

eboli@bsb.oglobo.com.br

 

BRASÍLIA – As críticas que setores militares fazem à Comissão Nacional da Verdade e à presidente Dilma Rousseff não se restringem à velha guarda, hoje na reserva e com idade entre 70 a 80 anos. Há uma outra geração de oficiais de alta patente, que há dois, três anos estavam na ativa, para quem a comissão é revanchismo de esquerda.

O incômodo desses militares ficou claro no depoimento do coronel Brilhante Ustra, semana passada, quando dois generais tomaram as dores do ex-chefe do DOI-Codi de São Paulo. O general Luiz Adolfo Sodré de Castro, que até 2011 era o Comandante Militar do Planalto, protestou contra a intervenção do torturado Gilberto Natalini, vereador em São Paulo pelo PV. E reagiu, exaltado, quando Natalini pediu para não ser chamado de terrorista.

— E vai fazer o que comigo? Vai me matar? — respondeu Sodré, gritando.

Revanchismo aparece até nas novas gerações

O general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva, figura de destaque no Exército, também acompanhou a reunião da Comissão da Verdade na semana passada. Até 2007, ele era comandante da Escola de Comando do Estado Maior do Exército e foi também secretário-geral do Comando do Exército. Paiva tem 62 anos e, dessa geração, é o mais crítico à instalação da comissão.

Na véspera da sessão que ouviu Ustra, Paiva participou de uma audiência pública na Câmara, que discutiu projeto da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) que pretende rever a Lei de Anistia e prega a punição para os militares que atuaram na ditadura.

— Não houve terrorismo de Estado, mas defesa do Estado contra a ameaça de modelos que vinham de Pequim, Moscou e Havana. Deveria ser feita a reconstituição de graves violações e prestada assistência às 120 vítimas dos que estavam do outro lado. Não são cidadãos de segunda — disse o general.

Aos 56 anos, o coronel da Aeronáutica Miguel Angelo Braga Grillo, da reserva, diz que não só militares que recentemente foram para reserva têm esse entendimento de revanchismo, mas também os da ativa, que não podem se manifestar.

— O militar, de maneira geral e felizmente, tem um bom padrão de formação e está informado das coisas. Todos nós sabemos que a Comissão da Verdade é visivelmente distorcida e tem uma visão caolha, monocular. Só enxerga o que interessa. A sociedade vê a comissão como algo unilateral, mas é acomodada. Fica assistindo novela — disse o coronel Braga, que vive no Rio.

O coronel do Exército Guilherme Henrique dos Santos Hudson, de 59 anos, também critica com veemência a comissão e diz que há um sentimento revanchista.

— A comissão é composta por indicados por uma pessoa (Dilma) que deveria estar sentada no banco dos réus porque cometeu atos terroristas no passado. São sete que estão do lado que perdeu a revolução. Os derrotados — disse o coronel, que mora no Espírito Santo.

Ex-preso político e atual Coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, Gilney Viana afirma que há esse sentimento na nova geração de militares:

— Recentemente uma turma que se formou na Aman (Academia Militar de Agulhas Negras) foi batizada de Médici (terceiro presidente da ditadura). Instrutores e os manuais militares ainda têm outra visão da História e ensinam o seu lado.

Fonte: O Globo, País, Página 10, Domingo, 19/05/2013 

21 Comentários

  1. “A comissão é composta por indicados por uma pessoa (Dilma) que deveria estar sentada no banco dos réus porque cometeu atos terroristas no passado.”

    Como reza a nossa Constituição:

    Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
    I – a existência da União;
    II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;
    III – o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais;
    IV – a segurança interna do País;
    V – a probidade na administração;
    VI – a lei orçamentária;
    VII – o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
    Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.

    http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_13.07.2010/art_85_.shtm

  2. engraçado a matéria da rede esgoto falar que não é so a geração da época que tem 70 a 80 anos é também a geração DOS NOVINHOS DE 62 anos ,estão reclamando da comissão nacional verdade
    quer saber ,aproveita a aposentadoria vai la para praia grande e aproveita e passa o dia jogando frescobol ,e não esquece de tomar a injeção da gripe H1N1 para não acelerar o pé na cova .
    hip hip hurra para comissão da verdade !!!!!!

  3. Se estes militares rabugentos fossem argentinos, uruguaios ou chilenos… eles iam rezar muito para que nestes países só houvesse uma inócua comissãozinha da verdade, como esta aqui no Brasil…
    ———————–

    — Recentemente uma turma que se formou na Aman (Academia Militar de Agulhas Negras) foi batizada de Médici (terceiro presidente da ditadura). Instrutores e os manuais militares ainda têm outra visão da História e ensinam o seu lado.
    ———————————–
    Em resumo:
    Com o golpe e a ditadura de 21 anos, os militares, 1° golpistas e depois governantes sem votos… fizeram merda e ainda pisotearam nela espalhando bosta para tudo que é lado… Más até hoje, dentro da corporação, doutrinam e ensinam que fizeram uma faxina!

  4. “Há uma outra geração de oficiais de alta patente, que há dois, três anos estavam na ativa, para quem a comissão é revanchismo de esquerda.”


    Eis a verdade ,revanchismo, e tentativa de reescrever a história, os cabeças desta e de outras reengenharias sociais, tem base na USP, mais precisamente na FEFELECH, que se tornou um verdadeiro antro de Marxistas e Granmcistas no Brasil, lamentável.

    • É evidente que existem golpistas nas forças armadas, como existe em todas as categorias no Brasil. Estamos apenas aprendendo a ser democratas. Nossa história é repleta de golpes e golpistas. Eles também estão aqui.

      Existem golpistas de esquerda, mas os radicais de direita são todos golpistas, pois seu sistema não funciona em um democracia real, com amplo direito de manifestação, pois não é justo e causa repúdio da maioria quando está é bem informada.

      Na democracia ou todos se dão bem ou o governo cai na próxima eleição. Só ditaduras se sustentam com má distribuição de riqueza e educação.

  5. Eu por exemplo ja ouvi da boca de um professor de história esquerdista, que Lula deveria ter aproveitado a popularidade, e dissolvido as forças armadas, so para vcs terem noção do tamanho da megolomania revanchista desta gente, ele preferem um pais fraco e e sem defesas, a ter que abrir mão de seu veneno revolucionario.

    • Isso foi caso de um esquerdista retardado. A quase totalidade dos professores de história sabe muito bem o porque isso é uma ideia de jerico.

  6. Basta dar uma olhadinha na cara dos “recém-aposentados” para ver que, em verdade, estão aposentados a muito tempo. São os velhos golpistas tentando defender o indefensável golpe de estado que perpetraram. Seu tempo se foi e não deixou boas lembranças. Se continuarem atacando o Estado poderão acabar enquadrados na lei de segurança nacional. LEI Nº 7.170, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983. que define os crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, estabelece seu processo e julgamento e dá outras providências.

    Art. 17 – Tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito.
    Pena: reclusão, de 3 a 15 anos.
    Parágrafo único.- Se do fato resulta lesão corporal grave, a pena aumenta-se até a metade; se resulta morte, aumenta-se até o dobro.

    Art. 18 – Tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados.
    Pena: reclusão, de 2 a 6 anos.

    Art. 23 – Incitar:
    I – à subversão da ordem política ou social;
    II – à animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou as instituições civis;
    III – à luta com violência entre as classes sociais;
    IV – à prática de qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
    Pena: reclusão, de 1 a 4 anos.

    Art. 24 – Constituir, integrar ou manter organização ilegal de tipo militar, de qualquer forma ou natureza armada ou não, com ou sem fardamento, com finalidade combativa.
    Pena: reclusão, de 2 a 8 anos.

    Art. 26 – Caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação.
    Pena: reclusão, de 1 a 4 anos.
    Parágrafo único – Na mesma pena incorre quem, conhecendo o caráter ilícito da imputação, a propala ou divulga.

    Art. 27 – Ofender a integridade corporal ou a saúde de qualquer das autoridades mencionadas no artigo anterior.
    Pena: reclusão, de 1 a 3 anos.
    § 1º – Se a lesão é grave, aplica-se a pena de reclusão de 3 a 15 anos.
    § 2º – Se da lesão resulta a morte e as circunstâncias evidenciam que este resultado pode ser atribuído a título de culpa ao agente, a pena é aumentada até um terço.

    Art. 28 – Atentar contra a liberdade pessoal de qualquer das autoridades referidas no art. 26.
    Pena: reclusão, de 4 a 12 anos.

    Art. 29 – Matar qualquer das autoridades referidas no art. 26.
    Pena: reclusão, de 15 a 30 anos.

    • Jura que expos tais artigos para argumentar contra os militares da época? … Pensei por uns segundos que fosse atual referente aos eleitos por nós.

      Agradeçam a eles por estarem hoje amparados pelos artigos que tanto querem rasgar.

      “IV – a segurança interna do País;” …. COMISSÃO DA VERDADE. Alguém com um MÍNIMO mas MÍNIMO sentido de justiça… lógica… vai concluir que a comissão não pretende obter a verdade da época. Nenhum marqueteiro no universo seria capaz de maquear a verdade dos ELEITOS POR NÓS hoje se esta fosse revelada. Frizei este excerto do comentário acima, pois está intrinsecamente ligado aos objetivos reais desta malfadada comissão da verdade.

      • Não meu caro, os artigos e a lei são de 1983.

        Valem para todos nós, seja de esquerda ou de direita. É o direito posto. Organizar um clube para atacar e caluniar as autoridades do país, incitar as forças armadas contra essas autoridades, é crime grave. Se um promotor militar quiser, abre o IPM.

      • Olá alfredo! Gostaria que V.Sa. visse um dos dois “sites” abaixo. Enquanto isso aqui no Brasil ainda tem gente que “não tem olhos de ver”, como disse Jesus.
        BODA de la Nueva Realeza en CHINA ROJA – Yahoo! Grupos
        Boda De La Nueva Realeza En La China Roja [Archivo … – Yahoo!
        Um abraço. gustavo

  7. O principal erro destes senhores, foi deixar a esquerda tomar conta de quase tudo em criação de pensamento na sociedade, em especial da universidades de ciências humanas, pagamos por isto ate hoje.

    • A MELHOR RESPOSTA AQUI FOI A DO CAPA PRETA POIS FOI UM ERRO MESMO DEIXAREM ELES VIR E DISCURSAR O QUE SÓ ELES QUEREM FALAR . USARAM A MIDIA, ESOLAS FACULDADES ETC….

    • Democracia é isso, dizer o que pensa em qualquer lugar… seja esquerda que direita!

      Esquerda ou direita podem expressar seus pensamentos na sociedade e fazer proselitismo com esses pensamentos, quem quiser seguir que siga…

      Se não aceita a democracia como é com essas formações de opiniões, querendo somente um dos lados como “pregador da Verdade”.. melhor que vá pra uma ditadura de direita, como o Paraguay, Honduras, ou até de esquerda como Cuba, China… pois em democracia expressar opinião perante a sociedade, e fazer grupos é o básico dos direitos!!

      Valeu!!

      • Olha que interessante. Aqui neste blog o senhor defende a democracia, mas em outros sites, já vi o senhor ofender uma pessoa só porque ela fez uma piada.

        Vai ver que foi por isso que o cara escreveu aquilo: http://cavokinho.blogspot.com.br/

        Será o senhor a pessoa a quem ele se refere? Se for é uma vergonha.

      • Paulo Donatto,

        E como a defesa do acusado também é democracia… não sei se você é algum parente ou amigo, mas veja bem, eu não ofendi ninguém, pode verificar você mesmo!!

        Vamos lá, começando a minha defesa:

        Democracia sim.. sou democrático sim… ele expôs seus pensamentos e eu expus os meus, contrários aos dele claramente!!

        Cada um disse o que pensava, isso é democracia, tem aqueles que conseguem segurar a onda democrática e os que não conseguem, se ofendem em ver a própria lógica em discussão!!

        Ofender, não, minhas postagens ainda estão lá, leia e confira… as dele não, ele apagou voluntariamente, por que? má fé pra me acusar depois? Parece…

        Veja que as minhas postagens estão lá, mas as dele não, ele apagou tentando cancelar os rastros das coisas que disse pra mim, e assim se fazer de vitima depois… mas as minhas postagens estão lá, exatamente como escrevi, e com muitos “joinhas” dos leitores por sinal!!

        Link 1 criação da polemica:

        http://www.cavok.com.br/blog/?p=66426

        Link 2 continuação da polemica:

        http://www.cavok.com.br/blog/?p=66454&cpage=2

        Não, se o cara não quer debater é uma coisa, mas usar de má fé desse jeito aí é realmente antidemocrático da parte dele, fazendo até postagem em Blog onde não se pode postar uma resposta ou uma defesa, deve-se somente ler e basta, como se não existe uma outra versão dos fato… e depois sou eu o antidemocrático né?? Sei!!

        E pelo visto venci o debate mais uma vez!!

        Então se vê claramente a situação, de fato se vê que não tenho nada a esconder, pois as minhas postagens ainda estão lá amigo, em duas paginas CLARAMENTE, eu não sai por ai apagando as coisas pra não deixar uma base pra se fazer ataques pessoais…

        Então vendo assim, foi comprovada a má fé do acusador, NESTE LINK QUE TROUXE QUE EU DESCONHECIA, e no próprio site do Cavok, onde ele APAGOU SUAS PRÓPRIAS mensagens tentando não deixar rastros… mas não funcionou!!

        Espero que a minha defesa tenha sido positiva e democrática… e vendo que eu não deletei nada, e no meu Blog tem sempre espaço pra comentários e eu não apago nada que não tenha palavrão.. toda ideia é permitida, ao contrario desse caso que vejo aí!!

        Então, quem é o antidemocrático? Quem vai disfarçar politica debaixo da ironia?

        Valeu!!

  8. A maior necessidade do Brasil de hoje é a de verdadeiros Patriotas. Patriotas que não se comprem nem se vendam. Patriotas que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos. Patriotas que não temam chamar corrupção de corrupção e traição de traição. Patriotas que não temam chamar o crime pelo seu nome exato. Patriotas que não aceitem que o justo pague pelo pecador. Patriotas cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo. Patriotas que não fujam ao chamado da Pátria. Homens e Mulheres que permaneçam firmes na luta pelo que é correto, ainda que atraiam para si a ira dos corruptos, comunistas, covardes e traidores. Força e Honra.
    Rui Cosmedson

  9. A RAZÃO E OS FUNDAMENTOS DO RAIVISMO COMUNISTA.

    O raivismo comunista é a síntese de sua própria ideologia. A ideologia comunista é uma ideologia de mortos ou de estrangeiros! Os comunistas são incompetentes e incapazes de planejar e mudar a sua própria realidade, precisam de “super heróis”: Lula, Che, Fidel, Hugo, Lênin, Stalin, Pol Pot, Zinoviev, Martov, Kamenev, Troski, Bukarin, Mao Tse Tung, Ho Chin Minh e muitos outros. Têm uma enorme necessidade de livrarem-se de seus egos frustrados. E assim, perdidos na imensidão do seu nada, tentam persuadir os outros para convencerem a si próprios, precisam se alienar da própria realidade insignificante para viver a realidade de outros indivíduos e povos. E nessa tentativa desesperada de encontrar um sentido para a própria existência medíocre, arvoram-se em REVOLUCIONÁRIOS. E em nome dessa suposta condição de revolucionários, sem os freios de uma boa formação familiar, social ou religiosa, brutalizam-se ao extremo, perdendo qualquer resquício de ética, moral ou sentimentos nobres.
    Os comunistas nunca foram, não são e jamais serão verdadeiros revolucionários no sentido de transformadores, para melhor, das sociedades; São sim REVOLTADOS SOCIAIS, preguiçosos mentais que querem enriquecer às custas das propriedades e dos frutos do trabalho alheio. E nessa ganância desenfreada cometem todas as formas de crimes possíveis e imagináveis sem nenhum remorso ou arrependimento. Precisam de utopias, de quimeras e de países das maravilhas. Pessoas como os comunistas interessam demais ao sistema de dominação! Os comunistas criticam os religiosos e são muito mais alienados do que eles. Alguns até se preocupam em ler Marx, Engels ou Lenin, mas não se preocupam em saber o que Marx, Engels e Lenin realmente estavam pensando ao escrever, ou seja: O que Marx, Engels e Lenin queriam que os comunistas pensassem para assim poder usá-los como massa de manobra. Os fundamentos da ideologia comunista é o pensamento de Moisés Hess. Moisés Hess é o pseudônimo de Moritz Hess, um judeu, que nasceu em 1812 e morreu em 1875. Bastante conhecido entre o grupo chamado “jovens hegelianos” e foi um dos primeiros a admitir ser um comunista. Ele representou em Paris, de 1842 a 1843, o jornal radical Rheinische Zeitung (Gazeta do Reno), quando conheceu primeiro Karl Marx, um individuo extremamente confuso do ponto de vista ético, moral e espiritual e, depois, Friedrich Engels, outro confuso. Depois de devidamente doutrinados por Hess, Marx e Engels, após muitos entendimentos e desentendimentos, lançaram o Manifesto Comunista.
    A ideologia dos comunistas é baseada em “pesquisas”, “dados”, “listas”, “estatísticas”, “relatórios” “demonstrativos” e “enquetes”. Eles são incapazes de praticar a observação cartesiana dos fatos, ou seja, praticar o Ceticismo Metodológico. Os imbecis são tão burros que não sabem que as “pesquisas”, “dados”, “listas”, “estatísticas”, “relatórios”, “demonstrativos” e “enquetes” não têm por fim mostrar a realidade, mas criar uma falsa realidade na mente das pessoas! E assim vão vivendo de ilusões e utopias, No fim de suas vidas estragadas e vazias os comunistas terão vivido as vidas de muitos outros… Menos as deles próprios! E da mesma forma que alguns religiosos precisam do diabo ou dos demônios; Os comunistas do Brasil precisam do diabo capitalista ou dos “demônios” militares para ser a origem de todos os males.
    Eles dizem que os generais prendiam torturavam e matavam os “coitadinhos” dos terroristas, mas convenientemente “esquecem” de dizer que esses “coitadinhos” discordavam do regime assaltando bancos, roubando, matando, sequestrando e torturando, é isso mesmo, torturando pessoas inocentes e assassinando os próprios companheiros que, após perceberem o erro que estavam cometendo, queriam cair fora! Mas essa verdade não lhes “convém”! Não estamos dizendo que os generais foram “bonzinhos”, mas com certeza foram muito mais suaves do que os “super heróis” comunistas endeusados pela patuleia petista. Sendo alguns deles: Fidel, Che, Mao Tse Tung, Pol Pot, Stalin e outros. Se eles não tivessem sido tão suaves com essa corja de terroristas, corruptos, amorais, traidores, bandidos da pior espécie, talvez o povo brasileiro, hoje, não estivesse nessa situação! Mas não adianta discutir. Discutir com comunistas é como jogar xadrez com um pombo, eles cagam no tabuleiro, derrubam todas as peças e saem de peito estufado, dando risada e dizendo que ganharam o jogo!
    Rui Cosmedson

  10. Alvez8O 20 de maio de 2013 at 21:03
    Se estes militares rabugentos fossem argentinos, uruguaios ou chilenos… eles iam rezar muito para que nestes países só houvesse uma inócua comissãozinha da verdade, como esta aqui no Brasil…
    ———————–

    Tira Uruguai a suprema corte la disse que lei da anistia ta valendo.

  11. Pessoas!! O comunismo que vcs tanto odeiam morreu!!!!!
    A comissão ta certa sim, porque durante os 21 anos de ditaduras houve assassinatos (sem chance de julgamento justo) e torturas de guerrilheiros e de gente que jamais pegou em uma arma. Ambos os casos configurado como crimes contra a humanidade.

    Ficam aí chorando mas ninguém será preso (o que é lamentável), ficam reclamando dos comunistas mas se compararem os crimes dos militares até o mais burro vai notar que esses fizeram muito pior.
    Ou tem algum aqui que acredita que os comunistas (lembrando que no meio destes existia muita gente de bem e de paz que apenas tinha uma visão politica diferente) cometeram mais crimes, mais prejuízos ao povo, mais torturas, mais assassinatos, mais roubos, até mesmo mais estrupo que o s militares???

    Não senhores vocês não estão defendendo santos estão defendendo o lado mais cruel e burro da historia de nosso país.
    Tomem a consciência que os militares em 21 anos não fizeram absolutamente nada diferente do governo do FHC, Lula ou Dilma – a não ser os crimes contra o povo, claro – não era um governo enviado por Deus nem eram heróis (até mesmo porque fizeram exatamente o que eles diziam que os comunistas fariam com nós torturaram, mataram, roubaram tanto recurso financeiros como nossa liberdade).
    Por que defendem esses bandidos?

    Aaaaah Dilma fez… dane-se a Dilma ela pode no passado ter comendito muitos crimes mas nada se comprara com os 21 anos de ditadura e mesmo não gostando muito do governo dela ainda prefiro isso que os anos de chumbo. Mais uma coisa a Dilma lutava para nos trancar em outra ditadura (só mudaria o nome) ou lutou para nos devolver a democracia? É uma questão muito interessante, pra quem gosta de privação de direitos se ela lutava por o estado comandado (ditado) por “comunista” não tem do que reclamar estaria na mesma lama de sempre só mudando o nome, mas se ela lutou pela democracia então que tenha matado dez mil agentes do governo ilegal e ainda não teria cometido nenhum crime.

    Ninguém será preso mas o povo tem o direito de saber quem era quem na época, sabemos que a Dilma foi uma guerrilheira ok isso já sabemos agora atrás dos outros que não sabemos.
    E aquela, o que a Dilma “demônio comunista comedor de criancinhas” ta fazendo de tão “comunista” assim? Ah, não ta investindo em nossas forças armadas como devia, e os militares durante a ditadura investiram?? Acorda né gente!

  12. O ERRO dos MILITARES foi tentar GOVERNAR a nação, pois para isso eles não foram preparados. Deveriam ter feito uma limpa, reorganização e uma TRANSIÇÃO em menos de dois anos para que o povo pudesse escolher NOVOS governantes, mas então com leis que garantissem pessoas com CONHECIMENTO em gestão, ciências sociais, legislação, etc. É o que está acontecendo hoje. Nossos políticos são extremamente DESPREPARADOS, não foram preparados para avaliar a situação da sociedade e propor melhorias importantes. Por fim, só pensaram em criar leis para beneficiar a si e seus partidos. Foi nisso que deu: a nação está em estado calamitoso e os políticos andando de avião, carros novos, médicos próprios, como a corte francesa antes da bastilha. Agora acredito que os MILITARES TEM A CHANCE de fazer a coisa certa e mudarem sua imagem de uma vez.

Comentários não permitidos.