Paraguai solicita adesão à Aliança do Pacífico

extracto-de-la-entrevista-a-cartes-publicada-este-domingo-por-el-diario-chileno-el-mercurio-en-su-edicion-impresa-_595_326_163671

Suspenso do Mercosul e da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) desde o golpe contra o presidente Fernando Lugo, em junho de 2012, o Paraguai busca diversificar seus parceiros na América Latina. Com esse objetivo, o país pediu para ingressar na Aliança do Pacífico, bloco formado por Chile, Colômbia, México e Peru.

alianza del pacifico logo 1

De acordo com o jornal ABC Color, a solicitação foi bem recebida pelos quatro membros e está sendo analisada. A resposta deve sair na próxima semana, quando o grupo se reunirá em Cali.

O embaixador mexicano em Assunção, Fernando Estrada, afirmou que o setor empresarial do Paraguai tem sinalizado muito interesse em se incorporar à Aliança.

A tendência é que o país seja incorporado primeiramente como observador, para depois ser elevado a membro pleno do bloco. Em relação ao Mercosul e à Unasul, o Paraguai deve ter sua suspensão derrubada após a posse do presidente eleito, Horacio Cartes, em agosto.

Além do Paraguai, Costa Rica e Panamá já pediram para serem incorporados ao bloco. São observadores Canadá, Guatemala, Uruguai, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

 

Fonte: Opera Mundi

20 Comentários

  1. E as inevitáveis fissuras no MERCOSUL se anunciam, fruto da demagogia bolivariana que infesta o continente. Ao que tudo indica a Aliança para o Pacífico tem tudo para empurrar o MERCOSUL para a irrelevância repleta de discursos vazios. Tudo isso com a inestimável colaboração da Diplomacia dos atabaques praticada no bananão aqui..

    • Hasta mais de anõ venho dizendo que os petralhas iriam jogar o Paraguai no colo dos yankes… to me sentindo um profeta do logico… so os esquerdalhas não querem aceitar… Merdosul foi pras cucuias… rsrsrsrsrsrsrs… INCOMPETENCIA PURA… Brasilsilsilsil… e a copa ta chegando!!!… e a conta também… ja viram o kilo da jurubeba qnto tá?… nem sei… solamente bebo 18 anõs… rsrsrsrsrsrsrs… on the rock’s…

    • HMS TIRELESS
      Não, discordando de vc meu caro mais acredito que no lugar de banaão vc deveria dizer bananal ( pomar ou plantaçaõ de bananas) neste caso de politicos sem noção que dizem sim senhor para que os compadres, atualmente os bolivarianos.

  2. O Paraguai é irrelevante. Mas, ainda que não o fosse, basta que o Brasil seja incisivo, para que o jogo pendular de Assunção resulte em resultados ruins para os guaranis. Além do mais, percebe-se, não é de hoje, uma influência crescente dos EUA no Paraguai, país escolhido para causar fissuras na crescente união latino-americana… Por fim, a Aliança do Pacífico nada mais é que uma cisma de nações desprovidas de mercados relevantes, sedes de plantas de exportação (las maquiladoras), cujo PIB somado não chega a superar a da metrópole de São Paulo…

    Por isso, vou deixar comentários alusivos aos “bolivarianos” junto ao lixo, pois é por lá que deixo as tentativas de manipulação da CIA…

    • sr. Ilya: com certeza, os mercados envolvidos são pequenos – hoje – mas a exigência por dignidade desses países parece que não. A torpe tentativa de proibir a entrada do Paraguai na Alianza, capitaneada pelo Itamarati da dona Dilma, é qualquer coisa de monstruosa. Equipara-se a proibir que o Paraguai tenha uma saida para exportar seus bens que o mercosul começa a boicotar. Pior que na Guerra do Paraguai. Absurdo. O Paraguai está certissimo. Deu um bundalelê para o Mercosul, para a Dilma, o Maduro, o Evo e para o lula. São uma democracia a ser respeitada. Ninguém duvidou do resultado da eleição de seu presidente, ao contrário do maduro da venezuela, pomo da discórdia no mercosul. Estão certíssimos. E o mercado deles pode ser pequeno hoje… mas não esqueça ou, (já que estamos tratando com um provável lulo-petista) seria melhor dizer, não omita que o Japão e o Canadá são países observadores na Alianza e que não estão observando só por diletantismo. Vida longa a Alianza!

  3. E pra variar, vamos sendo escanteados dos acordos econômicos porque ainda perdemos tempo com o Mercosul, que aliás já faliu, só falta jogar a pá de cal. Em vez de tentarmos integrar toda economia latino americana a nossa, seguindo o modelo que o Lula parecia querer seguir, criando infraestrutura ligando os países do continente a nós, ficamos preso a um grupo que é um barco afundando. E pra variar, vamos perdendo a oportunidade de assumir de vez a liderança do continente, com medo de sermos chamados de imperialistas(querendo nós sermos imperialistas ou não, eles continuaram a nos chamar, então porque perdemos tempo com o que pensam de nós?) por nos impormos, além de nossa diplomacia ter pavor de entrar em bolas dividas(e ainda diz ambicionar um assento no CS da ONU…). Os EUA e a China tem cada vez mais tomado uma posição que deveria ser nossa no continente e nosso país assiste atônito.

  4. Agora quanto ao Paraguai, isso é pura demagogia, tentativa de chamar nossa atenção. Além do mais, Paraguai-Oceano Pacífico? Vo nem zuar, vai que é doença…

  5. Sem o Brasil não existe nem mercosul, nem aliança do pacifico simplesmente porque o Brasil tem a metade do PIB latino. Chile, Peru e Equador não representa nada no comercio mundial, a única nação relevante desta aliança é o México, que por sua vez está na ALCA e não vai sair, portanto a aliança do pacifico nada representa perante o MERCOSUL, e se for para sair o insignificante Paraguai e entrar a Venezuela melhor ainda, pois o Paraguai só vive de contrabando, de produto chines e agora está levando industrias brasileiras simplesmente por não ter uma legislação trabalhista decente e seus trabalhadores viverem quase na escravidão, é uma nação de ladrões da pior espécie, naõ deveriam voltar ao mercosul.

  6. Paraguai é um pais soberano ,então se ele quer caçar a sua melhora nada mais justo do que ele tentar dar seus pulos ,o brasil tem que continuar no mercosul e se fortalecer internamente pois esse é o caminho SÓ NÓS ,POR NÓS MESMOS !!!!

  7. Lembrando aos amigos que o mercosul ta como ta,graças aos nossos hermanos Argentinos,e a sua grande rainha do pau-oco KRISTINA kIRSCHNER.a boca -loca.sds

  8. Isso poderia sim ser uma manobra para pressionar o Mercosul a tomar uma decisão quanto ao afastamento daquele país… Apesar do Paraguai realmente ser economicamente um país menor, em termos políticos essa atitude pode ser um problema maior… Vale frisar que o Paraguai é um membro fundador do Mercosul. Assim sendo, a ameaça de adesão de um dos membros fundadores a outro pacto econômico pode representar um questionamento sobre a credibilidade do Mercosul… O que os países membros deveriam fazer, se for o caso? Nada… Deixar o Paraguai fazer o que bem entender até que se possa proceder com o retorno do país ao Mercosul. Os paraguaios dependem de seu comércio com o Brasil e vizinhos do Mercosul… Logo, não poderão permanecer por muito tempo na atual situação. E os países membros também não poderiam tolerar um ataque a credibilidade do grupo, tendo que inevitavelmente aceitar o Paraguai de volta em algum momento…

    Agora, que fique bem dito: a Aliança do Pacífico não é irrelevante. Pelo contrário, seus países juntos reúnem um PIB que chega próximo ao do Mercosul ( um valor que é cerca de 3/4 do PIB do Mercosul ), representando mais de 200 milhões de consumidores, e cujo bloco possui observadores de peso, como Canadá e Espanha. Soma-se a isso o fato dos países da Aliança do Pacifico crescerem em média cerca de 5% ao ano e percebe-se o potencial do grupo…

    Em suma, também existe sim a possibilidade do Paraguai avançar com essa aliança, embora essa possibilidade seja pouco provável ( opinião minha ) por conta da dependência desse país para com o Brasil…

  9. Eu não sou tão ufanista a ponto de achar que nada funciona sem o Brasil, basta lembrar a Argentina de 1900 que detinha 50% do PIB da America Latina e era a sétima maior economia exportadora, detendo 7% do mercado mundial. O que isso representa hoje? Nada!
    O Brasil não pode se dar ao luxo de dirigir de olho no retrovisor (frase surrada), não é porque chegamos até aqui que não devemos continuar andado e nosso país pouco tem feito para acelera o passo, lembremos que em no máximo 25 anos haverá mais pessoas fora do mercado de trabalho que nele. Se daqui pra lá não tivermos conseguido resolver o dilema da renda media e problemas previdenciários, a situação vai ficar feia.
    Porque não trouxemos a Colômbia para o MERCOSUL?
    Preferimos Venezuela, Bolívia e equador. Cadê o Peru, país que cresceu mais de 6,5% nos últimos 10 anos ou o Chile. No fundo, nós estamos fazendo relações internacionais na base da afinidade ideológica (alguns países podem outros não) e não dos interesses nacionais. Alguns podem dizer: “será que os colombianos queriam?”
    Eu respondo: Claro, certa vez li uma entrevista do presidente colombiano falando do distanciamento das relações entre Brasil e Colômbia, dizendo inclusive que parte disso é falta do interesse brasileiro.
    Algo interessante é como os países que se abriram para o mercado mundial, inclusive para os EUA, estão se dando bem.

  10. O Regulamento do Mercosul não permite que seus membros participem em outro bloco econômico como membro pleno para o Paraguai entrar na Aliança Atlantica ele precisa abandonar o Mercosul.
    Se o Paraguai abandonar o Mercosul o prejuizo economico para o Paraguai seria gigantesco visto que a principal atividade economica do Paraguai é o comercio de produtos chineses com o Brasil e Argentina se ele for para Aliança Atlantica a facilidade de entrada destes produtos vai diminuir porque este comercio terá outro tipo de tratamento pelo Governo porque ele já não faz mais parte do Mercosul ele terá outro tipo de tributação.

    • Uma coisa que os Paraguaios sambem muito bem é escoar as bugigangas made China aos mercados do Brasil e da Argentinas,então meu caro “Poder Brasil “,assim como as drogas(cigarros,maconhas,cocaínas,tec);entrarão os produtos made China.
      .
      Caso o Paraguai aderir a tal bloco,eles continuarão mandando as sua drogas e as sua bugigangas para nós.
      .
      O jeitinho paraguaio é o que fará a diferencia,afinal o seu presidente em termo de contravenção e ao contrabando,o cara é o mestre.

      • Mas Lucena atualmente pelo motivo do Paraguai fazer parte do Mercosul é muito facil comerciantes Brasileiros comprarem centenas de dolares em bugigangas chinesas no Paraguai e entrar no Brasil pela ponte da amizade legalmente caso o Paraguai saia do Mercosul isso vai mudar o comercio com o Paraguai será tratado de outra forma porque o mercosul tenta gerar um livre-comercio e livre-circulação de pessoas entre os membros do bloco até a circulação de pessoas entre os dois paises poderia ser afetada só vai restar o contrabando como alternativa ao Paraguai

      • Poder Brasil, A principal atividade economica do Paraguai nào é o escoamento de mercadorias chinesas para o Brasil e Argentina. A realidade é que ese comercio este liderado por grandes mafias arabes libanesas chinesas e brasileiras, que na maoria dos casos, eses marajás do comercio ilegal moram em cidades como Foz do Iguaçu e gastam suas fortunas no Brasil. Todo o Comercio de fronteira está focado no que principalmente os Brasileiros possam meter de contrabando no Brasil, deve ser infimo o volume de mercadorias que se “re exporta” para o Brasil, por tanto se nao tem exportaçào, nao pode contar nos registros como tal. No que se refere a impostos de importaçào , estes são baixismos no Paraguai, e muito tambem entra de contrabando ao Paraguai antes de ir para o Brasil. Cidade del Este é praticamente uma cidade prostituida, que responde aos intereses de alguns poucos paraguaios que tem o comando da cidade e das Aduanas. Até grande parte da população que trabalha lá , são brasileiros residentes em Foz. Então resumindo, por incrivel que pareça , o comercio de produtos de contrabando , não é nem de longe o motor do país, essas riquezas ficam na mão de algumas mafias, e contados paraguaios corruptos. O Motor do pais está na agropecuaria e afins.

  11. Não criem expectativas com o bloco pacífico pois nada mais é que uma manobra americana para isolar a China,estes que se maravilham com relação a tal bloco,nada será diferente no que se tornou o Mercosul,só uma mera fachada de aparências.
    .
    Os EUA terão como escoar toda a sua produção industrial e deixando ao resto do bloco um mero mercado(colônia);alás este é o grande mau que muitos países da região possuem,um meros exportadores de comodites, inclusive o Brasil.
    .
    Há muito que se falam e criticam o Brasil em não voltar a trás,no tempos que eramos uma republica de bananas e até hoje,por conveniência ideológicas,existem aqueles que criticam o Brasil por não ter mais uma postura de subserviência ao tio Sam.
    .
    O Brasil com as amarras ideológicas que se tomou de conta do Mercosul;só teve prejuízo com um Argentina;pela falta de uma política industrial auto-sustentável aliás, o Brasil também; sem uma estratégia ao longo prazo para a sua economia ; só vagando ao vento.

  12. Toda questão se resume acesso a mercados!Se der merda, basta o Brasil fechar a torneira dos importados Paraguay, Boliviano etc, originarios de terceiros mercados e adeus republiquetas!Esses paises nos importam num contexto geoestrategico, mas se tiverem um pensamento e postura de alinhamento, senão, teremos que fazer uma escolha, rumar para a Africa, que nos será muito mais acolhedora e tem mercado muito maior para nos oferecer!Tudo é uma questão de politica do lider!Fato é que não dá pra ficar cedendo a chantagens menores desses paises com esse ou aquele pretexto!O Brasil não tem politica maiuscula para integrar esses paises ao nosso mercado, tem essa lenga lenga do mercosul, precisamos de ação afirmativa de integraçao produtiva, o Estado brasileiro precisa agir mais tal qual faz o Estado Chines!Tem muita gente desocupada nesses paises que nos acham imperialista, que poderiam se ocupar, se por exemplo o BNDES fizesse qualquer financiamento que fosse do nosso interesse, ou conjunto, porque não faz?Falta politica, ação afirmativa, se não houver, outro esperto de longe vai ocupar esse espaço!

    • Meu caro, atualmente não conseguimos fechar a fronteira nem para impedir a passagem de carros roubados, quem dirá de objetos pequenos que podem ser escondidos em tudo quanto é canto. Nem os EUA conseguem fechar sua fronteira com o México, e olhe que ela é minúscula, murada e altamente vigiada.

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Paraguai solicita adesão à Aliança do Pacífico – Plano Brasil « Veja, Brasil
  2. Paraguai solicita adesão à Aliança do Pacífico – Plano Brasil | Veja, Brasil
  3. Paraguai solicita adesão à Aliança do Pacífico – Plano Brasil | Veja, Brasil
  4. nike tn requin

Comentários não permitidos.